Muitas pessoas me perguntam como é morar no Japão, como é a vida aqui, perguntam sobre as diferenças sociais, econômicas, culturais, e por aí vai, e se eu fosse parar para escrever tudo, daria um livro, mas resolvi fazer uma lista com 10 curiosidades aqui da terra do sol nascente que acho que vocês vão gostar de saber (rsrs). Algumas coisas pode até ser que vocês já conheçam, mas outras são bem inusitadas e acredito que muitas de vocês vão se espantar (no bom sentido). Vamos aos fatos!
1- Tirar os sapatos ao entrar em casa: Este costume não é uma grande novidade, muitas de vocês já devem ter ouvido falar, mas é um excelente hábito e achei interessante compartilhar aqui com vocês, até porque acho bacana esta prática no nosso dia a dia. Ao tirar os sapatos na entrada de casa, os japoneses acreditam que deixamos de levar toda a sujeira e impureza da rua para o nosso lar. Trata-se de uma higiene ¨física¨, mas também ¨espiritual¨ para eles.
2- Banheiros super modernos: No quesito modernidade nós sabemos que o Japão anda a milhas de distância de muitos países (inclusive o Brasil), né? Mas, vocês já imaginaram um banheiro onde o vaso sanitário tem o assento aquecido (para o inverno), com ducha higiênica acoplada e que é acionada através de um painel de controle que vem instalado, normalmente, na lateral do vazo? E isso sem falar da descarga, que dispara sozinha quando você se levanta por conta de um sensor que também está instalado por ali.
3- Papel Higiênico no Vaso: Ainda sobre os banheiros, aqui no Japão nós não usamos lixeira para papel higiênico, o que eu acho ótimo! Os papeis são jogados diretamente no vaso antes da descarga, e eles são projetados pra isso. Mas, atenção, apenas papel higiênico pode ser jogado no vaso! Normalmente temos um lixinho pequeno no banheiro que é para o descarte de absorvente ou fralda descartável, por exemplo.
4- Mujin Hanbai: Barraca de vendas sem atendente: Isso mesmo, você não leu errado! É comum vermos por aqui este tipo de barraquinha em que você faz a compra, embala com um saquinho que também é deixado por ali e deixa o dinheiro referente à sua compra em uma caixinha, tudo isso sozinho, sem que tenha uma pessoa ou câmera para te ¨fiscalizar¨. Normalmente os donos das barriquinhas são agricultores que as montam logo pela manhã e voltam à tarde para verificar as vendas e buscar o dinheiro. Incrível, né gente?
5- Kuro Tamago: Ovo preto de Owakudani: Reza a lenda que quem comer um ovo preto de Owakudani, região vulcânica localizada em Hakone, prolongará sua vida por mais 7 anos. O ovo fica com a coloração escura porque é cozido em águas vulcânicas compostas por enxofre. Mas não pensem vocês que vão chegar lá e poder comer 1 dúzia de ovos, hein! Ainda segundo a lenda, cada pessoa só pode consumir, no máximo, 2 ovos e meio, o que resultará em 17,5 anos a mais de vida, tá ruim? Se quiserem posso fazer um post inteirinho sobre esses ovos milagrosos!
6- Reciclagem do lixo: Tá aí uma questão muito importante e rigorosa aqui no Japão! Normalmente as prefeituras de cada cidade entregam para os moradores um calendário anual com as datas em que cada tipo de lixo deve ser jogado. Ah, e além da data específica, existe também o local exato para depositar cada tipo de lixo, ficando o morador sujeito a aplicação de multa em caso de ¨baderna¨ no lixo. Garrafas pet, por exemplo, devem ser devidamente lavadas e depois devemos retirar o rótulo e tampa de cada uma antes de jogá-las fora.
7- Achar dinheiro: Se você encontrar dinheiro aqui no Japão, independente de onde seja, pode ser até no lixo, procure imediatamente as autoridades, caso contrário sua atitude passa a ser considerada um crime. Isso se aplica também naqueles casos em que pegamos troco a mais no supermercado ou no caixa do banco e não devolvemos. E quando você devolve (isso já aconteceu comigo quando achei uma carteira) eles pegam todos os teus dados, nome, telefone, endereço e avisam que se dentro de um determinado prazo o dono do dinheiro não aparecer ele passa a ser seu.
8- Maquinas de sucos/refrigerantes e de cigarros: É comum vermos máquinas de cigarros e de refrigerantes em funcionamento pelas ruas dia e noite. Elas ficam ali cheias de mercadoria e de dinheiro também, e o melhor é que ninguém tenta arrombá-las.
9- Telefone público: Os telefones públicos aqui no Japão funcionam com moedas, isso mesmo, dinheiro. E assim como acontece com as máquinas de cigarro e refrigerante, não têm problemas de arrombamentos, pelo menos até hoje nunca soube de nada do tipo.
10- Academias de ginástica: Aqui existem academias em que você paga a diária e funciona da seguinte maneira: você faz a inscrição, eles te dão um cartãozinho, mas não precisa pagar mensalidade, toda vez que for malhar, ao chegar na academia, você compra um ticket numa maquininha que fica bem na entrada e pode malhar à vontade. Na academia que eu frequento, o valor cobrado é de cerca de 2,50 dólares e você pode ficar o tempo que quiser com direito a usar bicicleta, esteira, aparelhos de musculação, aula de aeróbica ( agora tem zumba também), e ainda por cima pode tomar banho e pegar o secador emprestado para secar os cabelos. E ainda me perguntam se eu gosto de morar aqui! (rsrs)
É isso meninas, essas são algumas das curiosidades aqui do Japão, mas tem muito mais coisas, se vocês quiserem posso fazer mais posts assim, é só falar, tá? Lá no insta sempre que posso estou postando coisas do Japão também, @simoneyoko (segue lá!).
Beijos, Si Yoko
que bacana !! ñ é atoa que minha tia sonha em morar aí tbm ;) e meu filho tbm ama a cultura japonesa e ate aprendeu um pouco da lingua com uma amiga virtual e curte os doramas, animes e musicas como a do grupo an cafe =D
bjão Si e aproveita este lugar gostosoooooo
Que legal! Teu filho é muito inteligente hein, porque não é fácil aprender japonês… Beijo Si e muito obrigada! <3
Si, adorei seu post! Como é bacana conhecer um pouquinho sobre culturas diferentes. E como é bacana ver um país como o Japão, que para mim, é um sonho de país.
Tenho grande admiração por toda a educação que eles têm. Essa educação que só é benéfica para o povo e para o país que desde os primórdios vive a crescer exponencialmente em todos os sentidos devido à sua disciplina e educação. Muita vontade de morar aí tb! Beijo grande
Paulinha, é muito engraçado esta questão da educação, porque em nenhum outro lugar do mundo somos tratados como aqui no Japão, e é algo muito natural para eles. Toda vez que viajo para fora do Japão, nos aeroportos de outros países ao fazermos a conexão, já sentimos a diferença gritante! Beijo flor <3
Ai, meu Deus… Assim você me mata de saudade!!! rs… Foram justamente esses detalhes da cultura japonesa que me fizeram ficar extremamente encantada! Acho que se eu for praí mais uma vez, corro o risco de não querer voltar mais… rsrs
Venha logo Milla!!! rsrs
Adorei o post :) O nome disso, minha cara, é civilização! Penso que irá chegar o dia em que (sobre)viver no Brasil (por exemplo) será impossível.
Penso muito nisto também Lara! Amo muito o meu país e gostaria de voltar a viver aí um dia, mas precisa melhorar muito! Beijo
Que lugar incrível ve se não dá vontade de morar aí?rsrsrs adorei as curiosidades bjo Si
Eu sabia que vocês iam gostar!!! rsrs Beijo minha linda <3
Isso que é país de primeiro mundo…
Si ! Amei esse post ! Meu sonho é conhecer o Japão e adoro saber de coisas de lá, acho super interessantes ! Me diz uma coisa fiquei sabendo que no Japão não se fala inglês e que a pessoa tem que se virar na mímica mesmo , é verdade ? E outra coisa, eu li que é dificil encontrar sushi em restaurante japonês e quando tem é muito caro. Li que só tem em embalagens prontas no supermercado. Beijos !
Lu, não são todas as pessoas que falam, mas aqui a maioria tem uma noção do inglês. O problema é entender o inglês falado pelos japoneses (rsrs), por conta do sotaque deles acaba virando um outro idioma, praticamente. Mas eles sempre dão um jeito de nos entender, nem que seja na mímica!! Lembro quando cheguei pela primeira vez ao Japão, eu tinha 11 anos e não falava nada do idioma, fui ao mercado comprar ameixa seca e não encontrava, então resolvi pedir ajuda a uma mocinha do mercado, até para desenhar o que eu queria ela me pediu e como não entendia de jeito nenhum andou comigo por todo o mercado mostrando item por item até que encontramos a tal ameixa. Lembro da felicidade dela por ter me ajudado e de quebra me ensinou como falava ameixa seca em nihongo (idioma daqui). Quanto ao sushi, aqui é muito fácil de encontrar, em lojas de conveniência, supermercados, tem até uma espécie de rodízio de sushi, os pratinhos de sushi vão passando em uma esteira e você paga por cada pratinho consumido, mas não é caro. Existem os restaurantes mais finos, que são realmente mais caros, mas encontra sushi barato também. Beijo <3
Uauuuu, fiquei c vontade de conhecer o japao agora.
E seria mto legal uma materia sobre os ovos mesmo.
Beijaoo