28.06.2017

Pedra Hume: Os Muitos Usos na Beleza

Hoje a gente vai prosear sobre um produtinho que tem cara de “dica de vó”, e dica de vó a gente respeita, né? É a pedra hume, também conhecida como pedra umes ou alúmen, que é comercializada em pó, em tablete e em spray, e tem diversas utilidades na beleza e até na saúde!

Antigamente, quando a oferta de cosméticos e outros produtos era pouca, sobretudo nos lugares mais afastados dos grandes centros, era comum ter em casa produtos simples que serviam para muitas coisas, como a Água Maravilha (uso até hoje! hahaha), a Pasta d´água e a Pedra Hume, por exemplo.

O que é e para que serve

A pedra hume é, simplificando, o alúmen de potássio, substância indicada como agente hemostático tópico, bactericida e adstringente. Como ajuda a estancar o sangramento, era bastante utilizada nas barbearias, mas também em pequenos ferimentos, picadas de mosquitos, no pós depilatório e até para tratar aftas e gengivites.

Além disso, ela ajuda a fechar os poros sem, contudo, obstruí-los. E essa informação, aliás, consta no rótulo do produto.

Os usos são muitos e já falo detalhadamente alguns deles, mas alerto que é preciso cuidado ao usar pois, a depender da concentração/quantidade, pode ter efeitos irritantes e corrosivos tanto na pele quanto nos olhos, e sua ingestão acidental pode causar hemorragia gastrointestinal.

pedra hume, pedra umes juro valendo

A pedra hume em pó tem a textura semelhante a de sal de cozinha, só que um pouco mais grosso, e é a versão mais conhecida e menos prática. Sim, ela pode ser usada de diversas formas, mas acaba deixando resíduos, não é uma opção tão higiênica (pra pegar tem que ter contato direto com o interior da embalagem) e não é tão fácil de aplicar em determinados casos.

A pedra hume em tablete precisa, em regra,  que as mãos estejam umedecidas com água para ser utilizada, e assim como as outras versões pode ser usada de diversas formas. Mas aí, após o uso, tem que lavar a pedra, secar com uma toalha limpa e deixar guardadinha em um recipiente.

Ou seja, também é pouco prática, ao contrário da Pedra Hume em spray, que é uma solução aquosa transparente e sem cheiro. Parece água, sabe? Isso é ótimo porque não deixa resíduos e torna o uso mais fácil.

Mas, vamos logo falar dos diversos usos dessa pedrinha, né?

Como usar pedra hume (ou não rs)

1. Após a depilação: basta umas borrifadinhas de pedra hume spray no local depilado, inclusive virilha e axilas, que a pele, se estiver irritada ou com pequenos ferimentos, melhora em minutos. O mesmo vale para qualquer pequena lesão ou picada de mosquito.

2. Como desodorante: esse uso é antigo e muita gente continua apostando! O ideal aqui é usar a versão em spray, que não deixa resíduos nem mancha a roupa. Ajuda bastante a reduzir a transpiração e os odores, mas há quem diga que seu uso é mais arriscado que o dos desodorantes que contém alumínio. E há, também, que vá no sentido oposto e afirme que os cristais de alumínio, no caso da pedra hume, seriam maiores e não conseguiriam penetrar na pele.

Já testei e acho que vale numa emergência, porque gosto de desodorante com cheirinho, e daqueles bem potentes, que seguram o dia todo! rs

3. Para tratar aftas: uma das principais indicações desse produto é para tratar aftas, coisa que já testei e funcionou. Mas, já li um estudo com um alerta acerca do risco de ingestão, então todo cuidado é pouco, né? O spray é o mais indicado, mas a receita tradicional manda diluir uma pitada de pedra hume em água, mexer e usar essa água para fazer um gargarejo.

4. Para esfoliar a pele… Será? Já vi essa indicação várias vezes, testei no calcanhar, porque curiosidade mora aqui, mas acho arriscado porque acaba esfoliando a pele das mãos também, que é bem mais fina. Realmente deixa o calcanhar mais fino, e é só esfregar a versão em pó no pé úmido, só que minhas mãos ficaram super sensíveis.

Então, se quiser testar, use luvas!

5. Para poros dilatados não! Algumas leitoras já me indicaram esse uso, mas não tenho coragem de jeito nenhum, gente, não brinco com a pele do rosto nem a pau, oxe! rs Elas usam a versão em spray, mas só em ocasiões especiais, antes da maquiagem, e garantem que os poros ficam mais fechados.

Não tenho coragem nem indico, porque a pele dessa região é muito sensível e o produto, apesar de seguro, pode ser mais abrasivo a depender da quantidade utilizada. Ou seja, não dá pra brincar, né?

6. Nas estrias: O uso nas estrias é bastante difundido na internet, e existem várias receitas, inclusive com óleo de rosa mosqueta, mas não vejo muito sentido. Se alguém aqui já testou, divide aí com a gente!

Outros usos, preço e onde comprar

É uma ótima opção pra quando a manicure tira “um bife”, porque estanca o sangue, fecha os poros e ajuda a cicatrizar mais rapidamente, assim como pra quem transpira muito nos pés e/ou tem “chulé.

O uso em cravos e espinhas, apesar de comum (tem muita receita na internet!), não é indicado, assim como não é indicado usar pedra hume para estreitar e enrijecer o canal vaginal. Fiquei chocada com a quantidade de “receitas” desse tipo circulando na internet e, gente, isso é extremamente perigoso!

Essa é uma região ainda mais sensível, e existem relatos de ginecologistas sobre os “efeitos colaterais” disso aí: corrimentos, ferimentos graves e irritações severas.

As versões em pó e em spray são facilmente encontradas em farmácias, custam menos de R$10,00 e duram bastante. Vale ter em casa como quebra-galho para emergências, desde que o uso seja feito de forma correta!

Alguém já usou dessa ou de alguma outra forma? Conta aí pra gente!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

 

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
9 comentários
  1. Luciana  28/06/2017 - 15h10

    Oi Ju! Não conhecia os vários usos e apresentações da pedra hume. Já usei a pedrinha para tratar afta, colocando de molho em um pouco de água e fazendo bochecho. Acho q conhecia a dica para uso em cortes qdo fazemos as unhas. Bem q eu queria q funcionasse para poros dilatados, mas nem sabia q o pessoal usava pra isso. Bjos.

  2. Marcia  28/06/2017 - 19h44

    Oi Ju!
    Primeira vez que escrevo aqui pra no blog, mas já o consumi quase todo!!!! Sou sua fã, leitora assídua,, depois que o descobri! Menina, esse blog é tudo na minha vida!!! Cada dia descubro uma coisa nova. Agora quem vai precisar de patrocinador sou eu pois estou gastando meu salário pra comprar tudo que vc índica e me interessa! Kkkkkk. Quando comecei a comprar os itens de cabelo meu marido perguntou se eu ia abrir um salão!

    • Ju  29/06/2017 - 09h38

      hahahahaha Ma, sua maravilhosa, seja muito bem-vinda sempre, fico muito feliz em saber que você gosta tanto do blog! A casa é sua, viu? <3

  3. Bárbara  29/06/2017 - 10h06

    Sensacional como sempre!

  4. Jeane Carneiro  29/06/2017 - 14h30

    Amei as dicas Ju.
    Não sabia que servia para tantas coisas. kk
    Bjão

  5. Rose Poli  30/06/2017 - 08h37

    Bom dia Ju… <3, Minha avó me ensinou a usar a pedra em pó junto com talco de chule… sabe .. aqueles de farmacia.. pra aumentar a potencia nos dias quentes e emilinar de vez aquele odor…Uma maravilha.. pes limpos e sem cheiros pra quem usa sapatos fechados o dia todo… Santa ajuda da Vo… bjos

  6. Giselli  30/06/2017 - 10h46

    Oi,Ju!
    Queria mesmo era post seu novo cabelo,que explicasse a tese de “repetir a cor do olho”.
    Você rejunesceu e ficou muito mais sofisticada com a mudança!!!

    • Ju  30/06/2017 - 13h18

      Acabei de publicar!

  7. Ana Sales  30/06/2017 - 10h51

    Comentei e esquice do meu nome …kkk
    bjs Ju

O que você acha do JV?
Amo as dicas, resenhas...enfim, tudo aqui no JV é um serviço público e de grátis rsrs , sigo as dicas da Ju e até hoje…
As leitoras mais incríveis da vida
  • “Sê sempre o mesmo. Sempre outro. Mas sempre alto. Sempre longe. E dentro de tudo. ✨✨✨”
Cecília Meireles, que nunca soube, mas é minha amiga desde 1990, quando “descobri” que ela existia nas prateleiras da biblioteca da Uesb, minha “babá” por muitos, muitos  anos. ☺️ #QueSorte #JuroValendo
  • Conhecem o blog de minha amiga, @jurovalendo ? Passem lá... Escrevi algo legal... @isadorabacelar.r #amizade #jurovalendo #julopes #amor #meueuloiro #fidelidade #gastronomia #amando #mudanca #salvador #unifacs
  • Mudar de profissão nunca é fácil, bem sei como é difícil lidar com as dúvidas, as angústias e, também, com o julgamento alheio.

Mas acredito, também, que fazer algo que a gente ama não tem preço. Que alegria, felicidade e realização não têm preço.

A @isadorabacelar.r também acha, encarou a mudança e contou tudo pra vocês lá no blog. 💕
#MulherDe30 #MudeiDeVida #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo