05.11.2013

40 semanas:O Que Mudou na Minha Alimentação

Desde que descobri a gravidez, quando estava com cerca de 5 semanas de gestação, decidi mudar alguns hábitos alimentares para que o bebê crescesse forte e saudável e para que eu não engordasse além do necessário.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, mesmo grávidas, não precisamos dobrar a quantidade de comida, pois não existe “comer por dois”. Se fosse desta forma, haveria vários casos de bebês que nasceriam com, ao menos, metade do peso que a mãe engordou. Nada justifica uma mãe engordar 30kg e o bebê nascer com 4kg, ou seja, esta estória de que devemos comer por 2 é mito!!!

alimentação grávida

Eu sempre comi bastante verdura, legume e frutas e sempre tomei muita água. No entanto, sempre fui viciada em pizza, Mc Donalds, Coca-Cola e Schweppes Citrus. Estas coisas certamente não acrescentariam nada ao bebê e me prejudicariam.

Em primeiro momento já cortei os refrigerantes. Tentei várias vezes comer pizza, mas passei mal e com o Mc Donalds vomitei mais do que qualquer outra vez.

Por um lado foi bom isso acontecer, pois agora tenho medo de comer estas coisas e nem tento ingeri-las.

Apesar de já consumir muitas frutas, legumes e verduras, passei a me alimentar praticamente disso, já que, com tantos enjoos, ficou impossível cozinhar ou comer em restaurante. A comida da minha mãe me salvou e me salva várias vezes na semana e meu marido cozinhou outras tantas, mas eu mesma cozinhei muito pouco, apesar de gostar e me virar bem.

Basicamente, minha alimentação tem sido fruta no café e no lanche da manhã e da tarde, acompanhada de bolacha de água e sal, no almoço e no jantar arroz branco temperado somente com sal e alho e salada de folha verde escura (porque tem ácido fólico e contribui na formação do bebê), batata, filé de peixe e ovo cozido.

alimentação grávida

Também tomo muito suco de caju e açaí com amora, água de coco e Gatorade, vomitei tanto que só o Gatorade funcionou para me hidratar.

Não consegui comer até as 11 semanas feijão de nenhum tipo e acredito que nunca mais vou comer bacon, presunto, Mc Donalds, calabresa e milho verde em conserva na vida! Só de pensar nestas coisas tenho calafrios.

Por outro lado, nunca tinha comido fígado de boi e senti uma vontade enorme, na verdade, acredito que era mais necessidade, pois como não estava comendo feijão, penso que meu corpo estava pedindo ferro. Comi fígado dois dias e até agora não acredito que fiz isso!!! Também deixei de tomar meu querido vinho tinto às sextas-feiras. É por um bem maior!

A cada dia mais percebo que a gestação te causa sensações muito contraditórias. No entanto, já tenho tanto amor por este serzinho que está crescendo dentro de mim que tudo o que for melhor pra ele, vai ser melhor pra mim.

Beijão, Dani.

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
2 comentários
  1. Adriana Souza  06/11/2013 - 06h08

    Olá Dani, tenho lido sempre seus posts, pois acompanho sempre o blog.
    Estou passando pelo mesmo momento que você e acho que estamos com o mesmo tempo. Tenho 35 anos e vou fazer 4 meses.
    Tive muitos enjoos no início, mas realmente, como me falaram, está passando, mas como minha mãe fala, tudo só irá passar daqui a 5 meses, quando o bebe nascer… Agora, sofro com gases, muitas gases…rsrsrsrs. Mas como você falou, é muito amor, é tanto amor, que passamos por tudo sorrindo! Bjs

    • Dani Chaves  06/11/2013 - 10h39

      Dri, parabéns pelo seu bebê!
      Hoje entrei na 14ª semana.
      As coisas estão melhorando, embora eu ainda vomite de vez em quando. Aos poucos percebo que está passando também.
      Agora sinto muita dor de cabeça e sinto mais azia do que enjoo, mas como você disse, logo tudo passa!
      Beijão

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
  • Gente, esse Mercúrio retrógrado tá me drogando, juro!🤔 Acordei cedo, muito cedo, pra gravar vídeo!🎬😳😱 Será uma doença? Gravidez (né não, garanto!😂)? Orégano estragado? Deide disse que é encosto, que tô precisando de uns banhos de folha 😂😂😂. O que cês acham???? [ As bijus lindas são @bethsouza.com.br , e lá cês têm 10% de desconto, só digitar o código jurovalendo ✨✨✨] .

#JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo