02.10.2013

Redescobrindo Sua Cidade: Que Tal?

Dias atrás estava conversando com Dinho, meu amigo que mora na Austrália (apresentei ele nesse post aqui), e falávamos sobre viagens, do quanto é importante conhecer novos lugares, novas culturas e novas formas de “enxergar” a vida.

Eu acredito mesmo que existe um tipo de cultura que a gente só aprende em viagens (ops, não em viagem de compras, que fique claro), de forma que o dinheiro que se gasta numa viagem é sempre um investimento, o melhor deles, aliás.

redescobrir a cidade

Daí caímos no assunto de que muita gente não tem grana pra pra viajar, e Dinho rebateu dizendo que perto de qualquer cidade, em qualquer lugar do mundo, tem alguma lugar interessante a menos de 1 hora de distância. Seja uma praia, uma cachoeira, uma serra, alguma coisa do tipo.

Mas, além disso, ele me alertou pro lógico, porque o fato é que a grande maioria, e digo isso por mim, sequer conhece a cidade que mora. Tá, nem todas as cidades têm pontos turísticos dignos de cartão postal, mas toda cidade tem algo legal a oferecer, e muitas vezes nem nos damos conta disso. Ou seja, precisamos redescobrir a nossa cidade, porque ela pode – e deve – ser também uma fonte de divertimento e prazer!

Essa é a Barragem daqui de Jee, e é linda!

Essa é a Barragem daqui de Jee, e é linda!

Assim, esqueça o cinema de fim tarde e os locais badalados só por um dia e vá “turistar” na sua cidade. Geralmente no site da Prefeitura tem informação sobre os “pontos importantes da cidade”, então comece por aí. Veja, caso tenha, opiniões de turistas sobre sua cidade, o que eles mais gostaram, mais acharam interessante, e vá anotando tudo.

Vista roupas confortáveis, roupa de “turista” mesmo, pois é isso que você será por um dia.

Aproveite e encare aquele “boteco” que tem alguma iguaria deliciosa e que você nunca deu muita atenção, compre um daqueles sorvetes gigantes que você não toma desde que era criança e fique observando as pessoas, como a gente faz quando viaja pra outros lugares, vá ver aquela exposição que está em cartaz essa semana no museu que você entrou quando era “quarta série”, ou aquele lugar que acabou de ser restaurado ou aquele que não era aberto para visitação e agora é. Caso sua cidade tenha lojinhas para turistas, passe por lá, mas não pra comprar, e sim pra ver como a sua cidade vem sido vendida, sabe?

jequié

Não tem nada disso? Vá para os arredores da cidade, que sempre tem uma cachoeira, um rio, uma barragem ou montanhas pra fazer trilha. Vá ver o pôr-do-sol em algum desses lugares e acabe o dia em algum restaurante legal, comendo algo diferente do que você costuma comer (eu sou do tipo que repete às mesmas coisas por anos seguidos…).

Descubra novos sabores,  coisas novas, lugares novos e, principalmente, pessoas novas.

É uma experiência que vale à pena!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
9 comentários
  1. Garota Carioca  02/10/2013 - 14h41

    Amei a ideia do post! [heart]
    Adoro turistar, inclusive pela minha própria cidade, e acho que todos têm que buscar conhecer lugares, coisas e pessoas novas sempre, mesmo sem muita grana dá para fazer muita coisa legal!

    Bjos!

    http://umagarotacarioca.blogspot.com.br/

  2. Sandra  02/10/2013 - 15h38

    Ju
    Belo post,eu moro em Sampa e sou de Salvador e viajo duas ou três vezes para fora do pais,adoraria ir na Ribeira tomar sorvete,só que dá medo,assim como outros pontos turísticos tanto de Salvador que amo como de Sáo Paulo,a violência assusta.

    • Ju Lopes  02/10/2013 - 17h12

      Sandrinha, isso é verdade, e é uma pena! Eu amavaaaaa o sorvete da Ribeira, mas fui poucas vezes justamente por isso…

    • Elaine Machado  03/10/2013 - 21h49

      @Sandra, Eu adoro o sorvete de lá, para mim não tem melhor em salvador, mas realmente o ambiente não é legal, mas de vez em quando eu me arrisco não dá para resistir. rsrsrsrs

  3. Simone  02/10/2013 - 19h48

    É isso mesmo, Ju! Muitas vezes podemos curtir bastante um lugar sem ter que fazer grandes viagens.
    Moro em Natal há dois anos, e por causa da correria do dia-a-dia não vejo graça na cidade, que é sonho de destino de várias pessoas do país.
    Então tive que passar 10 dias de férias em casa, e resolvi turistar por aqui mesmo, não é que deu pra conhecer muitos lugares legais que eu não conhecia?
    Agora sei porque tanta gente vem passar férias por aqui! csdasadas

  4. Elaine Machado  03/10/2013 - 21h47

    Menina, olhando seu post, reconheci a igreja de Jequié, a família de meu marido mora ai e todo ano estou ai, mas não conhecia esses lugares, fiquei muito feliz com a coincidência.
    Beijos!!

    • Ju Lopes  03/10/2013 - 22h13

      Oi Liu! Eu moro aqui em Jee! Quando vier pra me avisa! ;)

O que você acha do JV?
Eu acho esse blog maravilhoso. A Ju fala de tudo com muita emoção, muito carinho e ao mesmo tempo muita verdade, muita seriedade. Isso é…
Dicas para o perfume durar mais na pele! O Fim dos Cabelos Ressecados! Dicas de Beleza Rápidas Pro Inverno! Pontas estragadas nunca mais!