07.05.2014

4 Dicas Pra Acabar Com o Frizz

Uma das perguntas que mais leio por aqui é a tal da “como acabar com o frizz”!

Poucas coisas são tão irritantes quanto o frizz, é fato, e pra se ver livre desse bendito só mesmo cuidando pra evitar que ele se forme ou usando produtos que mascarem situação, porque a verdade é que nada vai fazer com que o frizz suma de forma definitiva.

É que o frizz pode ter várias causas, e permanecendo a causa, permanece o efeito, no caso, o frizz. E quais causas são essas?  Bom, as mais comuns são o excesso ou a  falta de umidade, a eletricidade estática, o ressecamento dos fios, a porosidade, as cutículas abertas, o atrito (como a toalha que usamos pra enxugar os fios, por exemplo ) e as variações climáticas.

Como acabar com o frizz

Simplificando: quer tratar, “acabar” com o frizz? Tem que tratar o que causa o frizz, porque ele não passa de um sintoma, de uma consequência. A origem do problema é aquilo que a gente já conhece: químicas capilares, excesso de secador e chapinha, falta de cuidados, descoloração, alisamento e progressiva.

acabar com o frizz

No mais, o frizz acaba sendo um reflexo de algo não está bem no cabelo, porque se o cabelo está quebrando, por exemplo, ele “arrepia”.

O que fazer então? Investir em uma rotina de tratamentos que  evite a formação do frizz e, ao mesmo tempo, usar produtos que ajudem a disfarçar e reduzir o problema seja porque ajudem na prevenção da quebra, porque fortaleçam os fios, porque hidratem profundamente ou porque simplesmente atuem maquiando o quadro.

Separei algumas diquinhas que uso pra controlar ou minimizar o problema.

1. Hidratar e Nutrir: Regras Básicas

Se o cabelo estiver ressecado, o frizz vai dar as caras, então trate de hidratar os fios. Eu gosto muito de produtos que tenham glicerina na formulação (Hidratação de Glicerina: Boa e Barata), já que ela ajuda não só a atrair, mas a manter a umidade dos fios.

Já a nutrição age em 3″frentes”, já que disfarça e minimiza o frizz existente, e previne a formação de um “novo frizz”. Nutrir os fios ao menos uma vez por semana, no caso dos cabelos mais secos, ajuda muito a resolver o problema. Já falei muito sobre nutrição aqui, aqui e aqui, então vale dar uma olhada.

O óleo que mais uso no cabelo, porque é o mais fácil de achar por aqui, é o óleo de coco, que consegue penetrar bem nos cabelos, e pra que o efeito seja melhor o ideal é fazer a aplicação a noite, porque é preciso que, pra que os benefícios sejam máximos, ele fique nos fios por, pelo menos, 8 horas.

acabar com o frizz

2. Lava Esse Cabelo Direito Menina!

A gente tem a mania de achar que cabelo é tipo lateral de Fusca, né? Ah, cês nunca bateram o carro na lateral de um fusca? Bati quando tava aprendendo a dirigir (foi a única vez que bati um carro) e a frente do meu ficou no chão, enquanto o Fusca teve leves arranhões. Ou seja, cabelo não é forte como a gente pensa, cabelo é frágil e se quebra facilmente, e quando estamos lavando os fios, eles estão esticados ao máximo, então qualquer coisa que você faça de forma mais agressiva vai fazer com que o fio quebre.

A regra, então, é lavar os fios com delicadeza, desembaraçar com cuidado e pentear devagar. Quando for remover o excesso de umidade com a toalha, apenas aperte o cabelo, e com cuidado. Não é pra esfregar a toalha no cabelo e muito menos torcer, como a gente costuma fazer. É que esse atrito é uma das causas do frizz e, a depender da intensidade, pode quebrar o cabelo.

3. Aprenda com Popeye!

Popeye não investe no espinafre quando precisa de força extra? Invista em aminoácidos, o “espinafre capilar”, pra fortalecer o cabelo, porque quanto mais forte ele estiver, menor será a quebra e, consequentemente, o frizz. Já falei muito sobre reconstrução por aqui, e essa semana ainda sai o Guia da Reconstrução, tá?

4. Anti frizz: Use um Bom Óleo Finalizador!

Não vivo sem e não existe nada melhor pra mascarar o problema!  É que os óleos finalizadores dão uma “assentada” imediata, reduzindo o arrepiado, além de ajudarem no brilho dos fios. Tem um post recente aqui com algumas sugestões de óleo bons e baratos que dão conta do recado, já viram?

Ah, e quando forem secar o cabelo, não esqueçam de usar um protetor térmico, melhor ainda se tiver ação defrizante!

Bom, isso é o que vem funcionando comigo, mas se alguém tiver alguma outra dica pra acabar com o frizz, conta aí!

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essapra acabar com o frizz?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
18 comentários
  1. Renata  07/05/2014 - 11h19

    Meu problema com o frizz é que ele se localiza, na maior parte, no topo da cabeça (até um palmo a partir da raiz). Como tenho a raiz oleosa, não posso usar muito o finalizador na área.
    Aliás, esse é um problema que tenho tido com o cronograma capilar também. Aplico os cremes só da metade para baixo do cabelo e não sei o que fazer para melhorar o aspecto dos fios do topo. Alguma sugestão?

    • Ju Lopes  07/05/2014 - 11h27

      Rê, usa a máscara ou a ampola da head & shoulders, que é específica pra passar na raiz! AMO essa ampola!
      Beijos

  2. Mima Luz  07/05/2014 - 11h53

    Oi Ju! Amo seu blog, todo dia tem postagem nova e isso é massa.
    beijos

  3. Vanessa  07/05/2014 - 12h15

    Oi!! Ju… estou querendo comprar um oleo vegetal, meu cabelo anda bem seco e com o inverno chegando, encontrei esse oleo (http://laszlo.ind.br/loja/index.asp?secao=59&categoria=210&subcategoria=0&id=964&produto=Macad%E2mia%20Extra-Virgem%20120mL#.U2pC34FdW0o) vc sabe me dizer se é bom.. procurei manteiga, mas não consegui achar!! Bjao!!

  4. Bruna Bussular  07/05/2014 - 13h19

    Quando eu deixo o cabelo secar naturalmente, ele fica mais desalinhado na parte de tras, por isso eu sempre seco no secador de cima para baixo. Se ocorrer de deixar secar naturalmente, assim que secam eu faço um coque. Depois fica legal.
    Mas a vontade mesmo era que secasse legal, pois meu cabelo pesa e usar coque da dor de cabeça rsrsr
    Passo óleo, mas mesmo passando no comprimento, no outro dia o cabelo está só o óleo, com aspecto de sujo (mesmo passando bem pouquinho).

  5. Camila  10/05/2014 - 11h52

    Juuu, preciso muiito de um óleo, daqueles pra passar antes do shampoo, sabe? Mas na minha cidade (pequena kk) não tem.. Você sabe de um site confiável que tenha oleo de camomila? Bjss ;*

    • Ju Lopes  10/05/2014 - 16h53

      Mila, veja no site da Laszlo!
      Aqui em Jee tb não acho nada! kk
      Beijos

  6. Maria Aparecida de O Segura  22/04/2015 - 14h10

    Ju, tenho 53 anos, meus cabelos são grossos e muuuuito volumosos, e para ajudar a maioria branco, meu filho vai se casar em outubro, gostaria de fazer um bom tratamento, pois estou deixando os cabelos crescerem, para que no casamento se for necessário fazer um penteado “prender”. saberia me indicar um bom profissional. Moro em Osasco – SP.

  7. Samantha Giese  14/05/2015 - 21h48

    Olha Ju.. Já to desistindo do meu cabelo rsrssrs
    Já fiz inúmeras coisas pra tirar o Frizz. Até progressiva fiz (durou só UMA SEMANA). Mas enfim, to tentando cuidar mais dele. Amo um banho quente. Então eu faço assim: jogo o cabelo pra frente, lavo com água fria só o cabelo, lavo, condiciono.. Faço o cabelo primeiro. depois tomo o banho kkk To usando um protetor térmico, excelente!!! Não que eu vá usar o secador, mas uso porque é muuuito cheiroso rsrs Da BioExtratus (Finalizador Spécialiste Resgate Bio Extratus). Aí parei de esfregar a toalha, é um vício meu rsrs mas to parando. De vez em quando misturo queratina no condicionador (não sei se é certo, mas fiz), e agora comprei esse famoso óleo de coco. Vou falar, de tudo isso que to fazendo, o frizz não sumiu. Mas sinto que está diminuindo, beeeem devagar. A única coisa boa disso tudo, é que sinto meu cabelo mais macio, leve, solto.. Acho que é porque ele era muuuito ressecado e quebradiço. Aí com isso tudo ele deve estar se recuperando. Vixe, fiz um texto aqui kkkkkkkk
    Beijo Ju :*

  8. Mary Mendonça  22/05/2015 - 16h30

    Ô fia o frriz não é de Deus não viu!!

  9. rubia  23/05/2015 - 15h03

    Melhor blog do gênero!! Amei ♥

  10. joseane de oliveira  24/05/2015 - 19h54

    ju teno cabelo lisos muito finos e com frizz mim ajude mim indique um produto pra mim

  11. Mariá Novaes  18/08/2015 - 19h10

    Ju boa noite! Onde vc encontra aquele frizz control da wella aqui em Jequié? Vi em umas receitinhas suas mas, não acho nem na natural,natubela e a casa do cabeleireiro mudou só Deus sabe pra onde não está próximo ao button shopping. As outras misturas já fiz achei todos os produtos e deram certo só falta esse bendito produto!

  12. Débora  20/09/2015 - 07h48

    Aliviado por ter encontrado essa página, o frizz ja estava me deixando de cabelo em pé (literalmente) kkkk e além do post ser muito bom tem vários links para outros,o q me tornou viciada no site kkk #partiu usar todas as dicas, ainda mais agora q vou virar loira platinada, alguma dica pra esse cabelo?

  13. Maria Prada  23/09/2015 - 16h33

    Olá Ju! Adoro as suas resenhas ! Parabéns!
    Estou triste com o meu cabelo , estou amamentando é problema na tireóide, meus cabelos estão muito danificados, fracos, quebrando, e já são grossos e volumosos…. Você poderia por gentileza indicar uma máscara que salvaria um pouco o meu cabelo?! Mesmo que seja cara….uma máscara que recupere o cabelo danificado e ajude a reduzir o cabelo volumoso…. com bb pequeno não tenho ido mto ao salão. Obrigada Bjão

  14. […] o frizz longe? Mantenha uma rotina de cuidados constantes que inclua hidratação e nutrição, e nesse post aqui expliquei tudinho sobre como fazer isso, incluindo o uso de hidratações boas e baratas, […]

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Make-up blogger #jurovalendo describes #LUNA2 as
  • #Repost @jurovalendo
• • • • •
Como está o #PorUmFio? A todo vapor, com um especial lindo para cabelos danificados e quimicamente que hoje tem um produto versátil, funcional, prático de usar e que proporciona excelentes resultados: o Mega Spray Queravit, da @bioextratus , que venho usando e mostrando no stories desde o dia em que pintei o cabelo (tá tudo salvo nos destaques!) 😍! Super reconstrutor e leve, ele pode ser usado como cauterização (só precisa dele!😱), como protetor térmico e como finalizador, tanto no cabelo úmido quanto seco. 
Amo o resultado como cauterização e quando uso secador, pq o cabelo ganha muitoooooo brilho (tem fotos do resultado de cada uso no blog), sabe? E em todos os usos a gente percebe o poder reconstrutor!✨✨✨ Então, se o seu cabelo tá precisando de uma ajuda das boas, se joga nesse achado, porque ó, pelo glitter ungido de santa Cher, ele tem poder!💃🏻💃🏻 E o post tá lindo, com vários comentários de vocês sobre ele, corre pra ver!☺️💗 #PorUmFio #JuroValendo #Bioextratus | Publicidade ✨
  • Segredo tá!!! #secrets #maeefilha #segredinho #segredodemenina #jurovalendo #princess #princesa #maioramordomundo #flordelis #babylis #japinhalinda #minhajapinha #japanesebaby #gatinha
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo