30.05.2022

Rodízio de Shampoo: Precisa?

Dias atrás uma leitora, a Dandria, perguntou sobre o rodízio de shampoo e como a pergunta vinha sendo frequente lá no instagram (@jurovalendo, segue lá!) achei que seria interessante responder em forma de post.

rodízio de shampoo

O cabelo enjoa do shampoo?

A ideia do rodízio de shampoo, pelo que vocês falaram, parte do pressuposto de que o cabelo “enjoa do shampoo”, e sei que cabelo parece menino birrento, mas ele não enjoa de nada, a questão é outra, muito mais simples.

Cada cabelo, em cada momento, possui necessidades diferentes, e essas necessidades vão mudando com o passar do tempo.

funciona

Então, não é que o cabelo pegue entojo do shampoo ou de qualquer outro produto, é que naquele momento o cabelo não precisa mais do que aquele produto entrega, entende? Ele já fez a parte dele.

Rodízio de Shampoo: precisa mesmo?

Partindo desse pressuposto, é fato que o rodízio não vai mudar a necessidade do seu cabelo. E isso é tudo o que importa: dar o que o cabelo precisa.

E sim, ele pode precisar de várias coisas ao mesmo tempo, e geralmente precisa mesmo, já falei muito sobre isso por aqui.

tipos de shampoo

Então, sim, se a gente pensa nas várias necessidades do cabelo o rodízio de shampoo faz sentido, assim como o de máscaras, por exemplo.

Mas hoje eu já questiono muito o “isso cabe na minha rotina ou vai me dar um trabalho/gasto a mais”? O gasto que vai gerar é indispensável pra mim? Compensa?

Na minha rotina, que é bem diferente da de alguns anos atrás, isso não se encaixa. O que quero mesmo é o básico que funciona, porque tempo é recurso escasso por aqui.

cronograma de shampoo

Rodízio de shampoo funciona?

Tenho leitoras que comentaram no post falando que testaram e viram resultados, outras que não viram resultado que justificasse o trabalho/gasto a mais.

Então depende do seu cabelo, e se tiver afim vale testar.

Nunca testei fazer o rodízio, mas uma coisa que faço muito é, vez ou outra, usar um shampoo mais adstringente na raiz, que é bem oleosa.

cronograma capilar

Também faço isso quando estou usando muitos finalizadores e óleos, porque ficam resquícios que normalmente não saem tão facilmente, e aí parece que o shampoo não tá limpando quando, na verdade, o pobi tá dando o máximo que pode, mas a gente precisa é de “um faxinão” naquele momento.

E outra coisa que a gente precisa ficar atenta é ao pH do couro cabeludo. Lembram que já falei disso por aqui? Clica aqui pra conferir.

Mas, resumidamente, “os hormônios interferem no pH do couro cabeludo, e se ocorre alguma mudança hormonal, o pH do couro cabeludo muda  e aquele produto que parecia milagroso pode, num passe de mágica, deixar de funcionar. 

qual o melhor shampoo

Ou seja, variações hormonais, como as que acontecem na gestação e no período menstrual, por exemplo, interferem na eficácia de determinado produto vez que modificam o pH do couro cabeludo.”

O que funciona por aqui

O que funciona aqui ao longo de mais de 12 anos testando produtos capilares quase diariamente é escolher o shampoo de acordo com a necessidade do cabelo.

excesso de resíduos

Prefiro sempre os mais leves, que limpam sem agredir, até porque a função do shampoo é limpar, não esqueçam disso.

Foram raras as vezes, inclusive, que precisei trocar o shampoo porque “o cabelo pediu”. Isso é mais comum com finalizadores e máscaras.

O que percebo, muitas vezes, é a falta do faxinão mesmo. Depois dele, quase sempre, o shampoo “volta a funcionar”.

E vocês, fazem rodízio de shampoo? Sentem diferença? Dividam aí com a gente!

E se tiverem dúvidas deixem nos comentários

Beijos, Jú

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
O que você acha do JV?
Oi Ju tudo bem ? O meu cabelo sofreu corte químico e eu tô cortando direto Eu quero saber se quando eu terminar de tirar…
Creme Antissinais: Qual o melhor? Banho de Sal Grosso Pra Limpar as Energias Seu dinheiro nunca dá pra nada? 8 Dicas pra Atrair Dinheiro Já! Lei da Atração Para Iniciantes: crie a vida dos seus sonhos! Banho para atrair amor 5 Plantas que atraem dinheiro! Pedras de proteção: as 4 mais poderosas!