Vizcaya
23.01.2015

Como Conciliar Dieta e Balada/Férias?

Quem me fez essa pergunta foi uma leitora lá de Ilhéus, e acho que é uma dúvida que muita gente tem, né?

Tô numa fase de sair bem pouco (nada melhor que a idade pra sossegar o facho, né?rsrs), mas no final do ano senti essa dificuldade, porque onde eu chegava era só gordice que se via. Ou seja, um Deus nos acuda!

Como não como nenhum tipo de carne, as tentações são um pouco menores. E como tô liberada pra proteína e em qualquer lugar tem queijo, tenho sempre uma salvação.

Mas, no geral, o que mais me ajuda é isso:

dieta

1. Comer antes de sair de casa

Não importa pra onde vou, uma saladinha ou iogurte com castanhas antes de sair é de lei!

É que sair de estômago vazio me faz querer atacar todas as gordices que vejo pela frente, sabe? “Forrando o estômago” antes consigo ter mais controle.

2. Escolha pratos mais leves

Não deixo de sair por causa da dieta, mas aprendi a fazer escolhas mais inteligentes. No meu caso, uma boa tábua de frios é, quase sempre, a solução. Sempre viro a cara pra cestinha de pães do couvert, e quando não tenho nenhuma opção que “caiba” na minha dieta, ou seja, proteínas, tento uma brusquetta ou algo do tipo. O que não faço é, por exemplo, atacar salgadinhos, batata frita e coisas que sei que são as “piores opções”.

dieta

Se vou numa pizzaria (faz tempo que não vou porque não tô consumindo farinha, inclusive de trigo), peço massa fina, sem bordas recheadas e escolho recheios mais leves. No japonês, como não como carne de nenhum tipo, peço sunomono, mas quem come peixes tem muito mais opções, desde que não sejam as versões fritas e cheias de gordice.

Em todo cardápio, de qualquer lugar, sempre tem alguma opção mais leve, então escolha ela. Ok, você quer porque quer aquela gordice? Peça, mas divida com outras pessoas.

3. Lei da compensação

Saiu do controle na noite anterior ou quis se dar de presente uma massa suculenta? Desde que isso não se torne um hábito, não tem problema, mas no dia seguinte aplique a lei da compensação e faça escolhas bem leves pra compensar os excessos.

dieta

A lei da compensação, aliás, é sempre válida para “o dia seguinte” das baladinhas, e não ache que porque você saiu da linha um dia sua dieta foi por água abaixo porque, vez ou outra, isso acontece com (quase) todo mundo, o que importa é fazer desse pequeno deslize uma exceção e não a regra.

O que funciona de verdade é o bom senso. Você está se esforçando, comendo limpo, fazendo as coisas direitinho e não vai colocar tudo a perder atacando todas as gordices disponíveis, mas pode sim “experimentar” uma coisa ou outra, vez ou outra.

Mesmo de dieta, não abro mão, de vez em quando, de tomar meu vinho ou minha roska, e tomo sem culpa, tomo com prazer, sabe? Cada vez mais me conscientizo de que dieta só funciona se te faz feliz, e acho um absurdo abrir mão de sair com os amigos, de estar com a família por causa da dieta. Isso não é vida gente, isso é escravidão, e não acho que ser refém da dieta seja a melhor opção.

dieta

Isso é o que vem funcionando pra mim, mas quero saber o que funciona pra vocês. Dividam aí!

Beijos

Ju

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Vanessa Freitas  23/01/2015 - 21h04

    Eu e meu marido não estamos exatamente de dieta, mas estamos comendo menos em casa e fazendo algumas trocas saudáveis, mas de vez em quando nos damos o luxo de comer BEM quando saímos. O problema é que agora descobri que sou intolerante a lactose, então nossas saidinhas pé na jaca vão ter que ser mais pensadas. Até comprei a enzima, mas não vou sair usando pra qualquer casquinha do MC né?
    Inclusive te perguntei no Face sobre o moço que importa melatonina, será que ele consegue a enzima da lactose tb? Pois na gringa ela é vendida como suplemento alimentar, então deve ser mais barata.

    • Ju  25/01/2015 - 15h47

      Nessa, tava com saudade de você! Um 2015 maravilhoso, viu? :)
      Pode ser que sim, ele consegue bastante coisa!
      E, nossa, agora tem que “vigiar” mesmo Nessa, pra não ter problemas!
      Beijos

  2. Anna Edudarda  02/02/2015 - 15h41

    Ju, descobri o seu blog faz pouco tempo e estou devorando ele inteiro rs
    Não posso com suas fotos de salada no instagram, babo (e olha que não sou de gostar de salada!)
    Tem uma coisa que tenho mta curisiodade, que talvez rendesse post: como vc faz para se organizar na dieta? Vegetais e frutas estragam rápido, você faz compras semanais? Deixa tudo pronto para ir consumindo ao longo da semana ou faz na hora? E lanche e café da manhã, o que você costuma comer?

    Bjoos

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…