27.04.2013

Os Motivos Pelos Quais Eu Não Como Carne

Algumas meninas me perguntaram os motivos pelos quais eu não como carne, e resolvi fazer um post explicando.

Sim, eu adoro o sabor da carne, acho uma delícia e churrasco, pra mim, é a delícia suprema. Contudo, algumas vezes na vida parei de comer carne não por questões relacionadas à saúde, mas sim por uma questão que envolve a minha consciência.

Mas, como “fraqueza pouca é bobagem”, sempre voltei pra minha carninha básica de todos os dias.

vegetariano

Acontece que uma das coisas que eu mais busco na vida é estar consciente o tempo todo, fazendo as coisas sabendo exatamente o que estou fazendo e  quais serão as consequências disso pra mim e para os outros. E, justamente por isso, eu não consigo mais comer carne. Vontade eu tenho, às vezes, mas daí me lembro (olha a consciência aí!) do que exatamente eu vou comer e a vontade passa.

Eu acredito que todos os animais são sencientes, e isso, aliás, já foi declarado por um grupo de neurocientistas na The Cambridge Declaration on Consciousness. Nesse manifesto, os neurocientistas declararam que todos os mamíferos, todas as aves e diversos outros animais possuem consciência, sentem dor, sofrem, sentem prazer e percebem o mundo ao seu redor.

Como vocês sabem,  eu tenho o Ozzynho, que é o amor da minha vida, que é meu amigo, meu companheiro, minha fonte de carinho, de alegria, de amor… Quem quiser que ache loucura ou exagero, mas ele me entende mais que qualquer outra pessoa, ele percebe tudo, ele percebe quando alguém gosta dele, quando alguém não gosta, ele sente sim as coisas, pode sentir de forma diferente de mim, mas ele sente.

E, como todo mundo sabe, em muitos países as pessoas comem cachorros, do mesmo jeito que nós comemos carne de vaca, peixe e galinha,  que sentem tanto quanto qualquer outro animal. E isso me desespera enormemente.

meditação osho

Por isso, eu, Ju, não consigo mais contribuir pra que isso continue. Isso não quer dizer, claro, que eu vá condenar quem coma. Jamais, até porque, sou partidária de Evelyn Beatrice Hall quando diz que “Eu não concordo com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las” (essa frase  foi atribuída a Voltaire, mas em verdade é da Evelyn).

Minha mãe come carne todos os dias, se esbalda, e pra mim é a coisa mais natural do mundo, porque cada um tem  o direto de fazer as suas escolhas e nós temos o dever de respeitá-las, assim como queremos que as nossas sejam respeitadas.

Só que, pra mim, uma pessoa que tenta, todos os dias, evoluir, que tenta se manter consciente, que tem um caminho espiritual baseado na meditação, na compaixão, na sensibilidade, e que, justamente por isso, se torna cada vez mais sensível, é extremamente difícil conseguir me alimentar de carne animal.

Eu não sou vegetariana, embora possa ser definida como tal, eu sou uma pessoa que medita, então o não comer carne acaba sendo um sub-produto disso. O desejo é, na verdade, não consumir/utilizar  qualquer tipo de produto de origem animal, simplesmente porque não há razões para isso.

Osho certa vez disse algo que me chocou muito, e isso, aliás, tá gravado na minha mente:

Osho Vegetariano

Então, é por isso que não como carne, e espero que chegue logo o dia em que eu não consuma nenhum produto, de nenhum tipo, que seja de origem animal.

Pra quem interessar, acho que esse é um  texto que vale ser lido: O horror por trás dos matadouros.

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
40 comentários
  1. Heleni Freitas  27/04/2013 - 23h10

    Interessante.

  2. Claudia  27/04/2013 - 23h12

    Ju, eu sou vegetariana e esse é um dos principais motivos pelo qual parei de comer carne…respeito à vida…e consequentemente não quero uma energia de morte dentro de mim. Tinha decidido parar, e depois que assisti a um documentário chamado terráqueos, narrado po Joaquin Phoenix que defende a causa, parei de vez… ele narra como vários animasi são sacrificados para comércio de carnes, peles, e outras coisas. também não sou radical nem chata. Não encho o saco de ninguém e respeito todo mundo, mas também quero isso de volta, pq críticas não faltam, infelizmente. Isso me faz bem, me deixa em paz e minha vida melhorou muito depois que parei. Te entendo e adorei o post, vc defende a sua opinião e tem base forte pra isso…Parabéns!

  3. Maria Janaina  27/04/2013 - 23h13

    Nossa Ju, é verdade mesmo, os bichinhos sofrem, pensando por este lado, não dá vontade mesmo, de comer carne!!!

  4. Lúcia Carlos  27/04/2013 - 23h21

    Já tentei para de comer carne, sei que não me faz bem, mas vivo tendo recaidas. Já fiz várias pesquisas sobre dieta vegana e é uma dieta perfeita. Vou tentar mais uma vez… espero conseguir passar mais que 3 meses. Adorei o texto.

  5. claudia cristina bianchi  28/04/2013 - 01h05

    verdade amiga JU, eu sofro demais pensando sobre isso e já tentei parar de comer várias vezes, carne vermelha eu consigo, mas os pobres franguinhos… me sinto culpada demaia, pq eu já assisti a váriosn vídeos e sempre choro com o sofrimento deles, espero me libertar agora da carne branca

  6. Fabíola  28/04/2013 - 09h25

    Oi, Jú!
    Sábias palavras! Concordo com cada pedacinho do seu texto! [palmas]
    Também amo animais. Parei e voltei a comer carne algumas vezes, mas já estou me preparando para parar definitivamente, pois como vc disse, qdo tentamos evoluir nosso organismo e consciência já não se sentem mais bem fazendo isso… a sensibilidade realmente aumenta e nos faz sempre refletir. Sonho não só com o dia em que não comeremos nossos bichinhos, mas também com o fim dos testes nestes inocentes e indefesos seres.
    Adoro seu blog e já te achava uma fofa; agora virei fã de carteirinha desta Ju que adora dicas de beleza, mas que é mais linda ainda por dentro! ZXZXZX
    Bjuss,
    Fabíola

  7. Camila  28/04/2013 - 09h49

    Muito legal, já estava pensando sobre o assunto também acho que vou colocar em prática! Ju gostaria de saber mais sobre meditação se tiver algum link que fala sobre o assunto, eu agradeço!

    • Ju Lopes  28/04/2013 - 10h28

      Mila, já começo a falar sobre isso aqui, pode deixar! Beijos

  8. Tatiana  28/04/2013 - 10h42

    Estou adorando suas matérias sobre estes assuntos. Eu jamais fui obcecada por carne porém sempre comi um pouco, de um ano pra cá tenho lido muito sobre as atrocidades que são cometidas, e por isso resolvi parar de comer carne, pq nao suporto mais o fato de abraçar meus animais de estimaçao enquanto saboreio outro animal, e minha intençao é eliminar do meu dia-a-dia, todos produtos de origem animal, ou que são testados neles :-)

  9. Adriana  28/04/2013 - 10h59

    Já tentei parar de comer carne várias vezes mas acabei ficando com anemia. Dizem as pesquisas que o ferro da carne é melhor absorvido pelo organismo. Mas preferiria ser vegetariana. Vai ao encontro da minha consciência. Como você substitui o ferro, a proteína e a vitamina B12 na sua dieta? Com suplementos?

    • Ju Lopes  30/04/2013 - 18h58

      Driu, já faço um post sobre isso, pq também padeci desse mal!

  10. Yasmin Pedrosa  28/04/2013 - 17h09

    Eu também penso assim , odeio quem maltrata animais , e penso muitas e muitas vezes como esses animais são mortos pra gente poder comer a carne deles… qualquer morte é ruim , mas nos abatedouros que não são clandestinos deve ser menos pior eu imagino… mas fico pensando nos clandestinos, como deve ser… e os frangos? fui a uma palestra sobre outro assunto , mas acabei sabendo que nessas grandes empresas de criação de galinha, é um local cheio de galinha ne elas não tem espaço pra andar , ciscar e tal e o palestrante disse que ela n desenvolve as pernas, andam se arrastando não andando como as outras… infelizmente ainda n tenho a força de vontade pra parar de comer carne, mas queria muito ter.. e também assim , se fosse só eu , mas tem meu filho, meu marido eles não deixariam, meu marido por não pensar assim e meu filho porque ainda é pequeno não tem consciencia mas gosta muitoo de carne..

  11. Rafael Ox.  28/04/2013 - 23h04

    olhá é uma opinião … embora eu não compartilhe entendo bem os seus sentimentos.

    Tenho um akita branco (frederico :D) e pensar que alguem consegue comer cães é abominavel, contudo cientificamente e fisiologicamente caes são diferentes de gado. Ja esta provado que caes e macacos tem QI superior a vacas e cavalos (oi?) da mesma forma que os golfinhos. Então é claro que caes, golfinhos e macacos sentem mais que os outros animais

    Então a escala de QI é motivo pra se comer um animal? claro que não contudo como bioquimico e cristão digo que tudo , veja bem , TUDO tem um motivo (e uma concequencia). Sabe-se que é necessário a ingestão de proteina e sabe-se tbm que o alimento com maior teor da mesma é justamente a carne vermelha (e tbm mais de mais facil aquisição afinal nem todo mundo pode sair por ai comprando kilos e kilos de quinoa). E em segundo acredito que Deus deixou sim na terra certos animais para consumo, para propagação da vida e de seu amor por nós… se Deus é amor, e se está em tudo que é vivo ao comer um animal seu estamos tbm comungando com Deus.

    Bom são essa minhas considerações, como disse entendo e respeito vc.

    Sabe certa vez tbm me deu a loca e parei de comer proteina vinda da carne … nem salsicha comia . Resultado os exames deram uma anemia em estado grave (ate prq alem de prroteina carne tbm tem ferro) e como todo mundo sabe anemia pode evoluir para uma coisa mais grave como leucemia….

    boa sorte csdasadas

    • Aline Baldino  09/09/2013 - 22h17

      Você sabia que um porco é mais inteligente do que uma criança de 3 anos? Vamos começar a comer recém nascidos para suprir nossa suposta necessidade de proteína animal?

  12. Fabíola  29/04/2013 - 10h17

    Aff Ju, sofro da mesma ‘sindrome’…adoro comer carne mas na hora de colocar na boca vem um sentimento de culpa imenso ( sim eu tbm havia lido Osho!)
    Não sou tão radical, ainda como ovos e tomo leite, afinal eles são os “produtos” e não acredito que tenha sofrimento por trás dessa , digamos aquisição.
    Existem outras formas de conseguir proteína e ferro para o nosso corpo, basta apenas pesquisar.
    Eu vejo os benefícios que tenho quando não como carne , principalmente a vermelha e, somado a tudo o que vc citou acima tento desesperadamente não cair em tentação…
    Adorei o post, veio de encontro ao que penso.
    Bjos
    Ps.: jura que a frase não é do Voltaire??? [assutado]

    • Ju Lopes  30/04/2013 - 18h56

      Fa, é uma tentação, eu sei, mas é fato…Meu coração parte… e Osho é forte né? Afff
      Não é não, aprendi isso com um professor de filosofia do Direito!

  13. Dani Miranda  29/04/2013 - 16h00

    Parabéns pelo seu poder de pensamento crítico e atitude! Poucos conseguem questionar o status quo assim, e ter atitudes concretas coerentes com o discursso, sem se esconder em justificativas que apensas reproduzem conceitos alienantes.

    Acredito que você ira curtir o blog “Vegetariando por ai” que é um guia veg de viagem com diversos destinos!!! http://vegetariandoporai.wordpress.com

    Bjão!!

    PS: Tmb sou vegetariana há 7 anos, professora de Educação Física e coordenadora da União Libertaria Animal.
    http://www.uniaolibertariaanimal.com

  14. Érica  29/04/2013 - 16h15

    Esse texto do Osho, me fez ficar arrepiada! Ainda não deixei o hábito de comer carne, mas sempre penso no sofrimento desses animais e naqueles que são maltratados por gente sem amor no coração! [xora]

    BJO

  15. Nandara  03/05/2013 - 23h28

    Oi Ju, faço Zootecnia, que é um curso voltado para a produção animal, e hoje o que mais buscamos é o bem-estar animal durante todo processo de criação até o momento de abate. Sei que essa não é a realidade de TODOS os frigoríficos, existem muitos ilegais, acho que falta fiscalização por parte do governo para combater este tipo de irregularidade. Hoje é quase impossível não conviver com produtos de origem animal, já que estes produtos estão desde o asfalto da nossa rua, passando pela industria farmacêutica chegando até nos pincéis que utilizamos… Não quero justificar nada, nem os hábitos de ninguém, mas acho importante as pessoas terem mais informações antes de criar um opinião precipitada sobre o assunto. Acho nobre a atitude das pessoas que se aderem ao vegetarianismo mas é necessário isso ser feito com acompanhamento de um nutricionista, pois caso o contrário a pessoa pode desenvolver alguma carência nutricional e precisar tomar suplemento DE origem animal, o que não faz muito sentido.

    Adoro o site!! bjs

    • Ju Lopes  06/05/2013 - 01h56

      Oi flor, tudo bem? Que legal vc vir aqui esclarecer isso! Olha só, os meus motivos são muito relacionados com o meu processo de consciência mesmo, sabe? Eu medito, eu sou reikiniana, eu sou uma sannyasin, então o meu caminho espiritual é incompatível com o consumo de carne, enquanto eu puder evitar, enquanto existirem meios, eu vou evitar, mas faço acompanhamento com nutricionista e com um nutrólogo pra que não ocorram problemas. Mas não condeno quem consuma, de jeito nenhum! É um propósito meu mesmo… Beijos

  16. Isla  09/09/2013 - 22h17

    Ju to na msm viu?
    Tenho uma minha filhinha, da raça shih tzu [dog] , q me fez pensar mto sobre esse assunto há algum tempo. Sou espírita, gosto mto de carne e nunca pensei em deixar de comer, mas por pensar q todos os animais possuem alma e sentimentos me sinto culpada. Penso q poderia ser minha cachorrinha no lugar [xora]
    Acho q estamos aqui pra evoluir e mudar pra melhor. Não parei de comer carne radicalmente, mas já diminuí bem.
    Tb adoro Osho!
    bjos

    • Ju Lopes  11/09/2013 - 20h55

      Oi Isla!
      Pois é, isso veio muito por causa do Ozzynho… Olho pra carne e vem a imagem dele… Mas não se culpe não que é tudo aos poucos, quando vc estiver preparada, será um processo natural, vais ver!
      Ahh, que bom, eu também! :)
      Beijos

  17. ana  10/09/2013 - 00h49

    Ju que bela iniciativa!! pode ter certeza..é bem dificil no inicio…mas depois tu acaba adaptando outra alimentação bem mais saudável e livre de crueldade..
    já faz 8 anos q parei de comer qualquer tipo de carne…e vou te dizer..hj em dia não sinto falta nenhuma e nem me sinto tentada tbm…tenho até meio q um nojinho..
    vou te passar um link de um documentário bem interessante, principalmente p quem esta parando ou pretende parar…tem cenas fortes..eu chorei quando assisti…mas vale a pena p fortalecer a ideia de parar..
    bjoss
    https://www.youtube.com/watch?v=R06Imw4Zzy0

    • Ju Lopes  11/09/2013 - 20h56

      Oi Aninha! Obrigada :)
      É mesmo, é difícil, e quase ninguém entende… Que bom que vc parou flor, muito bom!
      Vou olhar agora!
      Beijos

  18. Daniele Carvalho  10/09/2013 - 09h43

    Ju, querida! Sou nutricionista funcional e mesmo na minha especialidade indicamos o consumo de carne. Apenas na detox que diminuimos o consumo. Na minha experiência clínica noto que as pessoas em dieta vegetariana tem a pele envelhecida com mais rapidez e a quantidade de anemia que encontro é gritante! Uma pessoa que evita carne precisa realmente de atendimento nutricional, precisa ter critério, o vegetarianismo vem com um ‘pacote’ junto e a pessoa precisa mudar uma série de hábitos e estilo de vida!
    O ser humano se desenvolveu comendo carne, cereais só chegaram muito depois… E não podemos esquecer que a maioria dos animais tb matam outros animais p sobreviver. Ozzynho come ração a base de animais e se deixar ele com fome ele vai atras do que? Animais…. Infelizmente é a natureza… Se você soubesse, por exemplo, que até batom é feito de cerebro de boi (vi na super interessante desse mês), ai lascou….

    • Ju Lopes  10/09/2013 - 10h12

      Oi Dani! Adoroooooooo nutricionista! Bora conversar!
      Batom feito de cérebro de boi? Morri!
      Dani, eu tenho acompanhamento do nutrólogo e do nutricionista e checo tudo de 3 em 3 meses, e como todos os dias, o tanto de coisa que meu nutricionista passou pra suprir a necessidade de proteína, e acho que só funciona por isso, porque sigo tudo certinho, mas já vi muita gente ter problemas sérios porque não tinha acompanhamento mesmo!
      Ah, Ozzynho é louco por carne e mata e morre por peixe! kkk Ele já surrupiou um frango inteiro do almoço de domingo, acredita? Subiu na mesa, pegou e levou pra varanda… Quando encontrei, ele estava de barriga pra cima sem conseguir nem se movimentar direito! huahuahua
      Mas eu me sinto muito melhor não comendo carne, muito mesmo, porque eu sempre fui do tipo que só come carne, sabe? Eu ia almoçar e dispensava tudo, sempre, e me jogava na carne e na salada, só! Então pra mim foi uma benção, porque comecei a comer mais grãos, mais coisas saudáveis…
      Beijos

  19. Janaina  09/11/2013 - 17h04

    Olá Jú..não sei se vc já fez post sobre isso(já procurei e não achei) mas gostaria de pedir que vc fizesse um post falando mais sobre sua alimentação diária..de que forma vc se alimenta sendo vegetariana…tenho extrema admiração por quem consegue parar de ingerir alimento derivado de animais..mas ainda não consegui esse ¨feito¨..por vários motivos..acho q o principal é que sou uma pessoa “ruim” pra comer, já não como de tudo e fico imaginando como seria se meu cardápio se tornasse ainda mais restrito…sem falar outras questões…pois vejo q uma alimentação vegetariana e saudável também não é tão barata(eu acho)..e etc..enfim..peço que vc nos ajude..não só a mim..suas leitoras que se inspiram em você e querem parar de ingerir carne!!! Abraços!!!!

    • Ju Lopes  11/11/2013 - 18h47

      Jana, já tô preparando flor, pode deixar que tem um monte de dica legal! E fico feliz de saber que vc pensa em parar!
      Beijos

  20. Thaís  20/12/2013 - 15h30

    Oi Ju,
    descobri seu blog pesquisando sobre cabelo… que grata surpresa ver esse post sobre vegetarianismo. Ainda não consegui parar de vez com a carne, mas estou cada vez mais adquirindo consciência da energia pesada que estou ingerindo e de como isso me atrasa na vida. Ler seu relato me incentivou. Parar de vez será um teste pra minha força de vontade, mas sei que a recompensa será infinitamente maior. Quero usar minha capacidade crítica, parar de fazer as coisas que acredito serem ruins pra mim, mesmo que eu as tenha feito durante anos… e dormir tranquila sabendo que meu alimento chegou até mim sem causar sofrimento a ninguém. Parabéns pelo blog! Bjs

    • Ju Lopes  21/12/2013 - 22h22

      Oi flor!
      Que bom ler seu comentário! Tente ir se habituando primeiro com a carne de soja, assim fica mais fácil! E ó, quando a gente consegue é compensador!
      Obrigada! Beijos

  21. Luana Rodrigues  01/02/2014 - 11h57

    Ju tava sumida dai deu saudades voltei!

    Te falar sou vegetariana desde os 12 anos de idade são quase 20 anos sem carne. Por opção não gosto da textura da carne dai parei. Sou engenheira ambiental e a questão do meio ambiente me preocupa então tenho uma indicação o documentário no YouTube : A carne é fraca.

    Se for capaz de assistir pode ter dar mais argumentos para sua luta contra esta “delicia suprema” kkkkk desculpe pela brincadeira.

    bju até mais

    • Ju Lopes  01/02/2014 - 13h11

      Luu, tu não some não, oxeee! rs :)
      Sério Lu? Nossa, é muito tempo! Vou assistir sim, com certeza! Acho que é a questão de costume, pq aqui em casa o povo é doido por carne, então fui criada assim e não vou mentir: sempre amei picanha de porco e pitu! Mas minha consciência falou mais alto mesmo, então parei e não quero voltar nunca!
      Pode brincar, oxe! rs
      Beijos

  22. Dalila  13/03/2014 - 14h57

    Sou vegetariana ha 25 anos e vegan ha un ano, aabei de receber o resultado da ultima analise de sangue, tudo ok, vit B12, Calcio, ferro, Vit D, colesterol etc!
    Alias nunca tive carencia em nada, como comida integral, folhas , algas, sementes…
    Eu vejo mais gente morrer pour excesse doque por falta, excesso de colesterol, de acidez, de intoxicaçao, etc!
    Nunca precisei de nutricionista. Acho que nao sou tao diferente das demais pessoas!
    Posso dizer que nasci vegetariana, sempre tive uma repulsao por comer animais, beber leite, na minha infancia fui agredida fisicamente pela minha mae que voava pratos em cima de mim, virava copos cheio de leite em cima de mim, tive muitas anorexias, nao porque queria emagrecer, pelo contrario as vezes ficava to magra me sentindo feia, mas nao tinha apetite para carne. Para cpmpletar tinha que ir ao açougue comprar carne e saber escolher a melhor , como sempre me senti mal em açougues e peixarias, esse cheiro de morte, pedaços de corpos pendurados, sentia essa energia morbida, que horror!!
    Nunca chateei ninguem que coma carne, mas a verdade e que muita gente nao pode gostar de mim por ser vege, e incrivel como muitas vezes as pessoas reagem de maneira agressiva quando estao diante de uma pessoa vege!
    Morei na França muitos anos,tem pessoas la que sao extemamente preconceituosas com os vegetarianos, alias frances e preconceituoso contra tudo e todos!
    Quantas vezes durante uma reuniao de familia ou almoço entre amigos eu fui constantemente alfinetada por nao comer carne, o mais incrivel e que essas pessoas te perguntam porque voce nao come carne e quando voce responde sinceramente , voce fala da crueldade do ato, ja que temos tanta escolha no reino vegetal, o quanto essas pessoas tornam-se agressivas, e o pior e que somos nos que somos considerados agressivos.
    Eu me lembro do meu ex marido, carnivoro, cada vez que estavamos num almoço, e que eu explicava para quem me perguntava porque nao comia carne, ele dizia que eu era agressiva por fazer as pessoas se sentirem estupidas e malvadas por comerem carne, ele so nao via aagressao no olhar e nas palavras dessas mesmas pessoas!
    E facil rotular os vegetarianos de agressivos porque quando se esta diante de um vege quem come carne sabe que esta contribuindo para a industria da maldade, sabe que esta se envenenando fisica e espiritualmente, e pensar que o prazer do paladar dura tao pouco, cada garfada nao dura mais que 10 segundos na boca ( os carnivoros nao costumam mastigar a comida), entao se e por prazer nao justifica a covardia, se continuam achando que precisam de produto animal para o corpo, leia “o estudo china” de T. Colin Campbell, e a prova cientifica do maior estudo feito sobre alimentaçao, ele exlica que todas as proteinas e alimentos de origem animal sao nocivos para a saude, alias pode ver tambem o video feito pelo mesmo autor,”troque a faca pelo garfo”, disponivel na internet.

  23. Vanessa Roriz  13/01/2015 - 16h38

    Ju, sempre visitei seu site mas nunca comentei ou nada do tipo. Até ver esse post! Me identifiquei ENORMEMENTE com suas palavras, sigo a mesma ideologia, não como carne bovina nem de porco…mas infelizmente ainda como frango, no caminho de parar de vez…é tão dificil!! Meu sonho é estar 100% conectada a minha consciencia…sabendo que além da minha várias circulam no cosmo,inclusive a dos animais! Você me surpreendeu com suas palavras!!!! Olha,se puder leia o livro ” O Romance com DEUS” de Pramahansa Yogananda…Vai mudar sua vida!

  24. Maria Francicleide Amancio  07/08/2016 - 00h54

    Tb adoro animais. Estou deixando de comer carne. Hj,reafirmei minha decisão. A partir de amanhã, não comerei mais.

  25. Maria Francicleide Amancio  07/08/2016 - 00h54

    Tb adoro animais. Estou deixando de comer carne. Hj,reafirmei minha decisão. A partir de amanhã, não comerei mais.

  26. Maria Francicleide Amancio  07/08/2016 - 00h54

    Tb adoro animais. Estou deixando de comer carne. Hj,reafirmei minha decisão. A partir de amanhã, não comerei mais.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!