Dia desses postei lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) uma dica com óleo essencial de lavanda e muita gente gostou, daí resolvi fazer um post sobre ele.
Nem lembro mais quanto tempo faz que uso esse óleo, mas tem quase 10 anos, porque já usava ele há tempos quando resolvi fazer um curso de aromaterapia, e já tem uns seis anos que fiz esse curso, então a coisa é de “longa data”! E desde que comecei a usar não fiquei mais sem, porque ele é maravilhoso!
óleo essencial de lavanda X Essência de Lavanda
Aqui vale ressaltar que eu tô falando do óleo essencial de lavanda, que é bem diferente da essência de lavanda e do óleo de lavanda. O óleo essencial é 100% natural, extraído de partes das plantas, sendo, na maioria dos casos, caro, já que é necessária uma grande quantidade de planta (flores, raízes, frutos, cascas, etc) pra gerar uma quantidade relativamente pequena de óleo ( só pra dar um exemplo: pra produzir 300 gramas de óleo essencial são necessários, em média, 100 kg de lavanda).
Já a essência só tem cheiro mesmo de lavanda, mas é um produto sintético que não possui os ativos dos óleos essenciais e que não agrega nenhum tipo de benefício ao organismo. O óleo de lavanda, que já vi várias vezes em farmácias, também não tem nada a ver com o óleo essencial de lavanda, já que é um óleo mineral com corantes, fixadores e essência. Portanto, os benefícios só são alcançados com o óleo essencial de lavanda.
Lavanda é bom pra quê?
Mas, ele serve pra quê afinal? Ahh, pra um mundo de coisas! A principal ação da lavanda é calmante, então ela ajuda muito em casos de agitação, ansiedade, estresse, insônia e todas aquelas situações em que “saímos do eixo”, sabe? Possui propriedades sedativas, tem efeito analgésico, antiinflamatório, antifúngico, dentre outros.
Como ajuda a acalmar e relaxar, é ótimo pra usar na TPM (1 gotinha em cada pulso) e naqueles dias em que estamos mais agitadas. Nesses casos eu gosto de colocar uma gotinha nas têmporas e, se possível, no “ambiente”. Sempre antes de dormir faço isso e coloco também uma gotinha no travesseiro pra dormir melhor, já que ele provoca uma sensação de tranquilidade bem boa.
Dizem que, em relação ao emocional, a lavanda desperta a paciência, a sensação de paz, facilita a expressão e proteja das energias negativas, purificando pessoas e ambientes.
Seu uso pode ser feito de várias formas, e além das formas que falei acima (nas têmporas, no pulso e no travesseiro), dá pra usar nos banhos (3 gotinhas em 1 litro de água), em compressas ( 4 gotas de óleo essencial de lavanda em 50 ml de água) pra acalmar a pele, pra inalação em vaporizadores, difusores, lenços, lâmpada ou mesmo na vasilha de água quente, em cremes e óleos vegetais pra massagear o corpo, com cremes faciais/corporais, com esfoliantes e sabonetes, no escalda-pés, nas máscaras faciais (amo lavanda + argila!) e por aí vai.
Lavanda acalma, relaxa, é tudo de bom!
Como no verão fico coberta de brotoeja (o calor acaba comigo!), misturo 10 gotas de lavanda e 1 potinho de 100 ml de soro fisiológico ou água, coloco pra gelar e fico borrifando na pele. Ajuda que é uma beleza! O mesmo funciona pra queimaduras de sol, pra quando a pele tá irritada e avermelhada e coisas do tipo.
A ressalva é que não deve ser utilizado em pessoas que façam uso de anticoagulantes ou tenham problemas de coagulação, e também por pessoas que tenham pressão baixa, já que ele pode levar a queda de pressão.
Também pode ser associado a vários outros óleos essenciais e carregadores (óleos vegetais) pra tratar situações específicas. Uma mistura que gosto muito de usar quando tô “pra baixo” é laranja e lavanda (coloco 2 gotinhas de cada no difusor), e já vi alguns estudos (ainda em andamento) dizendo que essa sinergia ajuda em casos de depressão.
onde comprar óleo essencial de lavanda
O que mais noto em relação a esse óleo essencial é que ele me acalma e equilibra, então seja no corpo ou no emocional, se a coisa tiver precisando de calma (acalmar a pele irritada, acalmar a mente, etc) eu me jogo nele! E como ajuda a ter um sono melhor e mais tranquilo, gosto muito de usar no banho antes de dormir, nos cremes, etc.
Pro post não ficar muito grande, farei outro com as receitas, tá? Tem pra um monte de coisa e vou começar a postar amanhã na Fan Page, daí na próxima segunda reúno todas em um post.
O óleo essencial de lavanda que eu uso e recomendo é o da Laszlo e custa R$37,90 (vem com 10 ml), mas já vi boas recomendações também do da BySamia, então fiquem de “olhos bem abertos” quando forem comprar porque o preço é esse aí, varia bem pouco, e se for muito mais barato que isso pode desconfiar porque puro provavelmente não é!
Ah, a quantidade é essa mesmo e dura muito porque, como é extremamente concentrado, usamos bem pouquinho, só gotinhas mesmo
Alguém já usou? Costuma usar? Conta aí!
Beijos
Ju
Adorei o post!! Veio em boa hora… Comecei há pouco me interessar pela aromaterapia e já estou fascinada por esse mundo. Estou usando o OE de Lavanda para ajudar a combater a ansiedade. Tem me ajudado muito, além tb de ter despertado em mim uma maior sensibilidade, da qual achava que nem tinha mais (problemas da vida né). Uso o OE da marca Bioessência, que também é ótimo e tem recomendações muito boas. Bjsss
Que bom Ro! A lavanda tem isso sim, a pessoa fica mais aberta, com mais empatia pelo outro, pelo mundo… A Bioessência é bem legal, bem lembrado!
Beijos
Que bacana, tô precisando!
Que difusor é esse que você citou?
bjo!
May, lavanda é uma delícia! Esse eu comprei aqui em Jee numa loja de produtos naturais!
Beijos
Ju o óleo essencial de lavanda no Mundo dos Óleos custa 55 dilmas (50ml), vc sabe dizer se este site é confiável??? Amo suas dicas, obrigada!!!
Ju, não acho que seja totalmente puro não, o preço não é esse de jeito nenhum!
AMEI A SUA POSTAGEM, GOSTARIA DE USAR TAMBÉM COMO PERFUME COMO FAÇO?
Eu comecei a usar no banho noturno do meu bebê e estou amando, ele tinha o sono bem agitado e agora eu percebo que ele esta mais tranquilo e não fica mais se debatendo enquanto dorme.
Gostaria de adquirir o óleo de alfazema.. Como faço?
Usei as cotinhas no pulso e gostei muito, foi bem relaxante na hora de dormir
Muito bom o post. Eu trabalho com os melhores óleos essenciais do mercado, que ainda não estão disponíveis no Brasil e são importados dos Estados Unidos. Quem tiver interesse, pode entrar em contato comigo por email; crlgmrs8@gmail.com.
Tenho feito uso recentemente, depois que fiz o curso de estética e já tenho notado a diferença em meu sono, tenho ficado menos ansiosa, menos estressada, estou amando pretendo até me aprofundar em aromaterapia, aprender mais sobre os óleos essenciais, seus benefícios, e poder ajudar mais pessoas, amei e recomendo a todos que sofrem do mesmo mal
bjs
Óleo de,lavanda,ele serve para síndrome da,boca ardente e ele pode ser tomado ou como eu posso usar ele faz 4 meses,que,tou com essa,síndrome e nada,que eu uso resolve sera que isso seria,bom e como usar esse óleo de lavanda,
Ju, estou muito interessada em comprar.
Dei uma olha no site da Laszlo, mas tem vários óleos de lavanda lá.
Qual que vc compra?
Bjs, linda!
Ju, entrei no site da Laszlo e tem várias tipos de óleo de lavanda.
Qual vc compra?
BJs!
Boa noite Ju, excelente o óleo essencial de lavanda, é fantástico uso em minhas formulações, nos sabonetes fitoterápicos, shampoo, e cremes mais uma indicação excelente para picada de insetos e queimaduras. Poderá formular numa base de creme neutro . Grata por compartilhar suspeita sou aromaterapeuta.
Ju, vc usa o óleo de lavanda puro mesmo na pele? Eu tinha ouvido falar que não podia, mas se vc usa, eu vou usar tb. Sou muito ansiosa e quero usar aqui na minha estação de trabalho também.
Obrigada,
bj
O de lavanda pode sim! Não pode os cítricos, o de canela, o de cravo. Uso há anos!
É ótimo o óleo de lavanda, sou esteticista e uso muitos óleos, geralmente o de lavanda já uso quando minha cliente chega se percebo que estão nervosa, ou ansiosas com alguma coisa lá vai eu com a lavanda elas dormem na maca bj Ju