Já falei com vocês, no post anterior, sobre a higienização correta das esponjas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Mas qual a melhor e para que serve cada uma?
Existem vários modelos no mercado, de fibras naturais e sintéticas.
Esponja Natural: acho que todo mundo já teve (ou tem) uma dessas. Ela é o fruto de uma planta do tipo trepadeira, facilmente encontrada, e seu custo é muito baixo.
Quando nova, é bem áspera, boa para esfoliar as partes mais ressecadas do corpo, como joelho, cotovelo e pés. Mas, com o tempo, vai ficando macia. Para esfoliar a pele essa é a melhor.
Esponja de Espuma: é a mais macia, ideal para dar banho em bebês. Podem ser encontradas em formatos divertidos, que agradam as crianças na hora do banho.
Esponja de Nylon: ela é perfeita para usar com sabonete líquido, pois ajuda a fazer muita espuma e não agride a pele.
Esponja de Tecido: por ser mais macia, é perfeita para peles mais delicadas. Ela é feita de espuma revestida de tecido e faz uma suave esfoliação.
Tanto a de tecido como a natural existem em vários formatos, e umas que são mais compridas são perfeitas para usar nas costas. Já as que são em forma de luvas, são boas para ativar a circulação, principalmente da barriga, coxas e bumbum.
Todas essas esponjas são para o corpo, pois as que são indicadas para o rosto são específicas, com materiais diferenciados que limpam sem machucar a pele.
Eu uso faz tempo as Esponjas Buf Puf, da 3m, e infelizmente não achei foto da nacional, mas é encontrada facilmente em farmácias e a embalagem dela é um saquinho transparente.
Dá para usar os dois lados dessa esponja, sendo que um é mais grosso e o outro mais macio. Ela faz uma leve esfoliação no rosto, deixando a pele sem impurezas e muito macia. Mas, cuidado, não esfregue com força para não ferir, lembre-se que a pele do rosto é muito delicada, e não pode usar todos os dias.
Existem muitas outras para o rosto, e é preciso ver qual é indicada para o seu tipo de pele.
As vantagens de usar esponjas no banho é que elas ativam a circulação da pele, removem células mortas, ajudam a diminuir pelos encravados e ainda deixam nossa pele muito macia.
Antes de esfoliar a pele, consulte um dermatologista.
Beijos! MC.
Essas são as esponjas mais convencionais por serem facilmente encontradas em mercados e drogarias, mas existem esponjas melhores como por exemplo a esponja konjac, a esponja de tofu, de bamboo, de celulose, existem também esponjas naturais do mar para limpeza de pele e aplicação de maquiagem. Entre no site da Oceanne Femme que vc verá outros tipos de esponjas, a marca Ricca e QVS também têm ítens legais.
Esponjas proliferam bactérias e quanto mais são usadas, mais as bactérias aumentam, desta forma estamos mais contaminando a pele que higienizando-a ao usá-las. Os dermatologistas dizem que o ideal é usar apenas o sabonete ou então esponjas descartáveis e até mesmo a calcinha/cueca com esponja. Eu faço isso, lavo bem a calcinha no banho e enxáguo, depois a uso como esponja e terminado o banho volto a enxaguar e coloco para secar no varal.