28.08.2015

Shampoo para crescer cabelo funciona?

eu acho que não...

Essa semana fiz um post com meus top 4 produtos para o cabelo crescer rápido, e tive a ideia de falar sobre shampoo para crescer cabelo, porque todo dia me aparece por aqui uma “invenção” nova, sabe?

O que acontece é que as pessoas querem milagres, e se o milagre for barato, melhor ainda. Até aí tudo bem, é da natureza humana, mas é preciso ser um pouco crítico e, claro, coerente ao analisar as coisas pra não acabar caindo em ciladas e estragando o cabelo mais ainda.

O fato é que, como disse o Dr. Valcinir Bedin, que é dermatologista, tricologista, nutrólogo e presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo,  “nada que se adicione ao shampoo pode acelerar o crescimento do cabelo”.

Ou seja, shampoo para crescer cabelo não funciona!

Isso é um fato, e se a gente analisar direitinho, vai entender as razões. Olha só, o shampoo, seja ele qual for, fica em contato com os fios por segundos, e logo depois desce pelo ralo. Como, então, que ele vai ter o poder de, em poucos segundos e do “lado de fora”, estimular o crescimento de uma coisa que nasce de “dentro”? Não faz sentido!

Shampoo para crescer cabelo

Shampoo para crescer cabelo: funciona?

Mas Ju, como então as máscaras e tônicos funcionam? Aí já são outros quinhentos, porque os tônicos ficam em contato por muito tempo com o couro cabeludo, há penetração dos ativos, e as máscaras, como expliquei nesse post aqui, não estimulam o crescimento do cabelo, mas ajudam o cabelo a crescer mais rápido na medida em que fortalecem os fios, e quanto mais forte estiver um cabelo, menos ele quebra e mais rápido o “comprimento aparece”.

Outra coisa que vale salientar aqui é que um dos motivos que mais retardam o crescimento dos fios é a oleosidade no couro cabeludo, então, por exemplo, se o shampoo tem um bom poder de limpeza, se tem ativos adstringentes e estimulantes, como o jaborandi, o alecrim, a cafeína, o limão e a arnica, dentre outros, que purifiquem e estimulem a circulação no couro cabeludo, reduzindo essa oleosidade, o cabelo vai voltar a crescer no ritmo normal, não porque o shampoo faz o cabelo crescer, mas porque ele tirou do caminho o que impedia o cabelo de crescer, entende?

Como a gente usa muitos finalizadores, vivo indicando a esfoliação do couro cabeludo vez ou outra justamente pra remover esse acúmulo de oleosidade e impurezas no couro cabeludo, e já existem shampoos específicos pra isso, como o de Argiloterapia, do Boti (resenha aqui) e o da Natura (resenha aqui), além daquele detox caseiro que mostrei nesse post aqui.

Tudo isso vai ajudar a manter o cabelo e, principalmente, o couro cabeludo, mais saudáveis, o que faz com que os fios tenham um bom ritmo de crescimento, mas nada disso vai, especificamente, fazer o cabelo crescer.

Já falei por aqui de alguns dos shampoos mais famosos que vêm com essa promessa, e tem vídeo lá no canal sobre isso:

Shampoo Bomba

Conheço uma galera que aposta nesse shampoo e jura que ajuda, e se você usa e se dá bem, não tem problema, mas o fato é que nada ali faz o cabelo crescer: nem o shampoo sem sal, até porque não existe shampoo sem sal, isso é mito, nem o Bepantol, e muito menos o Monovin A, que é uma vitamina injetável usada em cavalos e que não tem relação nenhuma com o crescimento dos fios, porque a vitamina A só ajuda no crescimento capilar se for ingerida, o que não é o caso.

Falei mais sobre o shampoo bomba nesse post aqui, clica pra conferir!

Shampoo para crescer cabelo

Shampoo com Adeforte

Conheço o Adeforte, um medicamento de uso oral com vitamina A, D e E, da receita daquela máscara (veja aqui) que a Glória Maria usa e que, reza a lenda, foi indicada pelo Pintanguy, mas fiquei sabendo, tempos atrás, que ele começou a ser utilizado pra “batizar” shampoos que, supostamente, fariam o cabelo crescer mais rápido.

Claro que a deficiência de vitaminas, sobretudo, nessa caso, da vitamina A e D, interferem no crescimento dos fios, já que, como falei nesse post aqui, é o sangue quem leva os nutrientes para os tecidos, e como o funcionamento dos tecidos está relacionado às vitaminas, na falta delas tudo fica comprometido. Assim, quando há deficiência de vitaminas as raízes capilares “pagam o pato”, e o fio do cabelo também.

Só que essa deficiência deve ser combatida por via oral e não por via tópica, e muito menos no shampoo! Pra entender isso mesmo, clique aqui e veja o post sobre o shampoo com Adeforte.

Shampoo de Café

O shampoo de café ficou tão famoso que saiu até na Vogue, mas foi explicado que a cafeína, que é estimulante, pode sim ajudar no crescimento dos fios, mas cafeína não é café. Ou seja, colocar café no shampoo não vai fazer o seu cabelo crescer!

A cafeína que vai ajudar no crescimento é a cafeína anidra, que é pura, sem água na molécula e, como expliquei nesse post aqui pra ter o mesmo efeito da cafeína anidra, por exemplo, seria necessário ingerir, em média, 50 copinhos de café. Falei mais sobre o shampoo de café nesse post aqui, e estou usando o shampoo e o tônico de cafeína, como falei nesse post aqui, pra testar o seu efeito, daí daqui a pouco menos de 3 meses volto pra contar (e mostrar) os resultados, certo?

Esses são os 3 shampoos mais conhecidos pra fazer o cabelo crescer, mas existem muitos outros, com ingredientes de todos os tipos, de cebola a vitamina de planta, porque a criatividade humana não tem limites! rsrs

Agora, conta aí, já testou algum shampoo para crescer cabelo? Teve resultado? Quero saber!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas de shampoo para crescer cabelo ? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
40 comentários
  1. Danny  28/08/2015 - 11h00

    Sabe o que gosto mais? A clareza e “chacoalhada” que vc dá! “Acoooorda , minha gente!”. Kkkkkk. É isso aí, Ju! Tem muita gente se iludindo com coisa pouca. Tem mesmo que trazer à realidade. Bom,e barato existe mas milagroso…
    P.S.: Ow blog bom “da gôta serena”! Além de tudo explicadinho ainda tem link para explicar ainda mais. Tem como não viciar? Se tiver nem me conte. Kkkkkk.

    • Ju  28/08/2015 - 11h55

      Danny, as pessoas se iludem porque gostam, na moral! E o pior é que ainda vem aqui e dizem que eu só estou dizendo isso porque estou de “coluio” com dermatologistas e a indústria cosmética, não aguento!

  2. angel blue  28/08/2015 - 11h08

    Olá! !Adoro suas postagens e concordo que nao existe shampo que faz os cabelos crescerem. Aposto em uma boa alimentação e os produtos certos para seu tipo de cabelo. Um bjo

    • Ju  28/08/2015 - 11h54

      Que bom saber disso, Angel! :)

  3. Marina Amália  28/08/2015 - 12h06

    Olá….
    Acho que milagre não existe, o que existe e o cuidado que vc tem. Hj lavo os cabelo todos os dias , no taque mso ,até no inverno. Acho que o cuidado de lavar quando ta sujo é o melhor mso, e um shampo que ta ajudando é o que contėm arginina na formula ( meu cabelo ama arginina)…. Nunca vi meu cabelo crescer mais 1,5 cm no mês, antes não crescia nem 1 cm.
    Tenho um shampo “dove men care ” que contém cafeina e mentol , uso pouco pq resseca o cabelo.

  4. Eliane Rocha  28/08/2015 - 12h42

    Ei Juuuuu, bom eu já usei o shampoo bomba, eu coloquei o monovin em um shampoo de jaborandi e crescer eu não sei, meu cabelo sempre teve um crescimento razoavelmente bom , precisaria ter usado por mais tempo, e ter medido o cabelo, mas que o cabelo fica mais macio, hidratado, brilhante, sedoso e mais forte e diminuiu muito a queda isso sim posso falar. Até o frizz ia embora… Beijos!

  5. Denize  28/08/2015 - 13h02

    Ju como sempre arrasando nas postagens, o povo gosta do fácil, cabelo não é igual capim pra crescer um monte me pouco tempo, me poupe.

    Bjão

  6. Dai  28/08/2015 - 13h15

    Boa tarde, Ju. Gostei muito do post. Você é formada em quê?

    • Ju  28/08/2015 - 14h23

      Oi Dai, eu sou advogada!

  7. Natali Araujo  28/08/2015 - 14h03

    Só confiei no na da crece pelo porque tinha indicação pra deixar o Shampoo agir 3 minutos ou mais.. kkk
    Mas adoro esses postagens com esse tema!! E concordo com tudinho escrito ai!!!!

  8. Lislie Terra  29/08/2015 - 00h34

    Eu nunca testei shampoo bomba, ou café, ou outros desse tipo…tenho medo. Mas também acho que não funciona muito, acho que para o cabelo crescer tem que cuidar, quando o cabelo esta bem cuidado e tratado ele tende a crescer mais rapido. Bjusss

  9. Fabiana  29/08/2015 - 20h09

    Ju, o que é bom para poros abertos ? Não consigo usar maquiagem por causa disso :(

    • Ju  01/09/2015 - 11h20

      Fabi, acabei de publicar um post no face sobre isso!

  10. Helen Andrade  30/08/2015 - 14h54

    Ju, eu já usei o Shampoo bomba de monovin e bepantol por 3 meses seguidos (o recomendado são 4, mas com um intervalo de 1 mês a cada dois) e meu cabelo além de ficar bem mais macio e brilhoso, cresceu bastante mesmo. Adorei!

  11. Mirian Blézins  30/08/2015 - 14h56

    Oi Jú, aprecio muito a sua sinceridade. Pro cabelo crescer aposto numa boa alimentação e nos cuidados com os fios. Beijo .

  12. Giulia  31/08/2015 - 07h49

    Oi Ju! Então, eu cortei o cabelo bem curtinho no começo do ano porque depois de ter sido “loira” com californianas, tido o cabelo preto e até ter sido ruiva ele ficou muiiito estragado, e eu que sempre tive cabelão, deixei ele na altura do queixo. Depois disso começei a usar o shampoo bomba e olha, meu cabelo ta crescendo rapido hein. Na verdade não sei se é porque ele voltou a ficar “bom” e forte depois que eu cortei ou por causa do shampoo mesmo, mas pelo menos deu certo hahaha. Agora to naquele break que tem que dar de 3 meses e to usando um shampoo de alfazema da Phebo que to amando! Gostei do texto, bem esclarecedor. Beijoss, adoro aqui.

  13. BIANCA TENÓRIO  31/08/2015 - 11h35

    O shampoo de mandioca da Haskell ajuda sim!!

  14. Thalia  01/09/2015 - 13h18

    Ju, a máscara seda reposição de massa saiu de linha? não achei para vender e no site da seda não tem mais essa linha

    • Ju  01/09/2015 - 13h24

      Tha, nunca mais encontrei ela!

  15. Brenda  01/09/2015 - 13h33

    Ju! Qual o óleo finalizador que deixa o cabelo mais brilhoso que vc já usou?
    Beijos, te adoro!!!

    • Ju  03/09/2015 - 11h02

      Brenda, o Oil Reflections e o Nuxe!

      • Brenda  03/09/2015 - 13h48

        Ju, eu comprei o amazonian oil da loreal, tenho o cabelo preto, vc acha ele bom? queria mais brilho… e são tantos no mercado, fico confusa. Obrigada <3

  16. Maíra  02/09/2015 - 01h12

    Oiii ju! Gostaria q vc fizesse a resenha do KIT Cuidados Diários Hair Remedy da CADIVEU ;)
    Obrigada :*

  17. Aryane Laara  03/09/2015 - 21h01

    Gostei do post, tudo muito explicadinho. Bom eu usei o shampoo bomba com o bepantol liquido e gostei bastante . Meu cabelo é ruim pra crescer, juro. Ajudou mto o shampoo bomba, no fortalecimento, brilho e cresceu. Bjs

  18. Aline  24/09/2015 - 17h51

    Ju, já ouviu falar do PRO V B5 com Phantenol da Ambar?
    Já vi bastante gente falando que ele ajuda na queda e no crescimento.

  19. […] fiz um post aqui sobre shampoos que prometem fazer o cabelo crescer (veja aqui) e também sobre máscaras com esse intuito (veja aqui), e a minha opinião é a seguinte: se o […]

  20. Pamela B Pedro  12/11/2015 - 18h59

    Hummm !!? Adorei saber que a oleosidade atrapalha o crescimento. Vou hoje mesmo dar uma boa esfregada no couro cabeludo com o shampoo de jaborandi. Obrigada pelas dicas.

  21. Jessica  01/12/2015 - 12h39

    Ju e a resenha do shampoo de café, cadê?

  22. adierle  01/12/2015 - 13h03

    Ou ju faz resenha da linha bio extratos detox estou gostando muito adoro seus pôster.

    • Ju  01/12/2015 - 14h42

      Vou procurar aqui, pode deixar! <3

  23. […] Quem quiser saber mais sobre os diversos shampoos que prometem acelerar o crescimento dos fios, recomendo esse post: Shampoo para crescer cabelo funciona? […]

  24. Greice T. C.  10/05/2016 - 22h32

    Adorei a matéria! Super explicativa, estava com algumas dúvidas em relação a esse assunto e consegui assimilar bem da forma que você falou.

  25. Kenny  04/07/2016 - 05h17

    Acordei!

  26. patricia pereira pires  26/08/2016 - 09h55

    queria testar essa amostra grats pois achei muito interessante

  27. cristina quaresma  08/12/2016 - 13h13

    Jú eu usei a linha toda do capicilin bomba, meu cabelo estava parado no tempo deixo agir 3 minutos, e cresceu o meu cabelo 4 dedos em um mês e também estou tomando vitamina lavitan energia ele é um polivitamínico que tem as vitaminas do imecap hair e eu lhe digo que cresceu

  28. Sileia  20/04/2017 - 17h04

    Olá Jú, se a vitamina A só tem efeito quando e emgerida. Então a receitinha Dr Ivo Pitang também não da resultado né??

    • Ju  20/04/2017 - 18h05

      Si, ela só tem efeito no crescimento dos cabelos quando ingerida, na pele seu uso tópico é excelente!
      Beijos

  29. […] Shampoo para crescer cabelo funciona? […]

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Conhecem o blog de minha amiga, @jurovalendo ? Passem lá... Escrevi algo legal... @isadorabacelar.r #amizade #jurovalendo #julopes #amor #meueuloiro #fidelidade #gastronomia #amando #mudanca #salvador #unifacs
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
  • Esse deveria ser o jeito certo de dar “valor” às pessoas! Não devíamos dar tanta importância ao quanto de dinheiro fulano tem, ou o status social de sicrano, mas sim como eles tratam as outras pessoas! Bom sábado pra nós! #blogbellealmeida #empathy #empatia
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo