Vizcaya
03.02.2017

Pomada Topison: Salvou a Pele da Alergia!

Tempos atrás, logo depois do Botox, tive uma alergia intensa a um protetor solar com cor e meu rosto ficou muito inchado, com a pele bastante grossa, irritada, quente e vermelha, e tentei de tudo, mas acabei me lambuzando de Pomada Topison (furoato de metasona), que salvou minha pele.

Assim que viu o estado da pele, minha dermato recomendou o uso dessa pomada e de um remédio de uso oral pra alergia, que comecei a usar no mesmo dia, assim como a água termal. Mas, a Topison é uma pomada a base de corticoide, e corticoide na pele não é coisa boa: afina e atrapalha meu santo colágeno.

pomada topison

E, né, eu tinha acabado de fazer botox, não queria nada que, de alguma forma, pudesse atrapalhar. Até que a textura da pele ficou igual a de um ralador de coco e os olhos tão inchados que mal abriam, aí tive que me render.

E, vou dizer, que sorte, viu? Em dois dias estava com a pele boa de novo, lisinha, com a textura normal e nada de inchaço. Agiu muito mais rápido e foi mais eficaz que qualquer pomada que eu já tenha usado para o mesmo tipo de problema, então vale dividir por aqui, né?

E é dividir a título de informação, viu? Trata-se de um medicamento e, portanto, vendido apenas com prescrição médica, então, pelo amor dos deuses, nada de fazer a louca e partir pra farmácia, até porque, além de ser um perigo, corticoide na pele é um desastre, amigue!

pomada topison

Para que serve a Pomada Topison 

A Topison contém furoato de mometasona e é indicada para o alívio da inflamação e do prurido nas doenças de pele que respondem ao tratamento com corticoides tópicos, como a psoríase, dermatite atópica e dermatite alérgica de contato.

Ela tem várias contra-indicações, e seu uso deve ser restrito por inúmeros motivos, inclusive porque pode trazer danos sérios para a sua pele, e falo isso porque já vi post de gente que está usando essa pomada, inclusive, para substituir Bepantol e genéricos, com o intuito de, supostamente, tratar a pele. Por favor, não façam isso!

OS PERIGOS DO CORTICOIDE PARA A PELE

Apesar de ser indicado pra vários probleminhas de pele e ser bastante eficaz, os efeitos colaterais do uso do corticoide tópico podem ser bem desagradáveis e incluem, dentre muitas outras coisas:

pomada topison

1. Atrofiamento da pele: o uso contínuo da Pomada Topison ou de outros corticoides de uso tópico pode afinar e alterar a derme, reduzindo a atividade dos fibroblastos e contribuindo para a degradação do colágeno, deixando a pele “pregueada”, com veias proeminentes, aparecimento daqueles vasinhos e muito mais brilho, e isso, apesar de ser reversível, demora meses pra voltar ao normal.

2. Estrias: o uso de corticosteroides tópicos em áreas de dobras, como nas axilas ou virilha, pode causar estrias, que, como vocês sabem, são irreversíveis, né?

3. Problemas de imunidade: esse tipo de medicamento altera a forma como o sistema imune funciona, e há estudos que sustentam que ele pode inibir a capacidade da pele de combater infecções fúngicas e bacterianas.

pomada topison

Esses são apenas 3 exemplos, mas existem muitos outros, então só use conforme prescrição médica, porque embora possa ser excelente quando usado na forma e tempo adequado, pode ser um desastre também.

Topison Creme Preço

A versão que a minha dermato receitou da pomada Topson foi a de 1mg/g, com 20g, e custou R$45,00. Ela é vendida em farmácias e facilmente encontrada.

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
7 comentários
  1. Carolina Rabelo  03/02/2017 - 18h36

    Oi Jú! Meu alergista me prescreveu essa pomada, tenho algumas reações na pele quando uso algum produto que tem na composição a tal da Triethanolamine e essa pomada é tiro e queda. Bjim

  2. Joyce P. G  04/02/2017 - 09h12

    Iluminados esses seres que criam tantas coisas boas pra gente… tantos remédios que nos salvam, ne?!
    Juuuu, cadê os vídeos do canal? Deu uma parada?
    Bjss

    • Ju  04/02/2017 - 13h24

      Né, Joy?
      Vou voltar esse mês, já estão gravados e foram pra edição!
      Beijos

  3. Daniany  04/02/2017 - 13h16

    Ju, há um tempo atrás cheguei a comentar com vc, que minhas axilas ficaram escuras e abriu uma ferida que até sangrava. Nenhuma pomada deu jeito. Fui num dermato que tambem receitou essa. Resolveu o problema da ferida, mas não a causa. E isso eu tive que descobri sozinha, quando voltei a usar desodorante aerosol, a ferida reapareceu. Por indicação sua hj uso rexona clinical, mas na epoca mudei pra roll on que imediatamente clareou as axilas e desapareceu o problema.

    • Ju  04/02/2017 - 13h23

      Dany, muita gente tem reação a esse tipo de desodorante, muita!

  4. Carol Brandelero  05/02/2017 - 22h49

    Oi Ju, a uns 5 anos atras fiz tratamento com isotretinoína, e nos braços apareceram umas feridas leves, coçavam mto, tipo manchas vermelhas sem a camada mais fininha da pele, e a dermato receitou ela, usei a versão creme, mais prática, e funcionou super bem, foi o q me salvou. Ano passado tive que refazer o tratamento, e novamente as alergias nos braços, então parti denovo pra Topison… ela é muitooo boa mesmo. Bjos

  5. Laura  28/06/2018 - 17h05

    Precisa de receita para comprar?

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…