Queria ter escrito mais vezes para vocês sobre a gravidez neste primeiro trimestre, mas ultimamente tenho passado tão mal que não conseguia fazer exatamente nada.
Nas últimas semanas minha vida se resumiu a sofrer muitos enjoos, várias sessões de vômito, mal-estar e cansaço.
Com toda a sinceridade, me sentia uma morta-viva inútil! Eu sempre sonhei com toda a beleza da maternidade, sabe aquelas grávidas de início da gestação que estão lindas, sorridentes, saudáveis e bem cuidadas?
Mas meu primeiro trimestre, ou seja, as doze semanas, não foram tão esplêndidas assim, eu mal conseguia pentear o cabelo e vivia cheia de olheiras. Queria ter tirado algumas fotos para vocês verem, mas estou com tanta olheira e vontade zero de aplicar corretivo.
Escovar os dentes foi impossível durante três semanas e fiquei muito preocupada, pois uso aparelho ortodôntico, mas não conseguia usar nenhum tipo de escova ou creme dental, troquei ambos 4 vezes e nada de melhorar. A única alternativa foi usar fio dental após todas as refeições e enxaguante bucal, e, mesmo assim tinha muita ânsia, quando não vomitava.
Antes de engravidar eu pesava 72kg, e, passados os 3 primeiros meses emagreci 3kg.
Eu não sabia, na verdade, não imaginava que as coisas aconteciam nessa proporção, mas, no início da gravidez, é muito comum nos sentirmos tão mal assim.
Um jeito fácil para quem nunca passou por uma gravidez entender essa situação é imaginar que somos um “ring” de luta. Isso mesmo, um “ring”.
O bebê, que ainda é um feto, está lutando para se fixar no útero e crescer forte e saudável, por outro lado, nosso corpo está lutando para que o feto, considerado um “corpo estranho” seja expulso de dentro de nós. O que mantém o feto dentro de nós e o protege dessa luta com nosso corpo é o hormônio progesterona. Desta forma, resumidamente, nosso corpo luta para expulsar o feto e o feto luta para ficar, com ajuda da progesterona.
É muito natural nos sentirmos da forma que tenho me sentido, alguma mulheres vomitam tanto que precisam ser hospitalizadas, que bom que não foi o meu caso.
Dizem que ao final da 12ª semana tudo melhora, mas vi relatos de mulheres que passam a gravidez toda assim. Espero que não seja o meu caso.
Queria dividir também isto com vocês, pois tenho certeza que muitas gravidinhas estão passando por isso e assim como eu sentem-se fracas e inúteis.
Chorei muito com essa situação, chorei de tristeza, pois a sensação de impotência é enorme, mas, eu escolhi ser mãe, escolhi gerar, não foi uma imposição social ou pressão familiar, foi uma escolha pessoal, assim como quem escolhe não ter filhos, eu escolhi ter. Mas, passando por toda essa situação, senti-me como se não fosse capaz de ser mãe. Os hormônios também não contribuem. Ficamos mais sensíveis e ao passo que sinto esta incapacidade, também me sinto capaz de passar por tudo isso. Sou capaz, somos!
Felizmente, estou terminando a 12ª semana e agora me sinto mais forte!
Vou contando tudo em outros posts para não ficar tão extenso.
Beijão, Dani.
Oi, Dani! Passei exatamente por isso nas duas vezes em que estive grávida. Hoje, minhas filhas têm 4 e 5 anos. A segunda não foi planejada, mas não pretendo ter o terceiro, só de pensar nos enjôos. No meu caso, cheguei a ser internada com desidratação, sofria muito com os enjôos e sofria de cede, porque simplesmente não conseguia beber água! Todos me diziam que acabaria na 12ª semana, mas no meu caso acabou na 16ª semana, certinho, das duas vezes. Me dava muita raiva quando diziam: “calma, com 3 meses passa…” Vc sabe o que é ficar DOENTE por 3 meses??? Ninguém gosta de passar 1 dia doente, imagine 3 meses?! Mas, olha só, fiquei feliz quando li esse artigo: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5651-enjoo-na-gravidez-pode-sinalizar-bebes-mais-inteligentes
Coincidência ou não, minhas filhas são muuuuuito inteligentes, chegam a se destacar na escola e todos comentam :) Beijos!
Mi!
É muito ruim ficar assim e, o pior, é as pessoas falando que somos moles, que todo mundo passa por isso e aguenta! Dá até raiva, né?
Eu li essa matéria e isso me deixou feliz! Espero que meu bebê seja inteligente também!!!
Hoje completo 13 semanas e, embora os enjoos e vômitos tenham diminuído, ainda os tenho.
Beijão!
Dany, eu passei por isso tambem. Mas olha, vou te dizer uma coisa. Vai passar. E vc sabia que depois a gente tem ate saudade. Pense positivo e pense que daqui uns dias vc estara com seu filhinho nos braços. E nao tem preco isso. Curta, curta, curta. Bjim.
Paty!
Eu penso nisso toda hora! Dizem que depois que seguramos o bebê esquecemos de tudo isso.
Não vejo a hora se segurar meu bebê!!!!
Beijão!
Dani, vai passar… é só uma fase, hormônios em ebulição, tudo novo e diferente. Eu não tive nada até o 7º mês, descobri que estava grávida na 8ª semana de gestação, foi tudo a maior tranquilidade, nem parecia que estava grávida mas, um belo dia, numa consulta de rotina descobri que minha artéria esquerda do útero não estava “funcionando”, ou seja, metade dos nutrientes e do oxigênio p/ minha pequena. Com isso, o tão planejado parto normal foi pelo “ralo”, e a partir daí, ultrassom e dopler toda semana, até a 37ª semana. Foi qdo fiz a cesárea, minha filha nasceu abaixo do peso mas, mto saudável e esperta, hj com 2 aninhos é uma serelepe, nem gripe teve… só bagunça, conversa, canta, ri e brinca o dia todo. Então, tente se lembrar que isso tbm vai passar… tudo passa!!! Mta sorte e sucesso. adoro seu blog!!! Bjos!
Oi Ci!
Obrigada! A equipe toda do JV adora fazer o blog para vocês!!!
Sei que é uma fase, mas é bem difícil!
Eu também vou fazer cesárea, mas isso conto em outro post!
Beijão e parabéns pela filhinha!!!
Olá Dani,
Primeiramente Parabéns pela matenidade, que é o dom mais sublime que possa nos ser concedido. Mas realmente ser mãe não é tarefa nada fácil. Tudo começa com início da concepção, nosso corpo mudando, enjoos, tudo muda. Mas trabalho mesmo é qdo o bebê nasce, fiquei sem dormir por 3 meses, pq minha filha tinha cólica, mas depois passou, tudo vai melhorando, mas conto de fadas não existe é tempo de muito trabalho e renúncia. No final tudo vale a pena, não existe não mais gratificante do que chegar ao fim do dia e ter uma criaturinha linda pedindo colo, sorrindo, não há amor maior.
Não fique se sentindo péssima, todas mães passam por isso, umas melhores e outras nem tanto. Tudo vai valer a pena!
Felicidades!!
Bjs
Dê,
Obrigada pela força! É muito importante estas palavras de motivação!
Tenho certeza que de que vai valer a pena, aliás, já vale!
Beijão!
Olha meninas, eu devo ser de outro planeta kkkkk, nas minhas duas gestações nunca, eu disse nunca, soube o que é enjoo, mal estar ou qualquer outro sintoma ruim, muito pelo contrário, sempre fui uma gestante ativa, claro que fiquei uns dias com pés inchados, mas, pouca coisa. Na segunda gestação foi mais tranquilo ainda, um dia antes do parte lá estava eu na praia, pena que meus partos foram cesárias, mas, por outros motivos. Meu primeiro filho estava com o cordão laçado no pescoço então foi cesária, e o segundo, gato escaldado tem medo de água fria, foi cesária também. Agora fechei a fábrica, meus filhos estão com 12 e 9 anos. Beijocas.
Marcia, parabéns!
Conheço uma moça grávida que também não sente nada!!!!
também vou fazer cesárea, mas conto em outro post!
Beijão!
Oi Dani….parabéns pelo bebê!!!
Na minha segunda gestação eu também sofri muito com os enjôos matinais até o 4º mês. Também não conseguia escovar os dentes e emagreci bastante no início.
Meu ginecologista me deu umas dicas bem legaise que me ajudaram bastante. Procure comer coisas mais ácidas, tomar suco de limão, maracujá, chupar picolés das mesmas frutas também ajuda muuuito. Tudo muito gelado para não dar enjôo. Isso me ajudou inclusive a não desidratar.
Espero que funcione com você.
Beijos ;)
Oi Carol, muito obrigada pelos votos!
Então, eu já passei pela fase das coisas ácidas, mas não fez bem para mim, fiquei com muitas aftas.
Estou tomando tudo muito gelado e agora os vômitos e enjoos diminuíram (entrei hoje no 4º mês).
Espero que passe logo tudo!
Beijão
Oi meninas…
Senti muitos enjoos do meu 1º filho, até o 7º mês eu não vivia sem bala de hortelã,rs! Dia 27 de outubro de 2013 acabei descobrindo minha 2º gravidez … Pois é, estou GRÁVIDA do meu 2º bb e não estou tendo sintomas NENHUM, esta tudo lindooooooo rsrsrsrs
Tenham paciência meninas e que o BB de vcs tenham saúde seeeempreeeee! Bjo no [heart]
Lu!
Parabéns! Que sua gestação seja abençoada!!!!
Estou tendo paciência, mas é muito ruim ficar assim!!!! No entanto, sei que é por um motivo melhor, maior e muito especial!
Beijão!
@Dani Chaves, Obrigadaaaa! parabéns p vc tbm flor, tenha paciência que logo tudo isto passa. Q nosso BB chegue com saúde, cheio de alegria …aí ja valeu tudo! Bjo nosso p vcs!
Lu!
Amém!
Beijo nosso para vocês também!
é remedio dani, voce ta conseguindo tomar?
pq é mt ruim né fica enjoada e ainda tomar esses remedios e vitaminas enormer [assutado]
Grá, tudo bem?
Eu tomo ácido fólico, mas já aconteceu de ter que tomar dois, porque assim que acabava de tomar o primeiro eu vomitava, então tomava outro logo após o vômito.
Também tomo Dramim B6 para o vômito (que não adianta muito) e Mylantra Plus, para azia (que também não adianta).
Meu médico disse que somente vou começar a tomar vitaminas a partir do 4º mês (entrei hoje), mas espero que os enjoos e vômitos já tenham passado, senão não vou conseguir.
Beijão!!!!
Oi, Dani! Pode ter certeza que vc não é a única! Todo o glamour de estar grávida não existiu pra mim tb. Estou com 11 semanas e, como vc, sofri e sofro de enjoo, mas um enjoo estranho, eterno, tipo uma gastrite! Enjoei de tudo que tem cheiro: perfumes, cremes, batons e até algumas bases. Me maquiar virou uma tortura. logo eu, que até pra ir a padaria, ia maquiada! Comecei a gestação com 73kg e hj estou com 76kg. Engordei muito, pois tenho uma fome grande e não enjoei de nada de comer! Isso tudo sem falar nas dores nas costas, cãibras na barriga e gazes! Aff! Me senti meio deprê! Mas, tá passando! Vamos torcer que as coisas melhorem pra gente! Bjos e boa gestação pra vc!!!!! csdasadas
Rê, ótima gestação para você também! Sofro muitos com cheiros também. Voltei a usar perfume faz pouco tempo e quase não isso condicionador no cabelo, porque não suporto o cheiro! Shampoo, só neutro!
Melhoras para nós!
Beijão!!!
nossa dani tambem me sinto assim como vc: una inutil, nao consigo fazer nada, nem mesmo arruma meu cabelo, nao tenho disposiçao pra nada, enjoos nem se fala, ja vomitei ate sangue. estou sem forças, ja fui ate hospitalizada, estou na esperança que no 4 mes eu tenha melhorado pra poder curtir mais essa gestaçao… muito obrigada por compartilha sua gestaçao com a gente … bjao
Nossa Livia…
Desejo melhoras para você!
Não precisei ficar internada, mas vomitei com sangue um dia.
Agora estou melhor e percebi que tenho enjoo quando estou com fome.
Os vômitos praticamente cessaram, mas agora tenho dores de cabeça, o que também é normal.
Beijos, fique bem!