Sempre via no Pinterest uns quintais com o que, pra mim, era uma fogueira diferente, mas que a Mari, uma leitora que é Arquiteta, me disse que era uma lareira externa, e desejava loucamente.
Mas, lareira em uma cidade que fica na esquina do sol não faz sentido, né?
Não fazia, até eu mudar de casa. É que Jequié, simplificando, está localizada numa zona de transição entre caatinga e mata atlântica, e o meu condomínio fica “fora da cidade”, mais perto da mata, em um local alto, com muito vento.
E como tenho um quintal grande, onde a lua cheia parece ainda mais linda, cismei que faria uma “fogueira” ali.
Pesquisei na internet sobre lareira externa, vi que tem de vários tipos (com gás, lenha, elétrica, ecologicamente corretas e por aí vai), mas queria algo fácil de manusear, que não precisasse quebrar nada e muito menos gastar muito.
Amo, por exemplo, as que usam madeira. Lembram a minha infância na roça de vó Nete, mas imaginei logo o trabalho de comprar lenha, armazenar, limpar tudo depois do uso e desisti.
Olhei as elétricas e as ecologicamente corretas, e achei várias lindíssimas, mas caríssimas. Gás não é uma opção porque é um troço que tenho medo…
Aí resolvi fazer minha própria lareira externa, porque né, criatividade é tudo na vida, meu povo!
Vi algumas ideias no Pinterest, e decidi que usaria um vaso de concreto igual aos que estou usando para decorar o ambiente, e que o fogo seria a base de álcool gel, como no aparelho de fondue que tenho aqui.
Tinha pensado numa versão redonda, mas o vaso desse tipo estava mais caro. Escolhi o quadrado e fui de branco (acho lindo os terrosos), porque é a cor de todos os outros vasos do ambiente.
Aí comprei um saco de pedras brancas de tamanho médio, daquelas que são usadas no paisagismo, e fui atrás da grelha e do recipiente para colocar o álcool gel.
Numa loja perto da feira, que mistura materiais agrícolas com materiais de construção, achei a grelha e, procurando por recipientes resistentes ao fogo, encontrei um bem semelhante ao do aparelho de fondue, com tampa pra apagar e tudo.
A grelha ficou do tamanho exato do vaso, e mandei dar uma diminuída depois (Binho levou no ferreiro) pra que ela pudesse descer um pouco mais, sabe?
A grelha que comprei é bem forte e resistente, mas dá pra usar aquelas de churrasqueira sem o menor problema.
Juntando tudo, gastei menos de R$100,00 e ficou exatamente como eu queria!
Mas, vamos ao passo a passo, né?
Lareira Externa: O que você vai precisar pra fazer uma
- Recipiente de concreto
- Pedras resistentes ao fogo
- Grelha
- Recipiente para álcool gel
Como fazer uma lareira externa passo a passo
Ric colocou o vaso na parte lateral do quintal, numa quina, entre a piscina e um pequeno jardim. Aí fomos colocando umas pedras maiores, que já tinham no fundo da casa, na parte de baixo do vaso porque percebi que 1 saco de pedras foi pouco pro tamanho do vaso.
Colocamos as pedras até uns 15 cm antes do topo do vaso. Em seguida colocamos o recipiente para álcool gel, preenchemos as laterais com mais pedras e cobrimos com a grelha.
Depois cobrimos a grelha e a lateral com mais pedras, deixando apenas o meio sem cobrir para que pudêssemos colocar o álcool gel.
Aí colocamos o álcool, joguei o palito de fósforo aceso, o fogo subiu e nós tampamos a parte que não estava coberta com mais pedras.
Pra não precisar tirar as pedras pra colocar mais álcool, recomendo que o recipiente seja grande ou, caso você só encontre do pequeno, use mais de um.
Adorei o resultado e aproveitei pra fazer um fondue, colocar umas velas, um tapete, uns incensos e aproveitar a noite ali, do ladinho da minha fogueira.
O legal é que dá pra fazer em casa ou em apartamento, em recipientes grandes ou pequenos, pois o álcool gel é muito fácil de manusear e controlar, né?
Cês gostaram? Tô cheia de ideias para o meu “quintal” e tenho mostrado várias coisinhas no Instagram, principalmente nos stories (@jurovalendo, segue lá!).
Assim que ficar tudo pronto posto aqui pra vocês, tá? Acompanhem direitinho pelo #JuDeCasa!
E se fizerem a lareira externa voltem pra contar como ficou!
Beijos, Ju ♥
Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Eu ameiii. Um luxo!
Né? E tãoooo fácil!
Amei Ju!!! Obrigada ❤
Criatividade é tudo mesmo. Ficou muito bom e o preço melhor ainda
Ju, gostei muito da idéia. Criatividade é tudo mesmo e o preço é excelente
Adorei a ideia da lareira externa. Criatividade é tudo. E o preço muito bom
Muito linda Ju, parabéns deu vontade de fazer uma tbm!
Ju arrasou com esta lareira externa. E ainda tem mais valor, pq vc que fez e com preço super acessível
Amwi Ju. Vou fazer uma igual. Adoro suas dicas do lar.
Ja vou copiar. Ameeeei a ideia
Amei!!! Já vou começar a procurar estes acessórios para providenciar uma pra mim!!! E o melhor é por um valor super acessível…
Nossa que bacana fica maravilhosa,achei essa ideia super prática e fica bem bonita.
Ju! Moro num apartamento de 49 metros quadrados mas quero uma lareira! E agora? Hahaha! Ficou linda! Parabéns! :)
Faz uma pequena, Mada! <3
Vai fica showwww
Que incrível essa ideia. Super amei!
Eu fiquei simplesmente encantada com sua lareira
Adorei a ideia mas queria saber se o álcool evapora muito rápido. Quanto tempo maid ou menos ficaria acessa a lareira com um vidro de álcool?
Eu tenho em casa. Só precisa acolher bem as pedras, que resistam ao calor. Pedra marítima, ou algo assim, pois algumas esplodem em altas temperaturas. Fica a dica!
Acho que dá p usar querosene também, como se usa em lampiões… Vou testar aqui!
Parabéns pela iniciativa em divulgar!! ^^
Eu tenho em casa. Só precisa escolher bem as pedras, que resistam ao calor. Pedra marítima, ou algo assim, pois algumas esplodem em altas temperaturas. Fica a dica!
Acho que dá p usar querosene também, como se usa em lampiões… Vou testar aqui!
Parabéns pela iniciativa em divulgar!! ^^
adorei
simples claro e objetivo
parabens .
muto legal