Já parou pra pensar na quantidade de vezes que você deixou de dizer sim pra si mesma? Eu nunca tinha pensado, até que dois dias atrás a Ale Garattoni falou de um livro no Instagram, O Ano Em Que Disse Sim, da Shonda Rhimes, e me identifiquei tanto com o pouco que li dele (que comprei 10 minutos depois, mas ainda não chegou!rs) que chega fiquei assustada.
A ideia do livro surgiu depois que a irmã da Shonda disse 6 palavrinhas pra ela, mas que poderia muito bem ter sido pra mim: ” você nunca diz sim pra nada”. Prazer, eu!
Não posso, não tenho tempo, sou muito ocupada, isso vai bagunçar toda a minha rotina, com quem meus bichos vão ficar, vou perder muito tempo, a logística disso é complicada demais e coisas do tipo são frases que repito todos os dias e nunca tinha me dado conta do tanto que isso estava atrapalhando a minha vida, porque, bom, eu realmente sou muito ocupada (e quem não é?).
Sim, sim, sim!
Até que parei pra pensar na quantidade de oportunidades que deixei escapar pelos dedos simplesmente porque “não tinha tempo”, porque acreditei que não conseguiria fazer caber nos meus dias, e até por um certo comodismo, e fiquei chocada, principalmente por nunca ter entendido que, ao fazer isso, estava dizendo não pra mim mesma.
Sabe quantas vezes me dei conta de que tudo era uma questão de me organizar e fazer essas coisas caberem no meu dia? Nenhuma! Nunca sequer pensei nisso… Nunca parei pra ver o óbvio: eu faço meus horários, posso trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora, e quanto aos meus bichos, bom, existem pessoas em quem confio que podem ficar aqui com eles enquanto eu estiver fora, existem hotéis (aqui tem 2!) onde posso deixá-los.
Ou seja, a coisa já estava tão impregnada na minha cabeça, eu já estava tão acostumada em repetir toda essa ladainha que simplesmente não avaliava outras possibilidades, não conseguia olhar as coisas por um outro ângulo.
E não para por aí, porque por mais que tenha entendido, e faz é tempo, que minha prioridade sou eu, que tenho sempre que me colocar em primeiro lugar e dizer não quantas vezes for preciso, não tinha me tocado que, no meio disso tudo, estava dizendo não principalmente pra mim. Pior: por puro hábito.
E agora estou aqui escrevendo esse post e torcendo pra que esse livro chegue logo, porque por mais que saiba que hábitos podem ser mudados, substituídos por outros ou, como disse a Alê, reprogramados, não faço ideia de como fazer isso, e livros sempre me inspiram, me dão “aquele empurrãozinho”, sabe?
Ou melhor, faço sim, e acho até que a coisa é, de certa forma, bem simples, eu tô é assustada mesmo, porque o não já é familiar, me dá um certo controle das coisas, e o sim, bom, o sim faz tudo mudar, tira as coisas do lugar, inclusive o controle, aquele que eu finjo acreditar que tenho, das minhas mãos.
Vamos ver no que isso vai dar!
Beijos, Ju♥
Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Ju querida, o compartilhamento da sua jornada em busca de auto conhecimento é muito rico! Muitas vezes a gente (estou falando em nome de todas as leitoras pq sei que vão concordar comigo! Rs…) lê aqui justamente o que estávamos precisando ouvir ou é a inspiração que nos faltava para alguma mudança importante! Mais do que cabelos e pele lustrosos, a gente aprende a ser cada vez um pouco melhor com você! Que sua vida seja repleta de “sim”! Beijo com amor!
Ma, acho tão importante compartilhar isso num momento em que parece que tudo gira em torno “do último lançamento”, sabe? Beleza é muito legal, cabelos idem, mas nada disso faz sentido se por dentro a coisa não estiver bem, e esse é um processo da vida toda, que todo mundo vivencia, então é algo que, com certeza, sempre vou dividir por aqui, sempre, e fico MUITO feliz em saber que isso, de alguma forma, inspira vocês… É muito importante pra mim! <3
Um beijo enorme e MUITO obrigada!
Juuuu,
Preciso deste livro PRA ONTEM !!!!!!
Eu raramente digo sim p/ mim… (até rimou! rs)…
Bjs.
Tô enlouquecida pra que o meu chegue logo, e compreeeeee pra você, compre!
Oi ju, vou dizer sobre mim, eu era bem acomodada, tudo q ia fazer tinha que ser bem planeja, ate que conheci uma pessoa, q hoje é meu esposo, que me mostrou que da sim pra ser feliz sem planejar algumas vezes, e foi ai nesse momento, q comecei a pensar mais em mim, que sempre tinha uma desculpa por medo de acontecer algo que eu nao soubesse controlar, mais ai vi que não tenho controle algum sobre nada nessa vida, e que a vida é muito curta, e temos que aproveitar da melhor forma possível, e só vivemos uma vez né? Cada dia te admiro mais te desejo sucesso, e que todos seus objetivos seja o alcançados, obg por sempre compartilhar seu momentos com a gente, bjs te adoro…
Ju, se reprojetar vai ser libertador pra vc!
Acredite!
Graças a Deus eu largo tudo que tiver que largar de fazer por uma oportunidade que pode ser boa pra mim, sabe?
Sempre cuido dos meus compromissos, mas dificilmente digo não para o que sei que vai me fazer bem.
Eu em primeiro lugar.
Você vai amar a leitura, vai se inspirar e tudo vai melhorar, vc vai ver!
Beeeijos
Bruna Bussular – Wellness Lifestyle Blog