25.04.2013

Quando o Corte Químico Aconteceu Comigo

Depois da descoloração para as novas luzes, que contei pra vocês,  e de um procedimento para selar as cutículas do cabelo (que é fino, liso e ralo, como vocês já sabem), o corte químico aconteceu comigo!

Nunca pensamos que vai nos acontecer com a gente, mas  aconteceu e eu não conseguia  acreditar! A raiz ficou oleosa, o comprimento embaraçado e as pontas ressecadas, finas e partidas, e isso sem contar a parte de baixo, onde o cabelo quebrou no comprimento e ficou na altura da nuca, ou seja, meu cabelo que já é ralo e ficou mais ralo ainda.

Graças à Deus a quebra foi nos fios de baixo, na nuca, se fosse nos fios que aparecem ou na raiz, estava perdida.

Quando o Corte Químico Aconteceu Comigo

corte químico aconteceu

Para selar as cutículas, foi utilizado um produto a base de açaí, no entanto, um dos ingredientes era o ácido glioxílico, que elevado a altas temperaturas  age como o formol.

E sim, era mesmo um corte químico! A Ju ajudou-me a aceitar isso, contei todos os “sintomas”, inclusive uma alergia respiratória que sofremos meu marido e eu.

O primeiro conselho foi o de tomar anti-alérgico, já que, além da irritação respitarória, também estava com a cabeça coçando e o couro cabeludo descamando.

Minha intenção não era alisar o cabelo, era apenas selar as cutículas e tratá-lo, já que tinha pegado pesado com a descoloração. E, com isso,  acabei estragando meu cabelo!

Corte Químico aconteceu comigo

Corte Químico : Pill food ajuda!

Pensei em escurecer o tom e cortar na altura do ombro, mas isso durou só uns 5 minutos de loucura, não me vejo mais com o cabelo escuro, nem curto.

Eu já tomo Pill Food e suplemento a alimentação com aminoácidos, vitaminas e proteínas. Além disso, tenho ótimos produtos e sim, tinha um cabelo saudável e bonito. Não tinha que ter inventado nada.

Na verdade, não sei se vocês já se sentiram assim, mas parece que tudo o que tem no cabeleireiro é melhor do que  temos em casa, e nem sempre é assim.

Serviu a lição, agora é recuperar o cabelo, que já está reagindo muito bem, dar uma pausa maior no retoque da raiz e criar juízo!

Já aconteceu com vocês?

Beijos, Dani

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
47 comentários
  1. veronica  25/04/2013 - 10h04

    Já aconteceu comigo,só que eu cortto as pontas,mais tenho que fazer a bendita progressiva,uma que seja mais hidratante ,foi o que vc falou nessas horas o importante é restaurar a fibra danificada,do que alisar,uma opção tmb que pra mim funciona, é a cauterizção que é ótima !!

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h13

      Oi Vê, tudo bem?
      O grande problema é que meu cabelo já é extremamente liso, somente após o corte químico ficou bem rebelde.
      Eu nunca fiz cauterização e agora, de verdade, estou com medo de tudo.
      Beijos

      • diandra  10/06/2013 - 09h31

        @Dani Chaves, Nãooo, por favor, não faça mais nada no seu cabelo rs… o meu é exatamente como o seu, e em uma progressiva que fiz meu cabelo virou um lixo pq o forte calor queimou as pontas, e com isso o cabelo não pode nem ver chapinha e produtos combinados a alta temperatura. Não faça a loucura de tentar uma cauterização.
        O que melhorou o meu foi bastante argan na ponta e ir cortando quando crescia.

      • Dani Chaves  10/06/2013 - 10h38

        Di, tudo bem?
        Eu não faria cauterização, aliás, sou contra processos em que é necessário submeter o cabelo a altas temperaturas quando está com algum produto.
        Também faço muita umectação com argan e cortei mês passado e sábado passado.
        Está melhorando muito!
        Beijoooo

  2. Marta  25/04/2013 - 10h36

    Bom dia!!!
    Raiz oleosa e comprimento enbaraçado seguido com pontas secas é sinal de corte quimico??? [ops]

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h22

      Oi Marta!
      Na verdade, somente a raiz oleosa e o comprimento embaraçado com pontas secas não é sinal de corte químico, mas é sinal de que o cabelo precisa de muito tratamento.
      No meu caso, o corte químico acarretou, além da quebra no comprimento, a porosidade e todas estas outras coisas que você listou, entende?
      Beijos

  3. Rose  25/04/2013 - 10h59

    Oi Dani, como é q vc esta tratando este cabelo e com quais produtos
    ? Na 3 foto esta bem bonito, bjao

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h23

      Oi Ro,

      obrigada, ele melhorou muito mesmo, nem acredito.
      A reconstrução comigo não deu certo, então estou investindo muito na nutrição.
      Vou fazer um post explicando tudo o que estou usando, mas já adianto que não é nada caro.
      Beijos

  4. Priscila Maximiano  25/04/2013 - 11h34

    Nossa Dani eu morro de medo de acontecer comigo.
    Mas eu já penso contrário eu prefiro usar os produtos q eu msmo compro e eu mesma ou a minha irmã passar pra mim, e desconfio mto qndo o cabeleireiro não me deixa ver o produto e a formulação, prefiro eu msma comprar o produto e levar para ser aplicado no salão , já aconteceu tanta coisa com o meu cabelo q eu aprendi sofrendo,kkkkkkkkkkk

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h24

      Oi Pri!
      Você não imagina como chorei, eu amo meu cabelo, vc sabe, né…
      Agora estou muito desconfiada de cabeleireiro também.
      Vai demorar muito pra fazer o retoque da raiz, vou esperar uns 6 meses, mas já estou procurando outro salão.
      Beijos

  5. Cris  25/04/2013 - 11h55

    Já inventei algumas modas tb e tenho sorte de não ter tido um problema tão sério quanto o seu Dani. Talvez pq eu tenha muito cabelo os fios que partiram não façam tanta diferença assim. Mas isso só aumenta os nossos gastos na recuperação. O nosso problema é que queremos usar tudo de novo que aparece no mercado…rs. É uma busca desenfreada pela perfeição, quando na realidade o que bastaria seriam umas boas hidratações e recontruções. Meu cabelo natural, além de ser castanho escuro é mega cacheado, então vc imagina a mega operação que faço pra ser lisa e loira…kkkkk. Uma vez usaram algo no meu cabelo que qeuimou meu couro cabeludo, ficou cheio de feridas mesmo e não sei como não fiquei com falhas depois que cicatrizou. Mas agora aprendi a ler todos os rótulos e pesquisar na internet para não ter nenhuma surpresa. Acho que é isso, a gente só sossega quando acontece algum desastre.
    bjs, Dani

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h28

      Oi Cris,
      Concordo com tudo o que você disse. Realmente me senti uma besta por inventar coisa.
      Ainda mais porque meu cabelo natural é loiro escuro e muito liso, não tinha que ficar inventando tanta coisa.
      Eu também leio tudo, mas a formulação estava muito mascarada na embalagem.

      Beijos

  6. Vanessa Stanck  25/04/2013 - 12h06

    Isso nunca aconteceu comigo, pois tenho cabelo virgem, sou morena e quero muito virar loira, mas tenho um certo medo, afinal o nosso cabelo é uma preciosidade né? A única coisa que fiz e me arrenpendi um tiquinho, foi ter cortado curto, bem curto. Mas agora amo ele como tá, ainda em crescimento, mas já estou feliz com o corte outra vez. Mas vc foi uma guerreira Dani, tudo o que acontece com a gente tem um motivo e essa foi com certeza uma bela lição, por isso nada de choro, é sempre bom aprender com os erros.

    Bjo

    PS.: Seu cabelo é incrível, lindo demais. csdasadas

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 15h43

      Nessa, tudo bem?
      Eu chorei sim, mas vou chorar ainda mais com seu comentário, que lindo!
      Obrigada pelo carinho! Acredito muito no que vc falou, que tudo acontece por algum motivo, meu cabelo é muito precioso para mim também, e agora vou cuidar mais em casa.
      Obrigada!
      Beijos

  7. MARIANA  25/04/2013 - 13h31

    VOCÊ DISSE QUE A intenção não era alisar o cabelo, era apenas selar as cutículas e tratá-lo… DIANTE DISSO QUE NÃO DEU CERTO… QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA FAZER DEPOIS DA DESCOLORAÇÃO? NÃO PRETENDO ALISA-LO SÓ TRATAR MESMO!!!

    • Dani Chaves  25/04/2013 - 14h51

      Mari, tudo bem?
      Sinceramente, acredito que o melhor tratamento seja as famosas hidratações, nutrições e reconstruções preventivas e continuar com elas após.
      O que tem feito muita diferença no meu cabelo é a nutrição.

      Beijos

      • Mariana  26/04/2013 - 10h10

        sim!!!
        Obrigada!!! [pinkheart]

      • Dani Chaves  26/04/2013 - 10h16

        ;*

  8. Erica Suyane  26/04/2013 - 09h07

    Oi Dani, qual o nome do suplemento que voce usa?
    Bjo.
    – Bom Dia!

    • Dani Chaves  26/04/2013 - 09h27

      Oi Erica, tudo bem?
      Na verdade meu suplemento é pra acelerar o metabolismo na musculação e ganhar massa, mas o personal disse que faz muito bem para o cabelo e unhas também, pois tem vários aminoácidos.
      Tomo Whey Protein.
      Beijos

  9. antonia lima  26/04/2013 - 09h22

    nossa dane vc infelizmente teve esse desprazer aconteceu comigo em dezembro to sofrendo até hoje o meu cabelo n é mas o mesmo tive q contar e escurecer to voltando aos poucos mas caprichei na reconstrçao e nutriçao n faço maaaas progressiva pq como a ju falou acho q todas tem o maldito formol q só maquea o cabelo depois é desastre total o cabelo tem q tá escovado sempre pq quando seco fida parecendo uma vassoura e com o conte quimico n podia fazer nada nele passei o natal e ano novo em casa n pode nem sai de tão feio q tava um beijo linda

    • Dani Chaves  26/04/2013 - 09h29

      Oi, Antonia, tudo bem?
      É horrível passar por isso né?
      A reconstrução não me fez grandes coisas, o que foi bom mesmo é a nutrição.
      Beijos!

  10. Valéria  26/04/2013 - 13h40

    Olá! tudo bem?
    Descolori meu cabelo duas vezes, já fazem 1 ano e meio, desde então venho retocando somente a raiz. De uns tempos pra cá meu cabelo está quebrando muito, em várias partes. Fiz a reconstrução com extreme up e não notei muita melhora. Uso absolut repair, repositor de massa e queratina da Amend e real cream da Alfapar…. cuido muito com umectação, hidratação, nutrição e reconstrução. Alguma outra dica? bj

    • Dani Chaves  26/04/2013 - 14h11

      Valéria, tudo bem?
      No meu caso a reconstrução não adiantou. Investi pesado na nutrição e é o que tem me salvado.
      Tenta fazer mais nutrição e menos hidratação e me conte depois.
      Se você usa secador ou chapinha, diminua a quantidade das vezes que os usa e não lave o cabelo com a água muito quente.
      Beijos

      • Valéria  28/04/2013 - 20h26

        Vou tentar..rs . Uso secador só 2x por semana, com água morna. Vou fazer o teste da nutrição. Obg bj

  11. DANI  16/05/2013 - 14h26

    Seria interessante você dizer o nome do produto que danificou seu cabelo, até mesmo para que não aconteça com outras pessoas. Hoje em dia é dificil confiar em algum profissional… Tá cheio de salões fazendo botox capilar com formol!!! Já fiz muita escova progressiva… Mas hoje sou radicalmente contra!! Hoje me dei conta da grande besteita que fiz. Só percebemos os danos que ela fez no cabelo quando paramos de fazer… o resultado é cabelo podre. que se quebram só de encostar.. pontas duplas, triplas, quintuplas…. Sem contar que algumas escovas progressivas por aí são batizadas com outros produtinhos que vão além do formol…. As cuticulas ficam tão seladas, ao ponto de não absorver mais nada… quando o efeito vai embora o resultado é tragico! Estou tentando recuperar meu cabelo dos danos causados pela escova progressiva e derivados do formol…. dos quais não quero chegar perto nunca mais!!!

    • Dani Chaves  16/05/2013 - 14h45

      Dani…Xará,

      Você está certíssima. Eu não coloquei o nome do produto, pois não lembro, fiquei mais interessada na fórmula do que na marca. E, como não vou mais voltar neste salão, não tem como pegar o nome.
      Uma coisa é certa: selar, alinhar as cutículas, escova sei lá do que, é tudo a mesma coisa.
      Beijão

      • leliane  08/01/2014 - 14h42

        @Dani Chaves, Dany, é a selagem da Cadivel não?

      • Dani Chaves  09/01/2014 - 08h56

        Leli,

        realmente eu não sei o nome do produto, mas acho que não era esse da Cadiveu não, porque o da Cadiveu tem uma embalagem comprida né? Esse não tinha.

        Beijos

  12. Yasmin Pedrosa  21/05/2013 - 11h23

    Sinceramente ? seu cabelo tava bonito antes do corte quimico , e com corte quimico também, na verdade n dá nem pra notar corte quimico nenhum…. se vc disse que quebrou mesmo na nuca, teria sido melhor vc tirar foto desta parte porque eu sinceramente nas fotos simplesmente vejo o cabelo lindo em todas elas.

    • Dani Chaves  29/05/2013 - 17h09

      Yasmin,
      Muito obrigada pelo elogio, querida!
      Vou tirar fotos da nuca e posto, ok?
      Beijão

  13. adriane  24/01/2014 - 12h28

    Olá, minha filha teve um corte quimico, a aproximadamente 30 dias, foi a pior coisa que eu vi na minha vida, o cabelo caindo de pedaços e o medo de ficar careca, a solução foi um coronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrulção, agora está voltando a ficar bom , mas ainda falta muito.

    • Ju Lopes  23/02/2014 - 21h51

      Adri, capriche na reconstrução, é o mais importante nesse momento! beijos

  14. Camila  09/04/2014 - 22h00

    Olá Dani! Bom, eu nunca fiz nenhuma química do cabelo. Quando eu lavo o cabelo, sempre passo o secador e em seguida a chapinha. No meio do ano passado, notei que uma mecha do meu cabelo estava na altura da nuca! Parei de fazer chapinha nessa mecha, mas em seguida, mechinhas do lado ficaram do mesmo comprimento! Parei de fazer chapinha nessas mechas também! Hoje, ao inves de crescerem, parece que estão diminuindo! Parei de passar o secador e chapinha em todo o meu cabelo! Isso é corte químico? bjus

    • Dani  08/04/2015 - 11h15

      Camila, me perdoe a demora em responder, fiquei um tempo fora.
      Seu cabelo pode ter tido a estrutura comprometida e sofreu não corte químico, mas corte mecânico, em razão do uso constante de secador e chapinha. Você usa protetor térmico? Tem que usar todas as vezes antes de secar com secador e chapinha e tenta manter o secador bem longe do cabelo.
      Como está seu cabelo agora?
      Um beijo,

  15. Larissa Carvalho  09/06/2014 - 10h01

    Gostaria de saber os nomes do produtos. Sofri com o corte quimico a um mês. E parece que a cada dia perco mais cabelo. Gostaria de receber o tratamento completo. Bjs

    • Dani  08/04/2015 - 11h16

      Lari, tudo bem?
      Eu fiquei fora do blog um tempo e estou tentando responder tudo agora. Não sei se ainda posso te ajudar.
      O que você usou? Como está seu cabelo atualmente?
      Um beijo.

  16. Tacianaangeli  09/09/2014 - 08h28

    Essa semana aconteceu o corte químico por descoloração , olhei vários posts aqui na Net que mandam cortar o seu foi o único que não cortou o cabelo , tenho esperança que ele vai se recuperar não quero cortar , qual produto vc usou ???

    • Dani  08/04/2015 - 11h17

      Taci, tudo bem?
      Fiquei um tempo sem escrever no blog e estou respondendo seu comentário somente agora. Olha, depois de um tempo eu cortei sim, não teve jeito.
      O que você fez?
      Um beijo,

  17. vera sabino  03/01/2015 - 15h03

    eu foi num salão aqui pra fazer um ombre hair a pessoa deixou muito tempo no final ficou metade loiro uma mega porcaria com umas mechas loirinhas agora ta parecendo palha de acho ja usei de tudo e nada vou cortar uns quatro dedos pois meu cabelo bate no meio das costas e fazer uma progressiva e uma hidratação bomba to usando o tressime hidração profundo qndo faço fica bom mais depois no outro dia uma caca nem passo chapinha mais pois piora pensei em fazer esses banhos de azeite mais qeria umas dicas de oleos pra eu misturar junto obrigada eu so não entendi o que é corte quimico pois seu cabelo ta grande ainda bjs

    • Dani  08/04/2015 - 11h20

      Vera, tudo bem?
      Fiquei em tempo sem escrever no blog e estou te respondendo somente agora.
      Óleos vegetais são uma ótima opção para umectação/nutrição, mas vale fazer uma reconstrução também. Eu não faria a progressiva, mas acho que agora jé é tarde para te falar isso né?
      Quebrou muito embaixo, eu não tirei a foto do melhor ângulo para mostrar como as pontas ficaram murchas. :(
      Um beijo

  18. Fabi  17/01/2015 - 00h57

    Oiii, tudo bem?
    Passei por um corte quimico horrivel tbm, mas bemm pior que o seu :( por erro de um salão famoso na cidade ainda , nunca sofri tanto, mas agora ja faz quase um ano , sera que eu ja posso fazer luzes nele inteiro ? Vc demorou quanto tempo pra fazer?
    Beijooos

    • Dani  08/04/2015 - 11h23

      Oi Fabi, tudo bem?
      Eu fiquei um tempo sem escrever no blog e estou te respondendo só agora.
      Logo após o corte químico eu esperei 1 mês e escureci o cabelo (não muito escuro, fui para um tom de 8.0) e, em seguida, engravidei. Fiquei a gravidez todas sem fazer nada e só fiz luzes novamente quando meu bebê estava com 3 meses. Foi a melhor coisa que fiz.
      Um beijo.

  19. Ca  04/04/2015 - 01h57

    Pois então to mega desesperada né… Fui num salão meu cabelo foi todo descolorido e com uma tal de transparência bem em baixo só na raiz castanho q mais parece um manchado, não foi feito teste de mecha ele estava até o queixo natural e o resto castanho claro mais do queixo pra baixo ja havia sido descolorido antes deu escurecer… Conclusão entrei no salão com o cebelo na bunda e sai de la com ele no ombro… ficou platinado porem sofreu o tal corte quimico segunda a cabelereira ele virou gelatina porq ha 2 anos atraz eu havia feito uma progressiva com formol apesar deu achar que é porque ela me deixou 6 hrs com o descolorante na cabeça e ainda teve a cara de pau de me cobrar 300,00 eu em choque burra paguei… mais agora to com problemão porque to loira platinada nu tenho ideia se irei poder retocar ao menos minha raiz, alem de eu estar com cabelo curto ele resseco total sem fala nas pontas e dai imagino q não possa fazer chapinha né entao to parecendo uma bruxa com ele espigado… socorrooo… oque eu faço… não entendo nada de cremes e produtos q irão realmente melhorar e não piorar a situação…

    • Dani  08/04/2015 - 11h27

      Ca, tudo bem?
      Olha, aconteceu muita coisa errada contigo. O teste de mecha deveria ter sido feito e a progressiva pode sim afetar a descoloração, pois são duas químicas muito fortes e, em alguns casos, totalmente incompatíveis, sem falar no tempo que o descolorante ficou no seu cabelo.
      O que você precisa fazer primeiro é tentar recuperar a parte espigada. Sugiro um reconstrução ácida, seguida de umectação com óleo vegetal. Tenta não mexer na cor agora, vamos tratar primeiro.
      Segue link com a receita de acidificante caseiro: http://jurovalendo.com.br/2014/03/31/receitinha-de-acidificante-caseiro/
      E um link sobre a umectação: http://jurovalendo.com.br/2013/06/06/umectacao-capilar-o-que-e/

      Um beijo,

  20. […] Foi um dos achados para a recuperação dos meus fios pós corte-químico. […]

  21. Stephanie  27/11/2015 - 12h54

    Oi hj notei q meu cabelo esta quebrado (na maioria na altura do maxilar),não é muito cabelo que está assim,mas estou comedo se é corte químico,já faz 1 mês que fiz progressiva(mas só faço na raiz)não encontrei nenhum sintoma de corte químico, como: cabelo elástico etc…
    O corte químico só cai aonde passou a química?o corte químico ocorre em todo cabelo?tem tendencia de quebrar mais?como saber se estou com corte químico sem sintomas?

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…