Vizcaya
17.07.2013

Como Evitar Que o Cabelo Fique Elástico?

Uma das perguntas mais frequentes aqui no blog é sobre como evitar que os fios fiquem elásticos, drama de muitas mulheres, sobretudo das loiras e das que fazem uso de químicas capilares.

O cabelo fica elástico por motivos que já expliquei anteriormente e tem a ver com as químicas capilares, incluindo mechas, descolorações, alisamentos, progressivas e relaxamentos, então antes de fazer qualquer um desses procedimentos é preciso analisar o estado dos fios.

Como Evitar Que o Cabelo Fique Elástico?

Como Evitar Que o Cabelo Fique Elástico?

Como Está o Seu Cabelo?

Seu cabelo está fino? Frágil? Quebrando? Seco? Caindo? Se sim, não faça nenhum tipo de química, nenhum! Primeiro você vai precisar recuperar o cabelo com reconstruções, nutrições e hidratações, pra só depois, com o cabelo fortalecido, pensar em aplicar algo no cabelo.

Se o seu cabelo não estiver “bem” e você aplicar qualquer tipo de química, ele vai ficar elástico, e aí você vai precisar gastar muito mais pra recuperá-lo.

Falando nisso, muita gente cai na besteira de fazer progressiva pra “recuperar” o cabelo elástico, o que é um absurdo completo, porque a progressiva vai piorar, e muito, o estado do cabelo, só que isso ficará camuflado, já que ela encapa os fios. Acontece que, quando o efeito passar, seu cabelo estará destruído.

Químicas Que Não Se Misturam!

É muito importante saber qual o ativo dos produtos que vocês utilizam nos cabelos para evitar incompatibilidades químicas que deixam os fios elásticos e causam cortes químicos.

Como Evitar Que o Cabelo Fique Elástico?

Quase nada combina com descoloração e os ativos para alisamento tendem a não “se darem” bem com os outros, e se você aplica descolorante em um cabelo alisado com guanidina, por exemplo, é desastre na certa!

Ah, e vale lembrar que teste da mecha é obrigatório pra ver se o cabelo vai ou não aquentar a química que você pretende aplicar!

Para As Loiras

Antes de pensar em ser loira saiba o seguinte: ou você se dispõe a cuidar do cabelo ou pode desistir! Colorações e descolorações estragam mesmo os fios, e é esse o preço que se paga pra ser loira!

Para essas, que são do “meu time”, meu conselho pra evitar que o cabelo emborrache é um só: reconstrua antes e depois!

Só isso pode garantir que o cabelo não vai sofrer tanto, que vai ter “força” pra aguentar os procedimentos químicos, porque se o cabelo está reconstruído antes do procedimento, ele tem massa suficiente para aguentar, e mesmo que o cabelo fragilize, será numa proporção muito menor.

Assim, o correto é fazer uma boa reconstrução até oito dias antes da descoloração/coloração (o mesmo vale para os alisamentos e progressivas), e uma logo após o procedimento, para, de imediato, fortalecer os fios.

Como Evitar Que o Cabelo Fique Elástico?

Usar descolorantes de boa qualidade também é essencial, porque descolorante ruim (daqueles de farmácia) é implorar pra ter cabelo de vassoura!

Pra Quem Faz Alisamentos e Progressivas

A regra aqui é a mesma das loiras: reconstrução antes e depois!

E mais, nada de fazer mais de uma química no cabelo no mesmo dia, viu? O período mínimo de pausa é de vinte dias. Portanto, nada de descolorir e alisar no mesmo dia, por exemplo!

Garanto que, independente do seu tipo de cabelo, se esses cuidados forem tomados, as chances do cabelo ficar elástico são mínimas!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
33 comentários
  1. jacqueline  17/07/2013 - 11h54

    DIVA, COMPREI DA INOAR A MÁSCARA DE RECONSTRUÇÃO DE MACADAMIA,E FIZ,SEMANA PASSADA A PROGRESSIVA DA AMEND,QUE ATE MEU CABELO TA AMARELADO,MAS VOC ACHA QUE ESSA RECOSNTRUÇÃO É SUFICIENTE,OU DEVO SUAR MAIS COISA?BJS!!TIAMOO!!

    • Ju Lopes  18/07/2013 - 11h46

      Oi minha flor! Como tá o seu cabelo? Tá forte???

  2. Cris Reis  17/07/2013 - 12h42

    Ju, da para reconstruir num dia ( com extreme up) e fazer as mechas dali 1 ou 2 dias ? Ou o correto é esperar mais ? Bjos

  3. Gleidiane  17/07/2013 - 12h52

    Ju, antes de tudo adooro tudo que você posta!
    Qual reconstrução você recomenda, para o caso das pessoas que descolorem os fios?
    Bjo!

    • Ju Lopes  18/07/2013 - 11h45

      Obrigada flor, que bom que gostas! :)
      Já coloco um post sobre isso, tá? Beijos

  4. Juliana Borges  17/07/2013 - 13h22

    Muito bom esse post!
    Ju eu coprei no supermecado mesmo o DOVE- damage therapy- Reconstrução Completa será que é bom? Bjos [kiss]

  5. luciana  17/07/2013 - 15h23

    Oi Ju! Fiz progressiva sem formol há uma semana, meu cabelo está muito bom, mas pretendo fazer luzes daqui a um mês, minha máscara reconstrutora da joico está acabando, qual vc me indica pra meu caso?

    • Ju Lopes  18/07/2013 - 11h45

      Lu,já usou a Penetraitt?

      • luciana  22/07/2013 - 09h49

        @Ju Lopes, não, de qual marca e onde encontro?!

  6. Brenda Albuquerque  22/07/2013 - 08h28

    [xora] Meu cabelo está elastico em algumas mechas. Mas as pontas não estão.. o q eu acho estranho. Faço tratamento com o extreme up!!! [heart] [heart] é meu queiridinhoo.
    Tbm uso a ampola da alfaparf semi di lino mas tenho minhas duvidas. Ela tbm serve pra cabelo elastico?? beijoooos

    • Ju Lopes  27/07/2013 - 16h34

      Essa ampola é pra hidratação flor… Estranho mesmo!

  7. Nayara  08/08/2013 - 14h56

    Ju, e quando o cabelo já tá elástico, só reconstrução resolve? Beijos

    • Ju Lopes  08/08/2013 - 15h49

      Reconstrução e, quando ele já estiver mais fortalecido, cauterização!

  8. patricia  24/09/2013 - 20h23

    ju me ajuda pelamordeDEUS, acabei de fazer mechas ficaram lindas mas o meu cabelo… tá um bagaço, literalmente! sem falar q tem uma parte do cabelo q ficou amarelada d+!! da pra mecher agora? ou vou ter que esperar ele recuperar?

  9. Cleide fernandes  22/05/2014 - 19h49

    conheci o seu blog sabado passado,estou amando muito ,ele é muito esclarecedor.fiz aquela hidratação com a glicerina e a mascara da tresemme primeiro lavei o cabelo com shampoo anti residuo da phytoervas fiz a massagem coloquei a touca laminada deixei uns 15min,enxaguei depois passei um condicionador que estou usando da pantene,mas não gostei muito meu cabelo que esta muito seco, volumoso,não teve diferença o que será que houve estou desanimada, acabei de fazer novamente a hidrataçao só não usei a glicerina,o cabelo está macio mais só isso,eu posso fazer toda semana uma hidratação só com mascaras, por exemplo posso numa semana hidratar na outra usar uma de reconstruçao e assim por diante o que vc me indica e quais os produtos desde a marca de shampoo anti resíduo ate a mascara. também fiz luzes a 5 meses.o que me incomoda é que o meu cabelo está com volume e com os cachos sem definição e muito seco. bjos me ajude (isso não é uma mensagem é uma carta)rsrsrs

  10. Marina Paganini  20/08/2014 - 11h38

    Ei Ju, sei que o post é antigo mas mesmo assim vou tentar comentar rsrs. Eu tive corte químico há alguns anos e então parei de descolorir e de fazer progressiva. Fiz tratamento durante quase dois anos em salão até recuperar totalmente, ou quase, os fios. Hoje meus cabelos sao da cor natural e eu faço progressiva constantemente (de 4 em 4 meses +ou-), sempre hidrato, nutro e reconstruo, mas em casa mesmo. Será que corro risco de sofrer corte químico de novo? oO
    obs: parabens pelo blog, adoro de paixao!

    • Ju  24/08/2014 - 15h42

      Mari, ninguém está a salvo do bendito, mas vá cuidando e se o cabelo estiver frágil não coloque química nenhuma, assim as chances são menores!
      Beijos

  11. Jeane  01/09/2014 - 16h21

    Meu cabelos esta eslástico, e queria retocar as minhas luzes por minha raiz esta escura demais e meu cabelo tem partes que ainda ficou meio amareladas e matizador não resolveu ! Quantas reconstruções eu devo fazer antes para meu cabelo aguentar o retoque das luzes? Por favor estou desesperada !

  12. ANDRÉIA RIBEIRO  18/09/2014 - 19h55

    Oi Ju! Qual a melhor marca de descolorante para o cabelo, fiz a misturinha de cauterização que VC mostra no blog e meu cabelo ficou lindo. Obrigada. Beijos.

  13. […] Tem um post super detalhado explicando como evitar que o cabelo fique elástico, e pra conferir é só clicar aqui. […]

  14. […] resultado em qualquer um desses casos é um cabelo emborrachado, poroso, muito frágil, fino e com quebra. Essa quebra dos fios pode ocorrer de forma imediata, […]

  15. ediana leila belarmino  02/11/2014 - 19h04

    BOA NOITE, GOSTARIA SE SABER QUE PRODUTOS EU USO PARA CABELOS ENGOMADOS??? ESTOU DESESPERADA.

  16. Janny  11/12/2014 - 13h28

    Estou adorando suas dicas, comprei tds os produtos para descolorir o cabelo da alfaparf e junto comprei a mascara reconstrutora midollo bamboo, comprei tbm o kit da pantene hidrocauterização, e o complexo reconstrutor da acquaflora, além disso já faz mais de 1 ano q não coloco química nos cabelos,eles estão muito fortes ,porém já fui loira e não sabia q tinha q cuidar reconstruir e tal,agora eu aprendi a lição e quero voltar ao loiro com os cabelos saudáveis e bonitos.Obrigada pelas dicas vc me ajudou mt bjo

  17. Karol Santana Lopes  20/01/2015 - 22h21

    Ju meus cabelos estão fracos e preciso urgentemente retocar a raiz. Estou hidrratando ele com um creme fortalecedor. Quanto tmp mais ou menos p q eles fikem fortes e aguentem a química (faço definitiva)

  18. Danielly  22/01/2015 - 23h52

    Ju, acabei de conhecer seu blog….pelo amorde deus, preciso de respostas…meu cabelo está sofrendo cortes quimicos com frequencia pq infelizmente, nao consigo parar de fazer progressiva. ele esta com tres mechas de tamanhos diferentes que foram ocasionadas em diferentes espaços de tempo. mas eu nao entendia que se tratava do tratamento quimico. sempre mudava de salao e o que eles alegavam que foi mal aplicado o produto e tecnica aplicada indevidamente. lendo seu post cheguei a conclusao que meu cabelo precisa de RECONSTRUÇÃO. Como faço a reconstrução o que eu devo usar? preciso muito do seu help. eu consigo aplicar o extreme up em casa?

  19. Marilia  25/01/2016 - 13h26

    Meu cabelo seu efeito elástico E partiu muito o que eu faço ágora

  20. GIANE CRISTINA BRASSOLOTO CORREIA  05/04/2016 - 09h02

    Olá, Sábado passado fiz luzes, tenho muuuuito cabelo, mais muito mesmo e como estou com 45 anos já tenho alguns fios brancos, pra escondê-los eu tonalizava com Tonalizante (é claro) loiro escuro, aí fui fazer as luzes e fiz com touca por conta da quantidade de cabelo q tenho, a cor não abria de jeito algum, fiquei um tempão no descolorante, cerca de duas horas e meia, conclusão, as pontas puxaram pro laranja e a raiz não, elas disseram que é devido ao tonalizante que não descolore fácil, até que gostei do resultado final, só que ele virou uma borracha, derretia na minha mão, molhado está um caus, seco até que está de boa, quero dizer, etá bem seco, aí elas me aconselharam a fazer selagem ou progressiva, já li tudo aqui e desisti, vou procurar quem faça reconstrução, se houvesse reconstrução caseira eu bem que faria. As pontas estão uma vassoura a chapinha é que dá uma boa disfarçada.

  21. Letícia Guerra Nocete  03/08/2016 - 23h36

    Olá qual tipo de reconstrução você recomenda? Uma de salão ou em casa mesmo??

  22. JULIE GRACIELE FERNANDES  15/10/2016 - 10h13

    Ju , meu cabelo quando molhado algumas partes estão elásticos, porem a única química que faço é tintura (cor 5.0 com 6.7 )e faz 3 meses que não retoco .Porque sera que tem algumas partes elásticas …
    Faço nutrição com óleo de coco e óleo de babaçu (1 vez na semana, intercalando os óleos)
    Uso creme Crece Pelo.
    Sera que eu usar mais queratina, realmente não to com o habito de a cada 15 dias passar queratina .
    O que vc acha que devo fazer.
    Você é linda adoro seu trabalho .

  23. […] Quer evitar que, da próxima vez seu cabelo fique elástico? Clica aqui! […]

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…