Vizcaya
11.05.2016

Cabelo é Matéria Morta e Nada Funciona! Será?

A coisa não é bem assim...

Ontem recebi e-mail de uma leitora dizendo que ela havia lido que cabelo é matéria morta e, por isso, nada que a gente use funciona de verdade, que é tudo maquiagem, tudo “ilusão”, e resolvi fazer um post sobre isso porque tenho certeza que muita gente já leu isso por aí e pode acabar confundindo as coisas.

Sim, cabelo é matéria morta, ou melhor, é formado por fibras oriundas de células mortas, mas isso não significa que ele não precise de cuidados e, mais ainda, que nada funcione. Mas, vamos por partes e com calma que o santo é de barro! rs

Cabelo é matéria morta: Começando do começo

O fio do cabelo é formado basicamente por lipídeos, água e cerca de 90% de proteínas, que tem por “matéria-prima” os aminoácidos, aqueles que a gente encontra nos produtos capilares de uso tópico, como shampoos e máscaras, por exemplo, e nos suplementos de uso oral, como o Pill Food e o Pantogar, dentre outros.

cabelo é matéria morta juro valendo

Partindo do pressuposto de que grande parte do fio do cabelo é formado por aminoácidos, me parece lógico que eles são essenciais para a saúde e beleza dos fios, certo? Mas, se o fio do cabelo está “morto” como é que os aminoácidos e as outras substâncias podem ajudar o cabelo?

Por algumas razões bem simples, mas, principalmente, porque o bulbo capilar, a raiz dos fios, não é matéria morta, ela está vivinha da Silva, e é por isso que sempre digo aqui que é preciso cuidar da raiz, e que a beleza e saúde dos fios começa de dentro para fora.

Assim, a reposição de aminoácidos e outras substâncias que o cabelo precisa deve sim ser feita, e quanto mais danificado estiver o cabelo maior será a perda de nutrientes, sobretudo das proteínas, então é lógico que é preciso repor isso aí para ajudar na recuperação dos fios.

Tá duvidando? Experimenta, em um corte químico, por exemplo, não usar nada, não tratar de jeito nenhum, porque cabelo é matéria morta e não vai adiantar nada mesmo, e depois me diz o resultado… rs

Claro que, no caso dos aminoácidos, vitaminas e minerais, a suplementação por via oral é mais eficaz, porque o cabelo é “alimentado” de dentro para fora, e isso, caso sua dieta seja pobre em nutrientes,  precisa ser feito de forma constante, sempre com orientação médica.

Contudo, isso não invalida os tratamentos tópicos, porque o aspecto dos fios melhora muito com os produtos cosméticos, a depender dos ativos utilizados, do peso molecular de cada um, dentre muitas outras coisas.

Já no caso dos óleos e manteigas vegetais, o tipo de nutrição proporcionada, que é a reposição lipídica,  é bem diferente da “nutrição” feita pela alimentação correta e, também, pelos suplementos, mas isso não significa que eles não funcionem. Funcionam sim, e muito bem, é só testar pra confirmar! Como formam uma camada de proteção ao redor dos fios, eles impedem a perda de água, o que mantém o cabelo hidratado, além de ajudar na lubrificação, o que, claro, faz diferença na aparência do cabelo.

E sim, pra ter e manter bons resultados com qualquer produto é preciso que o uso seja constante, porque me parece óbvio que se você para de usar um produto ele não vai mais proporcionar benefícios, né?

E não, isso não significa que ele só estava maquiando (alguns realmente não tratam, só maquiagem, mas a gente proseia sobre isso em outro post), porque, por exemplo, se você parar de se alimentar o seu organismo não vai continuar funcionando da mesma forma, se você não der o que ele precisa ele vai começar a dar sinais de que tem algo de errado, e isso não significa que o alimento “não funciona”.

Funciona sim, mas funciona enquanto você o consome, e se você para de consumir é impossível que ele apresente benefícios. Com os cosméticos, pra mim, a lógica é a mesma, e não se pode esperar que você use uma coisa uma vez na vida e que ela, por causa disso, continue funcionando para todo o sempre, apenas porque você usou em determinado momento.

Ou seja, o fato de o cabelo ser matéria morta não significa que ele não precisa de cuidados, que nada pode ser feito, que nada funcione de verdade. Ao contrário, precisa sim e funciona sim, só é preciso ter noção do que esperar de cada produto, seja ele de uso tópico ou oral, e saber que os cuidados precisam ser constantes, porque sem manutenção nada dá certo, nada!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Aline  11/05/2016 - 15h23

    Você tem uma sacada sensacional para posts, Ju! Mais uma explicação excelente. XD

    Grande abraço.

    • Ju  11/05/2016 - 17h44

      Liu, obrigada, minha linda! <3

  2. Franciane  11/05/2016 - 15h26

    Ju amo seus posts, muito bem explicado parabéns pela dedicação.
    Ju você já ouviu falar do Nanobotox da Richée? Ele tem ácido acético e hialurônico, a marca diz que ele é especialmente para cabelos fragilizados e quimicamente tratados, pois proporciona restauração e reconstrução completa, devolve a massa perdida, alem de dar brilho e reduzir o volume. Fiquei com vontade de testa. Rsrsrs

  3. Janaina  12/05/2016 - 10h57

    Ju, parabéns pela explicação, amei o post, já passou por um corte químico entende bem do que vc está falando, bjos lindona.

  4. Danni  12/05/2016 - 11h37

    Ótimo post muito bem explicado..Já tinha lido sobre isso uma vez que o cabelo é matéria morta,dai fiquei pensando como assim não concordo que os produtos não funcionem porque eu vejo resultado sim!
    Amei o post.
    Bjss! <3

  5. CRIS  12/05/2016 - 12h53

    Ju, “óleo vegetal é vida” como vc diz :-)
    Faz uma resenha pra nós do shampoo alisante sweet the first. Seu ponto de vista é Inigualável.

    • Ju  13/05/2016 - 09h13

      Cris, né? Amo!
      Menina, tô com medo desse troço, confio não! rsrs
      E obrigada pela confiança, viu? <3
      Beijos

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…