Talvez isso seja mais comum pras meninas que, como eu, são do interior, mas quando era criança tinha uma “costureira fiel”. Aqui em Jee não tinha, quase 30 anos atrás, muitas lojas, então muitas das minhas roupas de criança eram feitas “sob medida”
Cresci acreditando que uma boa costureira era tipo um gênio da lâmpada que, com linhas e tecidos, transformava minhas ideias em realidade. Mas o tempo passou e o “costume” de comprar tecidos e “mandar pra costureira” caiu em desuso.
Acontece que, 5 anos atrás, quando voltei a morar em Jee senti muita falta das marcas que já estava acostumada e que não existiam por aqui, e voltei a velha atividade de colecionar “modelos”, misturá-los e mandá-los pra que ” a costureira” transformasse meu desejo em realidade.
Quando comentei isso no Face, tempos atrás, muita gente deu risada, como se costureira tivesse “saído de moda”, o que é uma grande bobagem, porque uma boa costureira é uma daquelas “armas” que todo mulher precisa ter na manga, sabe?
E sobre isso até a Nina Garcia, editora de moda da Marie Claire norte-americana, falou em O Livro Negro do Estilo:
“Um bom alfaiate é como um bom par de sapatos: é necessário, vale cada tostão gasto e é capaz de fazer você parecer 5 kg mais magra. Encontre um bom alfaiate. Torne-se amiga dele. Presenteio-o no natal. Pergunte a ele como vai a família. Elogie seu trabalho. Dê boas gorjetas. Um bom alfaiate é uma das pessoas mais importantes da sua vida. Sei que você deve achar que estou exagerando. Pois é, fui criada por uma mulher que convenceu a costureira a se mudar pra nossa casa…”
Sim, alfaiate e costureira são coisas diferentes, mas aqui não tem alfaiate e o que importa pra mim é o resultado, e se a costureira me dá o resultado que quero, o nome não importa, são só rótulos.
Aqui em Jee tem uma moça que tem um espaço bem bacana (fica perto da Neuro Clínica) que faz peças sob medida. Ela tem uma variedade boa de tecidos, o local é bem agradável e a costura é perfeita. Já fiz dois vestidos lá e já vi muitas outras coisas que ela fez e tanto a costura quanto o caimento são impecáveis. Preciso voltar lá!
Também tenho uma costureira que faz “pequenos ajustes”, e ela é essencial na minha vida porque ajusta a bainha das minhas calças com perfeição, ajusta minhas roupas no corpo sem mudar a forma ou deixar nada “engrunhado” e ajeita tudo o que eu preciso.
E um costureiro bom faz mais, faz muito mais, inclusive reformar roupas antigas, dar um ar mais moderno naquela peça que você ama mas tá meio “fora de moda”, fazer uma peça absolutamente igual aquela que você tem, ama e já está detonada ou estragou por algum motivo, e também transformar em realidade aquelas roupas que você “criou” na sua cabeça.
Portanto, antes de “torcer” o nariz pra ideia, experimente e eu garanto que, se a costureira for das boas, você não larga nunca mais!
Beijos
Ju
Oi Ju..
Axo que as meninas riram pq sim, “saiu de moda”, infelizmente. Pelo aqui em Curitiba tá complicado encontrar uma boa costureira que faça ajustes, quem dirá peças inteiras =/
Praticamente como encontrar uma agulha no palheiro..rsrssr
E quando encontra querem os dois rins, e às vezes o serviço fica aquela caca…triste :( rsrs
Bjão.
Jacque, pois é, quando eu morava em Salvador também não encontrava não, mas tem certas coisas que perduram no interior, e costureira é uma delas !rs Morro de vontade de fazer um curso de costura, sabia? Pelo menos pra fazer as coisas básicas, como uma bainha e tal… Quando eu encontrar um, farei!
Aqui não é caro não, de jeito nenhum!
Aii Ju..tenho vontade também…até tenho paciência mas ñ tenho mão mto firme não…acaba ficando sempre tudo torto =/ hahahaahaha mas seria uma mão na roda mesmo né…o q eu gasto com barra e ajuste de cintura, não tá no gibi :( rsrs
Jaque, não tinha pensado nisso… Tenho coordenação motora nem pra existir, que dirá pra deixar a mão firme! kkkk
Ju, a minha tia é costureira. Quando vc quer uma roupa de um jeito e não acha, é só levar a foto que ela faz do mesmo jeito! Inclusive foi ela quem fez o vestido de casamento da minha prima (filha dela)! Eu tbm sou do interior, é um costume nosso mesmo! rs
Beijo
Nessa, eu também tenho uma tia que é costureira, tia Dore, mas ela faz mais coisas de crianças… Que sorte a de vocês!
Demais Jujuba! ;)
Juuu! Super me identifiquei! Eu tb sou do interior e sei bem como é ter a costureira de confiança, meu vestido de formatura foi feito sob medida! E olha, o que seria de nós sem os ajustes aqui e ali que elas fazem! hahaha.
Bjus!
=)
Ju, verdade, o que seria de nós? Quero fazer um curso de costura, juro!
Minha avó e minha mãe costuravam pra gente e cresci com roupas feitas em casa e/ou reformadas(iam passando das tias/primas pra gente e a gente repassava pra outros parentes).e quando era alguma peça “especial” íamos à d.Takaya,uma japonezinha pequenininha e talentosa que era o capricho em pessoa.Meus primeiros casacos lindos para o inverno foi ela quem fez.Fiquei com saudade!Bjs
Oii Ju, bem verdade viu, para mim uma boa costureira é como uma segunda mãe, conheci uma costureira que mora perto da minha maninha pedir a ela(minha mana) que levasse 3 modelos de vestidos, os tecidos e ela fez do jeitinho que pedir, sem nem me ver. Ficaram perfeitos, não largo mais, se saiu de moda, deveria voltar urgente,afinal as roupas que compramos em lojas, são feitas por uma costureira ou alfaiate não é mesmo? bjoks
Isso mesmo Sy!
Nossa que post incrível!! E se eu te contar que minha filha acabou de fazer um curso de corte e costura? Eu sempre tive vontade de aprender a costurar, mas não tenho jeito, e quando ela manifestou a vontade de fazer esse curso eu super apoiei, e ela decidiu abrir uma confecção, e está dando super certo. E olha que a cidade que eu moro nem é tão pequena, é interior mas entre duas capitais, Brasília e Goiânia, entao não nos sentimos interioranas. E aqui tem muito alfaiate, inclusive somos “amigas” de um, ele nos ajuda muito e tem dado uma força pra minha filha.
Amei o post.
BjoO
Lud, minha flor, tu pode contar pra gente que formol é que tu tá bebendo? Porque pelas fotos eu não te daria mais que 32 anos nem a pau! Como assim já tem uma filha grande??? Tô passada! ;)
Mas olha, sua filha foi muito inteligente Lud, e se ela gosta tem mais é que apostar mesmo, porque te falo por mim, não largo minha costureira por nada no mundo, não largo mesmo! Claro que não tem a rapidez das lojas, porque ali tá tudo pronto, mas ter as peças feitas pra vc, pro seu corpo é um diferencial enorme!
Beijos pras duas
Hahahahaha… já estou acostumada com esses comentários!! Mas Ju faço 44 em setembro já. Casei praticamente adolescente, e não arrependi, hoje estamos novos ainda e as meninas já criadas.
Bjoo
Lud, tá super nova, parabéns!
Isso é ótimo mesmo, pode aproveitar muito agora! rs
Beijos
Ju, onde posso encontrar modelos de roupa? Bju
Ana, eu vejo muito no Pinterest!
Beijos
Obrigada! :D
Juuu, minhas tias são costureiras. Elas faziam minhas roupas sociais quando eu era extremamente magra. Agora eu consigo comprar. Mas o q eh feito sob medida eh mtooooooooooo mais legal! =)
Mila, que sorteeee a sua!
Juh, aprecio sua autenticidade, esse tipo de post realmente não é comum. Também cresci no interior e minhas roupas eram feitas por uma costureira mágica com mãos de fada. Atualmente é mais difícil encontrar uma boa, estou com uma sacola cheia de coisas para consertar e reformar, mas vou resolver isso esta semana =)
Mel, obrigada flor! :)
Digo todos os dias que eu faço o blog que eu quero ler, e o que eu quero ler são “dicas reais”, coisas que façam parte da minha realidade, sabe?
Muita gente tem um certo “preconceito” com essas coisas, o que é uma bobagem!
Resolva mesmoooo, e se achar uma boa, conserve! rs
Beijos
Ju, sempre venho aqui ler mas nunca tinha comentado! Excelente seu post sobre a costureira! Acho que todo mundo precisa ter uma boa sim! É uma profissão linda mas infelizmente pouco valorizada.
Te falo com propriedade; sou sócia de uma marca de moda e boas costureiras e alfaiates são escassos no mercado, por isso mesmo, super valiosos!Todo mundo quer ser estilista, ninguém quer fazer moulage ou costurar! Uma pena!
No mais, na vida pessoal, a gente sempre precisa de um ajustezinho ou outro: uma barra, um cós, e por quê não uma reforma ou uma peça inteira nova?
Acho muito luxo uma roupa sob medida!
Em tempo: também quero saber a fórmula mágica da juventude da Ludmila que comentou ali em cima! Daria ao menos 10 anos a menos pra ela! Será o bepantol + hipoglós?
Ahh tah louco!! Eu não vivo sem a minha costureira, eu tenho que mandar ajustar TODAS as minhas roupas na cintura. As calças tem que que passar nas coxas e os fabricantes acham que quem usa 44 é uma geladeira, reta do quadril ate a cintura e os vestidos a mesma coisa: tem que passar nos peitos dae sobra na cintura. Isso sem falar nas mangas que ficam TODAS curtas!!! Não tem roupa que eu estreie sem passar nas maos da Dete. Isso que dá ser fora dos padrões. Kkkkk
Oi Ju, eu tenho uma costureira de infância, e ela sempre realizou os meus desejos e os das minhas irmãs, ainda faço ajustes para mim e para marido, mas para mim o mais importante foi o meu VESTIDO de NOIVA. Sim ela fez do jeitinho que eu imaginei e ficou muito lindo, tenho um caso de amor com ele porque quase 3 anos depois não consegui me desapegar e vende-lo!!! rsrsrsrsrs, enfim vai continuar costurando pra mim….
Juuuu, primeiro preciso comentar que amo seu blog, principalmente as receitinhas caseiras, amo de paixão!
Com relação à costureira sou super adepta, isso me dá liberdade para comprar peças que não caem mto bem no meu corpo, mas com uma agulha de ouro ela fica perfeita! Sem falar na economia que faço, pois mtas vezes compro na promoção, e os vestidos de festa? Nossa uma pechincha! Parabéns pelo trabalho, bjosss!!!
ESTOU PRECISANDO ENCONTRAR UMA COSTUREIRA Q FAZ ROUPAS SOB MEDIDAS