Vizcaya
27.03.2014

Máscara e Condicionador: É Tudo A Mesma Coisa?

Tenho tentado responder as perguntas de vocês em forma de post, porque assim mais pessoas têm suas dúvidas respondidas, e condicionador é uma coisa que sempre gera “discórdia”.

Muita gente substitui o condicionador pela máscara, e muita gente já me perguntou qual é, na real, a diferença entre os dois, daí juntei tudo pra fazer um post.

A Máscara é Igual Ao Condicionador?

Máscara e Condicionador: É Tudo A Mesma Coisa?

Máscara e condicionador são produtos diferentes, já que suas funções são diferentes e a concentração de ativos também. Mas são também muito parecidos em alguns aspectos, já que tanto a máscara quanto o condicionador devem ter cargas positivas pra evitar que o cabelo fique cheio de nós e de frizz, e devem, via de regra, ter o pH levemente ácido (de 4.5 pra baixo,  já que o pH do cabelo varia entre 4.4 e 5.5)  pra garantir a maior maleabilidade dos fios.

Do ponto de vista da produção, a maior diferença é que as máscaras possuem (ou deveriam possuir) uma concentração maior de ativos, enquanto o condicionador possui uma concentração menor.

Teoricamente é isso aí, só que na prática a teoria é outra, porque a grande maioria das máscaras e dos condicionadores  não possuem o pH tão baixo quanto deveria, e isso faz toda a diferença, porque se o pH da máscara (e do condicionador)  não for mais  baixo, o  pH do cabelo fica desequilibrado, o que resulta em maior vulnerabilidade.

Pode Substituir o Condicionador Pela Máscara?

Depende! Eu substituí muito e aprendi muita coisa, mas a base de tudo é o pH dos produtos, coisa que pouquíssimos fabricantes informam.

Máscara e Condicionador: É Tudo A Mesma Coisa?

Máscara e Condicionador: É Tudo A Mesma Coisa?

Se a máscara tiver um pH baixo, mas não muito,  não existe a menor necessidade de aplicar  o condicionador depois, porque ela já vai selar os fios e equilibrar o seu pH.  Já se o pH da máscara for alto, deve-se usar o condicionador, mas um condicionador que tenha pH mais baixo, e muitos não têm, o que já é outro problema.

Em determinados casos, aliás, é até melhor não usar o condicionador, como, por exemplo,  quando usamos uma máscara de pH baixo, que “derrete o cabelo”. Se,  em seguida, usamos um condicionador que não tenha o pH baixo, aquele efeito bom de “derretimento” se perde, porque quem vai dar o resultado final é o último produto usado, e se o pH dele não for baixo as cutículas dos fios não ficam devidamente “seladas”. Ou seja, o último produto usado tem que ter o pH mais baixo, via de regra.

Aqui tem outra questão, só pra vocês verem como a coisa não é simples: se o pH da máscara for baixo demais, o pH do cabelo pode ficar muito desequilibrado, e aí é preciso usar um condicionador  de pH baixo, mas nem tanto, pra equilibrar.

Falo isso porque usei, tempos atrás, uma máscara de pH bem baixo (3.0)  no lugar do condicionador e com o tempo percebi que o cabelo tava ficando fraco, com a textura estranha, daí a Lili me explicou que isso estava acontecendo porque aquele pH era muito baixo, mais do que deveria. Então, já sei que o meu cabelo não funciona bem com máscaras de pH menor que 3.3 sem o uso de um condicionador com pH acima disso pra equilibrar.  É assim com todo cabelo? Não! Cada cabelo é uma sentença, e  você precisa testar pra ver o que funciona no seu.

Máscara e Condicionador: É Tudo A Mesma Coisa?

Então, a minha regrinha é a seguinte: se a máscara tiver o pH baixo (de 3.3 a 4.5), não tem razão pra usar o condicionador. Se o pH da máscara for maior que isso, uso um condicionador pra selar as cutículas, mas um condicionador que tenha o pH mais baixo que o da máscara.

Vale pra todo mundo? Não! O que vale pra gente é o que a gente testa e funciona, então o que vocês precisam fazer é testar pra ver o que funciona melhor cabelo de vocês.

O que eu recomendo é escolher sempre produtos de pH mais baixo, tanto máscaras quanto condicionadores, então tem que prestar bastante atenção antes de comprar o produto, porque esse pequeno “detalhe” é de fundamental importância!

+ Máscaras e Condicionadores

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
43 comentários
  1. Alice  27/03/2014 - 16h02

    Oi Ju, comprei um potão de 1 kg da marca Origem de Ceramidas, e ele tá esquecido lá no fundo do armário pois não vejo uma utilização para ele, posso então usá-lo como condicionador? Beijos

    • Ju Lopes  27/03/2014 - 22h10

      Alice, pode sim, veja o pH direitinho! Beijos

  2. Fabiana Manga  27/03/2014 - 16h16

    Boa tarde Jú, o que vc acha do alisante Supraliss da Cadiveu??? Será que é uma progressiva disfarçada rsrsr???
    Bjuss

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h38

      Fabi, diz ser alisante ou progressiva?

      • Fabiana Manga  31/03/2014 - 09h52

        Jú, na embalagem diz que é um texturizador (sem amônia, sem formol…) e no site (quero muito) diz alisante…Bjus e abrigada pela atenção!

      • Ju Lopes  31/03/2014 - 18h48

        Fá, vou verificar!
        Beijos

  3. Camila  27/03/2014 - 16h26

    Ju minha flor, vc já usou o shampoo clinihair nutrição intensiva da niely gold? o que achou dele? bjos linda!!

  4. Hellida R. Maia  27/03/2014 - 16h32

    Ju, continuo acompanhando, religiosamente, seu blog. Tenho 2 perguntinhas: 1) Como faço para identificar o pH das máscaras e condicionadores, já que nem todos os fabricantes trazem essa informação? 2) Onde fica essa informação nos potes? (não me recordo de ver em nenhuma embalagem, se bem que sou nova nisso, rsrs) Bjuuuu

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h38

      Oi flor! Obrigada! :)

      1. Só através do SAC!
      2. Geralmente fica na frente, como nas da Novex, que sempre indica!
      Beijos

      • Simone  02/04/2014 - 19h47

        Oi Ju!
        Também fiquei na dúvida quanto ao local que informa o pH das máscaras e dos condicionadores. Teria como você tirar uma foto de cada produto como exemplo?
        Obrigada!

  5. Suellen Daiane  27/03/2014 - 19h50

    Oii Ju linda.. adorei esse post tinha mesmo essa dúvida..
    Mas ainda fico na dúvida pois alguns produtos q tenho aqui não especificam o pH :(
    por hora tem que continuar testando.. rsrs
    Beeijão

    • Ju Lopes  27/03/2014 - 22h09

      Su, esse é o grande problema, pq se tivesse o pH em todos, seria fácil pra gente, né?
      Beijos

  6. Paty Gusmao  27/03/2014 - 20h41

    Eu simplismente nao consigo nao passar o condicionador!
    Me desespera o fato de sair por ai com as cuticulas sem selar totalmente passo mesmo que for um pouquinho nas só pontas pra garantir…
    Pode ser coisa da minha cabeça mas o condiionador faz toda a diferença principalmente naquelas mascaras nao “derrete” o cabelo!

  7. Isabella  27/03/2014 - 21h38

    Reparei nas minhas máscaras aqui e nenhuma indica o pH, nem o condicionador. Tem algum jeito de ter uma ideia de qual o pH dela antes de comprar? Algum ingrediente que ajude a identificar se ela é mais ou menos básico?

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h37

      Isa, deveria vir, né? Tem através do SAC da marca, e também tem umas tirinhas onde a gente pode medir, mas só depois de comprado! Beijos

  8. Graci  28/03/2014 - 08h07

    Oi Ju, precisa usar condicionador depois da máscara absolut control da loreal? Não sei qual é o ph dela..

    Beijos

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h36

      Graci, também não sei o pH dela, mas as máscaras profissionais geralmente têm o pH mais baixo!

  9. Daisy  28/03/2014 - 16h43

    Oi Ju, meu cabelo esta fraco e esta caindo, , ele não esta muito ressecado então eu não sei o que pode ser. O que eu poderia usar para ajudar em relação a queda?

    bjos

    Daisy

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h36

      Dayse, podem ser várias coisas, desde carências nutricionais até químicas, oleosidade… Precisaria saber a causa pra ter uma idade do que poderia ser usado! Beijos

  10. Marina Luz  28/03/2014 - 21h27

    Oi Ju! Olha, comprei um acidificante (da K-Pro) que tem Ph 2,5. É pra ser usado depois de químicas ou quando o cabelo estiver muito poroso. Algumas blogueiras usam esse acidificante depois da máscara, e indicam assim. Já que, em tese, o Ph mais baixo fecha as cutículas dos fios. No modo de uso, diz pra usar ANTES do tratamento (máscara, matizador, condicionador, etc). E você agora, lindamente, disse que deve-se usar algum produto depois pra equilibrar o Ph. Fico meio confusa.. Então ele serve pra regular o Ph do fio fragilizado por processos químicos (que geralmente é básico, maior que 7,0) e receber melhor o tratamento? Ou o fio fica tão fechado que não entra tratamento nenhum!? Desculpa pelo texto, Juuuu? É que esse assunto é meio complicado, não por causa da química, Ph e etc, mas por causa das mil opiniões que existem na internet. :P Beijos linda! E obrigada pelas dicas :)

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h41

      Oi Mari!
      Já usei ele e gosto muito, mas eu, Ju, uso um condicionador de pH baixo depois dele, porque no meu cabelo não funciona usar um produto de pH tão baixo! Todo cabelo é assim? Não, mas o meu não reage bem de jeito nenhum!

      O que eu te sugiro é fazer um teste… Uma semana tu usa ele por último e na outra usa ele e depois passa um condicionador de pH baixo por cima!
      Beijos

  11. Cris Ulerich  28/03/2014 - 21h32

    Ju, você pode indicar alguns condicionadores de baixo ph? Pensei que o tresemme hidratação profunda fosse, mas liguei pro sac e me disseram que o ph dele é 6.2. Decepção foi pouco viu?

    • Ju Lopes  30/03/2014 - 16h34

      Cris, vou preparar um post sobre isso! Sério??? Também pensei que fosse!

  12. Simone  02/04/2014 - 19h54

    Ju, algumas máscaras informam no “modo de usar” que devemos lavar os cabelos com o shampoo, usar o condicionador e depois aplicar a máscara. Isso é possível ou é um erro de informação dessas máscaras? Se ao usar o condicionador as cutículas dos fios serão seladas, como devemos usar a máscara logo após?

  13. Larissa  05/08/2014 - 19h35

    Oii Ju
    terias como me dizer um condicionador com ph baixo? De preferência sem parabenos.
    Beijos, obrigada

    • Ju Lopes  13/08/2014 - 10h09

      Lari, tô fazendo um post com várias opções!
      Beijos

  14. Fabiana  08/10/2014 - 10h21

    Bom dia Juliana,
    Gostaria de saber, se você já usou as máscaras abaixo:
    – Matrix Relaxima Care
    – Moraccanoil mask – tampa marrom

    Se sim, o que acha dos produtos?

  15. Patricia  19/02/2015 - 19h29

    Eu tenho uma dúvida de anos kkkk Se por exemplo eu uso toda vez que eu lavo o cabelo uma mascara e ai quero fazer uma hidratação deixando mais tempo no cabelo,essa mascara que eu uso todo dia vai funcionar bem ou não?
    A mascara de mandioca tem qual pH,posso substituir ela pelo condicionador?

  16. […] Não é legal abrir mão do condicionador, já que ele vai “fechar” as escamas dos fios, selando as cutículas do cabelo, e caso queira usar uma máscara no lugar do condicionador, leia antes esse post aqui pra fazer do jeito certo! […]

  17. […] receita é antiga e circula há tempos pela net, mas como no último post sobre máscaras e condicionadores muita gente falou que usava acidificantes e tal, achei que seria legal colocar uma receitinha […]

  18. Andreia  23/04/2015 - 22h14

    Boa noite. Vou fazer uma balayagem com ombré hair.. e estou com muitas dúvidas quanto ao modo final desse processo. Meu cabelo puxa para o laranja… quero saber se posso usar o Moroccanoil tampa laranja como tratamento logo após a tonalização e matização… e se devo usar condicionador com Ph ácido… qual vc indica. Segue o link para vc ver meu cabelo. Grata. https://youtu.be/4YjYYgc4ubU

  19. simone andrea p.santos  05/05/2015 - 11h39

    como eu sou daquelas preguiçosas eu geralmente uso a mascara como condicionador ;) post bem esclarecedor =D

  20. […] o condicionador pela máscara, tudo vai depender do pH dos dois, e pra entender certinho é só clicar nesse post aqui.  Já o uso da queratina 2 vezes por semana só recomendaria em casos mais drásticos e não por […]

  21. Nayara Keith  05/05/2015 - 13h08

    Normalmente uso condicionador depois da máscara. Peguei esse costume pq uso ha um bom tempo as linhas de ameixa e cereja da O Boticário e no modo de usar do trio (shampoo, condicionador e máscara) orienta a usar o shampoo, máscara e condicionador respectivamente, desde então virou habito pra todos que uso independente da marca.

  22. Thamara  10/07/2015 - 16h48

    Olá, você usa cremes da Novex mesmo tendo Petrolato? Acha que shampoo de bebê é o suficiente pra limpar resíduos de petrolato do cabelo?Obrigada!

  23. ADRIANA  19/08/2015 - 13h56

    Oi Ju, muito bom seu post, eu nunca havia imaginado uma coisa destas. dai fiquei preocupada , entrei em contato com os fornecedores dos produtos que tenho e acredita q nenhum nem mesmo a boticario quiz revelar qual o numero do ph da mascara e do condicionador. eu nao sei como posso descobrir, sera q se eu colocar vinagre junto do condicionador funciona…rsrs bom é o q imagino, obrigada se poder responder

  24. Elaine  01/09/2015 - 16h16

    O último enxague com vinagre sempre substitui o condicionador?

  25. Débora  16/01/2016 - 01h21

    Ei Ju!
    Uma vez perguntei pra dermatologista sobre substituir o condicionador por mascara e ela me disse que não é bom porque você acaba tendo grandes chances de desenvolver caspa ou seborreia. Que o ideal é usar a mascara 1 vez por semana só. E eu percebi isso comigo. Tinha uns 2 anos que troquei e meu cabelo ficou beeem oleoso, coçando muito e com caspa. O que você acha?

    Beijo, sua fofa!

  26. Nattallya  20/02/2016 - 18h18

    Oi Ju,comprei esse potão de hidratação da tresemmé e o amarelinho de nutrição da garnier,amei eles mas acabaram,o que faço agora? Compro os mesmo ou mudo?me indica um de hidratação e nutrição,assim baratinhos ,por favor!
    Amo seu blog!

  27. Sabrina Dias  24/02/2016 - 10h11

    Oi Ju, conheci seu blog agora r adorei… Vc vai a fundo pra dar as informações e isso é importante Pq a gente não esquece qd entende.
    Vc já usou a máscara nova da Lola Eu sei o que vc fez na química passada?! Estou curiosa pra saber se ela funciona como um repositor de massa.
    Bjs

  28. clara silva  22/04/2016 - 10h23

    posso usar o condicionador pra substituir a mascar?

  29. Tila  18/07/2016 - 18h55

    Jú, tudo bem? Primeira vez que escrevo no seu blog.
    Estou adorando suas resenhas.
    Fiquei com uma dúvida. Ganhei de brinde um acidificante da K pro, usei 2 X e meu cabelo ficou maravilhoso.
    Então resolvi comprar, e daí na 3x e 4x ele não ficou tão bom assim?
    Quando devo usar o acidificante, já que ele tem ph baixo, muitas falam pra usar depois da máscara.
    Mas onde entre o condicionador agora com esse acidificante ? Uso o condicionador?
    Uso o condicionador antes ou depois do acidificante ???
    Posso usar e todos lavagem?

    Obrigada !
    Beijos

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…