17.09.2021

Qual o pH do cabelo?

Uma pergunta muito recorrente é sobre o pH do cabelo, sobre qual seria o pH, e aqui a gente precisa explicar algumas coisinhas.

Pra começar é preciso entender que o pH só acontece em meio hídrico (água). Óleo, por exemplo, não tem pH. Se não tiver água não tem como medir o pH.

Cabelo não tem pH

Aqui é essencial entender que pH do cabelo é diferente de pH ideal do cabelo, porque cabelo não tem pH.

Cabelo tem carga, essa carga não depende do pH, e ele tende a ter uma carga negativa maior.

Mas, o pH 5.8 é o menos reativo para alterar a carga elétrica do fio.

Isso significa o que? Significa que cabelo não tem carga, mas se comporta melhor no pH 5.8 para não alterar a carga isoelétrica do fio.

qual ph do cabelo juro valendo

Ué, mas não tem água dentro do fio? Tem sim, mas a quantidade de água presente no interior do fio do cabelo não conta pra “ver o pH do fio”.

A água que existe difusa dentro do cabelo não tem a característica de alterar o pH. Essa água, chamada de água conjugada, está sim presente no cabelo, mas não faz parte estruturalmente do fio.

Essa água, por ser veículo dentro do cabelo, pode melhorar ou piorar algumas situações porque ela é capaz de dissociar algumas substâncias.

Não se recomenda, por exemplo, hidratar o cabelo logo após a descoloração (primeira lavagem) porque isso pode piorar muito o estado do cabelo. Mas, explico isso em detalhes mais pra frente.

pH do couro cabeludo

Bom, como falei acima cabelo não tem pH, mas couro cabeludo tem.

O pH ideal do couro cabeludo é 5.5.

Uma das coisas mais importantes em relação ao pH é que proteínas, aquelas que usamos para reconstruir e fortalecer os cabelos, se desnaturam em fator do pH.

Então, é preciso ter bastante cuidado com o pH dos produtos que a gente utiliza nos fios, já que os altos demais são extremamente danosos e os baixos demais também.

Produtos de pH mais baixo são ótimos, desde que não sejam muito baixos, coisa que falo aqui há anos.

Eles podem parecer ótimos a princípio, mas silenciosamente vão detonando, então tenham cuidado!

Tem mais alguma dúvida sobre isso? Deixa aqui nos comentários!

Pra ver mais posts sobre cabelos é só clicar aqui.

Beijos, Ju♥

Bora papear mais? Siga @jurovalendo lá no instagram!

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
O que você acha do JV?
Simplesmente o melhor blog! Única blogger que eu confio de olhos fechados, se Ju falou, tá falado, tem discussão não! maravilhosaaaaaa! Não compro nada sem…
3 Segredos Para Transformar a Energia da Sua Casa! Protetor solar para quem transpira muito: 3 dicas salvadoras! Azeite de oliva é tudo de bom pro cabelo! 4 Mitos sobre beleza da pele! Testamos: Perfume Shakira Dance Diamonds! Perfume Yes I Am Cacharel Perfume Idôle Lancôme: Elegância e Delicadeza! Pele madura: 3 Cuidados Essenciais!