12.02.2016

Pílula Anticoncepcional: As Primeiras Semanas Sem Usar

Depois de 18 anos!

Semanas atrás fiz um post aqui contando que, depois de 18 anos sem menstruar, precisei parar de tomar a pílula anticoncepcional por razões médicas (veja o post aqui) e estava, literalmente, travada de medo dos primeiros dias, porque li relatos bem ruins na net.

Na verdade era uma mistura de sentimentos: estava zangada por ter que voltar a menstruar, porque foi algo bem traumático na minha adolescência, estava chatada de perder a liberdade que não menstruar proporciona, e estava com medo de como ficaria o meu humor e o meu temperamento no início, porque hormônio é um troço problemático, e quando mexe nisso aí tudo é alterado.

Pílula Anticoncepcional

Créditos: Shutterstock

Pílula anticoncepcional: a odisseia!

E a coisa, na primeira semana, foi feia.

Fiquei bastante irritada, muito mais impaciente que o normal, extremamente sensível e completamente “armada”, pronta pra brigar, sabe como é? Pra completar, tive cólica por 2 dias seguidos, mesmo sem menstruar (quem explica?), fiquei enjoada, me sentindo cansada, sem ânimo pra nada, meio apática e com muito, muito sono.

A coisa passou meio como uma “névoa” e foi, basicamente, uma semana perdida, onde me senti mal e rendi pouco em todos os sentidos.

Acho que isso acontece porque o corpo reage a falta dos hormônios sintéticos, mas como estou fazendo a coisa com acompanhamento, e fazendo a reposição da progesterona, do estradiol e de outros hormônios que estavam muito baixos, a “era das trevas” durou pouco e na segunda semana a coisa virou.

Sabe criança com vontade de fazer tudo, com todo o ânimo e energia do mundo? É assim que tô me sentindo! A instabilidade dos primeiros dias deu lugar a uma sensação boa de equilíbrio e tranquilidade, tenho sentido o corpo desinchando e minha pele não teve nenhuma alteração na oleosidade, coisa que estava preocupada, já que o anticoncepcional ajuda nisso, né?

Pílula-Anticoncepcional

Créditos: Shutterstock

Uma coisa que tenho observado é que meu apetite tem mudado: aquela vontade doida de beliscar durante a noite reduziu muito e já não sinto tanta vontade de comer. Tô achando ótimooo!

Ainda não menstruei e não faço ideia de quando isso vai acontecer, porque depende exclusivamente do meu organismo, mas prefiro acreditar que a coisa será mais amena, que vai ficar tudo bem e que a decisão (forçada!) de voltar a menstruar foi, nesse momento, a melhor pra mim.

O fato é que, depois da turbulência,  estou me sentindo muito melhor em vários aspectos, e acredito que essas mudanças positivas vão se intensificar com o passar do tempo… Assim espero! rs

Enfim, só queria dividir isso com vocês, e a medida que o tempo for passando volto pra contar tudo o que for acontecendo, tá? Mas, antes de terminar quero deixar uma coisa bem clara: a pílula não deve ser “demonizada”, ela ajudou e ajuda milhões de mulheres em todo o mundo, é uma conquista nossa, e não é porque eu tive problemas que todo mundo vai ter!

E se alguém já passou ou está passando por isso, comenta aí! Me senti mais “confortável” com os comentários de vocês no post anterior sobre o assunto, fez com que eu me sentisse “menos só”, sabe?

Beijos, Ju♥




Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
41 comentários
  1. Karina  12/02/2016 - 13h55

    Oi juuuuu….super entendo o ke vc está sentindo….fazia 3anos ke nao menstruava…e faz 2 semanas ke parei de tomar a pilula…e na primeira semana senti td isso ….parecia mulher gravida….rsrsr…mas na segunda parecia ke tinha nascido p vida…..rsr….mto animada….super desinchada….sem akelas loucuras de comer porcaria feito doida….e ontem eis ke menstruei….mais nada fora do normal..um fluxo bem normal…….naum menstruar foi mtoooo bom p mim…mais agora nesse momento o melhor foi parar….o importante é sabermos o ke o corpo da está pedindo….bjjjssss juu….(ainda na espera pelo desapego desse mes….rsr)

  2. Lari  12/02/2016 - 13h59

    Ju, já pensou em usar coletor menstrual? Eu sei que não vai fazer nada em relação às cólicas, tpm e etc, mas é algo que mudou totalmente minha relação com a menstruação. Virou uma experiência bem menos, como vc mesma disse, traumática.
    Acho que agora que você vai voltar a menstruar, já seria bom começar a pensar nisso :)) beijão!

    • Ju  12/02/2016 - 14h05

      Lari, algumas meninas falaram comigo sobre ele e tô pesquisando!
      Beijos

  3. Isa  12/02/2016 - 14h14

    Oi Jú!Tudo bem?
    Olha sobre a pílula fazer mal, pra mim fez!!!
    Me arrependo de ter começado a toma-la!Depois dela apareceram nódulos em meus seios, bagunçou todos meus hormônios!
    Eu era normal até os 22 anos, não tinha cólicas, o fluxo era ameno!
    Já tentei parar várias vezes, mas agora tenho uma cólica absurda e caroço que apareceram no seio! Estou procurando bastante assunto sobre pílula e já vi que ela pode ser causadora da endometriose, além de trombose, embolia pulmonar, entre outros!
    Os médicos só falam os benefícios e nenhum conta o mal que ela pode causar!Além de nunca pedirem exames para ver se tenho predisposição a trombose!

    • Ju  12/02/2016 - 14h37

      Oi Isa, tudo bem sim, e você?
      Então, acho que tudo isso deve ser alertado e exames PRECISAM ser feitos, né?

  4. Priscila  12/02/2016 - 14h21

    Olá Ju! Passei por isso há seis meses e…pra mim não rolou. Voltei com o anticoncepcional. Na verdade eu não estava com nenhum problema hormonal, era apenas neura minha achando que tinha que dar uma parada, que meus vasinhos nas pernas estavam aumentando, que eu poderia ter trombose e tals.
    Fora ter que lidar com as espinhas e com cólicas terríveis, o grande problema foi o humor: eu parecia bipolar. Quando estava alegre, era ótimo: eu ficava agradável, simpática e em paz com o marido (a libido muda que é uma coisa!). Mas quando estava na TPM… Já cheguei a ter crises de pânico dirigindo para casa. Uma vez tive que parar no meio do caminho porque parecia que o trânsito ia me sufocar. Ficava chorando do nada e parecia que faltava até o ar.
    Daí, fui ao médico e, como ainda não queria tomar anticoncepcional, iniciei com a fluoxetina. Fiquei ótima! Me sentia a princesa Aurora acordando com passarinhos de manhã. Agora, por motivos práticos (não quero ser mamãe ainda) voltei com o anticoncepcional e será sem pausa, para que possa ir reduzindo a fluoxetina. Ser mulher é muito complicado…

    • Ju  12/02/2016 - 14h37

      Pri, verdade!
      Acho que o fato de estar fazendo a suplementação com hormônios bioidênticos tá me ajudando muito, porque o ruim mesmo foi a primeira semana, agora tô ótima, e a libido muda completamente hahaha

  5. NATALIE  12/02/2016 - 14h33

    Que bom que está bem, Ju! Hormonios acabam com a gente…nunca vi um trem desses!!!! Uso anti baby já faz um tempo e não sei o que seria de mim (e das pessoas ao meu redor) se não usasse…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o bicho pega todo mês…é uma semana braba que só, sensível que só, dolorida que só…rs

  6. Mayara  12/02/2016 - 15h28

    Desculpe a indiscrição, mas e a libido Ju?
    Isso é o que mais me chama atenção na ausência do anticoncepcional.
    Queria saber se acontece com vocês também.

    Bjoos

    • Ju  12/02/2016 - 15h48

      May, indiscrição nenhuma, podeeee perguntar! rs
      Menina, muda da água pro vinho…Achei que a minha estava baixa por causa da queda da testosterona, mas tô vendo que tem muito a ver com o anticoncepcional também, porque, gente, que fogo é esse?
      hahahahaha

  7. Érika  12/02/2016 - 17h49

    Oi minha Diva! Parei com a pílula tb! Faz um mês, e domingo a menstruação veio me rever depois de tempos, e veio com a força toda! Me senti na adolescência novamente! A única diferença é que meu período menstrual durava sete dias e dessa vez durou cinco! Menos dois dias de tortura! Rs…
    Estou amando trocar essa experiência com vc e as colegas leitoras! Mil bjs! <3

  8. Mariana  12/02/2016 - 17h57

    Ju

    Desde setembro meu médico orientou que eu parasse por um ciclo. Resolvi parar na quarta de cinzas.
    To-ma-ra que eu não sofra muito e que desça logo!!

    Boa sorte para nós
    Bjs

    • Ju  12/02/2016 - 18h00

      Mari, vai me contando o que tá sentindo!
      Beijos

  9. Emanuella  12/02/2016 - 18h15

    Ju sua danada, comprei hoje o relaxante natural da capiciin, só por tua causa kkk, ansiosa pra usar. Bjus!!!!

    • Ju  12/02/2016 - 18h17

      Manu, conta o que achou!

  10. Marilia  12/02/2016 - 20h14

    Eu amo menstruar, mas não pelo sangue em si, mas pelo período do mês que ovulo, me sinto viva, com a libido a mil, linda, cheia de ânimo, acordo disposta, to sempre bem, menstruo por menos de 48h, as vezes um leve incomodo, a cada 36-42 dias, sou um relógio. Ovular pra mim é a melhor parte e o namorado agradece, você vai perceber que fica mais bonita, mais fêmea, mais competitiva, aumenta a força física, a vontade de malhar. Abomino anticoncepcionais porque pra mim vale a pena menstruar, há casos e casos. Não indico só pra quem não quer menstruar, existem maneiras de diminuir o fluxo e o desconforto. Além do que, tinha tanto efeito com o anti-concepcional e perdia tanto a libido que não valia a pena.

  11. Karina Sczip Deniz  12/02/2016 - 20h35

    Ju, vai por mim…. Vc nunca mais vai querer voltar a tomar! Sua vida e disposição mudam completamente, em todos os sentidos. Já estou sem ela há 2 anos e não sinto falta nenhuma. Vc vai se adaptar logo, fica tranqüila! Boa sorte! Bjoss

  12. Carol  12/02/2016 - 20h38

    Olá Ju, então tomei pílula por um tempo mas parei foi bom, minha pele melhorou, o fluxo diminuiu, regulou meu ciclo. A minha TPM é bombástica e lidar com essa coisa de hormônios é muito delicado. Menstruar tem seus incômodos mas tento levar para o lado positivo. Eu sempre penso: “Que bom que eu menstruo pois isso é sinal de que sou uma mulher saudável e fértil.” Beijos e adoro o seu blog!!!!

  13. Renata Dutra  12/02/2016 - 21h42

    Boa noite Ju,
    Eu tomo direto a quase 5 anos, ano passado tive que parar por que estava sentindo muita cólica mesmo sem menstruar, principalmente durante a relação, e o médico mandou parar uns 2 meses, e foi muito sofrido, senti colicas fortes durante 7 dias e um fluxo muito intenso ai tive que voltar a tomar.

  14. Luciana  13/02/2016 - 10h23

    Ju, tive sérios problemas com anticoncepcional. Três semanas após começar a tomar comecei a sentir sintomas de depressão. Chequei ao ponto de ter que tomar antidepressivos e fazer terapia.
    Conheci uma mulher no consultório da terapeuta que também desenvolveu depressão tomando anticoncepcional e ainda tenho um outro caso igual na família.
    Hoje, graças à Deus, não tomo mais antidepressivos e nem a ‘marvada’ da pílula anticoncepcional.

  15. Débora Corrêa  13/02/2016 - 14h14

    Ju, passei por isto há alguns meses, tomei pílula por exatos 13 anos. Para mim, o pior foi o humor… Sério, fiquei muito irritável durante toda a pausa. Quanto a menstruar, fiquei em dúvida se seria como na adolescência, mas felizmente o fluxo foi bem menos intenso. Passei 9 meses sem pílula, consegui obter a melhora clínica que me motivou a parar, mas descobri em dezembro que tenho a síndrome dos ovários policísticos e precisei reiniciar o uso do anticoncepcional. Embora não tenha notado modificações de apetite, ganhei peso durante a pausa, mas atribui-se à SOP. Espero que a pausa seja benéfica para você!

  16. roberta Matos  13/02/2016 - 17h39

    que Deus te abençoe nesta nova fase!

  17. josuela  14/02/2016 - 00h59

    Modulação hormonal bioidentica é td ! Td melhora, a pele cabelo , libido …um hormônio ajusta o outro! Siga em frente, embora ainda seja algo oneroso vale o investimento .bjao boa sorte!

  18. Valéria  14/02/2016 - 09h35

    Vou parar de tomar daqui a dois meses e meio e já estou desesperada por causa dos possíveis efeitos que a falta da pílula pode me fazer. Todo faz 13 anos…

  19. Isa  14/02/2016 - 10h24

    Ju, te acompanho faz tempo e te adoro! Sempre corria aqui quando algo acontecia ao meus cabelos. Tenho 21 anos e tomava anti desde os 18, quando resolvi parar. Estava inchadinha, celulites brotaram em mim nesse período de uso do anti e ainda quando fiz exames hormonais estava tudo la embaixo, inclusive testosterona. Fiquei assustada com os resultados e resolvi buscar outra alternativa anticonceptiva. Li muito sobre chips hormonais, conversei com quem ja usava e usa ha anos, e com profissionais entendidos do assunto e coloquei! Pra mim esta sendo outra vida, percebi o quao cansada eu vivia por causa do anti, sem animo p nada e com sono o tempo todo. Acho q vale a pena pesquisar sobre a tecnica do Elcimar Coutinho (obs,: minha mae de 46 anos tbm utiliza o metodo so q pra reposicao hormonal e esta amando)!

  20. Valéria  14/02/2016 - 13h47

    Vou parar de tomar daqui a dois meses e meio, já estou desesperada com os possíveis sintomas… Tomo já faz 13 anos

  21. Samara  14/02/2016 - 14h37

    Oi Ju, antes tarde do que nunca kkkkkk

    Claro que não é regra, mas está na bula e existem muitos relatos de doenças e outros problemas por causa do Ac.
    No meu caso reduzia muito minha libido e me ressecava muito, esse ressecamento piorava as crises de candidíase que eu tinha. Por esse motivo resolvi parar. E então pesquisando li muitos relatos de problemas psicológicos como ansiedade, que também sofro. Lingando os pontos percebi que minhas crises de ansiedade pioraram muito nesses últimos 5 anos, tempo que tomei o Ac. Parei e não pretendo voltar, mas não tem sido muito fácil adaptar. Com exceção da menstruação que acho que tem vindo até reduzida, tbm não tenho cólicas, tive muita dor de cabeça pela baixa de estrogênio e algumas tpm’s fortes, além disso meus ciclos iniciais eram muito longos, só agora após 4 ciclos é que está regulando e a oleosidade voltou (tomava Ac pra ajudar nisso tbm). Espero que td isso melhore, pois acredito que o corpo livre de medicamentos é com certeza mais saudável!

  22. Maris na saraiva  14/02/2016 - 22h21

    Ju
    Ontem a bendita chegou… parei quarta de cinzas depois de cerca 3-4 anos sem interrupção.

    Estou sentindo sono, dor de cabeça e impaciência.
    :/

    A partir de amanhã vou tomar água inglesa por 7 diss e então voltar para o gestinol 28.

    Bjssss

  23. Leylane  15/02/2016 - 05h14

    Olha, fiquei mais de 8 anos direto usando anticoncepcional… Er aum sonho realmente! Mas precisej parar pra tentar engravidar…
    Meu medo eram as absurdas colicas q eu tinha na adolescencia… De parar no hospital pra tomar temedio na veia…
    Enfim… Foram 2 anos de tentativa, a colica so veio no final desses 2 anos… Mas o fluxo ficou mto intenso… Tive minha filha, ela ja tem 1 ano, nunca mais usei o anticoncepcional, o fluxo continua intenso, mas a colica ninca mais deu sinal de vida! As x fico mega irritada, com tpm! Mas faz parte, arendi a lidar com isso! Boa sorte pra vc! Bj

  24. Bruna  15/02/2016 - 08h55

    Olá, Ju!
    Primeiro quero dizer que adoro seus posts, me ajudam muito rss..
    Já passei pela mesma situação que você, porém em menos tempo. Tomei anticoncepcional durante um ano e alguns meses, tomava direto e tbm não menstruava. Agora faz um mês que parei, vamos ver o que acontecerá.
    Adore esse post, pois tbm fez com que eu me sentisse “menos só”..
    Beijos :)

  25. Lis  15/02/2016 - 12h00

    Ju,
    Eu também parei a uma semana de tomar o meu depois de 17 anos sem menstruar, fiquei com esses ups and downs no meu humor e pouca disposta, cansada, mas o meu apetite sexual aumentou!!! (risos) E o maridão esta no céu. Eu ainda não menstruei e estou com muito medo, porque ODEIO menstruar! Como estou na segunda semana sem vms ver o que vai dar mas estou muito mais disposta e com menas vontade de comer doces.

  26. Karen  15/02/2016 - 12h02

    Por mais de 10 anos tomo pílula, e por 3 vezes tentei parar. Não por problemas, até hoje tive umas 3 terríveis cólicas, mas pra não precisar mesmo ser escrava da pílula. Muitas vezes li sobre as vantagens de não tomar. Maaaaas, pouco antes de completar um mês sem tomar, a desgraça acontece. Eu pareço uma fábrica de óleo. Intenso, horrível. Todas as vezes que parei, me arrependi amargamente por causa da pele.

    Nunca tinha ouvido sobre essa reposição hormonal… e talvez isso ajude. Quem sabe em uma próxima visita ao gineco, eu questione sobre isso. Mas confesso que traumatizei tanto da última vez que larguei a bendita, que tenho medo de parar de novo e demorar um tempão pra pele voltar ao normal.

  27. Luciana  17/02/2016 - 17h43

    Ju, menina! Eu resolvi parar também depois de 16 anos. Parei dia 08/01 e dia 12/01 já estava morrendo de cólica e menstruada. Esse mês não tive cólia e meu ciclo foi de 32 dias. Confesso que nem me lembro quantos dias tinha meu ciclo antes desses milhões de anos sem menstruar. O primeiro durou 32 dias e tive 4 dias de fluxo.
    A libido? Senhor, que melhora!!!! Eu parei por minha conta e risco. Dia 25/02, vou ao médico para fazer uns exames e ver se está tudo bem.
    Estou com 34 anos e quero ter um filho.
    Beijos

  28. Mayra Prates  19/02/2016 - 21h48

    Desde 2008 uso pílula, iniciei com a Belara nunca tive reações mas pesquisando sobre o assunto procurei algo que parecesse mais natural e este ano mudei para a pilula Qlaira , sinceramente não percebo diferenças até o momento, a unica diferença são os hormônios contidos no belara (21)e no qlaira (26+ 02 inativos) … é chato isso de menstruar , só não tomo a pilula continua por medo da drospirenona … por toda polêmica em torno do tal hormônio.

  29. Priscilla  25/02/2016 - 15h57

    Ju! Te acompanho sempre aqui e adoro vc!
    Estou passando pela mesma coisa…fazem 15 dias q parei o Ac que tomei por 10 anos por apenas 1 motivo: falta de libido! E agora… está ótimo! Mais disposta, mais sociável, menos louca e instável e com muitooo mais fogo ! Noivo ta amando! Mesmo q tenha q usar camisinha, valeu a pena e não pretendo voltar a tomar mais!

  30. Bela  25/02/2016 - 22h44

    http://www.larabriden.com
    Essa medica é especialista em saude da mulher, quem consegue desenrolar o ingles nao deixe de Ler todo o site dela, tenho aplicado o que ela diz e só tem me feito bem! Ela orienta,por exemplo, cortar laticinios pra diminuir tpm (no site ela explica o porque ), eu nao consegui cortar 100% mas fiz o seguinte: cortei leite definitivamente mas queijos e iogurte eu consumo moderadamente até 2 semanas antes de menstruar, depois nada de lacteos. Resultado: meu humor ta bem melhor, dor nos seios só tenho por 1 dia e colicas estao mais suaves! Inclusive Ju ela é contra anticoncepcional, tem um post mto bom lá sobre isso. Pra quem sofre com endometriose e ovario policistico tb vai encontrar orientacoes

  31. Carla  28/02/2016 - 11h05

    Ju, fico feliz que com você tenha dado tããão certo! Comigo não rolou! No meu caso pensei em parar por achar desnecessário ingerir tanto hormônio, já que meu namorido tem vasectomia. Porém pra mim foi tenebroso, macabro! rs… Tudo mudou em mim, especialmente as espinhas! Meu Deus, meu rosto ficou horrível. Sendo que não possuo a pele propensa a espinhas… Fora o humor, as oscilações… Fiquei louca… nem eu me aguentava! rs… Acredito que eu tenha sentido tanto por não ter feito nenhuma reposição… Enfim, depois de um mês voltei a tomar… Mas confesso que depois desse post me senti animada a procurar outro profissional que consiga me ajudar de outra forma a parar de tomar o anticoncepcional. Beijus sua linda!

  32. […] não tinha alterado em nada a oleosidade da minha pele e do meu cabelo nas primeiras semanas (veja aqui), mas foram só nas primeiras semanas mesmo, foi só pra iludir, porque, minha gente, a coisa aqui […]

  33. Rafaela  09/03/2016 - 23h08

    Oi, Ju! Td bem? Eu gostaria muito q vc fizesse um post contando sobre a reposição de estradiol e testosterona q vc está fazendo, se é tratamento alternativo , a base de produtos naturais ou não , se é medicação sintética etc. Tomo pílula há 12 anos e esses meus hormônios tb estão bem baixos e já me falaram pra parar de tomar e fazer a reposição, só q aí eu penso : vou me livrar de tomar hormônio sintético pra ter q tomar OUTROS tipos de hormônios tb sintéticos? Outra coisa q queria perguntar: seu cabelo teve queda e vc sentiu sua peIe mais oleosa com a interrupção? Bjs

  34. […] Pílula Anticoncepcional: as primeiras semanas sem usar […]

  35. Adriana Luz  20/03/2016 - 19h10

    Ju adorei o blog e a matéria, muito bom saber que eu não era a única que sofria com esses desconfortos dos hormônios, parei coma pilula faz 1 mês e coloquei um DIU, já sinto uma melhora significativa em vários aspectos, tive depressão aos 28 anos e o médico atribuiu uma parcela ao uso de anticoncepcional. Hoje tenho 30 , estou feliz com minha decisão, comecei acadêmia me sinto uma garotinha de novo super disposta! Com certeza a pele e cabelos oleosos são muito mais fáceis de tratar do que uma depressão, acho que isso deveria ser mais abordado, a sociedade e a mídia incentivam as mulheres a se entupir de porcarias e o preço disso pode ser bem alto no final. Abraços a todas as corajosas que buscam qualidade de vida!

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Antes de qualquer coisa, café! Força na peruca gente!!!! Bora fazer essa terça render 😘 #blogbellealmeida #bomdia #tercalinda
  • Planejamento atualizado, agora é botar em prática! Boa semana pra nós! 😘😘 #blogbellealmeida #mondayagain
  • Pela janela do carro e mesmo assim foi bonito de ver! #blogbellealmeida #pordosol #sunset
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo