20.03.2016

Maquiagem No Calor: Alguém Explica?

Porque eu não entendo...

Esse post é uma crítica, mas é também um conselho, um grito de alerta ou sei lá o quê, e eu espero, de verdade, que algumas marcas comecem a entender que se elas querem vender no Nordeste, e aqui vou incluir também o Norte do país, elas precisam fazer produtos que atendam a esse público, porque, cara, tá difícil!

São Paulo pode ser o maior mercado consumidor do país, mas não representa todo o país, então muitas coisas que funcionam lá não funcionam aqui, e isso eu noto muito em relação a maquiagem, porque quase nada, na verdade, funciona.

Eu, todos os dias, deixo de indicar produtos aqui porque eles simplesmente não existem, porque eles não se adequam a uma pessoa de pele oleosa que mora em um lugar absurdamente quente, que, ressalte-se, é a realidade de uma parcela imensa da população.

maquiagem no calor

A noção de “calor” aqui talvez seja um pouco diferente, e pra quem mora em locais muito, muito quentes, como eu,  é raro poder indicar algo que não derreta, que não escorra, que não deixe tudo brilhando pouco tempo depois.

Ah, eu sei que ar-condicionado existe, e sim, eu adoro o meu, mas sabe o que acontece? Eu tenho centenas de milhares de leitoras do Norte e Nordeste do país que gostariam muito de poder usar uma base que não derretesse no trajeto de ônibus que ela faz de casa para o trabalho.

Sabe lápis que não escorre, sombra que segura a onda,  delineador que não mancha tudo e máscara de cílios que não carimba a pálpebra toda? A gente quer, a gente quer muito, e sabe porque a gente não compra? Não é por causa da crise, porque não gostamos de maquiagem ou porque achamos caro, é porque vocês simplesmente ignoram o fato de que as nossas necessidades são um pouco diferentes. Sacou?

E não ache que é mimimi porque não é. Eu, na verdade, detesto esse vitimismo bobo, mas me choca que vocês não tenham notado o óbvio ainda. Ou talvez tenham, mas queiram continuar enfiando as coisas guela abaixo, porque, afinal, quase não temos opção, não é mesmo? E quem não tem opção se contenta com qualquer coisa.

A gente perde por não ter opção, isso é fato, e é lamentável,  mas vocês perdem mais, muito mais, porque deixam de ganhar um público ávido por consumir, um público que poderia ser facilmente fidelizado pela qualidade de produtos que foram feitos especificamente para ele.

É difícil, eu sei, mas num país de dimensões continentais como o Brasil, será mesmo que vocês acreditam que uma coisa só vai valer pra todo mundo? Algo precisa ser revisto nisso aí, sinceramente!

Beijos, Ju♥

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
49 comentários
  1. Lari  20/03/2016 - 14h10

    Onde curto mil vezes Ju? Os produtos são só pro Sul/sudeste, e as blogueiras só se comunicam com o público de lá, e nós não somos representasses e ficamos com a rebarba!
    Te adoro, Ju!

    • Ju  20/03/2016 - 14h16

      Oi Lari!
      Complicado isso, né? Parece que nós somos invisíveis, não vejo uma marca que foque na gente, nas nossas necessidades. Aí fica difícil!
      Beijos <3

  2. Emanuella  20/03/2016 - 15h13

    Graças a Deus que temos vc Ju. Nossa porta voz. Eu por exemplo chego no trabalho com cara de frigideira de tanto óleo.

    • Ju  20/03/2016 - 16h05

      Manu, não aguento, é sério, parece que nós somos invisíveis!

  3. Andreia  20/03/2016 - 15h33

    Ju…eu moro em Araraquara-SP …aqui é muito quente…acredito que muito menos que no nordeste…mas é quente! estou usando primer e base da mary kay e eu achava que estava tudo bem até que um belo dia saí para almoçar com uns amigos… no final do almoço, que me olhei no espelho…tinha dois “buracos” enormes e horriveis bem centralizado em cada lado da face,que a maquiagem tinha derretido! naquele momento me senti envergonhada…estava parecendo o patati patatá….. é muito triste mesmo as empresas de cosméticos não se preocuparem muito com as diversas temperaturas que há em nosso país…agora fico o tempo todo olhando se não estou derretendo… mas queria muito um produto que eu pudesse ficar tranquila e segura… bjs

    • Ju  20/03/2016 - 16h10

      Déa, preocupam não, pelo visto somos irrelevantes, temos que nos contentar com o que tem e ponto. Eu não consigo usar nada, aqui faz 45 graus, tudo derrete, só o que tem segurando são as bases importadas, quer dizer, é um absurdo!

  4. Patricia  20/03/2016 - 15h52

    Nem é todo o sudeste… Moro no RJ e a maquiagem derrete poucos minutos após sair do ar-condicionado.
    E o coidado do celular? Fica todo grudento afff…

    • Ju  20/03/2016 - 16h05

      Paty, as meninas lá no Face tão falando exatamente isso!

  5. Thaís  20/03/2016 - 15h58

    Ai Ju, acho que o mercado é muito acomodado. 99% dos produtos atendem um único público: pele mista a levemente oleosa que resida em cidades com temp de ate 25°c e adore efeito mate.
    Eu tenho pele uber seca e moro em SP, não tem hidratante facial que de conta de tanta secura no inverno e é missão impossível achar uma base ou corretivo com cobertura que não me deixe a cara com aspecto de farinha feat reboco (e custe menos de 300 dilmas, pq tem uma Chanel que funciona mas não cabe no orçamento).
    Tudo que saia do padrão e da zona de conforto parece não interessar a indústria de cosméticos, uma pena.

    • Ju  20/03/2016 - 16h04

      Thai, são mesmo, extremamente acomodados, acho isso um absurdo!

  6. Mara  20/03/2016 - 16h22

    Concordo plenamente com cada linha do seu texto.
    Eu acabo recorrendo aos cosméticos asiáticos, pois são os únicos que funcionam nesse nosso clima tão quente e úmido.

  7. Andreia Lino  20/03/2016 - 17h32

    Ju… vc usa a base da Lancome né? das importadas que dá certo pra nossa pele,essa é a mais ace$$ivel? bjs

    • Ju  20/03/2016 - 17h34

      Déa, desde que essa deu certo, não arrisquei outra, porque aqui não tem provador, compro pela net, então tenho medo de errar e gastar mais ainda!

  8. Sirlaine  20/03/2016 - 18h37

    Ju, o negócio é difícil! Morei no norte, SC, SP, RJ, e agora estou em MG(sim, sou quase uma cigana!) sei bem o que é derreter tudo e nada parar na cara da gente! Ainda procuro produtos que não derretam! Uso primer, a base vem escrito: oil free efeito mate longa duração e alta cobertura 24 horas, dá 02 horas já me sinto melecada! Já gastei horrores e nunca estou feliz pois NADA funciona! A indústria cosmética lança produtos todo dia e não consegue atender nosso clima mesmo! Deprimente!

  9. May Fernandes  20/03/2016 - 19h02

    Acho que o problema que pra mim eh pior que o calor, eh a UMIDADE, coisa que no sudeste quase nao tem! Moro no RN e meu problema maior com maquiagem eh que derrete tudo no calor, e eu transpiro MUITO por causa do tempo umido. Ate protetor derrete, preciso levar na bolsa pra retocar! Realmente eh um saco, vc tem toda razao!

  10. Rozana  20/03/2016 - 19h44

    Ju, parei de comprar maquiagem
    Nacional por causa disso, é só tem resenha de blogueira do Sul e Sudeste, nada a ver com nossa pele, nem arrisco mais!
    Bjo galega

    • Ju  20/03/2016 - 19h49

      Ro, é uma pena isso, porque nem como comparar a gente tem, né?
      Bjo

  11. Carla Freitas  20/03/2016 - 19h52

    A mesma coisa pro Rio de Janeiro!!!!

  12. Jô  20/03/2016 - 20h24

    Oi, Ju!!! Pois é… parece que não há a menor compreensão por parte das marcas. E ninguém está dizendo que isso é fácil, mas é PRECISO! Eu moro no Espírito Santo, na Grande Vitória, e aqui simplesmente não chove. Não chegamos aos 45 graus, mas aos 40, 42… e a média de temperatura é altíssima. Todos os dias faz muito muito muito calor. Minha pele mista derrete… tudo se dissolve e é horrível. Eu trabalho viajando e sei que a temperatura aí é elevadíssima também… Sem contar que ainda não vestimos roupas refrigeradas, vez ou outra ficamos expostas ao tempo mesmo… Chega né!? Pensar um pouquinho e demonstrar cuidados – por parte das marcas quero dizer, não faz mal não! Curti mil vezes o post!

  13. Nana  20/03/2016 - 22h53

    Ju, parabéns pelo post! Estou passando um sufoco nesse calor úmido de Salvador. Nada está funcionando, uso o corretivo pro longwear da Mac e ele derrete, o produto era pra ser resistente à água. Eu vivo derretendo, e já desisti de usar base sequinha, a que mais está dando certo pra mim é a Maestro da Armani por ser um pouco mais oleosa, como óleo e água não se misturam sinto que ela não se altera na pele mesmo pingando de suor.

  14. Bruna Olanda  21/03/2016 - 01h20

    Ju, moro em Presidente Prudente ( interior de SP), e aqui é mto calor tbm. Praticamente um sol pra cada um. E sofro do mesmo problema!!! As marcas precisam pensar em nós tbm.
    Bjs lindona

  15. Fábia  21/03/2016 - 02h20

    Oi Ju, compartilho sua indignação, porém não moro no Nordeste. Sou de Vitória/ES e aqui também é muito quente. Praticamente não temos inverno. Quando esfria um pouquinho é o famoso “Vento Sul” que ameniza a temperatura. Já perdi as contas de quanto já gastei com maquiagem. No momento tenho 8 bases em minha coleção, entre elas: NYX, MAC. Mary Kay medium coverage foundation, Maybelline (super stay e pure make up), Vult, Boticário, Avon. As que duram um pouquinho mais são a MK e a Vult + Fixing Powder da Artdeco. O Blot da Mac, amado pelas blogueiras, não fez nem diferença no calor daqui, pois só matifica a pele em no máximo 2hs e meia. Já o pó translúcido da Artdeco segura por muito mais tempo.
    Também acho uma pena que ainda não tenham desenvolvido de fato, algo para um calor de verdade.
    Bjs

  16. Vivian  21/03/2016 - 07h48

    Ju, bom dia
    Primeiro parabéns pelo blog!
    Eu moro em São Paulo, e não consigo usar maquiagem no verão, tenho pele mista e quando chego no trabalho, é um desastre… nessa época do ano, prefiro ficar só no batom, para não ficar irritada rsrsr

    Beijoo

  17. Thais  21/03/2016 - 09h40

    Moro no Rio de Janeiro e sofro o mesmo problema. Meu Deus passo a maquiagem em casa pego o onibus lotado e quando chego no trabalho ja pareço um palhaço. Metade da cara tem maquiagem e a outra metade nao tem

  18. Wanessa Brito  21/03/2016 - 09h54

    Oi Ju, que post maravilhoso minha flor da Bahia, vc expressou exatamente as minhas reclamações, pois, eu moro eu uma das cidades mais quentes do Pará, do Norte quiçá do Brasil. Aqui faz mais de 39ºC na maioria do ano com sensações térmicas de até 46ºC e tenho a pele extremamente oleosa, tudo derrete, tudo brilha, tudo escorre e assim pra pior. Eu adoraria que as marcas lançassem uma linha de Makes para a mulherada do Norte e Nordeste do Brasil. Bjo minha linda.

  19. Audrey  21/03/2016 - 09h55

    Ju, adorei o post! Eu moro em SP, mas minha pele não segura NADA as maquiagens daqui, pq é oleosa e ultimamente o calor que faz é tão grande que brinco que é uma amostra grátis do inferno. Preciso lavar e passar tônico adstringente de hora em hora, pq não vence. E maquiagem para esse tipo de pele não tem!!

    Boa semana pra vc, minha linda!

    • Ju  21/03/2016 - 10h02

      Audrey, então a coisa é pior ainda: tão fazendo maquiagem pra outro país, porque lá no Face a reclamação foi geral!

  20. Jessica  21/03/2016 - 10h00

    Gostei muito! E te digo: moro no Rio Grande do Sul, porém, numa cidade onde faz 40 graus no verão e é suuuuper úmida! Não tem como a maquiagem aguentar (ainda mais pq, como vc, tenho pele muito oleosa). Mesmo no ar condicionado minhas makes derretem! Que raiva! Pq não fazem algo que realmente funcione em peles realmente oleosas? Fico louca!

  21. Barbara  21/03/2016 - 10h17

    Ju adoro seu blog mas não concordo com algumas partes do post. Moro em SP e luto do mesmo jeito pra encontrar alguma base que não faça minha cara pingar óleo e um lápis que não chegue no fim do dia borrado. Acho que o problema é com as maquiagens nacionais em geral, que não são feitas para o clima de nenhum lugar do Brasil!

    • Ju  21/03/2016 - 10h55

      Oi Barbie, tudo bem?
      Menina, eu fiquei surpresa com isso quando vi os comentário na Fan Page, e acho que, diante disso, a coisa é ainda pior, porque tão fazendo maquiagem pra quem então? Porque se funciona em pouquíssimos lugares, isso precisa ser revisto com muito mais urgência, porque não é possível que tenhamos tantas marcas produzindo tantos produtos que não sirvam pra nós, entende?
      Tá MUITO errado isso!
      Beijos

  22. Mariana  21/03/2016 - 11h06

    Ju, eu trabalhei em Manaus por quase dois anos. Lá, além de quente, é super úmido. Eu desisti de usar maquiagem na época. Saía de casa e algumas horas depois (duas, no máximo!), tudo já tinha escorrido e meus olhos já estavam manchados com o rímel derretido…espero de verdade que a indústria de cosmético olhe para esse mercado!

  23. cassia  21/03/2016 - 11h37

    Nossa por isso que cada vez mais te sigo Ju porque você nos representa, nem todo mundo pode compra produtos caros e importados então muitas marcas poderiam pensar também nesse público e fabricarem produtos acessíveis a todas nós que somos consumidoras.

  24. Janaina  21/03/2016 - 14h31

    Disse tudooo….. As empresas que perdem e muitooo por não olhar para nós e superar nossas expectativas com produtos que atendam às nossas necessidades….. Gostaria de sair maquiada todos os dias para ir trabalhar, mas quando lembro da meleca que fica o celular e da oleosidade que se forma em meu rosto eu desisto.

  25. iasmin melo  21/03/2016 - 14h45

    Pois é, sofremos demais! É verão o ano todo! Tem condições não.

  26. Melissa Arantes  21/03/2016 - 15h57

    Eita Juh! Te entendo perfeitamente… Moro em Rondônia. Aqui faz caçor só em duas épocas: no primeiro semestre e no segundo, aff. Difícil manter a make, praticamente impossível =( odeio calor

  27. Eliana  21/03/2016 - 16h26

    A maioria dos fabricantes é internacional.É só ver ,por exemplo,uma L’óreal da vida e a quantidade de marcas que são da mesma matriz.A maioria dos produtos vende no mundo inteiro e tirando os mercados do primeiro mundo eu duvido que se interessem pelos outros.Toda vez que lançam um produto “para a pele da mulher brasileira” é aquela enxurrada de críticas exatamente porque não somos um único tipo e o clima é muito variado em cada região.O problema piora quando as marcas ditas nacionais seguem a onda e também não criam produtos específicos.Quem dera fosse só o nordeste que sofresse com produtos inadequados!

    PS:depois que descobri as bases em pó(mineral, da Mary Kaye da Sephora por exemplo)o “derretimento” foi meio contido.Isto porque as temperaturas em São Paulo deveriam ser menores…

  28. Letícia D.W.  21/03/2016 - 18h42

    Ju, amei o desabafo, nunca tinha visto um post assim ou se quer alguém falando do assunto. Também quero produtos que resistam a frigideira que é minha pele e ainda com calor… Aff…

    • Ju  21/03/2016 - 19h21

      Leti, o que acontece aqui é um absurdo! Tão produzindo maquiagem pra sei lá quem, porque pra nós não é, sinceramente!

  29. ESTELA DOUVLETIS  22/03/2016 - 08h33

    Ju, por isso seu blog faz sucesso. Vc tem a pele como a maioria das brasileiras não importando onde moram. Tenho 53 anos e apesar da idade minha pele é extremamente oleosa, digo isso porque minha gineco disse que a tendência seria ficar mais seca. Só pra comentar o lado positivo, as rugas demoram a aparecer. Tenho coleção de bases e primers a maioria testadas e reprovadas. Agora estou com a base vult mate que passo no rosto exceto nas pálpebras porque o óleo deixa-as borradas com o rímel ,porque meus cílios compridos naturais. O que posso passar para isso não acontecer?

  30. Camila  22/03/2016 - 10h22

    Juh, eu acho que o problema não é só a região, porque eu moro em São Paulo que não é tão quente como o nordeste, mas mesmo assim essas bases que dizem ser para pele oleosas e esses protetores que dizem ser oil free, não funcionam na minha pele que é oleosa indepente da temperatura. Acho que poderiam desenvolver produtos que fossem realmente eficientes para nosso tipo de pele.

  31. Amanda arruda  22/03/2016 - 13h15

    Oi Ju,
    Em primeiro lugar preciso dizer que amoseu blog e já utilizei várias das dicas!
    Recentemente estive em Alagoas então entendi bem esse problema da maquiagem… Sou de SP e aqui faço aula de luta, normalmente no final do dia, então nem penso de tirar maquiagem e notei, que mesmo lutando, exercícios aeróbicos, transpirando muito, o único delineador que aguentou foi o da vult! Em Maceió mesmo com o calor ele aguentou bem! Primer eu nem pensei em usar porque no meu caso, derrete muito mais rápido! Usei só o delineador ou com um pouquinho de pó compacto nas pálpebras antes de aplicar! Uso delineador todos dos dias faz 7 anos então usei diversas marcas (das mais caras às mais baratinhas e esse da Vult tem sido o melhor! Mas o tradicional mesmo, não o que sai como uma borrachinha, faça um teste por aí, veja se funciona!)

    Tomara que dê certo, aqui, mesmo nas aulinhas de muay thai, ele tem aguentado firme!

    Beijosss!!!

  32. Rafaela  22/03/2016 - 16h44

    Falou uma grande verdade eu nem uso maquiagem no dia a dia, é impossível aqui no RJ sair maquiada a temperatura la nas alturas e a sensação térmica pior ainda só passo protetor e assim fico o dia inteiro com cara de derrota porque passar make é pedir para passar vergonha.

  33. Monise  23/03/2016 - 22h17

    Ameeeeiiiiii esse post, Ju!!! Super me representa! Ahahahah
    Moro no interiorzao de São Paulo e aqui na minha cidade é quente DEMAIS!
    E todos os dias, enquanto enxugo meu rosto suado (e acabando que por remover a maquiagem), penso exatamente isso tudo que você falou.
    Simplesmente AMEI! OBRIGADA!!!
    Beijoos

  34. Natália Pimenta  27/03/2016 - 00h41

    Oi Ju, tudo bem? Sou de SP e mesmo aqui é muito difícil! Sei que não chega nem aos pés da dificuldade que é usar maquiagem no nordeste. Quando estive por aí vi bem o que vocês passam! Acredito que muitas marcas simplesmente não reformulam os produtos para as necessidades de quem mora em países tropicais. Deixam do mesmo jeito que vendem na Europa e América do Norte. Também não acho que é mimimi, as marcas precisam se adaptar a todos os públicos. Beijo, adoro passar por aqui!

  35. Isabel  29/03/2016 - 09h40

    Que bom que eu não sou a única que pensa assim! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ
    Eu tô quase desistindo de comprar maquiagem. Moro em Recife, vou a pé pro trabalho, uma caminhada de apenas 20 minutos. Mas já chego com o lápis borrado e a base derretendo! Tenho que retocar tudo assim que chego! Pense na raiva!
    Beijo!

  36. Paula  29/04/2016 - 09h46

    Ju, adorei!
    não é só você que sofre viu, moro numa cidade no interior de SP que faz mais de 32ºC todo santo dia.. é difícil manter a make intacta.

    Beijoss

  37. Gisela  02/07/2016 - 17h35

    Ju,

    Adoro seu blog, mas nunca comentei um post. Hoje, lendo este, tive que comentar!
    Obrigada por colocar na internet uma coisa que espero há tempos!
    Moro no RJ e tenho a pele mista e a minha região T é muito, mas muito oleosa! E piora tudo com o calor que faz aqui, especialmente no verão.
    Eu deixo de me maquiar pra ir ao trabalho porque sei que no final do dia estarei com a maquiagem toda derretida e isso me irrita e incomoda muito! Só consigo passar maquiagem quando está muito frio, coisa rara por aqui.
    Eu adoro me maquiar e me sentir bonita, mas com esses produtos feitos para climas inexistentes no nosso país, não dá!
    As empresas esquecem que não somos como a Europa, onde a maquiagem dura o dia inteiro sem problemas!
    Obrigada novamente! E espero que as empresas realmente passem a nos ouvir! Ganhariam muito mais com isso.

    Beijos!!

  38. Ka  09/08/2018 - 01h38

    Amo seu conteudo… Mas infelizmente achei esse em específico muito equivocado. Moro no interior de São Paulo (mais de 20 anos) e minha cidade no inverno (apenas 4-5 meses do ano) é extremamente fria, mas no verão e demais meses é muuuuuuuuito quente … Quarenta graus de boa! Sei que o calor em outras partes do país é até maior , mas entenda que me sinto usando bases feitas para residentes de outras realidades tanto quanto você…

    E não é uma exceção, é uma característica de muitas cidades interioranas..
    Já cansei de comprar milhares de bases diferentes e em menos de três horas ver que elas não seguraram nadinha ( tanto marcas mais acessíveis quanto marcas mais caras … )

    Porém concordo com você…acho que as marcas não estão de acordo com a realidade brasileira… Triste, mas se alguém descobrir a base que mantenha-se “digna” em dias de verão, me avise também… Bjusss

    • Ju  09/08/2018 - 10h36

      Ka, não sabia que aí tinham cidades que chegavam nessa temperatura no verão, é um equívoco mesmo, e sim, isso se aplica a todos os lugares. Infelizmente a imensa maioria das marcas está completamente desconectada da realidade do país, é impressionante! ;(

      Beijos <3

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!