Essa semana postei no face o ” Atestado de Vacinação Contra Leishmaniose Visceral Canina” de Ozzynho e a maioria absoluta das pessoas não sabia do que se tratava e nunca tinha ouvido falar dessa vacina, o que é um pena, porque vacinar o cão contra a leishmaniose, também conhecida como calazar, é absolutamente fundamental, já que essa é uma doença que vem se disseminando cada vez mais e que leva, aqui no Brasil, ao sacrifício dos animais.
Ou seja, se o seu cachorro for picado pelo mosquito que transmite a doença, ele precisará, de acordo com a orientação oficial, ser sacrificado. Então, a vacina contra a leishmaniose, além de um ato de responsabilidade que TODA pessoa que se dispõe a ter um animal precisa ter, é um ato de amor.
A vacina contra a leishmaniose não é gratuita (mas deveria!), infelizmente, e está disponível em clínicas veterinárias. Antes de vacinar o animal é preciso fazer um exame sorológico. Se o exame der negativo ou não regente, o animal poderá ser vacinado. Daí são necessárias três doses da vacina, com intervalos de 21 dias entre uma dose e outra, e anualmente você precisa revacinar o cão (1 só dose) .
Aqui em Jee não faz esse exame, então o sangue do Ozzynho foi “colhido” e enviado pra um laboratório lá em Vespasiano, Minas Gerais, e demorou uns vinte dias para que o resultado chegasse. Assim que chegou, ele tomou a primeira dose e agora, após as três doses, ele está protegido contra a doença (índice de proteção varia entre 92% e 95%), mas continuo usando a coleira que também ajuda a combater o calazar, que é a Scalibor.
Não dei essa vacina antes porque fiquei com medo depois que mais de 200 cachorros morreram aqui em Jee após tomar a vacina da raiva… A coisa nunca ficou bem explicada e ninguém nunca assumiu a responsabilidade, mas acho que teve algum problema na conservação do produto, sabe?
Só sei que fiquei com medo, daí as vacinas principais, como a da raiva, a V10 (protege da cinomose, hepatite infecciosa, parainfluenza adenovirose, coronavirose, parvovirose e leptosprose) e a da giárdia eu fazia aqui com a veterinária dele, a Dr. Roberta (Fofa!), mas enrolava com essa, e seguia usando a coleira e uns pour-ons repelentes, mas esse ano me senti segura e ele foi vacinado.
Me senti muito culpada de não ter vacinado antes, mesmo mantendo-o protegido de outras formas, porque, na verdade, a melhor forma de prevenir é vacinando. Agora ele já está devidamente vacinado, mas continuo usando a Scalibor (é a coleira branquinha), só porque eu sou neurótica e quero que ele fique o mais protegido possível.
Em relação ao sacrifício de cães infectados, eu só tenho a lamentar e me envergonhar, porque é sacrificar um animal inocente por um erro nosso, porque a partir do momento em que a gente sabe que existe a doença e que existem meios de prevenção, a única atitude aceitável é lançar mão desses meios de prevenção.
A “orientação” oficial do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina Veterinária é a proibição do tratamento de animais infectados, o que é inaceitável, porque o animal não pode pagar pela omissão do dono e do Estado Brasileiro, que, aliás, concentra 90% dos casos da doença na América Latina. Ou seja, ao invés de implementar políticas públicas para acabar com a epidemia, o que é o mínimo esperado, o Estado simplesmente “manda matar”. Simples, não?
Enfim, o post foi só mesmo pra orientar vocês a procurarem um veterinário de confiança e vacinar seus cães o quanto antes!
Beijos
Ju
tbm vacinei minha Lola contra esta doença terrivel…. vc acredita q ouvi de dezenas de pessoas “ignorantes” que era bobeira vacinar, q o medico queria era dinheiro !!!
Nossa Dani, que horror… Não entendo isso não gente, sinceramente!
Oi Juh! Olha eu já fiz um minicurso sobre Leishmaniose lá na faculdade e eles explicaram sobre as vacinas que existem. O que os veterinários disseram lá é que ainda nenhuma delas é 100% eficaz e que o cachorro ainda corre o risco de ser contaminado. Depende da empresa que faz a vacina também é sempre bom saber como foram os testes algumas empresas mais conhecidas disponibilizam esses dados. Talvez por isso muitas pessoas não realizam a vacinação. Eu também acho que a vacinação deveria ser gratuita, pois isso também é uma questão de saúde pública. Um cachorro contaminado mesmo não apresentando os sintomas (quando faz tratamento) continua sendo um reservatório da doença, pois os remédios que existem não matam o parasita, na verdade, eles so fazem os sintomas desaparecem.
Oi Jaque!
Nenhuma é 100% mesmo, mas nem a da Raiva é, né? Pelo que eu li, a da raiva só protege 40%, então essa tá no lucro porque chega a 95%. Agora eu não sabia que tinham diversas vacinas não, só sabia da Leishmanian, que é a única que foi aprovada de forma definitiva pra uso. Pra Ozzy eu dei essa e graças a Deus ele tá bem… POis é, o cachorro não tem culpa, a responsabilidade é do governo que não vacina os cães! Fico louca com isso! Afff
Ju! Muito bacana seu post, como tenho 5 bebes tenho que cuidar né, só que como vou me casar e ganhei uma pit bull do meu noivo no dia dos namorados vou levar só ela, no próximo mês ela começa a tomar a vacina contra a leishimaniose (carinha né) e to contigo acho que deveira ser pública. E a questão da vacina de raiva, na época, lendo reportagens descobrir que a vacina foi feita aqui no Brasil e antes a mesma era importada, então não sei né! E uma curiosidade qual é a raça do Ozzinho ? Beijo grande
Oi Ju!
Que bom que gostou!
Pois é, ela acaba sendo cara, sobretudo pra quem tem mais de 1. Aqui cada dose custou 80,00, e o exame custou 100…Isso tinha que ser público!
Hum.. Vou ver isso da Raiva.. Ah, Ozzynho é Staff Bull Terrier,é tipo um pit bull pequeno. Beijos
A vacina no meu cão venceu há 2,5 meses. Precisa dar novamente as 3 doses? Ou somente 1 dará certo?
Não flor, na primeira são 3 doses, depois é uma a cada ano!
Gostaria de saber se um cão que está em tratamento de calazar ainda precisa ser vacinado e com quantas doses por ano?
Olá! Uma dúvida: minha cadela teve reação alérgica a vacina. Só pod tomar as doses seguintes c Prometazina (antialérgico) porém o veterinário alega q c demorei 5 dias a mais entre a primeira e a segunda dose o veterinário ker q eu vacine mais uma vez. Vc acha necessário? Já q ela tomou as 3 doses? Ela sofre muito. Fica muito dolorida. Ela n pesa nem 2 kg. É um pinscher. Obg
A minha cadela a Zara é filhote tem quase 5 meses, fez o exame sabádo , o resultado chega em 15 a 20 dias, e comprei a coleira Scalibor, mais muitas pessoas me falaram que não devo da a vacina pois sempre vai da positivo o resultado do exame,e se um dia ela obter a doença eu não saberei de primeira mão, vou procurar informações a respeito, se alguém puder ajudar agradeço!
obrigado! fiquei satisfeito com as suas orientações.
Vacinei meu filhinho hoje, com a primeira dose contra a leishmaniose. Com certeza cuidar da saúde do seu animal, é um ato de amor. O meu já completou o ciclo das vacinas regulares, só faltava a da leishmaniose.
O meu filhinho da raça pinscher faz um ano esse mês. Sou apaixonada por ele!!!
Olá Ju, tudo bem?
Um amigo está fazendo este processo de vacina contra calazar em sua cadelinha e já está na segunda dose. Conversando sobre o tema ficamos com uma dúvida que talvez você possa nos ajudar: depois das três doses é necessário fazer reforço? Abraços e grato pela atenção!
Oi Bruno, tudo bem sim, e você?
O reforço é anual, no ano seguinte ele precisa dar mais uma dose!
Beijos