13.11.2014

Óleo Essencial de Lavanda: Relaxa, Acalma e Ajuda a Dormir Melhor!

Dia desses postei lá no insta (@JuroValendo, segue lá!) uma dica com óleo essencial de lavanda e muita gente gostou, daí resolvi fazer um post sobre ele.

Nem lembro mais quanto tempo faz que uso esse óleo, mas tem quase 10 anos, porque já usava ele há tempos quando resolvi fazer um curso de aromaterapia, e já tem uns seis anos que fiz esse curso, então a coisa é de “longa data”! E desde que comecei a usar não fiquei mais sem, porque ele é maravilhoso!

óleo essencial de lavanda

óleo essencial de lavanda X Essência de Lavanda

Aqui vale ressaltar que eu tô falando do óleo essencial de lavanda, que é bem diferente da essência de lavanda e do óleo de lavanda. O óleo essencial é 100% natural, extraído de partes das plantas, sendo, na maioria dos casos, caro, já que é necessária uma grande quantidade de planta (flores, raízes, frutos, cascas, etc) pra gerar uma quantidade relativamente pequena de óleo ( só pra dar um exemplo: pra produzir 300 gramas de óleo essencial são necessários, em média, 100 kg de lavanda).

Já a essência só tem cheiro mesmo de lavanda, mas é um produto sintético que não possui os ativos dos óleos essenciais e que não  agrega nenhum tipo de benefício ao organismo. O óleo de lavanda, que já vi várias vezes em farmácias, também não tem nada a ver com o óleo essencial de lavanda, já que é um óleo mineral com corantes, fixadores e essência. Portanto, os benefícios só são alcançados com o óleo essencial de lavanda.

Lavanda é bom pra quê?

Mas, ele serve pra quê afinal? Ahh, pra um mundo de coisas! A principal ação da lavanda é calmante, então ela ajuda muito em casos de agitação, ansiedade, estresse, insônia e todas aquelas situações em que “saímos do eixo”, sabe? Possui propriedades sedativas, tem efeito analgésico, antiinflamatório, antifúngico, dentre outros.

óleo essencial de lavanda

Como ajuda a acalmar e relaxar, é ótimo pra usar na TPM (1 gotinha em cada pulso) e naqueles dias em que estamos mais agitadas. Nesses casos eu gosto de colocar uma gotinha nas têmporas e, se possível, no “ambiente”.  Sempre antes de dormir faço isso e coloco também uma gotinha no travesseiro pra dormir melhor, já que ele provoca uma sensação de tranquilidade bem boa.

Dizem que, em relação ao emocional, a lavanda desperta a paciência, a sensação de paz, facilita a expressão e proteja das energias negativas, purificando pessoas e ambientes.

Seu uso pode ser feito de várias formas, e além das formas que falei acima (nas têmporas, no pulso e no travesseiro), dá pra usar nos banhos (3 gotinhas em 1 litro de água), em compressas ( 4 gotas de óleo essencial de lavanda em 50 ml de água) pra acalmar a pele, pra inalação em vaporizadores, difusores, lenços, lâmpada ou mesmo na vasilha de água quente, em cremes e óleos vegetais pra massagear o corpo, com cremes faciais/corporais, com esfoliantes e sabonetes, no escalda-pés, nas máscaras faciais (amo lavanda + argila!) e por aí vai.

óleo essencial de lavanda

Lavanda acalma, relaxa, é tudo de bom!

Como no verão fico coberta de brotoeja (o calor acaba comigo!), misturo 10 gotas de lavanda e 1 potinho de 100 ml de soro fisiológico ou água, coloco pra gelar e fico borrifando na pele. Ajuda que é uma beleza! O mesmo funciona pra queimaduras de sol, pra quando a pele tá irritada e avermelhada e coisas do tipo.

A ressalva é que não deve ser utilizado em pessoas que façam uso de anticoagulantes ou tenham problemas de coagulação, e também por pessoas que tenham pressão baixa, já que ele pode levar a queda de pressão.

Também pode ser associado a vários outros óleos essenciais e carregadores (óleos vegetais) pra tratar situações específicas. Uma mistura que gosto muito de usar quando tô “pra baixo”  é laranja e lavanda (coloco 2 gotinhas de cada no difusor), e já vi alguns estudos (ainda em andamento) dizendo que essa sinergia ajuda em casos de depressão.

óleo essencial de lavanda

onde comprar óleo essencial de lavanda

O que mais noto em relação a esse óleo essencial é que ele me acalma e equilibra, então seja no corpo ou no emocional, se a coisa tiver precisando de calma (acalmar a pele irritada, acalmar a mente, etc) eu me jogo nele! E como ajuda a ter um sono melhor e mais tranquilo, gosto muito de usar no banho antes de dormir, nos cremes, etc.

Pro post não ficar muito grande, farei outro com as receitas, tá? Tem pra um monte de coisa e vou começar a postar amanhã na Fan Page, daí na próxima segunda reúno todas em um post.

O óleo essencial de lavanda que eu uso e recomendo é o da Laszlo e custa R$37,90 (vem com 10 ml), mas já vi boas recomendações também do da BySamia, então fiquem de “olhos bem abertos” quando forem comprar porque o preço é esse aí, varia bem pouco, e se for muito mais barato que isso pode desconfiar porque puro provavelmente não é!

Ah, a quantidade é essa mesmo e dura muito porque, como é extremamente concentrado, usamos bem pouquinho, só gotinhas mesmo

Alguém já usou? Costuma usar? Conta aí!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
23 comentários
  1. Roberta  14/11/2014 - 09h36

    Adorei o post!! Veio em boa hora… Comecei há pouco me interessar pela aromaterapia e já estou fascinada por esse mundo. Estou usando o OE de Lavanda para ajudar a combater a ansiedade. Tem me ajudado muito, além tb de ter despertado em mim uma maior sensibilidade, da qual achava que nem tinha mais (problemas da vida né). Uso o OE da marca Bioessência, que também é ótimo e tem recomendações muito boas. Bjsss

    • Ju  15/11/2014 - 11h52

      Que bom Ro! A lavanda tem isso sim, a pessoa fica mais aberta, com mais empatia pelo outro, pelo mundo… A Bioessência é bem legal, bem lembrado!
      Beijos

  2. Mayra  14/11/2014 - 11h20

    Que bacana, tô precisando!
    Que difusor é esse que você citou?
    bjo!

    • Ju  15/11/2014 - 11h51

      May, lavanda é uma delícia! Esse eu comprei aqui em Jee numa loja de produtos naturais!
      Beijos

  3. […] vocês acham? Resolvi começar pelo banho relaxante porque essa semana falei aqui no blog sobre o óleo essencial de lavanda, que acalma, equilibra e relaxa, mas prometo fazer pra “vários gostos”, […]

  4. Juliana Calheiros  18/11/2014 - 18h02

    Ju o óleo essencial de lavanda no Mundo dos Óleos custa 55 dilmas (50ml), vc sabe dizer se este site é confiável??? Amo suas dicas, obrigada!!!

    • Ju  19/11/2014 - 09h42

      Ju, não acho que seja totalmente puro não, o preço não é esse de jeito nenhum!

  5. lourdes de jesus  04/02/2015 - 23h01

    AMEI A SUA POSTAGEM, GOSTARIA DE USAR TAMBÉM COMO PERFUME COMO FAÇO?

  6. Jess  19/02/2015 - 13h24

    Eu comecei a usar no banho noturno do meu bebê e estou amando, ele tinha o sono bem agitado e agora eu percebo que ele esta mais tranquilo e não fica mais se debatendo enquanto dorme.

  7. […] Votei a usar o óleo essencial de lavanda, da Laszlo, e também tô amando! Eu suplemento a melatonina pra dormir melhor, só que minha encomenda atrasou e me joguei nesse óleo pra ajudar a relaxar, sabe? Ajuda muito e já falei sobre isso nesse post aqui. […]

  8. Zana Braga  02/10/2015 - 15h49

    Gostaria de adquirir o óleo de alfazema.. Como faço?

  9. Tatyane  17/02/2016 - 09h57

    Usei as cotinhas no pulso e gostei muito, foi bem relaxante na hora de dormir

  10. […] coisa que sempre funcionou bem, em maior ou menor grau, e que uso até hoje é o óleo essencial de lavanda, que já falei aqui no blog.  Ele possui propriedades calmantes e relaxantes e, por isso, ajuda a […]

  11. Ana Cristina  11/05/2016 - 13h06

    Tenho feito uso recentemente, depois que fiz o curso de estética e já tenho notado a diferença em meu sono, tenho ficado menos ansiosa, menos estressada, estou amando pretendo até me aprofundar em aromaterapia, aprender mais sobre os óleos essenciais, seus benefícios, e poder ajudar mais pessoas, amei e recomendo a todos que sofrem do mesmo mal
    bjs

  12. Viviane nardin  15/05/2016 - 18h22

    Óleo de,lavanda,ele serve para síndrome da,boca ardente e ele pode ser tomado ou como eu posso usar ele faz 4 meses,que,tou com essa,síndrome e nada,que eu uso resolve sera que isso seria,bom e como usar esse óleo de lavanda,

  13. Luciana Freitas  24/06/2016 - 08h02

    Ju, estou muito interessada em comprar.
    Dei uma olha no site da Laszlo, mas tem vários óleos de lavanda lá.
    Qual que vc compra?
    Bjs, linda!

  14. Luciana Freitas  29/09/2016 - 13h16

    Ju, entrei no site da Laszlo e tem várias tipos de óleo de lavanda.
    Qual vc compra?
    BJs!

  15. Silvana Capo  14/10/2016 - 22h24

    Boa noite Ju, excelente o óleo essencial de lavanda, é fantástico uso em minhas formulações, nos sabonetes fitoterápicos, shampoo, e cremes mais uma indicação excelente para picada de insetos e queimaduras. Poderá formular numa base de creme neutro . Grata por compartilhar suspeita sou aromaterapeuta.

  16. […] um livro cheio de mensagens boas também me faz um bem enorme, me dá serenidade. E nunca fico sem óleo essencial de lavanda, e todas as vezes em que “Gertrudes” começa a dar as caras, aplico umas gotinhas nas […]

  17. Diana  12/04/2017 - 15h15

    Ju, vc usa o óleo de lavanda puro mesmo na pele? Eu tinha ouvido falar que não podia, mas se vc usa, eu vou usar tb. Sou muito ansiosa e quero usar aqui na minha estação de trabalho também.

    Obrigada,

    bj

    • Ju  12/04/2017 - 20h38

      O de lavanda pode sim! Não pode os cítricos, o de canela, o de cravo. Uso há anos!

  18. Marlene  21/04/2017 - 15h41

    É ótimo o óleo de lavanda, sou esteticista e uso muitos óleos, geralmente o de lavanda já uso quando minha cliente chega se percebo que estão nervosa, ou ansiosas com alguma coisa lá vai eu com a lavanda elas dormem na maca bj Ju

O que você acha do JV?
Ju, flor, descobri seu blog faz poucos meses mas já estou fã! Suas receitas e dicas de beleza são maravilhosas. Sinto que estou conversando com…
As leitoras mais incríveis da vida
  • A alegria de chegar em casa e ver de pertinho algumas das embalagens da linha de produtos para cabelos que eu tanto sonhei! ✨✨✨🙌🏻😍 Ainda estão sem a arte, sem nada, era só pra que eu visse de perto mesmo, tocasse, sentisse se era exatamente como eu queria, sabe? Tudo branco, dourado e lindo!

A primeira embalagem é da máscara, e ela é maravilhosa, uma homenagem ao meu encosto de chacrete! Hahaha

A segunda é a do óleo, ela é em vidro e tem conta gotas, porque esse óleo é precioso demais, é poderoso demais pra desperdícios! ☺️ A terceira embalagem é a do Salva Fios, e é em spray! Tinha pensado em conta gotas, mas não achamos uma embalagem no padrão que queríamos e por um preço bom, então ficou em spray mesmo!

A quarta embalagem é a de um leave-in tudo em um, que tem exatamente todas as coisas que esperamos de um finalizador, inclusive proteção térmica e solar. 💥🌟💫
A última, em bisnaga, é do shampoo e do condicionador, porque cês sabem que esse é meu tipo preferido de embalagem, né? Dá pra usar até a última gota!😍 O primeiro produto a ser lançado será o Salva Fios, e logo depois a gente lança os outros, porque leva tempo para que todos os testes exigidos sejam feitos (6 meses, em média) e pra que, claro, tudo saia do jeitinho que a gente quer.

Aos poucos vou mostrando mais coisas pra vocês, já estamos estudando outros tipos de produtos, e todos vêm com o conceito de usar ativos naturais em conjunto com ativos de grau farmacêutico, justamente pra garantir um resultado mais eficaz num espaço menor de tempo. Juro Valendo que cês vão amar!❤️ #JuroValendo  #Jujuland
  • Antes e Depois 😍😍😍 #amomeutrabalho #delineado
#maquiagembh #inxtalove
#amomaquiagem #instagood
#makeupslaves #maquiagemdenoiva
#makebasica #makeupartist
#kryolanmakeup #kryolancosmetics
#amobatom #madrinhadecasamento
#catharinehill #lehpequenomakeup #blogueiras #blessed🙏 #automaquiagem #tutorialmakeup #hudabeauty #maccosmetics #bitarrabeauty #mk #jurovalendo #maqbellamakeup #makebyme
  • HIDRATAÇÃO POWER 💪🏻
Depois de platinar o cabelo novamente, é preciso cuidar muito! Hoje fiz uma super hidratação com o Tarja Preta da @lolacosmetics é com o Salva Fios desenvolvido pela @jurovalendo. Depois finalizei com o BB Cream da Lola antes de secar. Meu cabelo está brilhante e super macio. Esse trio é tão power que vai rolar até post no blog com detalhes!
.
.
.
.
#jurovalendo #lolacosmetics #hidratação #hidratacaocapilar #cabelos #cabelo #platinadas #loiro #vaidosa #rapunzel #dicasdecabelo #cuidadoscomocabelo #beleza #produtos #soscabelos #instago #instagram #instalike #cabelobonito
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo