Ju LopesPost por Ju Lopes
22
mai
13

Corte Químico: O Que É e Como Identificar?

Cabelos

Eu já passei por alguns cortes químicos, (três, na verdade) sendo que o último foi no final do ano passado. Meu cabelo estava loiro, liso e saudável, e eu cismei de, após fazer luzes inversas, fazer uma selagem que, apesar de não constar no rótulo, continha ácido glioxílico (a tal selagem foi a da D`Vien), que, em altas temperaturas, é convertido em formol, substância proibida com a finalidade de alisar, que acaba o cabelo e a saúde, e que, pra piorar, eu sou alérgica.

Ainda no lavatório meu cabelo partiu, meu couro cabeludo inchou, ficou muito vermelho, eu tive uma reação alérgica fortíssima e precisei cortar, e muito, o cabelo, que estava enorme.

cabelo emborrachado

Nos próximos posts coloco fotos do cabelo todo e vários antes e depois, certo?

Conhecem essa cena? Pois bem, isso acontece, via de regra, quando são aplicadas químicas incompatíveis, mas eu também julgo como corte químico quando o cabelo está muito fragilizado pra receber outra química ou quando a química é muito agressiva e o cabelo não suporta, porque os resultados são os mesmos e os fios partem, quebram, ficam frágeis e elásticos.

Pra saber se o cabelo sofreu ou não um corte químico é preciso verificar se ocorreu ou não a quebra dos fios, que pode ser imediata, como foi no meu caso, ou não. Na grande maioria dois casos, a quebra vai acontecendo devagar e os fios vão se partindo aos poucos.

Além da quebra dos fios, observa-se o famoso emborrachamento, os fios ficam finos, frágeis, porosos,  sem elasticidade (se puxar ele parte).

Se na parte exterior acontece isso, na parte interior do fio do cabelo observa-se a perda de todas as substâncias que o compõem, em maior ou menor grau, ou seja, proteínas, lipídeos e água, e é por isso que é essencial traçar um “plano de recuperação” para os fios, pois você vai precisar repor tudo aquilo que o cabelo perdeu, e o processo de melhora pode levar muitos meses.

Nos próximos posts vou explicar o que causa o corte químico, quais produtos usar, o que fazer e o que não fazer, certo?

Beijos

Ju

80 comentários
  1. Poliana Martins

    Estou passando por isso :/ fico desesperada, meu cabelinho ta horrível!

    Responder
  2. Cris Reis

    Ju.. que maravilhoso que vcs do Juro Valendo estão postando muitas coisas sobre cabelo nos ultimos dias..as dica são maravilhosas.
    Tenho uma dúvida que gostaria de pedir..é sobre cabelos descoloridos que ficam mega elásticos, que é meu caso, tenho que ter um super cuidado na hora de pentear e lavar.. por que eles esticam demaaaaaaais.. vira uma COISA .. eles não quebram… mas fica insuportavel “lidar” com eles.. isso é corte quimico tbm ??? e com boas reconstruções , nutrição e hidratação melhora ?
    BjoOs.. Queridoooooooooooooooona

    Responder
    • Oi Cris, que bom que está gostando!Seu cabelo tá com perda de massa e PRECISA de reconstrução urgente!

      Responder
      • Cris Reis

        @Ju Lopes, Muito obrigada pela resposta ! Comprei num site de compras internacionais a mascara da Joico, K-Pak , que diz ser reconstrutora, a BC Repair Rescue da Schwarzkopf , e a da L´Oréal- Absolut Repair. Qual a melhor ? Bjooooooooooos … muito sucesso pra vc .

      • Gosto das duas primeiras! Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa Cris!

      • sirlene

        vc tem mais fotos e como ficou e o que vc fez!

      • Tem sim flor e colocarei no próximo post!

  3. Helena

    Estou passando por isso, já é meu 2 corte, e meus cabelos elásticos, estou cortando aos poucos e sofrendo com isso !!! [xora] [pula]

    Responder
  4. Mariana Jatobá

    Menina que desesperooo!!Ave maria Ju,o cabelo fica terrível!!Eu tive que parar de usar qualquer química,e ainda tive que cortar o cabelo beemmm curtinho,tipo Joãozinho mesmo.

    Responder
  5. Cris

    Ju, é possível que um cabelo que sofreu esse processo de emborrachamento e corte pareça saudável quando hidratado e escovado? Meu cabelo cai muito durante a lavagem e após o shampoo fica embolado de uma maneira fora do normal, parece que o fio encolhe. Além disso em alguns pontos do cabelo (poucos lugares, só onde a descoloração ficou mais clara) alguns fios partiram. Mas a aparencia geral dele quando escovado é de cabelo tratado. Fico muito na dúvida se estou passando por esse processo de emborrachamento e corte ou se é só uma fragilidade natural de cabelos com descoloração.

    Responder
    • É sim, claro! O meu quando escovava ficava ótimo…

      Responder
      • Cris

        @Ju Lopes, Então foi ótimo eu ter comprado o extreme up. Vou aplicar no sábado. Volto pra te contar os resultados!

        bjs

      • Nivea

        @Cris,
        Cris,
        me identifiquei com este quadro (cabelos que parecem tratados quando escovados, mas embaraçado ao lavar e, no meu caso, horroroso sem escova). Encomendei o extreme up tbm. E aí, vc já usou?Qual intervalo entre aplicações fez? Gostou dos resultados? Bjs

      • Eu usei durante anos flor, sempre gostei… Faça a primeira, faça a segunda 10 dias depois, a terceira 15 dias depois e siga fazendo de mês em mês!

  6. ana paula

    Ju para consertar esse corte químico vc usou a máscara reconstrutora da aquaflora????

    Responder
    • Não aninha, aí foi a Dani, o meu corte químico foi mais forte e passei semanas tratando, mas vou fazer um post mostrando TUDO o que usei!

      Responder
  7. Pamela Nascimento

    Já passei por isso e o meu ficou bem parecido com o da sua foto.
    Tinha o cabelo vermelho e decidi ficar loira, pouco tempo depois resolvi fazer uma progressiva mas a cabeleireira quis fazer antes um relaxamento.. Foi a pior coisa que já fiz no cabelo, era triste até pentear, tinha q ter muito cuidado ou ele saia todo na escova :(
    demorei muuuuito para recupera-lo.

    Responder
  8. Laís Karoline

    Nossa eu estava na duvida se tinha sofrido corte químico e agora tenho certeza ! Ando só com o cabelo preso de tanta vergonha !! Pelo amoor de Deus, preciso dessas dicas de recuperação !!!

    Responder
  9. Cris

    Ju, é possível que um cabelo que sofreu esse processo de emborrachamento e corte pareça saudável quando hidratado e escovado? Meu cabelo cai muito durante a lavagem e após o shampoo fica embolado de uma maneira fora do normal, parece que o fio encolhe. Além disso em alguns pontos do cabelo (poucos lugares, só onde a descoloração ficou mais clara) alguns fios partiram. Mas a aparencia geral dele quando escovado é de cabelo tratado. Fico muito na dúvida se estou passando por esse processo de emborrachamento e corte ou se é só uma fragilidade natural de cabelos com descoloração.

    Responder
  10. Ai Ju, as pontas do meu cabelo não recuperam de jeito nenhuuum! Não estão igual a foto, mas estão assim ásperas, e já passei de tudo, to seguindo teu maior conselho que é paciência, e muita, muuiita hidratação e etc. To com a raiz enorme pra não passar mais nenhuma química, além de tudo, o cabelo não cresce o danado, uix uix. Mostra tudo que tu usouu, visse? Bjbj!

    Responder
  11. Luana Garcia

    Ju lendo esse artigo constatei que estou com corte químico,pois eu dou uma leve puxadinha nos fios e eles se partem…O creme reconstrução e força da tresseme pode ser usado na etapa de reconstrução ao invés de outros mais caros?ele cumpre o papel pelos ingredientes(queratina,vitB6)?

    Responder
    • Lu, eu acho ele fraco… O da Acquaflora, que tem preço similar, é bem melhor!

      Responder
  12. Mari

    Oi Jú [pinkheart]

    Há quase 1 ano eu passei por um [tesorua] corte químico, a saída foi colocar mega hair, para melhorar a minha estima. [pula] Foi um horror, pesadelo, não conseguia nem dormir direito, uma tristeza…. [xora]
    O meu acidente foi fazer um relaxamento não compatível com o q eu já usava “amônia” com a química de (cisteína) axo q esse o nome. [xora] nooooooossa detonou o meu cabelo na hora, mas foi incompetência da cabeleleira pois ela não fez o teste de mecha, indicando sempre antes de usar qualquer química. [felizdemais] Atualmentehoje já cresceu até a nuca mais não consigo usá-lo sem mega.
    Meu gasto $$$$$$$$$ é altíssimo com cabelo em consequência desse pesadelo……

    Responder
  13. Deborah

    Oi Ju,já passei por isso também e meu cabelo ficou uma borracha,nem sei qual foi o melhor produto,mas o que mais deu certo foi aquela receitinha com o Bepantol,eu usava ele a noite puro nas partes piores e com o tempo ele melhorou bastante,bjs

    Responder
  14. Camila

    Afff Ju, to passando por isso. O meu foi em fevereiro. To fazendo td direitinho como no seu ebook do corte químico mas ele ainda está partindo. Queria voltar a ser loira ONTEM, mas acho que vou ter que esperar mais uns meses… saco isso…. to adorando o juro valendo! Parabéns por seu trabalho. Ah Ju, faz post de protetor térmico!!!

    Responder
  15. M Carol

    [gym]

    Jú, ainda não consegui bem entender se o que acontece com meu cabelo é corte químico, me ajuda?

    ele é fino, cacheado, só faço escova na franja e faço luzes 2x ao ano.
    Após fazer as luzes, em outubro, não percebi se caiu ou arrebentou pra mim só ficou seco, mas apos uns meses percebi que tem uns 4 dedos de cabelo novinho, então ele caiu naquela época?

    Responder
    • M Carol

      @M Carol,
      [gym] o coitado precisa de força? de queratina?

      Responder
    • Flor, se vc não viu ele cair, não é isso… Ele precisa de tratamento, de nutrição, reconstrução..

      Responder
  16. Fernanda Menegatti

    Boa tarde Juliana;
    Comigo aconteceu a mesma coisa, só que por motivo diferente, platinei meu cabelo e fui pra praia me expondo ao sol danificando meu cabelo, igual ocorreu na sua foto.
    Porém não cortei, descobri um produto comum que resolveu em dias meu cabelo, senti a diferença na primeira lavagem..
    Trata-se do produto vult hair repair (máscara) cabelos muito danificados.
    Utilizei somente a mascara, mas a linha shampoo, e condicionador também são bons.
    Beijos.

    Responder
    • Oi Nanda,
      Vou procurar essa máscara jáaaaa! MUITO obrigada pela dica|! Beijos

      Responder
  17. [xora] TA ACOMTENCENDO A MESMA COIZA COMINGO! FIZ UMA MECHA E O MEU CABELO EM BORRACHOR MIAJUDAR! [xora]

    Responder
  18. Fernanda Menegatti

    Compra sim, e me conte o que achou, coloquei meu e-mail acima para o contato. Ficarei feliz se eu tiver ajudado.

    Beijos

    Responder
  19. Dione Lima

    Aconteceu isso comigo,depois que fiz mechas,pois meu era com mechas e tinha pintado de escuro e logo fiz mechas,ficou simplesmente horrível,fiz uma reconstrução,melhorou bastante e agora hidrato toda semana!!
    Adoro suas dicas!!!

    Responder
  20. [palmas] [palmas]

    Responder
  21. melyna

    oi ju quero tirar uma duvida sempre descolori em casa e meus cabelos nunca deram problema porem por teimosia fui a um salao para fazer mechas resultado caiu a metade dos meus cabelos a cabeleireira nao me mostrou a marca do descolorante e nem a agua oxigenada isso foi em dezembro e de tao desesperada que fiquei acabei pintando de vermelho 3.66 e escureci em fevereiro e nao fiz mais nada nos cabelos e agora estou louca para fazer luzes sera que ja posso ?

    Responder
    • Mel, vc precisa reconstruir seu cabelo primeiro, senão ele vai cair de novo!

      Responder
  22. [...] eu descoloria o cabelo a cada 30 dias. Mas, o pior quadro foi quando tive o corte químico (post AQUI). Ali sim elas ficaram terríveis: mastigadas, “esturricadas” e [...]

    Responder
  23. cristiane

    JU FIZ LUZES HOJE ,MEU CABELO TA MUITTO DURO ,ESTA NA UTI MESMO …AGORA QUAL O PRIMEIRO PASSO?PQ A RECONSTRUÇÃO NÃO SERIA MUITO FORTE PARA SER O PRIMEIRO PASSO??ENTAO O QUE EU FAÇO PRIMEIRO,A HIDRATAÇÃO,NUTRIÇÃO OU A PROPRIA RECONSTRUÇÃO TENHO EXTREME UP…´BJOSS

    Responder
    • Cris, faça uma nutrição ou hidratação e depois parta pra reconstrição!

      Responder
  24. Ju. Gostaria de saber se logo após as luzes é aconselhável fazer progressiva.

    Responder
    • De jeito nenhum flor! Pelo menos 20 dias de pausa entre um e outro!

      Responder
  25. Ju logo apos o corte quimico as minhas mechas ficaram laranjas e num outro salao me flarsm que nao conseguem abrir mais do que ja estao.Ja usei biocale e tambem nao adiantou.Isso e possivel.Obrigada.

    Responder
    • Como ele está de “saúde”? Abre sim com um bom descolorante, mas só se o cabelo tiver forte!

      Responder
  26. fatima

    ju pintei o cabelo depois fiz luzes e agora quero fazer uma plastica de fios da cadiveu sera ,que posso sofrer um corte quimico.E oque vc acha da plastica de fios da cadiveu.BJS [lipstick ZXZXZX

    Responder
  27. Lini

    JU, andei olhando e não achei a foto do antes e depois que vc prometeu postar..

    Responder
    • Lini, é que são muitos pedidos de posts e eu tô tentandoooo me organizar!

      Responder
  28. Juliana Santana

    Afff. Juli eu que já passei umas 5 vezes por corte quimico… mas lembra de um post que você fez sobre umectação? e o procedimento com bepantol…Já mim salvou várias vezes Jú. Meu cabelo já morreu e ressuscitou muitas vezes… BJS Lôra

    Responder
  29. Juliana Borges

    Juuu o meu cabelo ta caindo e quebrando , eu fazia luzes depois parei e tava pintando com perfect color da wella e eu to querendo passar ele para a cor natural e deixar um tempo sem pintar, será que já posso pintar de novo ou tenho que esperar? Bjos [kiss]

    Responder
  30. [...] um cabelo “normal” pode parecer pouco, mas pra um cabelo que passou por corte químico eu garanto que é [...]

    Responder
  31. [...] expliquei por aqui antes que, no final do ano passado, passei por um corte químico por causa de uma selagem que  achei que era tratamento. Com o corte químico, meu cabelo, que [...]

    Responder
  32. betania freitas

    estou passando por isso, meu cabelo quebrou todo na frente, abalou minha auti-estima!!!!!!!!!!!

    Responder
  33. Marcia Miranda

    Oi Jú como passo tinta todo més no meu cabelo, as pontas do meu cabelo está assim como da foto, o que vc uso? já cortei meu cabelo, mais sempre voltar.

    Responder
  34. Michelle

    @Cris, meu cabelo estava assim… estou ficando cada vez mais loira nas pontas, e ele estava seco, nem com secador tava funcionando mais pra ficar bom!!!(e olha que uso produtos ótimos… )… Aí fiz um lifting capilar e recomendo altamente… Meu cabelereiro falou que 1 a cada 15 dias é o ideal, mas acho que fica muuuuito caro… Então to pensando em fazer 1 por mês, algo assim… Mas olha, o resultado compensa… Eu ia ter que cortar muito meu cabelo, e só precisou tirar as pontinhas… Bjo!

    Responder
  35. LAÍSA MAIDA

    Pelo amor de D-us, posta esse socorro Juuuuuu!
    Tô ficando até apreensiva esperando esse post [ish]

    Responder
  36. luciana

    Ju, passei por um corte quimico no inicio do ano passado depois de fazer uma selagem tmb que aparentemente não continha formol, o meu não foi imediato como o seu demorou uns dias para começar a partir e emborrachar, foi muito dificil recuperar os fios, foi mais de um ano tratando, evitanto quimica, chapinha e secador… e hoje tenho um cabelo recuperado, loiro e lindo… mesmo assim ainda quero ele maior, depois de ter lido os seus posts tenho esperança de ve-los compridos de novo… #pillfood
    [pinkheart] juuh bjs

    Responder
    • Oi Lu! Dá um trabalho danado recuperar né? Não faço mais nada disso de alisar! Tu já começou a usar o Pill? Beijos

      Responder
  37. [...]  tive corte químico no ano passado (post aqui), uma leitora me indicou no Face um o Repair Rescue, da Schwarzkopf, e acabei comprando e [...]

    Responder
  38. [...] falei nesse post aqui ( Corte químico: O que é e como evitar?) que tive vários cortes químicos, sendo que o último foi no final do ano passado, e consegui [...]

    Responder
  39. Nathi

    Oi Ju, ha 6 meses tive corte quimico e gostaria de saber quanto tempo depois disso posso fazer luzes de novo… Obrigada :)

    Responder
    • Oi Nath!
      Olha só, só quando ele melhorar, aí depende de reconstrução!
      Beijos

      Responder
  40. Isis Yohanna

    Ju, descobrir seu blog foi tudo! Não usei nada ainda, só fiz anotações pra comprar tudo que vou precisar e testar, pq já cansei dessas hidratações de salão sem resultado, e suas misturebas parecem funcionar kk, tomara! A química deixou meu cabelo com aspecto estragado, e eu descoloro, aí já viu.

    Responder
    • Isis, que bommm ler isso! ;)
      Olha, pode testar que funciona, te garanto! kkkk
      Faz e volta pra contar!
      Beijos

      Responder
  41. Jessica

    Ju, fiz a umas três semanas uma escova de turmalina e agora meu cabelo está caindo muito, quando passo meus dedos nele as vezes saem vários fios na minha mão e no banho então nem se fala. Estou muito chatiada, não sei o que fazer, pode me dar umas dicas?

    Responder
  42. nina

    ola linda qual foi produtos que vc usou vc nao disse por favor conte aconteceu isso cpmigo tabem

    Responder
  43. Lorraine

    Gente já passei por isso na segunda vez q fiz luzes meu cabelo praticamente derreteu eu passava a mão ele virava umas bolinhas de massa, recuperei ele com um produto veterinário chamado glicopan pet é meio fedido mas, resolveu bastante! Na primeira aplicação ele já ganhou elasticidade, depois fui hidratado com bepantol e semi de Lino que são super poderosos tbm hj meu cabelo esta recuperado e saudável, na época quase morri… espero ajudar vcs com essas dicas. Obs. Pesquisem sobre os produtos antes de usarem.

    Responder
  44. Mafe Meneses

    Oi Ju ! Meu cabelo está assim . Me responde por favor. Beijo obrigada

    Responder
  45. Carolina

    Gente! PELO AMOR DE SUAS MADEIXAS!!! NUUNNNNNCAAAA caiam nessa de trocar de relaxamento… ou henê e relaxamento ou relaxamento e tinta. NUUUNNNCA!!! Já ouvi falar de um tinta especial que combina com tioglicolato… massss, não arrisco. Uma vez arrisquei e fiz tioglicolato em um salão desconhecido e meu cabelo quebrou na raiz em alguns pontos, sendo que não tinha tinta nem outro tipo de relaxamento… cuidado, não é qualquer pessoa que sabe a técnica… Cuidado também com a escova definitiva. Não a faço nunca mais. Hoje, optei por abrir mão do relaxamento apesar do meu cabelo extra cacheado, o domo com escovas (argan, botox, 3D, zap, turmalina…) alternando-as.

    Responder
Escreva o seu comentário
* Não será divulgado

Up