13.04.2013

Curiosidades sobre o Japão: “Festival da Fertilidade (Kanamara Matsuri)”

Oi gente!
Quem está acompanhando o JV já sabe um pouquinho sobre mim, e inclusive que eu morei um bom tempo no Japão. Vocês não fazem idéia do tanto que aprendi naquele lugar! Tenho certeza que muito do que eu sou hoje devo aos aprendizados que tive enquanto morei por lá. Em termos de educação, civilidade, pontualidade, é um outro “mundo”, se comparado a muitos países por aí.

Kanamara Matsuri

No Japão existem muitas crenças e rituais também, e hoje eu vou falar um pouco para vocês sobre um dos muitos rituais que existem no país: o ¨Kanamara Matsuri¨, também conhecido como ¨Festival da Fertilidade¨.

Kanamara-Matsuri
Este é um ritual xintoísta que acontece na cidade de Kawasaki (próximo à Tokyo) todos os anos no primeiro domingo do mês de Abril e reúne centenas de Japoneses, além de turistas e estrangeiros que residem por lá. O tema principal (e inusitado) do festival é a veneração ao órgão sexual masculino, que se encontra onipresente durante todo o evento em forma de ilustrações, doces, decorações, esculpidos em vegetais e, inclusive, numa escultura que tem cerca de 2,5 metros de altura e pesa 280kg, que é carregada pelas pessoas nos ombros até o templo da Takeinadane-Mikoto (Deusa da Fertilidade). Neste templo, as mulheres tocam nas esculturas, acreditando que desta forma ficarão mais férteis e outras colocam bilhetinhos em agradecimento pelos desejos alcançados.

akenji_151_kanamara-matsuri
Dizem que a história toda começou lá atrás, na Era Edo (1604 à 1868), quando prostitutas faziam orações pedindo prosperidade nos negócios e proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. Com o passar do tempo, os visitantes do templo passaram a rezar pedindo por filhos, por tranquilidade na gestação e harmonia no casamento. Mas dizem que o negócio bombou mesmo na década de 70, quando uma boate gay doou um pênis gigante e cor-de-rosa (Haha! Isso mesmo gente. Só  não sei se é essa a escultura carregada pelo povo até hoje, acredito que eles já tenham fabricado outras), que virou ícone do Festival. O evento, também conhecido como ¨Festival do Falo de Aço¨, é realizado desde o século 17.

5534801510_f83226c60e_b
Muito ¨bizarro¨ isso aos nossos olhos né? Porém, apesar de todo o clima de brincadeira, os Japoneses levam muito a sério este ritual, e o mais legal e que é importantíssimo ressaltar é que parte da renda arrecadada durante o evento é utilizada para ajudar nas pesquisas sobre HIV e conscientização sobre doenças sexualmente transmissí

spl90890_001_0
Beijo grande para vocês e espero que tenham gostado desta ¨curiosidade¨do Japão!

Si Yoko

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
4 comentários
  1. Mari  13/04/2013 - 20h27

    kkkkkkkkkkkkkkkkk que legal

  2. Luana Rodrigues Gomes Lemos  30/09/2013 - 15h26

    Kkkkkkk pensa aqui no Brasil um festival desses não iria ter público. . . Tem mulher que se passasse perto ja ficava grávida. Kkkkkk sem contar na zoação brasileiro ja faz piada de tudo kkkkk. Ri muito

  3. laura  08/02/2015 - 22h51

    Credo!!!

O que você acha do JV?
8 Coisas Pra Eliminar de Sua Casa Já! Transforme a Energia da Casa em 10 passos Fáceis! Loiro Platinado: 5 produtos essenciais! 5 Dicas Para Cabelos Ressecados Óleo de Rosa Mosqueta Salva a Pele! Óleo de coco salva o cabelo! 5 Formas de usar Água Termal Cabelo Comprido em 5 dicas fáceis!