17.08.2017

As Muitas Formas de Usar Água Floral e Se Apaixonar!

Vocês já ouviram falar da água floral, também conhecida como hidrolato ou hidrossol? Pois vamos falar muito dela daqui pra frente, e já vou deixar várias formas de uso pra vocês!

Mas, o que é água floral? É uma água multifuncional, natural, com inúmeras propriedades terapêuticas, extraída pelo processo de destilação a vapor durante a produção dos óleos essenciais.

Essa água contém as moléculas do óleo essencial e também os elementos da planta/flor que são solúveis em água e não estão presentes nos óleos essenciais. E não, a água floral não é a mesma coisa da mistura do óleo essencial com água destilada, ela vai além, já que possui substâncias que não existem nos óleos essenciais, entende?

Ou seja, são águas extremamente ricas, benéficas e cheias de possibilidades, o que é uma maravilha e me deixa imensamente feliz, porque amo óleos essenciais, já fiz cursos e sei o tanto que eles fazem diferença!

O legal é que enquanto o óleo essencial inspira maiores cuidados no uso, já que é extremamente concentrado, a água floral possui apenas 0,002% da concentração do óleo essencial que a originou, o que a torna segura e, ao mesmo tempo, muito eficaz para uso diretamente na pele.

Aqui vale fazer uma ressalva importante: a água floral não é diluída em água, ela tem uma concentração alta de ativos, mesmo que seja bem menor que a dos óleos essenciais, então é normal (e até desejável) que, em determinados usos, como na máscara de argila, por exemplo, a pele fique um pouco avermelhada, já que ela carrega os ativos dos óleos.

água floral hidrolato

Contudo, elas são extremamente seguras, não contém álcool ou qualquer outro produto químico nocivo, são 100% naturais, podem ser usadas por pessoas de qualquer idade e não representam nenhum tipo de risco para a pele

Anos atrás, na época do I Am Natural Shop, usei muito o de Alecrim, de Gerânio, de Tea Tree e de Lavanda, e agora estou usando o de Rosas, Hamamélis e Alecrim da Elemento Mineral, uma marca que já falei por aqui algumas vezes e que tem três coisas que amo: o Nude Balm, o sabonete de argila e as argilas maravilhosas!

Na próxima semana falo detalhadamente sobre as minhas, que são as do kit com argilas (confira as resenhas aqui), e de como estou usando, tá?

Formas de usar água floral

São tantas as possibilidades de uso das águas florais que quase me perco! rs

Tradicionalmente são usadas para cuidar da pele, tanto do rosto quanto do corpo, já que possuem propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes.

Como usar no rosto

No rosto pode ser usada nas máscaras faciais, no lugar da água, e fica maravilhosa na máscara de argila, como tônico,  para higienizar e revitalizar a pele, pra ajudar na oleosidade, no ressecamento e na sensibilidade excessiva, no pós sol, quando o rosto está muito vermelho e “queimado”, para acalmar irritações cutâneas e na rotina diária de cuidados, pra melhorar o aspecto geral.

A água floral de alecrim, minha preferida (empata com a de rosas!rs), é ideal para  peles mistas, oleosas e desvitalizadas, assim como a de tea tree, lavanda, verbena brasileira e gerânio.

Para quem tem pele mais ressecada e precisa de mais revitalização, incluindo aqui as peles maduras, o hidrolato de rosas, de manjericão anis, de gerânio de de lavanda são os mais indicados.

Peles sensíveis respondem muito bem a água floral de rosas, de lavanda e de gerânio, assim como a de patchouli, que tem uma peculiaridade bem interessante: ela tem apresentado resultados excelentes em pacientes quimioterápicos, que estão com a pele muito sensível e fragilizada, e não respondem bem aos hidratantes “normais”.

Como possui propriedades regeneradoras e hidratantes, e age de maneira suave, entrega um resultado super bom nesses caos.

Já a água floral de hamamélis tem boa ação purificante e refrescante, sendo muito indicada para o detox facial. Pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.

Como usar no corpo e cabelo

No corpo o hidrolato pode ser usado em banhos aromáticos (amo!), escalda-pés, para revitalizar a pele das mãos, para relaxar, revigorar e refrescar a pele corporal, inclusive no pós sol.

Alguns, como o de Citronela e Tea Tree, são ótimos para ajudar na cicatrização de pequenas feridas, arranhões e picadas de insetos, e se precisar acalmar a pele e reduzir a irritação, como no pós depilatório, por exemplo, o de Lavanda atua muito bem.

Muitos, inclusive, são ótimos para os fios, viu? O de alecrim ajuda no combate a caspa e a queda causada pelo excesso de oleosidade, o de hortelã pimenta e o de verbena brasileira são ótimos para cabelos oleosos e o de patchouli vem sendo indicado para pontas secas.

água floral hidrolato como usar

Pra cuidar da casa e da alma

Sim, as águas florais podem (e devem!) ser usadas pra ajudar no nosso bem-estar emocional, assim como os óleos essenciais. Eu tenho usado a de rosas no primeiro e quinto chakra, e o de alecrim em todos, porque alecrim é vida, e uso também nos ambientes.

Elas podem ser usadas nos ambientes, como aromatizadores (o cheiro é bem suave, mas o efeito terapêutico é bom!), nas roupas, como água de passar, nos travesseiros, armários (pra deixar um cheirinho bom! rs) e muito mais.

Também são ótimas pra amenizar o cheiro de cigarro e de fritura (amo cheiro de hortelã e/ou alecrim pra cozinha)

Rosas e gerânio são apostas certeiras para ajudar no auto amor, na auto estima e na feminilidade. Se o intuito é relaxar a mente, inclusive no momento de dormir, invista na de lavanda  (muito bom pra ajudar a desestressar) ou gerânio. Pra revigorar, energizar e nos manter alerta, mas sem acusar agitação, alecrim é a primeira opção (ajuda também na concentração!), seguido de capim-limão.

O de citronela é um repelente natural para insetos, enquanto lavanda, tea tree e hortelã são tradicionalmente usados para aspergir em ambientes onde estão pessoas com dificuldades respiratórias.

Água Floral X Termal X Micelar: Qual a diferença?

Antes vistas como “frescura”, a água micelar e a termal caíram no gosto popular e são cada vez mais usadas, e justamente por isso acho legal fazer um comparativo com as águas florais!

Amo muito água termal, que é uma água rica em minerais e oligoelementos benéficos para a pele (e o cabelo!). Ela ajuda acalmar a pele, refresca, suaviza e é ótima para quando a pele está irritada, cheia de brotoejas e queimada, dentre outras coisas que expliquei nesse post aqui.

A água micelar, por sua vez, é um produto versátil, que simplifica nossa rotina de cuidados, porque limpa, purifica, pode ser usada como tônico e ainda remove a maquiagem básica sem deixar a pele oleosa. No mais, tem a vantagem de não causar irritações, o que é excelente para peles mais sensíveis.

A água foral, por sua vez, é multifuncional, podendo ser usado no corpo, no rosto, no cabelo e no ambiente de inúmeras formas e, melhor de tudo, proporcionando efeitos terapêuticos. Pra muita gente isso pode ser um mero detalhe, mas pra mim, que uso e estudo óleos essenciais e suas propriedades há anos, faz muita diferença!

É uma forma de usar um produto que tem muitas das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais em concentração menor, mas não menos eficaz, para ajudar na minha rotina de cuidados, tanto do corpo quanto da alma. Amo muito essa ideia!

Algumas marcas comercializam as águas florais, mas só usei as da BioEssência (vende em lojas de produtos naturais, como o Mundo Verde) e da Elemento Mineral, que tenho gostado muito e são vendidas também na loja virtual da marca (compre aqui). Elas vêm com 120 ml, têm um ótimo rendimento e custam R$32,90.

Vocês já conheciam? Já testaram? Usam de alguma forma diferente? Dividam aí comigo!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Para acessar esse conteúdo em áudio é só clicar na imagem abaixo →

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Ana Paula  17/08/2017 - 15h18

    Ju, tenho muita facilidade de ficar com cravos, e amo o protetor Bioré , que “cola” na pele ! Uso o demaquilante da Neutrogena ou L’oreal pra tirar, mas ainda fico com cravos… O que vc usa pra tirá-lo, ou que vc sugere? Algum produto BBB?
    Obrigada desde já e beijos.

    • Ju  17/08/2017 - 16h20

      Óleo vegetal é mara!

  2. Denise Mello  18/08/2017 - 09h39

    Simplesmente, amei essa matéria… mais dicas de produtos de qualidade!
    Obrigada Ju!!

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Última  vez essa essa semana que vocês  verão meu nome no seu Feed #jurovalendo
  • Pra começar, caviar de ouriço do mar ao vinho e espuma de queijo grana padano aqui no Maria Bonita🙌🏻 Pra comer de joelhos!😋 #OBomDaBahia #MariaBonita #FeriasAntesDasFerias #Summer2018 #summer #Verão2018 #JuroValendo #taipudefora #barragrande #Bahia
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo