01.12.2013

Preparando a Casa e a Alma Pra 2014

Hoje já é 1º de dezembro e daqui a pouquinho mais um ano chega ao fim. Passou rápido, não é?

Mas, pra você, ele passou mesmo ou você continua presa em fatos, casos, histórias e pessoas que “aconteceram” esse ano, ou anos atrás?

A grande maioria, e eu já fui muito assim, fica presa no que passou, no que aconteceu, ou  pior, no que poderia ter acontecido, e para de viver. E não são poucas as pessoas que não conseguem “soltar” o passado, mesmo que esse seja um passado ruim, simplesmente porque ele já é conhecido, porque é “seguro”, porque a gente se acomoda ou coisas do tipo.

preparar 2014

Eu me policio muito pra evitar esse tipo de coisa, porque tenho tendência a ser apegada, e todo apego é ruim, então no dia primeiro de cada mês eu faço uma faxina, na casa (e na alma), pra tirar o que não me serve mais. Um desses “rituais bobos”, sabe? Contudo, em dezembro a coisa costuma ser “maior”, porque paro mesmo pra fazer um balanço de tudo o que foi vivido, do que ainda vale a pena e do que não serve mais, e isso é “pra tudo”: roupas, objetos, pessoas e situações.

Fazer isso é bem simbólico, e também libertador, porque acumular o que não nos serve mais é uma das coisas mais sufocantes e paralisantes da vida. Então,  que tal aproveitar que hoje é domingo e dedicar um tiquinho de tempo pra olhar pra sua vida e tirar dela tudo aquilo que te sufoca, todo aquilo que te impede de andar, tudo aquilo que trava o riso, tudo aquilo que já não “cabe” mais?

preparar 2014

Eu sempre começo pelas roupas. Ponho o armário abaixo e vou vendo se aquela peça, mesmo sendo incrível, combina com a pessoa que eu sou hoje. Se não combinar, rua!  Não dá mais? Rua! É lindo, mas isso ou aquilo? Rua! Eu gosto é do novo, e por mais clichê que pareça, e é, o novo só surge quando existe espaço, e isso só acontece quando o velho vai embora.

Tire, sem pena mesmo, as roupas, bolsas, sapatos, bijus, objetos, papéis, revistas… Tire tudo, mas tire de verdade… Não vale esconder aquela peça, porque a moda pode “voltar”, ou aquela outra, que é linda, mas não passa da sua coxa… Pare de fingir pra você que essa peça ainda  serve… Aproveite e pare de fingir também que “aquela” pessoa vai mudar, que a situação, por um passe de mágica, vai se transformar…

mudar, recomeçar

Para, para de se enganar… Nada, absolutamente nada, vai mudar se você não der o primeiro passo, porque a única mudança possível é a que acontece com você.

Assim como você fez com as roupas, faça com seus sentimentos e a sua vida. Tira tudo e joga em cima de cama. Veja o que serve, o que “cai bem”, o que faz bem, e guarda. Já o que apertou, o que sufocou, o que paralisou, passa pra frente, deixa ir, deixa pra trás. Se liberta de tudo isso, vai.

Eu sei que não é fácil, mas algumas pessoas, algumas histórias, algumas coisas simplesmente não servem mais.  Pronto. Não importa se foi lindo ou não, se deu certo ou não, acabou e você precisa deixar viver o que deve viver, e morrer o que deve morrer, caso contrário a sua vida paralisa e você fica presa no tempo.

recomeçar

Alguém te fez mal? Perdoa… Tira essa pedra do teu caminho, tira esse veneno do coração. Quem não perdoa fica preso ao outro. E tem coisa pior que ficar preso ao que te fez mal, a quem te fez mal?

Você fez mal  a alguém? Se perdoe. Todo mundo comete erros. Erros grandes, erros pequenos, erros. E se você não se perdoar, vai passar a vida preso no que já passou, no que você não pode mudar. Se perdoe e seja melhor, que é o que de mais bonito você pode fazer.

Sem isso não tem como ter leveza, não tem como ter beleza, não tem como a vida florir. E, afinal, não é isso que a gente quer? Então, limpa tudo, abra espaço, perfuma a casa  e prepara a alma pro que estar por vir. É transformador!

Beijos

Ju




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
13 comentários
  1. Bruna Bussular  01/12/2013 - 10h50

    Ameeeeei o texto!!
    De fato é sempre bom fazer essa renovação. Sensação de esperança para o melhor. Isso aumenta a auto estima. Show!! [inlove] [pazeamor]

  2. Lu Lucianha  01/12/2013 - 15h03

    Este post foi p/ mim, viu Ju ? Fiquei presa a coisas e pessoas que só me faziam mal, e decidi que 2014 vai ser o ano da minha virada, quero e vou consegur com a ajuda de Deus, fazer grandes mudanças, mais do que já fiz !
    Bjos e boas festas …

  3. Sica  01/12/2013 - 22h42

    Ju o texto serviu p/ mim tbm, tenho me livrado de algumas coisas e sentimentos aos poucos, pois assim como vc sou leonina apegada ^^. Ju já q esta se “livrando” de algumas roupas, bolsas e bijus, manda algumas coisas aqui p/ casa, estou precisada de roupas e bijus rsrs Bjs Diva, fica com Deus!! [oo] [kiss] [noel] [money]

    • Ju Lopes  02/12/2013 - 10h47

      Sicaaa, se livre mesmo!
      Vixi, aí tenho que me programar, porque as primas já fazem ponto certo aqui todo final de mês! kkkk
      Beijos

  4. Cristina Esteves  02/12/2013 - 20h02

    Nossa Ju…escreveu esse texto para mim, né! Rsrsrs…
    Tudo que preciso fazer na minha vida..recomeçar e deixar no passado tudo que já passou e preparar a alma para o que está por vir!

    • Ju Lopes  05/12/2013 - 14h08

      :) Cris, recomece quantas vezes for preciso, só não desista nunca de você!
      Beijos

  5. Rita Pereira  05/12/2013 - 22h36

    É isso aí Ju, amei o post …estou doando e desapegando, dando espaços pras coisas novas acontecerem e que venha 2014 com muita saúde, paz, felicidades, realizações e conquistas pra todas nós… [kiss]

  6. Juliana  17/12/2013 - 08h41

    Ju, muito obrigada pelo texto maravilhoso!!! è tudo que eu estou precisando nesse momento da minha vida.. Recomeçar… deixar pra trás tudo que me faz mal, e perdoar, para me libertar e ser feliz!
    Beijos

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 22h23

      Oi Ju! Então recomece com gosto e acredite que tudo vai dar certo!
      Beijos

  7. […] coisa a fazer “limpar a casa e a alma” pra esperar 2015 de braços abertos! Já fiz um post aqui sobre isso, e acho essencial, pra “fechar” o ano, fazer uma faxina em casa e tirar tudo […]

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes de qualquer coisa, café! Força na peruca gente!!!! Bora fazer essa terça render 😘 #blogbellealmeida #bomdia #tercalinda
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo