No final do ano passado cismei que precisava de um calendário de parede estilo lousa, daqueles grandões, pra anotar as coisas mais importantes e deixar tudo bem visível, e aí fui fuçar o Pinterest em busca de inspirações.
Desde o início já tinha certeza que faria meu calendário com papel contact preto, porque eu tenho um bicho carpinteiro por dentro e quero mudar tudo o tempo todo, então usar tinta pra fazer uma parede tipo lousa estava fora de cogitação, e também não queria comprar nada pronto, até porque o único espaço onde conseguiria colocar um calendário aqui no quarto seria a lateral do meu armário. Pois é…
Daí, como queria também tirar o painel de cortiça da minha bancada, aproveitei e comprei 5 metros de papel contact, porque faria tudo de uma vez só, e a coisa foi fácil, rápida e barata!
Calendário de Parede Estilo Lousa: Materiais e Como Fazer
Pra fazer o calendário estilo lousa, que dá gente escrever com giz e ir apagando quando quiser, você vai precisar de:
- Papel contact
- Tesoura
- Régua
Meu espaço é pequeno, então separei 1 metro de papel contact, que custa R$4,00, mas você vai comprar do tamanho que quiser. Tesoura “amolada” e régua são essenciais, e é importante que o local onde o contact for aplicado esteja o mais liso possível, pra que a coisa fique lisinha. E, se formar bolhinhas, é só passar a mão e ir “descendo” que elas vão se desfazendo.
O como fazer é a coisa mais simples da vida: corte quadradinhos de contact do tamanho que quiser (os meus ficaram um pouco tortos, porque né, não tenho coordenação motora pra fazer quadradinho perfeito! rs) e aplique na parede/armário/superfície desejada! Eu fiz um retângulo grande pra colocar o nome do mês, depois fiz 15 quadradinhos do mesmo tamanho, aí fiz outro retângulo, que dividi, com giz, em 8 partes, e fiz mais 8 quadradinhos na parte de baixo, pra dar os 31 dias do mês.
Pra completar a lateral, coloquei mais um retângulo, dessa vez médio, pra observações rápidas, e um bem pequeno pra escrever alguma frase ou palavra do dia, porque sou cheia de frescura mesmo rs, mas, como dá pra ver nas inspirações acima, tem quem faça o calendário semanal, tem quem não corte quadradinhos e “divida” os dias com giz, com fita ou com papelzinho de recado e por aí vai.
O certo é que é um troço fácil e que dá um efeito legal, e que dá pra fazer em qualquer espaço, sabe? Agora só preciso comprar giz colorido, porque só tinha branco aqui. E, claro, se tivesse conseguido cortar os quadradinhos certinhos a coisa teria ficado bem melhor, né? No próximo eu melhoro! rsrs
Esse ano a gente vai ter “faça você mesma” por aqui duas vezes por mês, sempre as sextas, e pra conferir os outros projetinhos que já fizemos é só clicar aqui.
Beijos, Ju♥
Dica rápida: Quando quiser tudo retinho, desenha antes com régua, medindo tudo no verso e depois vc corta. Beijos. Amei a ideia.
Valeu, Danny! <3
Ju, adorei!!
Vou fazer no meu quarto, sinto uma necessidade de anotar as coisas que tenho que fazer na semana, mas não gosto de agenda (esquisitice, eu sei!! kk).
Obrigada pela dica, beeijoss
Muito legal, minha filha estava a procura de idéias, quando vi achei a cara dela, e ela amou. Acho que vou fazer um pra mim também. Com papel contact fica muito mais prático. Amei. bjs