Vizcaya
28.05.2013

É Possível Reconstruir Pontas Duplas?

Duas linhas foram lançadas recentemente com a promessa de “acabar” com as pontas duplas, e comprei as duas para testar, mas antes resolvi fazer um post esclarecendo porque não é possível “reconstruir”, “colar”  ou reparar as pontas duplas. Ah, vale ressaltar que reconstruir, aqui, está sendo utilizado no sentido de “selar definitivamente”.

Cada fio de cabelo é composto por uma medula, um córtex e as cutículas, sendo que essa última é a parte externa, a parte  mais exposta do fio, formada por várias camadas sobrepostas.

Quando o cabelo está saudável e bem cuidado, essas três camadas que compõem o fio do cabelo ficam seladas e unidas, contudo, se os fios não estão saudáveis, as “escamas” capilares ficam abertas, o que significa que a estrutura interna do fio fica desprotegida e vulnerável, fazendo com que esse fio se parta e bifurque-se em duas, três ou mais partes, o que a origina a tricoptilose, vulgarmente conhecida como pontas duplas.

reparador de pontas, acabar com pontas duplas, DOVE TRATAMENTO RECONSTRUTOR DE PONTAS DUPLAS

De modo geral, é comum que cabelos que apresentem essa fissura, que, aliás, não se concentra apenas nas pontas e pode surgir em qualquer parte do fio, tenham passado por procedimentos químicos ou por outros fatores que desgastam os fios, como os raios solares, o uso excessivo de secadores e chapinhas, o cloro, a poluição, o vento e outros fatores externos e mecânicos.

Quando isso acontece, quando o cabelo apresenta essa bifurcação, não tem como fazer com que essa ponta volte a ser como antes, porque não existe produto pra “colar permanentemente” o cabelo.

Os diversos produtos que existem agem apenas temporariamente, selando as pontas até a lavagem seguinte. E quando a gente lava os fios, o shampoo remove os resíduos e o efeito dos reparadores e selantes de cutículas são removidos.

Pontas duplas

Claro que quanto mais usamos produtos de hidratação e nutrição, quanto mais cuidamos do cabelo, melhor será a aparência dele e menos visíveis serão as pontas duplas, mas daí a dizer que exista um produto que “cole” as pontas e deixe o fio “como novo”, é forçar a barra.

Isso não significa, contudo, que o uso de reparadores e reconstrutores de pontas sejam desnecessários. Ou contrário, já que, dependendo da formulação, eles protegem os fios, evitando a formação de novas pontas duplas e melhora a aparência geral do cabelo.

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
23 comentários
  1. Suellen  28/05/2013 - 10h45

    Por mais que eu ja tinha certeza q era impossível sempre rola uma esperança.. rsrsrs
    estava esperando sua resenha do dove para comprar ou nao…
    tenho luzes e progressiva (bem saudável meus fios ne?! kkkk) e sempre q ele começa a crescer ele começa a despontar, fico sempre na expectativa de produtos milagrosos… kkkkk
    Beeijo Ju

    • Ju Lopes  28/05/2013 - 11h04

      Verdade Su! Tô usando o da Dove, essa semana ainda tem resenha!

  2. Samara  28/05/2013 - 10h59

    oi Ju
    Gostei da matéria… Achei que apelaram demais na propaganda dos produtos…. até meu marido comentou: olha inventaram uma cola pro’s cabelos….kkkkkkkkkkkkk [felizhappy]

    Abraços!

    • Ju Lopes  28/05/2013 - 11h04

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pois é, não existe isso!

  3. Camila  28/05/2013 - 11h01

    Adorei o post Ju!!! Sofro muito com pontas duplas por causa do uso da chapinha e secador… Indica uns produtinhos, selador e reconstrutor maraaaa!!!!! E sobre as progressivas que falamos outro dia, achei um produto que promete domar a fera por 30 dias, o QOD city 30 dias efeito liso, dá uma olhada e me conta se esse produto é seguro!!!! Um beijo amada!!!!

  4. Rafaelle  28/05/2013 - 11h53

    caramba Ju, o cabelo da minha filha está tão ruizinho…mt ápero e sem vida.venho tratando ,tratando e nd.as melhoras são minimas,nem sei mas o q fazer.será que é válido investir msm assim nesses produtos?tem alguma dica ???

    • Ju Lopes  28/05/2013 - 11h54

      Rafa, tem alguma química nele? Tá usando o que?

      • Rafaelle  28/05/2013 - 23h23

        @Ju Lopes,não ,nunca usei nehum tipo de química.comprei um kit da yellow(o roxinho) e uns óleos (mandioca,silicone,abacate e semente de uva).o shampoo e o condicionador da yellow deixaram o nosso cabelo duro e quebradiço.o dela então tadinha está igual a uma palha.essa semana parei com esse kit que msm importado e caro piorou o nosso probelma e comeceia usar a linha brilho extremo +creme hidratação da pantene
        e até já deu uma amaciada.nossa que sufoco!

      • Michelle Duarte  01/07/2013 - 09h16

        Rafaelle, bom dia!

        Tenta usar a linha da tut hair, é muito boa. Tem um kit que vem com a queratina, daí vc usa de 15 em 15 dias. Lava o cabelinho dela com o Shampoo, passa a máscara com o spray de queratina dxa no cabelo dela por uns 20 minutinhos e finaliza com o condicionador passando da altura da orelha para baixo. Axo que vai ter um bom resultado. Sempre encontro na Emoreira. Espero ter ajudado!

  5. Cris Reis  28/05/2013 - 12h32

    Bom dia Ju. Estou usando o L’Oréal Absolut Repair Cellular Sérum, e é muito bom, mantem elas fechadinhas. Outra coisa que eu notei que ajuda muito, é quando acordo, de manhã elas sempre estão dobradas quebradas, enfim, muito ruins..ai misturei num borrifador água e algumas gotas de oleo da loreal.. e ele fica como se tivesse saido do banho.
    Aguardo anciosa os nomes dos produtos testados por vc.
    bjos

    • Ju Lopes  29/05/2013 - 13h42

      Cris, adorei a dica! Já vou testar! Beijos

    • Fernanda Pontes  30/01/2014 - 11h12

      @Cris Reis, obrigada pela dica Cris….o meu cabelo de manhã acorda do mesmo jeito q o seu. Vou fazer !

  6. Viviane  29/05/2013 - 10h55

    Ju, me socorre! meu cabelo quebra d+, ele cresce mas nunca sai do lugar (tamanho) por causa da quebra, as raizes estão fortes e a queda controlada, mas o que fazer com a quebra? larguei chapinha, e minhas pontas não são ressecadas, duplas nem nada, se puxar o fio não quebra com facilidade, então não sei o porque ele ta quebrando (ou se realmente é isso) só sei que ele tem o mesmo comprimento a uns 5 anos, não sai do ombro, achava que o problema era crescimento, mas minha raiz ta enorme mas ele continua no ombro :( o que pode estar quebrando meu cabelo? nao costumo prende-lo, lavo com cuidado, tenho um pouco de dificuldade pra tirar o excesso de agua quando lavo, mas tento fazer com cuidado para não quebrar os fios, seco com secador morno e com uma certa distancia dos fios e sempre uso protetor termico. Quais cuidados faltam na minha rotina pra evitar quebra?

    • Ju Lopes  07/06/2013 - 09h18

      Vivi, o que vc tá usando de química? T´fazendo reconstrução de quanto em quanto tempo? Passa a ficha completa!

      • viviane  09/06/2013 - 14h53

        @Ju Lopes, só tonalizo a cada 2 meses (pra realçar a cor) faço reposição de queratina 1 vez por mes e um tratamento com a linha nutri tutano da Barro minas profissional, não sei se é reconstrução pois nao sinto o cabelo “duro” com esses prudutos, pelo contrario… mas ele tem queratina e tutano… faço umectação nutrição e hidratação toda semana. sera que preciso de uma reconstrução mais potente???

      • Ju Lopes  10/06/2013 - 11h32

        Vivi, se o cabelo estiver frágil, precisa sim, ao menos uma, sabe?

  7. Erika  30/06/2013 - 19h06

    Ju, to usando o tresemmé split remedy e é FANTÁSTICO!!! Já faz mais de um ano que não corto meu cabelo e já estava perdendo as esperanças e indo cortar…aí comprei e testei!!! MUITO BOM!!! Ele recupera MESMO as pontas duplas e o cabelo fica novo! [oremos] [domo]

  8. Lana  28/03/2014 - 12h51

    Ju, boa tarde. Maravilhoso acompanha-la, dicas importantes que você divide com as pessoas. Parabéns.
    Faço progressiva, e pinto de preto azulado. Secador, chapinha direto, uso produtos bons, mas o cabelo é fraco, quabra, é fino.

  9. Isabela  13/04/2014 - 09h43

    Eu acho que o único jeito para pontas duplas é a tesoura mesmo, infelizmente.
    Porém usei uma ampola da Altamoda cor pink selador de cutículas que melhrou muito o aspecto das pontas. Sempre q uso as pontas selam porém em algumas lavagens o efeito passa :(

  10. Aline  02/02/2015 - 17h31

    Ju, já ouvi dizer que existem alguns reparadores de ponta que quebram ainda mais o cabelo, existe algum componente que deve ser evitado na formulação desse produto, e os reparadores devem ser passados com o cabelo seco ou molhado?

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…