Hoje já é 1º de dezembro e daqui a pouquinho mais um ano chega ao fim. Passou rápido, não é?
Mas, pra você, ele passou mesmo ou você continua presa em fatos, casos, histórias e pessoas que “aconteceram” esse ano, ou anos atrás?
A grande maioria, e eu já fui muito assim, fica presa no que passou, no que aconteceu, ou pior, no que poderia ter acontecido, e para de viver. E não são poucas as pessoas que não conseguem “soltar” o passado, mesmo que esse seja um passado ruim, simplesmente porque ele já é conhecido, porque é “seguro”, porque a gente se acomoda ou coisas do tipo.
Eu me policio muito pra evitar esse tipo de coisa, porque tenho tendência a ser apegada, e todo apego é ruim, então no dia primeiro de cada mês eu faço uma faxina, na casa (e na alma), pra tirar o que não me serve mais. Um desses “rituais bobos”, sabe? Contudo, em dezembro a coisa costuma ser “maior”, porque paro mesmo pra fazer um balanço de tudo o que foi vivido, do que ainda vale a pena e do que não serve mais, e isso é “pra tudo”: roupas, objetos, pessoas e situações.
Fazer isso é bem simbólico, e também libertador, porque acumular o que não nos serve mais é uma das coisas mais sufocantes e paralisantes da vida. Então, que tal aproveitar que hoje é domingo e dedicar um tiquinho de tempo pra olhar pra sua vida e tirar dela tudo aquilo que te sufoca, todo aquilo que te impede de andar, tudo aquilo que trava o riso, tudo aquilo que já não “cabe” mais?
Eu sempre começo pelas roupas. Ponho o armário abaixo e vou vendo se aquela peça, mesmo sendo incrível, combina com a pessoa que eu sou hoje. Se não combinar, rua! Não dá mais? Rua! É lindo, mas isso ou aquilo? Rua! Eu gosto é do novo, e por mais clichê que pareça, e é, o novo só surge quando existe espaço, e isso só acontece quando o velho vai embora.
Tire, sem pena mesmo, as roupas, bolsas, sapatos, bijus, objetos, papéis, revistas… Tire tudo, mas tire de verdade… Não vale esconder aquela peça, porque a moda pode “voltar”, ou aquela outra, que é linda, mas não passa da sua coxa… Pare de fingir pra você que essa peça ainda serve… Aproveite e pare de fingir também que “aquela” pessoa vai mudar, que a situação, por um passe de mágica, vai se transformar…
Para, para de se enganar… Nada, absolutamente nada, vai mudar se você não der o primeiro passo, porque a única mudança possível é a que acontece com você.
Assim como você fez com as roupas, faça com seus sentimentos e a sua vida. Tira tudo e joga em cima de cama. Veja o que serve, o que “cai bem”, o que faz bem, e guarda. Já o que apertou, o que sufocou, o que paralisou, passa pra frente, deixa ir, deixa pra trás. Se liberta de tudo isso, vai.
Eu sei que não é fácil, mas algumas pessoas, algumas histórias, algumas coisas simplesmente não servem mais. Pronto. Não importa se foi lindo ou não, se deu certo ou não, acabou e você precisa deixar viver o que deve viver, e morrer o que deve morrer, caso contrário a sua vida paralisa e você fica presa no tempo.
Alguém te fez mal? Perdoa… Tira essa pedra do teu caminho, tira esse veneno do coração. Quem não perdoa fica preso ao outro. E tem coisa pior que ficar preso ao que te fez mal, a quem te fez mal?
Você fez mal a alguém? Se perdoe. Todo mundo comete erros. Erros grandes, erros pequenos, erros. E se você não se perdoar, vai passar a vida preso no que já passou, no que você não pode mudar. Se perdoe e seja melhor, que é o que de mais bonito você pode fazer.
Sem isso não tem como ter leveza, não tem como ter beleza, não tem como a vida florir. E, afinal, não é isso que a gente quer? Então, limpa tudo, abra espaço, perfuma a casa e prepara a alma pro que estar por vir. É transformador!
Beijos
Ju
Ameeeeei o texto!!
De fato é sempre bom fazer essa renovação. Sensação de esperança para o melhor. Isso aumenta a auto estima. Show!! [inlove] [pazeamor]
;)
Este post foi p/ mim, viu Ju ? Fiquei presa a coisas e pessoas que só me faziam mal, e decidi que 2014 vai ser o ano da minha virada, quero e vou consegur com a ajuda de Deus, fazer grandes mudanças, mais do que já fiz !
Bjos e boas festas …
Oi Lu! Vai sim, tenho certeza!
Beijos
Ju o texto serviu p/ mim tbm, tenho me livrado de algumas coisas e sentimentos aos poucos, pois assim como vc sou leonina apegada ^^. Ju já q esta se “livrando” de algumas roupas, bolsas e bijus, manda algumas coisas aqui p/ casa, estou precisada de roupas e bijus rsrs Bjs Diva, fica com Deus!! [oo] [kiss] [noel] [money]
Sicaaa, se livre mesmo!
Vixi, aí tenho que me programar, porque as primas já fazem ponto certo aqui todo final de mês! kkkk
Beijos
Nossa Ju…escreveu esse texto para mim, né! Rsrsrs…
Tudo que preciso fazer na minha vida..recomeçar e deixar no passado tudo que já passou e preparar a alma para o que está por vir!
:) Cris, recomece quantas vezes for preciso, só não desista nunca de você!
Beijos
É isso aí Ju, amei o post …estou doando e desapegando, dando espaços pras coisas novas acontecerem e que venha 2014 com muita saúde, paz, felicidades, realizações e conquistas pra todas nós… [kiss]
Amém Ritinha! ;)
Ju, muito obrigada pelo texto maravilhoso!!! è tudo que eu estou precisando nesse momento da minha vida.. Recomeçar… deixar pra trás tudo que me faz mal, e perdoar, para me libertar e ser feliz!
Beijos
Oi Ju! Então recomece com gosto e acredite que tudo vai dar certo!
Beijos