É incrível a quantidade de e-mails e mensagens que recebo sobre queda capilar, um troço que assusta mesmo a mulherada, porque careca ninguém quer ficar, né? E hoje vamos faar sobre isso, ou melhor, sobre remédios que causam queda capilar.
A queda de cabelo pode ter inúmeras causas, e todas elas precisam ser investigadas, porque só é possível tratar corretamente quando a causa é identificada.
Mas uma coisa que pouca gente sabe é que alguns remédios, inclusive aqueles de uso corriqueiro, podem ser responsáveis pela queda, mesmo temporária, dos fios.
Via de regra, pra causar a queda de fios o remédio deve provocar alterações hormonais ou agir no sistema nervoso central.
Remédios Que Causam Queda Capilar
Remédios Que Causam Alterações Hormonais
Existem medicamentos, como os anticoncepcionais, que podem, ao mesmo tempo, combater e estimular a queda de cabelo. Confuso, né?
É que em casos de queda capilar androgenética, o anticoncepcional tanto reduz a queda quanto melhora a alopecia.
Contudo, em outros casos, o anticoncepcional pode (pode é diferente de vai, viu?) sim causar a queda dos fios, mas isso é mais comum em mulheres que já tenham apresentado o problema, de forma que o que a pílula vai fazer é somente servir como gatilho para o problema.
Outra coisa que não deve ser feita é suspender, sem acompanhamento médico, o anticoncepcional bruscamente, pois isso também pode causar uma alopecia temporária, que tende a desaparecer com a normalização do ciclo natural dos folículos capilares.
Por causa das alterações hormonais, é normal que as mulheres na menopausa, bem como as que acabaram de ter filhos, também sofram com a alopecia temporária.
Remédios Que Agem no Sistema Nervoso
Os ansiolíticos, antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos são exemplos de medicamentos que agem no sistema nervoso e que podem causar a queda dos fios em até 28% dos casos.
Aqui vale lembrar que quanto mais moderno for o medicamento, menores as chances dele causar a queda capilar.
Outro medicamento que pode causar a queda do cabelo é o lítio, mas, via de regra, somente nas pessoas que desenvolvem o hipotireoidismo por causa do uso desse medicamento é que têm esse problema.
Nesses casos citados, com a suspensão do medicamento, a alopecia é revertida e o cabelo volta a crescer, então é importante, antes de sair comprando remédios para estimular o crescimento e fortalecimento dos fios, verificar com o seu médico se os remédios que você toma podem ou não ser causa do problema.
Outros remédios que causam queda capilar
Além dos medicamentos que causam alterações hormonais e que agem no sistema nervoso central, alguns outros, por mecanismos diversos, também podem originar a queda dos fios, como as fórmulas para emagrecer, os remédios para hipertensão, os anabolizantes, os medicamentos quimioterápicos, os remédios usados para tratar doenças degenerativas e autoimunes, além de remédios para artrite, para problemas cardíacos e gota.
Pra finalizar, a vitamina A em excesso também pode fazer o cabelo cair, e isso é um alerta para quem usar Monovin A nos fios, viu?
Como dá pra ver, muitos remédios podem desencadear o problema, por isso é sempre bom conversar com o médico, porque se a causa estiver relacionada ao uso de medicamentos, ela só vai parar quando o medicamento for suspenso, e não vai adiantar nada tomar remédios para fortalecer os fios.
Mas, se você procura um suplemento pra ajudar, dá uma olhada no Suplemento Força, da Bio Extratus (compre aqui).
Beijos, Ju
Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Oi Ju,
Eu não uso nenhum destes medicamentos, mas noto uma queda acentuada nos meus cabelos sempre que começa o outono. Os fios caem como as folhas secas, impressionante. E isso me acontece desde sempre (que eu me lembre). Não sei se é coincidência ou se tem a ver com esta estação. Mas durante o inverno, não caem mais e depois começam a nascer tantos fios que eu passo o maior trabalho com os cabelinhos novos e arrepiados.
Sobre os medicamentos, como você disse, é muito importante ter acompanhamento médico, pois os efeitos colaterais podem ser desastrosos. Bjs
http://www.viagensebeleza.com
Aninha, mas no outono o cabelo cai mesmo, e dizem que é por causa das variações climáticas…
Beijos
Muito bom e esclarecedor o post Ju! Apesar de não usar nenhum medicamento e nehuma química, o meu ta caindo bastante….
Sil, e você já investigou os motivos?
Ju que tristeza! Tomo 3 desses tipos!!!
Anticoncepcional, antidepressivo e remedio pra hipertensão. SOCORRO!
Dali, e tá caindo? Aí lascou-se!
SOCORRROOO ju. to ficando careca :( . brincadeira careca não mas quase.
o que faço para parar com a queda dos cabelos??
beiJUuuu te adorooo
Nati, Pill Food já!
O meu está caindo muito mas descobri que é por causa da minha tiróide. Agora comecei um tratamento e estou tomando o pill food. Espero que melhore.
Ju… quando lavamos o cabelo , é normal cair bastante ?
Oi Ju! casos de febre alta também podem causar queda de cabelo… até três meses depois! Sempre acontece comigo! Da ultima vez (em dezembro), passei uns quatro dias com febre interna… em março eu estava com um “buraco” sem cabelo! Fiz o tratamento com Pantogar (original – o manipulado aqui em Floripa não deu certo), Minoxidil e Pilexil! Saiu meio caro… mas funcionou!
Ps.: Além disso ainda tenho ovário policistico e hipotireoidismo – acho que ainda tenho cabelo por milagre (da medicina) =D
Tai, não sabia disso não, obrigada pela info, viu?
Ju, interessante os posts sobre queda/crescimento de cabelo. Vc já ouviu alguém relatar que teve a enxaqueca potencializada por uso do Pill Food? Pergunto porque tentei usar Pantogar mas tive muita dor de cabeça e precisei parar. Depois fui para o colágeno, em cápsula mesmo, e tive as mesmas consequências.
Esse Pill Food não conheço, acho que vou tentar.
Embora eu tome alguns desses remédios que podem causar a queda =(
Ju flor,eu tomo a vitamina pro dia a dia Power Vitta,e quero começar a tomar o Oill food,será se tem algum problema tomar os dois? Por favor,me responde,preciso saber logo,acabar com essa dúvida cruel.