30.03.2016

Esfoliação do Couro Cabeludo é Tudo de Bom!

Meu cabelo agradece!

Desde que minha raiz resolveu dar piti e jorrar óleo eu não paro quieta atrás de alguma coisa que dê jeito, que minimize esse fuê, e foi aí que lembrei da esfoliação do couro cabeludo, uma técnica simples, mas tudo de bom para cuidar dos cabelos.

Esfoliação do Couro Cabeludo

Eu sei que a coisa parece estranha, porque né, já fico imaginando pequenos grânulos grudados no meu cabelo, mas a coisa não é o que parece e os resultados proporcionados são bem bons, já que a esfoliação do couro cabeludo ajuda a eliminar as células mortas, remove resíduos de produtos finalizadores que ficam acumulados na raiz e ajuda a combater a oleosidade excessiva, estimulando o crescimento dos fios.

A esfoliação pode ser feita no salão, com produtos profissionais, e também em casa, tanto com produtos “prontos”, como o Pré Shampoo Esfoliante Capilar, da Natura, o Pré Shampoo Purificante Argiloterapia, de O Boticário, o Peeling Hair, da Vita Derm, dentre outros, como com receitas caseiras.

Uma receita que muita gente usa é a que leva iogurte natural e açúcar, e tem ela explicadinha no post sobre esfoliação capilar, mas resolvi testar uma outra coisa, numa mistura de esfoliação com argiloterapia e deu super certo pra mim.

Esfoliação do Couro Cabeludo: Pra Fazer Em Casa

Numa cumbuca plástica, misturei o equivalente a 2 colheres de shampoo (use o Shampoo Detox TRESemmé), 1 colher de sopa de açúcar, que dissolve mais facilmente na água, e 1 colher de chá de argila verde, que é ótima pra combater a oleosidade.

Queria, na verdade, a argila preta, que é ainda mais eficaz contra a oleosidade, mas não encontrei aqui e me joguei na verde, que já tinha em casa.

Apliquei essa mistura no cabelo úmido (antes de lavar com shampoo e condicionador “normais) e massageei bastante, mas com suavidade, pra estimular a circulação local e, assim, melhorar a oxigenação e limpar direitinho minha raiz.

Deixei agir por 10 minutos, depois enxaguei bastante com água fria, retirando o máximo possível da máscara. Em seguida lavei os fios com shampoo e apliquei uma máscara nas pontas.

Deixei secar naturalmente e senti o couro cabeludo muito mais leve, como se tivesse tirado trocentos quilos de sujeira, com exagero e tudo, sabe? Só fiz uma vez, porque a recomendação é usar a cada 8 ou 15 dias, a depender das necessidades do cabelo, mas vou repetir essa semana, porque senti uma leve, bem leve,  melhora na oleosidade.

Mas, como são coisas que já tenho em casa, qualquer melhora é lucro e eu tô me jogando fácil!

Esfoliação do Couro Cabeludo

Pode ser feita em qual cabelo?

A esfoliação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, exceto nos que acabaram de passar por procedimentos químicos ou quando o couro cabeludo estiver irritado, e aí tem que escolher uma argila que seja adequada ao seu tipo de cabelo, e já falei de todas nesse post aqui: Qual a Argila Certa Para Cada Tipo de Pele.

Quero testar outras receitinhas, incrementar essa, mas com certeza é um “tratamento” que continuarei a fazer, porque meu cabelo tá gritando por “refresco” haha.

Alguém já fez? Conhece algum outro produto “pronto” que seja bom? Conta aí!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
24 comentários
  1. Nary  30/03/2016 - 11h16

    Vou fazerrrr não oqqq?
    Será q dá certo com shampoo transparente da Pantene? Não tenho esse tresseme. rs

    Outra coisa, essa argila verde, é aquelas q acha na mundo verde mesmo né? Eu vi um pote de argila numa loja e era 100 reais, naaaam.

    • Ju  30/03/2016 - 11h18

      Nary, dá sim, tem problema não!
      Isso, aquelas mesmo!
      Faz e me conta!
      Beijos

  2. Jaqueline Ribeiro  30/03/2016 - 11h39

    Eu adoro fazer esfoliação no couro cabeludo, vou testar essa receita que você passou!
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  3. Barbara Valença  30/03/2016 - 12h27

    Eu gosto do esfoliante do boticário é bem cheiroso e eficaz! Já usou ju?

  4. Maria Tereza  30/03/2016 - 16h53

    Estou louca para fazer!!! Já comprei o Shampoo da Natura!

  5. Alessandra  30/03/2016 - 17h04

    Ju tente não lavar tanto, comigo é assim, quanto mais lavo, mais oleoso fica,
    outra coisa que funciona pelo menos comigo é argila verde direto na raiz,

  6. Jéssica Fagundes  30/03/2016 - 17h17

    Sempre faço com açúcar misturado no shampoo sem sulfato ou misturo borra de café no shampoo tb sem sulfato, essa última é ótima já que também, ajuda no crescimento, hoje mesmo eu já fiz kkkkkk

  7. Leticia  30/03/2016 - 17h50

    Ju,

    vc já experimentou lavar o cabelo diariamente com shampoo de camomila?

    O Shampoo de camomila (mesmo o da Johnson, para bebês) foi muito bom para dar uma contida na oleosidade do meu cabelo. Claro que nossos cabelos são diferentes, mas na minha lógica, quanto mais forte for o produto, mais efeito ele vai causar no nosso cabelo, efeitos desejados e indesejados. Assim, pode ser que shampoos que prometem aquela limpeza nível Veja Multi Uso acabem causando a produção de mais oleosidade, por isso comecei a trocar por produtos mais “brandos”. Tem dado certo! Tenho três tipos de shampoo de camomila e dois shampoos normais, e vou intercalando eles, pois eu também lavo meus cabelos todos os dias.

    Há pessoas acham que o shampoo de camomila resseca as pontas (o que pode ser facilmente resolvido passando um óleo nas pontas do cabelo antes de lavar).

    Enfim, tenho feito isso, e absolutamente não tenho do que reclamar!

    Beijos, adoro seu blog!

  8. sandy  30/03/2016 - 20h07

    Ju tem um esfoliante da haskel e ate de hortela porem tbm e anti residuos ai nao sei se serve p vc! Mas e bom

  9. Edilaine Freitas  31/03/2016 - 07h24

    Meu cabelo super misto precisa disso urgenteeee adorei vou fazer bjo Ju

  10. Su Ellen  31/03/2016 - 08h57

    Ju meu cabelo é crespo quando eu faço esfoliação faço com mel e açúcar faz uma melequeira danada mas depois eu sinto o couro cabeludo bem limpinho e não resseca
    sera que a argila verde serve também para cabelos secos?

    • Ju  31/03/2016 - 10h28

      Su, para cabelos secos a branca ou rosa são melhores!

  11. WANESSA BRITO LIMA  31/03/2016 - 10h16

    JU MINHA FLOR DA BAHIA, QUE DICA MARA…JÁ QUERO TESTAR, PQ SEMPRE FAÇO COM A ARGILA DIRETO OU COM O PRÉ-SHAMPOO DO O BOTICÁRIO(ANTES DE ADOTAR A PRÁTICA LOW POO)….. FAREI AMANHÃ E VOLTO AQUI PRA DIZER, SERÁ SE DA CERTO COM UM SHAMPO MAIS SUAVE SEM MUITOS SULFATOS?

  12. Edileuza porfirio da costa  03/04/2016 - 14h11

    Eu sou morena qual a cor da argila eu devo usar?

  13. Bruna  05/04/2016 - 10h11

    Juuu!

    Fiz um detox e meu cabelo fiicou mara faz que você vai gostar tambem

    vou deixar o passo passo:

    Use um pré shampoo (pode ser oleo vegetal ou alguma proteína eu uso aquela da cadiveu que eu amo) e deixe agir o tempo indicado pelo fabricante.
    Aplique no couro um shampoo esfoliante (uso o da natura que deixa o couro cabeludo bem fresquinho)
    Lave com um shampoo anti resíduo (uso o pure da Loreal pq meu cabelo é danificado e sinto que ele limpa sem agredir)
    Aplique uma mascara para o couro (uso aquela de gelo da Haskel que deixa meu couro taaaaao geladinho rs ) ou se você não encontrar pode usar argila.
    Enxague a mascara anterior e aplique uma mascara hidrante (costumo usar a head & shoulders que pode ser aplicada desde a raiz)
    prontinho seu detox estara feito e seu cabelo lindo.

    Espero que goste da dica.

    Beeeijos

    • Ju  17/04/2016 - 11h22

      Valeuuuuuuuuuuuuuuuuu Bru! <3

  14. Carol  19/04/2016 - 22h19

    Juuuuu conheci seu blog a um mês e estou amandooooo!! Já experimentei varias coisas que vc indica (com orientação médica tb) e super deu certo. Atualmente faço tratamento para amenizar manchas de acnes e crescimento capilar. Li em vários posts seus vc indicando a Farma online Art Vitta, estou querendo comprar umas coisinhas pois achei que tem uma grande diversidade e um ótimo preço. Os produtos são realmente bons? Como não conheço o site fiquei meio com “o pé atrás”. Beijoooo e parabéns pelo excelente conteúdo!

  15. WANESSA BRITO  20/04/2016 - 10h38

    Ju minha flor da Bahia….que dica maraaaaaaa…..fiz e meu cabelo pareceu outro limpo, raiz livre de oleosidade por 3 dias (meu cabelo jorra óleo lavo dia sim e dia não pq ta muito ressecado pra lavar todos os dias), com um brilho lindo e o couro cabeludo fresquinho… eu super amei!!! Se pudesse faria duas vezes por semana! Bjo
    e já te peço mais receitinhas pra cabelos mega oleosos como o meu é na raiz.

  16. […] Esfoliação do couro cabeludo: é tudo de bom! […]

  17. Cristina Boldi  10/05/2016 - 23h21

    Oi Ju!
    Tenho o da Tresemmé , Natura e O Boticário, mas nunca dispenso as misturinhas, vou testar com a verde tenho um pacote cheiinho aqui rs
    Beijos querida!

  18. Edianne  07/07/2016 - 15h23

    Gente pode fazer com pó da dolomita também?

  19. Maria Eliza Ramazza  13/09/2016 - 06h26

    Oi Ju amo suas dicas!!!
    Sabe, também faço minha esfoliação com açúcar de base e neste final de semana testei uma receitinha nova e achei muito Boa mesmo… misturei 1 colher de açúcar, 1 de argila verde e yamasterol!!! Eu amei a consistência!!! Fácil de aplicar e fácil de remover!!!

  20. GABRIELA  19/10/2017 - 15h18

    Olá, eu fiz progressiva dia 08/10 , posso fazer a esfoliação, ou é melhor esperar um tempo maior ?

O que você acha do JV?
É o melhor blog sem dúvida confiável adoroooo você Ju
As leitoras mais incríveis da vida
  • Hoje de manhã, mesmo correndo pra fazer exame de sangue, consegui fazer uma rotina de pele mais completa!🙌🏻 Tá faltando minha Vitamina C (quero testar uma nova, indiquem aí uma maravilhosa😍) e um creme para os olhos (vou testar um manipulado e um da @larocheposaybr que @clessyarochadermato receitou), mas usei:
1️⃣ Água micelar com caviar da @artvitta pra limpar a pele.
2️⃣ Borrifei água termal no rosto e pescoço (uso litros, gente!). Esperei secar.
3️⃣ Apliquei de leve o Blemish + Age Solution, da @skinceuticalsbrasil , pra ajudar na oleosidade (não usei na região do melasma). 4️⃣Apliquei o B5, da @skinceuticalsbrasil no rosto e orelhas. É o melhor hidratante que já usei e some na pele!💙 5️⃣Usei o Pore Refiner, da @biodermabrasil, em todo o rosto, exceto acima dos lábios, na região do melasma.
6️⃣No melasma usei o clareador da @skinceuticalsbrasil (Sai resenha essa semana!). 7️⃣ No pescoço usei Cicaplast, pq o calor tá me deixando louca de brotoejas, e Cicaplast salva!

8️⃣ Na sobrancelha usei a fórmula manipulada pra ver se os pelos nascem e deixo de ter dois girinos no meio do rosto 🙈😂
9️⃣ Como vou me expor ao sol de forma direta hoje, usei 2 camadas do Airlicium FPS 70 sem cor e 1 camada da versão com cor por cima.
🔟 Finalizei com Serozinc, deixando secar, pra ajudar na oleosidade!

Muita coisa, né? Mas o básico mesmo, e falei disso em um post detalhado semana passada no blog, é limpeza, hidratação e proteção. ✔️ Eu uso muitas coisas porque é um prazer enorme pra mim cuidar da minha pele, me deixa feliz! ☺️✨ E também pra testar mais coisas e dar mais OPÇÕES pra vocês, porque, como falo sempreeeee, ninguém precisa de milhões de produtos! Eu tenho muitos e uso muitos porque essa é uma parte (bemmmm legal ❤️) do meu trabalho.

Tem resenha da maioria desses produtos no blog, e dos outros vamos fazendo aos poucos, tá? Mas, lembrem-se: são apenas opções. 💗 [ P.S: a bandeja, o vaso de flores e o vasinho prata são da @button.shop , uma loja aqui de Jee]

#pelesquecontamhistórias #JuroValendo
  • Como está o #PorUmFio? A todo vapor, com um especial lindo para cabelos danificados e quimicamente que hoje tem um produto versátil, funcional, prático de usar e que proporciona excelentes resultados: o Mega Spray Queravit, da @bioextratus , que venho usando e mostrando no stories desde o dia em que pintei o cabelo (tá tudo salvo nos destaques!) 😍! Super reconstrutor e leve, ele pode ser usado como cauterização (só precisa dele!😱), como protetor térmico e como finalizador, tanto no cabelo úmido quanto seco. 
Amo o resultado como cauterização e quando uso secador, pq o cabelo ganha muitoooooo brilho (tem fotos do resultado de cada uso no blog), sabe? E em todos os usos a gente percebe o poder reconstrutor!✨✨✨ Então, se o seu cabelo tá precisando de uma ajuda das boas, se joga nesse achado, porque ó, pelo glitter ungido de santa Cher, ele tem poder!💃🏻💃🏻 E o post tá lindo, com vários comentários de vocês sobre ele, corre pra ver!☺️💗 #PorUmFio #JuroValendo #Bioextratus | Publicidade ✨
  • Tem post novo no blog (agora são 2 por dia ☺️🎉) falando dessa maravilha que é o Securitat, dos @floraisdeminas !🌺 Amo e uso florais há anos, cês sabem, mas me surpreendi especialmente com a ação desse aqui, pra coragem e segurança, que comecei a usar em um momento de maior fragilidade e vulnerabilidade, coisa que contei por aqui e no blog também.

Acredito demais em energia, de todas as coisas, vivo rodeada de plantas e cristais, e florais sempre me ofereceram suporte em momentos diferentes da vida, sabe? 
Pra quem também gosta, a @ignisvmarques , que é minha leitora, terapeuta floral e filha dos fundadores dos @floraisdeminas , disponibilizou para todas vocês uma consulta floral completa, é só falar com ela que é minha leitora!❤️ Obrigada por isso, Ignis!✨ #dedentroprafora #jurovalendo #florais #FloraisDeMinas #Securitat
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo