Acho muito engraçado o “frenesi” que determinados produtos, de determinadas marcas, exercem nas pessoas, porque na grande maioria das vezes o produto não tem, visualmente, nada demais, e se estivesse em uma loja popular ninguém se daria ao trabalho de olhar, que dirá de comprar. Só que, sendo de uma marca “cara”, a peça não só passa a ser percebida como desejada e idolatrada.
Antes de continuar, alerto que não estou falando da qualidade desses produtos, porque na grande maioria dos casos isso não se discute. Meu questionamento se resume basicamente na “razão do desejo”, tá?
O que acontece na verdade é que quem deseja e compra esse tipo de produto (tô falando da “massa”), na grande maioria das vezes, não o faz pelo produto em si, mas sim pelo significado agregado, ou seja, pelo status. É dizer, você deseja aquela bolsa não porque ela é um escândalo de tão linda, mas sim pelo que ela significa, pelo sentido imaterial que a acompanha, que é, simplificando, status, luxo, reconhecimento social.
É fato que o ser humano tem a necessidade de ser aceito pelo outro e, claro, a vaidade de ser admirado, de ser “especial”, de pertencer a uma espécie de clube exclusivo, e a chave que abre as portas pra tudo isso é, pra absoluta maioria, o consumo de luxo.
A razão dessas necessidades é bem simples: é pelo olhar do outro que a nossa autoimagem se forma, porque, via de regra, acreditamos ser o que dizem que nós somos. Portanto, ao usarmos produtos de luxo passamos para o outro a imagem de “poder”, de “diferenciação”, e é com base nesse simbolismo que vamos formar a nossa identidade.
Fora isso, vamos pro óbvio: aquela bolsa de luxo, aquele relógio que custa mais que um rim ou aquela caneta que é mais cara que um carro proporcionam a ilusão de que a pessoa entrou pra uma “classe social superior”, o tal do clube exclusivo, onde temos a ilusão de que todos que ali estão têm sucesso, são amados e realizados. E é por essa razão que meio mundo de gente faz “das tripas coração” pra comprar esses produtos, mesmo não podendo, mesmo não precisando.
Veja bem, eu não tenho nada contra o consumo de luxo, adoro, aliás. A questão pra mim é bem mais simples: eu pago o preço que eu puder por qualidade, porque qualidade é o que me interessa, mas não pago um único centavo pelo valor agregado do status, porque não tenho o menor interesse em ostentar um padrão de vida que não é o meu.
E, sendo muito honesta, não são poucos os produtos de luxo que são feios de doer ou, pra dizer o mínimo, absolutamente sem graça. Aí, pra ostentar uma coisa que não tem e não é, a pessoa deixa de investir no que realmente interessa (qualidade de vida), pra comprar a “bolsa do momento” (que se fosse baratinha ela sequer cogitaria comprar…), como se aquilo fosse resolver todos os seus problemas emocionais… Sinto muito, mas na minha cabeça de jeca isso não entra, porque além de ser burro pra caramba, é de uma falta de autenticidade sim precedentes.
Enfim, a razão do post é só alertar pro tal do consumo consciente, porque uma coisa é, tendo capital cultural, comprar um produto pelo que ele proporciona em termos práticos, porque você achou incrível e tal, e outra, bem diferente, é consumir luxo pelo luxo, sem atentar para as características do produto e pelo que você pode, afinal, pagar, porque pagar por qualidade é extremamente inteligente, lógico e válido, mas pagar por “sentido imaterial (luxo, status, etc)” do que quer que seja é, na minha opinião, uma falta de bom senso enorme.
Claro que cada um faz o que quer, mas como meu dinheiro, que é suado, não aceita desaforo, acho mesmo absurdo!
Beijos
Ju
Mas essas peças não custam 10.000….
Dani, eu generalizei. Claro que tem peças muito mais baratas, mas a da Hermès sai por mais de 10 mil. É uma peça de extrema qualidade, é clássica, é básica, é tudo, mas se fosse uma bolsa da C&A, por exemplo, não me chamaria a atenção… Juro que eu diria que era “bolsa de avó”…
Adorei o artigo! Eu sempre pensei dessa mesma forma, até porque tenho meu próprio estilo e sempre que vou adquirir uma peça, primeiro observo se é do meu gosto, só depois observo marca ou preço! Jamais usaria qualquer uma das peças acimas com cara de “guarda-roupa da vovó”!
Tá superrr certa Su!
Concordo totalmente com voce,isso é ostentação,necessidade de auto afirmação,carência ou falta de personalidade própria!!
Isso, isso e isso!
concordo em genero,numero e grau,nao necessariamente nessa ordem hahahaha
;)
Concordo! Status não compra postura, elegância. Poderiam, algumas, não digo todas, utilizar esse dinheiro para agregar conhecimento, porque o que tem de gente que mantém pose mas não mantém opinião! mais cultura, por favor!
Exatamente Bru!
Preço é um fator que eu levo muito em consideração, mas ao contrário.
Primeiro eu gosto da peça, depois vejo se ela cabe no meu bolso. Porque, né? Temos que saber o tamanho do nosso caminhãozinho…
Agora… Se você ganhou na loteria e tem dinheiro para jogar fora, vai lá, investe no que tem de melhor e que por ser melhor ganha status e passa a custar várias vezes o que vale. Mas aproveita e coloca na mesma fatura que comprou a bolsa de R$10mil e faz uma doação de igual valor a alguma instituição de incentivo a leitura, ou sei lá. Porque se dá para ostentar R$10mil, dá para ajudar um pouquinho essa nossa sociedade danificada e sem valores, também…
Radicalismos a parte, acho mesmo que temos que focar nas nossas necessidades, no conforto, na valorização da nossa imagem se isso vai fazer com que a gente seja mais feliz, mas quando a gente já tem muito mais do que as necessidades básicas atendidas, conforto para dar e vender, chega a hora de parar de olhar um pouquinho pro nosso umbigo e olhar para o coleguinha do lado que as vezes só precisa de um empurrãozinho. E sei lá, talvez seja essa individualidade toda que faz com que achemos que ostentar, tentar exibir que é superior e tal, faz com que parecemos melhores, ou mais felizes. Mas o que são as aparências se os olhos não brilham?
Ju, vc tem toda razão, são feios e absurdamente caros só fama, meu dinheiro é muito suado, para pagar tão caro nessas feiuras rsrsrs…
Somos duas Lai!
[bravo] Cruzes
Ah, a bolsa lilás eu achei bonitinha, delicada. E o lado bom de ser pobre é que acho que nem conheço essa marca, hahauahua (ou seja, baratinha ou cara, daria no mesmo). Agora o resto eu não curto, não =x
Enyyyy, também curto não! ;)
Jamais!!!!! kkkkkkk
Jú: como é sabido, cada um faz da sua vida o que lhe vir na telha….rs….rs…Posso falar do que eu faria: se tivesse esse dinheiro todo, comprava o que “gostasse mesmo”, e a diferença, daria para animais de rua, ativistas de proteção animal, daria para os velhinhos, para as crianças sem lar, e miles de coisas mais, mas não comprava esses trecos horrorosos, que só têm isso: a marca. Um abraço!
MUITO bom Li! Beijos
Sinceramente? A única coisa que achei bonitinha foi a bolsa lilás.
Nunca entendi as pessoas comprarem só pela marca, porque como vc disse tem alguns produtos muito sem graça, sem estilo, sem cor, sem nada de bom.
Gosto de qualidade e beleza. Por exemplo gastei mais dinheiro em uma bolsa de couro lindona, amarela e super útil no meu dia a dia. Como não é de marca conhecida deu pra comprar. Se fosse de alguma das marcas tops aí será que eu conseguiria comprar? Acho que não.
Pra mim bom gosto e beleza não tem haver com ter dinheiro…Existem pessoas de melhor poder aquisitivo com roupas e acessórios de péssimo gosto!
Parabéns pela bela matéria!
Lu, é isso mesmo…Exatamente isso!
Beijos ;)
Uau. Um oásis de lucidez. Obrigada pelo seu post, é um alívio perceber que as pessoas podem sim, ser fashion sem ser fúteis e pensar com seriedade a respeito do que querem versus o que nos é imposto. Parabéns. PS: Juro que pensei que eu era a única… #bobona!
Oi Cris, que bom que pensa assim também! Tem muita gente que pensa assim Cris, não é só você, só que muita gente tem receio de dizer! Beijos
Eu tambem concordo com vc Ju…. bjs
;)
Esses modelos são muito feios mesmo…acho que nem as viuvas ricas comprariam esses modelos…
Roupas e acessórios de marca são eternos …mas tem que ter bom gosto na hora de comprar ,usar …etc…
Hoje na moda tudo se copia…tudo está na moda…vamos em um casamento e todas as tendencias aparecem por lá…e com acessórios é a mesma coisa…sou da opinião :se não levarei no caixão….não deixo de herança também… [cacto]
rsrsrsr Tá certa flor!