Não acredito em beleza sem autoestima, mas acredito piamente que uma mulher segura e confiante, daquelas que têm autoestima pra dar, vender e emprestar, consegue ser incrivelmente bonita mesmo que, num primeiro momento, não pareça.
Eu tenho uma amiga assim… Se você tirar uma foto e observá-la não verá exatamente uma “mulher bonita”. Ela é baixinha, tem quase nada de seios e os quadris muito largos, os lábios são bem finos, os olhos são enormes e “esbugalhados”, o cabelo é muito volumoso e comprido pro tamanho dela, a pele tem marcas de espinhas, o nariz é bem grande e o rosto quadrado acaba deixando o conjunto meio “masculino”.
Mas quando ela entra em um lugar, qualquer lugar, todo mundo olha. É impossível não notar a sua presença, não notar o quanto ela é segura, o quanto ela brilha, sabe? Ela brilha e todo mundo baba, simples assim.
Ela não esconde nenhum dos seus supostos defeitos, e parece não se importar com eles, mas é mestra na arte de destacar seus pontos fortes, e faz isso tão bem que tudo o que conseguimos notar é o que ela quer mostrar. Quanto ao resto… Ninguém nota!
E isso é o que todas nós devemos fazer. Todas temos pontos fortes, só que podemos ter mais que isso: podemos nos amar, acreditar na nossa própria beleza e sermos confiantes, e isso não tem NADA a ver com se adequar aos toscos padrões de beleza estabelecidos.
Você precisa se amar por inteiro e, como bem diz Nina Garcia, “abraçar suas imperfeições”. Sobre isso, aliás, olha o que ela disse:
“Quando uma mulher abraça suas imperfeições, estas podem tornar-se suas maiores aliadas e definir o seu caráter e espírito. Confiança nada tem a ver com estética e tudo a ver com atitude. Nada cai melhor numa mulher que esse ar autoconfiante. Quando ela realmente o possui, torna-se deslumbrante, uma unanimidade. Confiança é aquilo capaz de, instantaneamente, aumentar a nota no quesito beleza. Já em relação a estilo e confiança, você tem que aprender a jogar, e isso pode ser motivo de preocupação. Todas nós somos inseguras, seja lá por qual motivo for. Mas sabemos muito bem quando estamos na companhia de uma mulher confiante. Até mesmo diante das imperfeições ela é arrebatadora. Sua beleza é fomentada por algo que vem do seu interior. Não que ela não se importe com o visual, muito pelo contrário, ela se sente tão à vontade consigo mesma que até abraça suas idiossincrasias e defeitos.
A mulher confiante se ama por inteiro (…). Observe como estão sempre de cabeça erguida e como ostentam seus defeitos; nunca os escondem nem se desculpam por eles. Erga a cabeça e ostente seus defeitos – a confiança virá automaticamente (…). Você tem que se colocar num pedestal antes que passem a admirá-la.
Você é uma deusa, então comece a se tratar como tal. Vá à manicure, ao cabeleireiro, tome banhos demorados, use um perfume delicioso. Faça o que for preciso pra se sentir incrível. Cuide de si mesma com muito carinho, pois ninguém mais fará isso por você. Comece a se adorar. Ame-se de dentro para fora. “
A tarefa de hoje é refletir sobre isso, é entender que você precisa se amar como você é e não se perder nesses padrões bobos que nada mais fazem que criar ideias distorcidas e totalmente irreais da beleza feminina. E sim, você consegue, só depende de você!
Pra acompanhar todos os posts do #100DiasDeBeleza é só clicar aqui.
Beijos
Ju
Autoconfiança e Autoestima são TUDO!
mas é bem difícil tê-las em momentos complicado né?
e nos que exigem mais força!
tô adorando isso e as frases motivacionais =)
bjinhus
Verdade Mi!
E fico feliz em saber que estás gostando!
Beijos <3
Ju, adorei esse post! É exatamente o que eu penso, e sempre digo! O bem estar mental está muito ligado a como nos vemos. Temos que nos amar, e cuidarmos bem de nós, pois ninguém o fará por nós. Parece clichê, mas é a mais pura verdade! Por isso que a vaidade não é futilidade, é imprescindível a qualquer ser humano, homem ou mulher. Me fala de uma pessoa que não se sente bem ao receber algum mimo, como um corte de cabelo,por exemplo? Um simples banho gostoso faz toda a diferença! Amor próprio é essencial!
Tá certíssima Lari, é exatamente isso! :)
Como eu precisava ler isso hoje, Ju.
Esses 100 dias de beleza já estão me fazendo super bem :’)
Obrigadaaaa!
Carol, fico tãoooo feliz em ler isso, tão feliz! :)
Ju,não sei o que te aconteceu ontem,mas fica
bem,flor!
Interessante,nunca fiquei tão preocupada com
alguém ,que não conheço pessoalmente ,como hoje;
“ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”.
Deus a proteja,querida!Que os anjos da guarda cuidem bem de nós todas.
Su, minha flor, muito obrigada, viu?
Ah, mas é que aqui a gente já se sente amigo, não tem jeito, e isso é o que mais quero. Não sou artista pra ter fãs, sempre quis ter amigos, 1 milhão de amigos! rs
Amém, amém, amém!Beijos
Ju, parabéns pelo seu textos. Seu trabalho aqui no blog é incrível! Beijos e sucesso, sempre!
Obrigada Liu! <3
Tô adorando esse “programa” de 100 dias, Ju. Achei o máximo!!!
Beijos, bom finzinho de semana! Não sei o que te aconteceu ontem, mas desejo que vc fique bem!!!
Audrey, que bommm! Eu tô amando fazer!
Fiz uma pequena correção cirúrgica, mas tá tudo bem, obrigada, viu? Boa semana pra ti!
Beijos
Boa tare Ju
Primeira vez que entro no seu blog, e por coincidência dei de cara com esse post, que juro que foi feito pra mim hoje. Eu já estava pra baixo, por muitas vezes não me achar bonita, ou até achar que não estou no estilo as vezes. Hoje por exemplo eu estava me sentindo assim, e fiquei com certeza muito melhor depois desse post. E podes ter a maior certeza que agora sou mais uma fã do teu blog.
Beijo!!
Bia, pois se sinta bem e linda todos os dias, sério mesmo, faça isso por vc!
E obrigada pelo carinho, viu?
Beijos
Poxa Ju, ás vezes é tão difícil acordar com autoestima!
Eu não sei o que é, mas tem dia que estou bem demais, outro que me sinto tão pra baixo… Qualquer coisa me abala também. :(
Ótimo post Ju!!
Tem um tempo que acompanho seu blog. Adoro tudo, principalmente quando você fala sobre produtos para o cabelo.
Meu cabelo é bem indefinido sabe? Não é liso, nem crespo e nem cacheado. Nunca pintei mas sempre fazia definitiva justamente por não ter uma definição. Dai a solução sempre pareceu fazer ele ser liso.
Mas já tem 1 ano que resolvi parar com a química, mas sinto muita falta de conteúdos para cabelos ondulados (seria o que mais se aproxima o meu). Ele tem a raiz meio ruim sabe? E tenho vários cabelos novos que se resumem em frizz. No comprimento é mais pra ondulado. Fico muito na dúvida de como cuidar, se devo usar produtos para cabelo liso ou cacheado ou, ainda, nenhum dos dois. Gostaria de umas dicas suas, quem sabe um post sobre cabelo ondulado com raiz meio crespa e com frizz rsrsrs
Hoje eu estou decidindo me aceitar, e isso inclui aceitar o cabelo que tenho, o que falta realmente é saber como cuidar. Não uso chapinha, só secador. Mas gostaria que até secando normal ele ficasse legal sabe? Parar de ser tão escrava do secador.
Desculpe o comprimento do texto, mas gostaria mesmo da sua ajuda. Se puder fazer um post ou me responder eu iria ficar muitooo agradecida. Bjos Ju!