03.10.2016

Produtos de Beleza Para Pacientes com Câncer: O Que Pode?

#OutubroRosa

Esse ano quis fazer algo diferente pro Outubro Rosa, então conversei com alguns médicos sobre produtos de beleza para pacientes com câncer, sobre o que pode e o que não pode, englobando também produtos de cabelo e maquiagem.

Não me sinto confortável falando sobre câncer, acho que ninguém se sente, porque a coisa pra mim é bem pessoal. Perdi meu pai e minha avó pro câncer, e o que a doença fez com ela foi uma coisa tão brutal que até hoje não consigo lidar. Não dá.

Não só porque ela foi embora com menos de 30 quilos, mas porque a doença correu quem ela era. Porque junto com os fios de cabelo que foram sumindo, aos poucos sumiu também a autoestima. Porque ao perder a sobrancelha, ela também começou a perder a esperança. Porque a pele fina e frágil levou junto muito da força que ela tinha.

produtos de beleza para pacientes com câncer outubro rosa

Porque pouco a pouco a gente percebe que, em determinado ponto, o outro começa a não se reconhecer mais. Porque junto com tudo isso, que tanta gente diz que é “fútil”, perde-se, de alguma forma, a própria identidade, a imagem pela qual você se reconhece, e é preciso uma força absurda pra não sucumbir a isso.

Ao contrário do que dizem por aí, beleza não é fútil. Se afeta a sua autoestima, a sua autoimagem, se, enfim, rouba a sua alegria, não é pequeno, não é detalhe, é, nesse aspecto, essencial.

Quando a gente se cuida, o humor melhora, a gente fica mais feliz, mais positiva, e isso vale pra qualquer pessoa, e eu acredito piamente que tudo isso impacta no tratamento, que deve ir além do aspecto físico e cuidar do aspecto emocional, espiritual, social e por aí vai.

E como sei que existem muitas dúvidas do que pode ou não ser usado nesses momentos, vou reproduzir tudo o que ouvi, como dicas gerais, mas alertando para o fato de que somente o seu médico pode te orientar da melhor forma, tá?

Produtos de beleza para pacientes com câncer

Em muitos casos, o nível de sensibilidade da pele aumenta bastante, e é relativamente comum o surgimento de algumas alterações, como coceiras, ressecamento, descamação, manchas escuras e vermelhidão, por exemplo, e por isso o uso de hidratantes é ainda mais importante.

produtos de beleza para pacientes com câncer outubro rosa

A escolha do hidratante deve ser feita com bastante cuidado, e o paciente deve optar por produtos que não contenham perfumes, não sejam oclusivos ou comedogênicos.

O ideal são produtos para peles sensíveis, que possuem uma probabilidade menor de causar alergias.

Evitar a exposição solar é uma indicação bem comum, mas, caso faça essa opção (minha vó não abria mão de tomar um tiquinho de sol todos os diaus… ), use um filtro solar, que deve ser indicado pelo seu dermatologista. A regra, aqui, é que o produto seja suave, leve e sem perfume.

A água termal é uma ótima aliada, sobretudo nos dias quentes ou quando a pele está irritada, pois ela alivia e acalma.

Na hora do banho, evite água muito quente, porque ela vai irritar ainda mais a sua pele, e use um sabonete suave, com uma fórmula mais simples pra reduzir o risco de alergias.

Já em relação as unhas, não é indicado remover as cutículas, mas você pode hidratá-las para deixá-las mais finas.

Produtos de cabelo para pacientes com câncer

Um dos efeitos colaterais dos tratamentos é a queda de cabelo, que não acontece com todas as pessoas, mas que abala muito a autoestima.

A queda, nesse caso, tente a ser temporária e os fios geralmente voltam a crescer após o término do tratamento. Lembro que logo no começo do tratamento minha vó cortou o cabelo mais curtinho, acho que pra evitar que o choque fosse maior, sabe?

produtos de beleza para pacientes com câncer outubro rosa

Ela usava lenços (e existem muitas formas de usar!) ou uma touca, mas pode-se também usar perucas, chapéu, boné ou qualquer outra coisa que te deixe mais confortável.

Esses acessórios são bons porque também ajudam a proteger o couro cabeludo dos raios solares, mas eles não podem apertar a cabeça ou causar incômodos.

No caso das perucas, procure as mais leves, com um peso inferior a 300 gramas, e do tamanho adequado pra sua cabeça.

Alisamentos e progressivas não devem se feitos, e a coloração, sempre sem amônia e somente depois do tratamento, quando o cabelo voltar a crescer, pode ser feita, mas somente o seu médico pode te orientar sobre o momento ideal e o produto adequado.

Os shampoos precisam ser hipoalergênicos,  suaves e neutros, e sem substâncias que agridam os fios e o couro cabeludo.

Falando nisso, nenhum produto mais agressivo ou que possa causar alergias deve ser usado, tá?

Produtos de maquiagem para pacientes com câncer

A maquiagem ajuda muito no processo de resgate da autoestima, e muitos produtos e acessórios têm o uso permitido durante o tratamento.

Assim como no caso dos produtos para pele e cabelos, as maquiagens para peles sensíveis  e que não tenham perfume são as mais indicadas, e antes de aplicar qualquer produto, hidrate a pele.

Evite os produtos à prova d´água e priorize sempre os que são mais fáceis de remover pra evitar irritar ou machucar a pele.

produtos de beleza para pacientes com câncer outubro rosa

As bases e os corretivos devem ser mais hidratantes e leves, e é bom evitar produtos em pó, que acabam evidenciando ainda mais o ressecamento e, em alguns casos, a descamação da pele.

O ideal é usar aplicadores macios e, preferencialmente, descartáveis. Prefere o pincel? Escolha os de cerdas mais macias e mantenha-os limpos.

No caso das sobrancelhas, que tendem a cair durante o tratamento, o indicado é usar um lápis específico ou uma sombra, sempre hipoalergênicos.

Jamais, durante o tratamento, deve-se lançar mão da pigmentação das sobrancelhas, pois sua pele estará, em muitos casos, mais fina e frágil, e o seu sistema imunológico estará enfraquecido, o que aumenta os riscos de uma infecção, por exemplo.

Hidratar os lábios, que ficam muito ressecados, é altamente recomendado, e caso queira usar batons opte sempre pelos mais hidratantes.

Tudo o que cause ressecamento ou que tenha potencial de irritar a pele deve ser evitado.

#OutubroRosa

Espero que, de alguma forma, essas dicas possam ser úteis e te ajudar a se sentir melhor, e quero que você saiba que cuidar de tudo isso, como você sempre cuidou, é possível sim, e isso não tem nada a ver com superficialidade, como já ouvi algumas vezes.

Tudo que faz bem pra sua alma, tudo o que te faz sorrir e que te alegra vai te fortalecer, e isso não tem nada de superficial, é essencial, aliás.

E o que desejo é que não só o outubro seja rosa, mas que todos os teus dias sejam cheios de cor e vida…. Força, menina!

Beijos, Ju♥

Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
19 comentários
  1. Si  03/10/2016 - 17h19

    Mais uma vez ponto pra vc !!! Surpreendente esse post !!! ;)

    • Ju  03/10/2016 - 17h25

      Si, que bom que você gostou! <3

  2. Milena moraes Moreira  03/10/2016 - 19h46

    Oi Ju!
    Semana passada fui diagnosticada com câncer de mama.
    Adorei seu post, além de dar dicas práticas, foi uma força a mais nessa minha nova fase.
    Bjs

    • Ju  03/10/2016 - 21h26

      Mila, vai dar tudo certo, tenha força!
      E se precisar de algo que eu possa fazer é só falar, viu? Tô aqui sempre! <3
      Beijos

  3. Nanda  03/10/2016 - 21h20

    Ju, que post lindo!
    Parabéns!
    Sucesso sempre, linda!

  4. maisa  03/10/2016 - 21h59

    a minha mãe quando teve, se eu não me engano, não podia usar desodorante com álcool
    achei legal o post!

    • Ju  04/10/2016 - 09h40

      Oi Ma, que bom que gostou! :)
      É que o álcool é irritante, tem que ser dos cremosos.
      Beijos <3

  5. Fran Deluca  04/10/2016 - 08h53

    Ju, fiquei sem palavras !
    Parabéns por você se importar tanto com o próximo. Esse texto foi incrível !!
    Devo dizer que além de lindo esse texto também foi muito corajoso de sua parte. Não é fácil falar de um assunto tão delicado quanto este. Como você mesmo falou, oq muitos dizem ser “fútil” ajuda muita gente !

    Parabéns !

    • Ju  04/10/2016 - 09h39

      Fran, obrigada minha linda! <3
      Eu tenho um problema sério com essa doença, é infantil, eu sei, mas eu fico enlouquecida :(
      E não é fútil de jeito nenhum. As pessoas querem demonizar a beleza, como se fosse algo de quem não tem o que fazer, como se fosse superficial, mas o autocuidado NUNCA será artificial, nunca!
      Beijos

  6. Beth  04/10/2016 - 21h06

    Ju, que linda a sua iniciativa! Maravilhoso o post! Parabéns
    Bjs

  7. Emanuella  04/10/2016 - 23h41

    Ju vc fez um post que tirou minhas dúvidas :D E é por isso que te admiro. Muito esclarecedor esses post. :*

    • Ju  05/10/2016 - 08h52

      Manu, lembrei muito de você fazendo esse post, que bom que te ajudou, fico feliz! <3
      Beijos

  8. Flávia Giraldes  05/10/2016 - 00h18

    Oi Ju, tudo bem querida?
    Impossível não se emocionar com o seu texto. Vc colocou um pouco de você ao compartilhar a sua experiência com essa doença tão triste e trouxe alma para algo que poderia sem apenas um apanhado de dicas colhidas ao acaso. Sua sensibilidade é tocante. Parabéns e muito obrigada, são de extrema utilidade.
    Um beijo grande e um abraço apertado,
    Flávia

    • Ju  05/10/2016 - 10h38

      Fau, muito, muito, muito obrigada, de todo coração! <3

  9. Nycole Canizares  05/10/2016 - 13h51

    Ju, fiquei tão apaixonada por este post que tive que compartilhar no facebook. Foi diferente de tudo sobre outubro rosa que já vi. Você, mais uma vez, se preocupando com o que realmente importa. Parabéns, Ju! Vc é muito iluminada! s2

    • Ju  06/10/2016 - 08h58

      Ny, minha linda, muito, muito obrigada, de todo coração! <3 <3 <3

  10. Laís Vieira Lima  21/10/2018 - 07h45

    Bom dia…
    Eu amei as dicas, eu estava procurando sobre isso pois minha mãe do coração está em tratamento oncológico, então muito obrigada pois agora vou comprar os produtos específicos para ela. Gratidão . me ajudou muito! Deus vos abençoe! Laís Vieira

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!