Já contei por aqui que não como carne de nenhum tipo (consegui parar de comer Kani!) e o questionamento que mais leio e ouço é “como viver sem carne”?
O começo, na verdade, não é tão fácil e sugiro que a mudança seja gradual, sabe? Corta primeiro a carne vermelha, depois as aves e depois peixes e frutos do mar. Eu cortei tudo de vez porque minha “questão” é mais de consciência mesmo, porque não queria mais contribuir pra isso de nenhuma forma.
Claro que ainda uso muitas coisas de origem animal, e a ideia é ir parando com tudo, mas tô fazendo, nesse momento, o que posso, e não sou do tipo que acha que todo mundo tem que “seguir a cartilha”, porque são escolhas individuais e eu não tenho o direito de interferir nas escolhas de ninguém.
Quanto à adaptação e a “vida” sem carne, acho que é tudo questão de criatividade, sabia? Porque, e isso falando de carne de soja, dá pra fazer uma porrada de coisas, é só inovar, tentar novas possibilidades.
O segredo é ter os vários tipos de carne de soja, da moída às tirinhas de bife, e temperar muito bem. Pimenta do reino moída faz toda a diferença, assim como ervas diversas, alho e cebola em flocos, mostarda, gengibre e por aí vai.
Falando em pimenta do reino, faço um filet au poivre de carne de soja que ninguém diz que não tem “carne” ali. Também faço filezinho ao molho madeira, estrogonofe, “frango” xadrez (no lugar do frango, carne de soja!), panqueca, filé com queijo, filé aos quatro queijos, filé ao molho de mostarda, quibe de soja, pimentão recheado, hambúrguer de soja, cachorro quente de soja, almôndegas de soja, salgados diversos de soja, soja moída apimentada, omelete, batatas recheadas com soja e molhos diversos, croquete de carne de soja, pastel de carne de soja, bolinho de soja, farofa de soja, cuscuz marroquino com carne de soja, espetinho de carne de soja (sim, da pra fazer e com molho de churras fica uma delícia!), moqueca de soja (eu sou baiana, tá?), casquinha de soja e por aí vai.
Lógico que não como só soja, como muito queijo, quinoa (sopa de quinoa é delícia!), amaranto, ovos e demais alimentos ricos em proteínas pra não ter nenhum problema, mas acho que hoje como uma variedade muito maior de pratos do que comia antes.
Fraquejo às vezes? Toda vez em que vejo um Pitu! Pitu é covardia, porque sempre foi o meu prato preferido (mais que picanha de porco!) e eu super acho que pitu bem que podia ser planta, sabia? Facilitaria muito a minha vida! Mas eu resisto, saio de perto e vou procurar alguma outra coisa.
O que é determinante aqui é a sua vontade, é a sua força em dizer não, é o seu comprometimento com as suas decisões, então isso jamais pode ser feito por influência ou imposição de quem quer que seja. É algo que tem que partir de você e ponto.
O que acho que falta muito são “inovações’ nos pratos, e isso faz sim diferença, porque comer todo dia filé de soja com o mesmo molho ou soja refogada é de matar! A soja em si não tem gosto, ela vai ter o gosto que você der, é um “ingrediente” neutro, então criem, temperem a soja bem e usem a soja como usaria outros tipos de carne, na medida do possível, claro!
Eu, por exemplo, amava moqueca de peixe, aliás, qualquer coisa com dendê e pimenta, e tive que adaptar minha moqueca, daí faço tudo como numa moqueca normal, só que ao invés do peixe, coloco os filés (são bem pequenos) de soja. Daí coloco um envelope de caldo de peixe (ou de camarão) e a moqueca fica uma delícia, juro. O gosto não é o mesmo, mas é bom, eu gosto e me satisfaz.
Quando tem churrasco aqui em casa, eu participo tranquilamente, é só preparar meus espetinhos de soja ( Compra a soja em “bolinha”, que não gosto cozida, só acho legal “assada”) e colocar molho de churrasco por cima.
E toda vez que os amigos vão pra uma churrascaria, eu vou também! Lá tem tanta opção que nem olho pra carne, sabe? Como queijo assado, abacaxi com canela assado e trocentas saladas.
Claro que pra quem passa o dia fora de casa ou pra quem não leva jeito na cozinha a coisa é mais difícil, mas tudo na vida é adaptação. Pensei até em postar, de vez em quando, minhas receitinhas por aqui. O que acham?
Mas, enfim, o post foi só pra responder algumas das muitas perguntas que recebo sobre o assunto, e espero que tenha ajudado!
Beijos
Ju
Acho ótimo que vc poste as receitinhas ju!! Parabéns pela sua força de vontade..mas vem cá, eu que sou totalmente leiga no assunto e tbm gostaria de parar de comer carne n sei nem onde comprar carne de soja…já vendem assim em filés, moída, etc? E onde vende?
Oi Jana! Obrigada flor….
Já vende sim, vem nos pacotinhos e tem pacotinho dela moída, moída grande, em bolotas, as “iscas” de filé, o filé grande… Em mercados é fácil achar nas três primeiras, mas em casas de produtos naturais acha todas!
Beijos
@Ju Lopes,
obrigada!!!
Nossa Ju posta sim as receitas,também estou parando de comer carne aos poucos e preciso de receitas para essa nova fase.
Oi Cris! Bem vinda ao clube! Posto sim, pode deixar! Beijos
Oi Jú, posta essas receitas mulher, tou doida para testar.
Adoro seu blog, vc é show. xeruuuuuu
Podeeee deixar!
Obrigadaaaaaa Paty! ;) Beijos
Juseria ótimo que vc postasse mais coisas a respeito do vegetarianismo/veganismo. Tô tentando entrar pro club,mas me encaixo nas pessoas que não levam mt jeito na cozinha!! Confio mt nas informações vindas de vc!!! abração
Jéssi, obrigada pela confiança flor!
Posto sim, pode deixar!
Beijos
Ju, minha linda… posta receitinhas por favorrrrr!!!!!!!!
Posto sim Déa, pode deixar!
oi Ju tudo que vc faz é com aquela soja de bolinha que vende pacotes em supermercados? eu também não estou comendo carne vermelha estou deixando disso mas não sei muito bem se é akela do pacote….e como vc faz vc cozinha ou assa qto tempo levar p assar???bjos
Lia, aquela também! Compro de vários tipos, porque aí dá pra diversificar mais! Pode cozinhar e assar! deixo assar por 25 minutos! Beijos
Juuuuuuu!!!!
Nós PRECISAMOS das receitinhas. Posta tudoooo!!!
Bjo
Podeeee deixar!
Olá ju! Sou vegetariana já faz muito tempo, e posso sem dúvida concluir que viver sem carne, é ter uma vida saudável sem precisar financiar a crueldade… Minha adaptação foi simples e fácil, pois, nunca fui muito fan de proteina animal, eu raramente comia carne… Adorei suas receitas!
Oi Mila!
Que bom saber disso Mila! Essa semana começo a postar receitas com soja aqui!
Beijos
Ju! vc é 10! também estou parando com a carne, começando pela vermelha… vc podia postar receitinhas ne, pra dar uma luz pra quem está começando nesta caminhada pela comida viva, ou verde, sei la, hehe. Fikei com vontade dessas receitas q vc falou… bjs
Oi Mel! :)
Vou começar a postar essa semana, pode deixar!
Beijos
Bom Dia!
Tô querendo parar aos poucos mas tá difícil hein..ainda mais porque é minha mãe que cozinha sabe…posta aí as recetinhas! bjus xará [pazeamor]
Ju, postarei xará, pode deixar! :)
oi Ju adorei seu blog, vou ficar de olho nas receitinhas .. bjs
Oi… fui no mercado e inocentemente pedi carne de soja no açougue… Obviamente me mandaram para as parteleiras procurar a tal proteina… mas a que achei não é aquela que parece mesmo um pedacinho de carne, e sim aquela que parece uma carne moida. Comprei e fiz, mas queria a outra… Onde se encontra isso? Se faz em casa? Como funciona…
Diu, eu compro em lojas de produtos naturais! Com essa que você comprou dá pra fazer hambúrguer e fica ótimo!
oi Ju!
Não sabia que você não comia carne e achei muito gentil e compassiva a sua abordagem do assunto.
Não como carne vermelha e frango há pelo menos 5 anos(acho que já disse isso em algum comentário perdido pelo blog rs).
Minha tomada de consciência se deu quando assisti os vídeos ” A Carne é fraca”, ” Meat The Truth” e ” Farm to fridge”.
Foi muito difícil, entrei em crise, chorei por dias. Foi a primeira vez que associei o pedaço de bife embalado na bandeja do supermercado a uma animal, sério.
Existe uma diferença entre ter conhecimento e ter consciência. Eu sabia que a carne vinha de um ser vivo, mas ainda não tinha a consciência do que isso representava.
Ainda tenho recaídas com o peixe e frutos do mar( deixar de comer sushi foi bem difícil). Sou de um lugar de praia e cresci comendo muito peixe. Para mim é mais difícil abrir mão do camarão e peixe do que da carne.
Tb gosto muito do Osho e hoje me deparei com aquele texto forte que vc tb postou aqui no blog. Ainda tinha alguns conflitos sobre o consumo de peixe, mas depois de ler o texto, esse dilema acabou.
A partir de hoje não como mais nenhum animal.
Um site que me ajudou muito, mas muito mesmo foi o papacapim.
Não sei se conhece. É de uma brasileira que morou anos na Palestina.
O blog é uma mistura de site culinário com ativismo político, onde ele divide tudo o que viveu durante o período que morou lá.
Conhecer o trabalho da Sandra foi um divisor de águas na minha vida pois confesso que não queria viver à base de proteína de soja.
Quando parei de comer carne me joguei na soja e foi bem desanimador pensar que a vida de um vegetariano se resumiria aquilo, quase desisti. Aí conheci o trabalho dela e um mundo de possibilidades se descortinou. Hoje como tanta coisa saudável e gostosa. Ainda como soja, mas não sou mais dependente dela.
O site tem receitas incríveis( pára mim é o melhor site de receitas veggies e olha que conheço todos), vale a pena conhecer o espaço.
http://www.papacapimveg.com
Menina, lá tem uma receita retada de bobó de grão de bico. Só digo uma coisa, FAÇA. É simplesmente maravilhosa, nem dá para sentir falta do camarão.
A receita está no final de uma entrevista, não está como bobó de camarão se não em engano. Mas se buscar no site vc acha.
Outra dica: O Claude Troisgros fez um estrogonofe de soja no “Que Marravilha” que é uma coisa de outro mundo. Se vc não contar que não tem carne, ninguém acredita.
Segue o link da receita:
http://quitutesdababa.blogspot.com.br/2011/06/strogonoff-de-soja-do-que-marravilha.html
Eu faço sem o palmito e fica ótimo. Se quiser um estrogonofe mais saudável e leve você pode substituir o creme de leite por creme de castanha. Fica ótimo.
Creme de castanha: 1 xícara de castanha de caju de molho por 6 horas 1 xícara de água, suco de 1/2 limão espremido, sal à gosto.
Bater as castanhas no liquidificador até o creme ficar bem liso, adicione o limão e o sal, bata mais um pouco. Ele fica bem grosso e cremoso. Coloque a água as poucos e se for necessário acrescente um pouco mais.
Essa receita é sucesso.
Eu tenho umas receitas muito legais,bem diferentes, se vc quiser depois posso mandar por email.
bjs
Susana
Adorei o post! Estou parando de comer carne e gostaria de pedir alguns sites de receitas vegetarianas
bjs