09.04.2013

Como Acabar Com As Bolinhas na Pele?

Vocês têm bolinhas na pele? Eu tenho no inverno, e detesto! E como o inverno está chegando e a pele, consequentemente, fica mais seca e coça mais, a coisa acaba piorando e aquelas  malditas bolinhas começam a surgir no bumbum, nos braços e nas pernas.

Como ter aparência de ralador de coco não é meu ideal de beleza (e nem o de vocês), achei melhor fazer um post explicando do que se trata, como evitar e qual o “kit de sobrevivência” pra lidar com o problema.

Bolinhas na pele ou queratose pilar!

Essas bolinhas são conhecidas como queratose pilar e resultam do excesso de queratina nos poros.

A causa é genética, mas alguns hábitos, como  o uso de roupas apertadas ou de tecidos sintéticos, podem piorar o problema. Sabe-se, ainda,  que pessoas que apresentem problemas de rinite alérgica, alergias e asma são as mais propensas a desenvolver a queratose.

Como Acabar Com As Bolinhas na Pele?

A queratose pode ser discreta, quando a pele fica áspera e com uns pontinhos pequenos, ou mais intensa, onde a pele fica bastante áspera, com bolinhas endurecidas, que parecem espinhas ou foliculite e, em alguns casos, avermelhada e  manchada.

Não é contagiosa, mas também não tem cura. Contudo, o  fato de ser crônica não significa que não exista tratamento. Existem inúmeros tratamentos e eles são bastante efetivos.

Como evitar as bolinhas na pele?

A primeira coisa a fazer é deixar a pele hidratada, pois o ressecamento piora o problema. Hidratantes potentes, com ativos como ureia, manteigas vegetais, lactatos ou alfa hidroxiácidos são os mais indicados.

Sabonetes com ácido salicílico ou, para quem tem a pele mais sensível, sabonetes neutros são os mais indicados. A minha dermato me indicou um sabonete com ácido salicílico, mas já vi muita gente indicando sabonetes mais suaves porque a queratose tende a aparecer em locais propensos ao ressecamento.

Como Acabar Com As Bolinhas na Pele?

Um tema polêmico aqui é a esfoliação. Quase nenhum dermatologista recomenda, porque a esfoliação, segundo alguns, aumenta o ressecamento da pele. Bom, posso falar por mim, e eu uso sim, com recomendação da dermatologista,  e ainda uso aquelas buchas vegetais (escondido da dermatologista!) e, no meu caso, ajuda muito, porque a minha pele é oleosa, inclusive nos locais onde a queratose ataca.

Como Acabar Com As Bolinhas na Pele?

Esses cuidados, aliados a banhos de sol, apresentam resultados, pois equilibram a queratinização da pele. Entretanto, nos casos mais intensos, é possível lançar mão de cremes à base de ácido glicólico, ácido retinóico, ácido salicílico, resorcina ou ácido láctico.

Em alguns casos, são indicados cremes à base de corticoides (que eu jamais usarei! #trauma), isotretinoína oral, tratamentos com imunomoduladores ou  peeling de cristal.

Como Acabar Com As Bolinhas na Pele?

Por mais que a tentação seja grande, NÃO” CUTUQUE”, porque cutucar piora o problema e causa manchas, e isso ninguém quer, né?

 Meu kit de combate a queratose pilar é composto por:

  • Bucha vegetal ( para esfoliar, mas só use qualquer coisa esfoliante, inclusive a bucha, com conhecimento do dematologista)
  • Sabonete com ácido salicílico ( Salisoap, Dermax, etc)
  • Ácido Retinoico ( Vitanol A)- Noite
  • Hidratante com Ureia ou Ácido salicílico (Eurecin 10% Ureia, etc)

Alguém aqui conhece algum produto que combata a queratose pilar?

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa?Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
25 comentários
  1. Liliane  09/04/2013 - 10h11

    Oi Ju! Eu amei o post! Me ajudou a entender o que é e como tratar. Obrigada….o blog está massa! Beijo grande!

    • Ju Lopes  09/04/2013 - 10h22

      Que bom que tá gostando Li! :)

  2. Amanda  09/04/2013 - 13h56

    =) Muito bom post!

    Beijos e parabéns pelo blog!!

    • Ju Lopes  09/04/2013 - 16h07

      Obrigada flor!

  3. lu  10/04/2013 - 22h16

    o sabonete clean and clear, para peles oleosas, poderia ser usado tambem [duvia] realmente a esponja me ajuda bastante, mas eu odeio ter isso… acho q fica horrivel e me sinto mal quando estou na intimidade com o meu marido, numa perna tenho essas bolinhas(parece q fiquei arrepiada na perna kkk) (acho q d usar gillete) mas ao tacto é super aspero, parece q não me depile [shyy] pode me indicar as marcas para usar…tenho a pele seca do corpo e não uso muitos cremes pq tenho medo das espinhas…

  4. lu  10/04/2013 - 22h18

    ah esqueci… no bum bum aparece tmb e as vezes essas malditas espinhas q da uma sensação de “sujo”…parece exagerado mas isso me deixa muito mal. agradeço q fale disto pq nunca vi em blog nenhum e realmente acho q somos muitas as afectadas. beijo

  5. Rafaelle  09/05/2014 - 10h30

    Ola, amei suas dicas com certeza vão me ajudar muito, pois tenho o problema associado com as rinites alérgicas, achei que tem tudo a ver mesmo rsrs, faço depilação com cera quente em todo o corpo. Parabéns pelo blog bjoss!

  6. Camila  06/07/2014 - 16h41

    Oi, sei que o post é antigo, mas eu tenho essas bolinhas no braço, conhecida como ceratose ou queratose e um hidratante que funciona muito bem é o Lactrex, além é claro do Vitanol A. Bjs

  7. Luana Catarina  20/07/2014 - 02h09

    Gente isso acaba mesmo? Eu tenho muito e o meu canso é bem intenso e agora que eu fui parar pra reparar o quanto é feio vou comprar os produtos pra já!

  8. Mariane Avelar  23/08/2014 - 16h48

    Eu tomei Roacutan para tratar das espinhas mas esses carocinhos danados não desapareceram.. :/ Vou seguir suas dicas.

  9. silvio eduardo  21/09/2014 - 06h18

    amei suas dicas. parabéns pela dedicação e boa vontade ao criar o blog com a intenção de ajudar aos demais que compartilha do mesmo problema. assim como eu. seus posters me ajudou muito. agradeço pelo grande auxilio.

  10. helio alencar  06/12/2014 - 22h38

    ola ju,gostei muito de suas dicas,porem descobre um produto fantastico,pesar de ser um pouco caro,vale a pena usa,pois em 2 dias as bolinhas desaparecem.Porem o uso tem que ser continuo..( neostrata gel forte aha 15)
    abraço

  11. karolina costa  06/03/2015 - 16h05

    ameiiii seu blog Ju , cheio de dicas excelentes , parabéns e obrigada por compartilhar o que sabe conosco . Bjão

  12. Mayra  07/03/2015 - 12h25

    Ju, já li em algum lugar que isso tem a ver com o folículo piloso daqueles micropelinhos que temos em algumas áreas (por exemplo, bumbum) e que depilação a laser resolve. O que você acha disso?

  13. Laura  21/04/2015 - 22h53

    Oiê! Esse tratamento serve para homem? Meu marido está com “pele de galinha” há quase um mês! Nos braços,pernas e na cintura.
    Obrigada!

  14. Flavia  22/06/2015 - 00h20

    Oi meninas, essa tal de queratose é mesmo um saco, uso uma loção chamada Lactrex, é excelente melhora 90℅ muito bom custa uns 40,00 reais. Pode manipular sai pela metade do preço. Pode confiar foi o único que me ajudou.Bj

  15. wania  22/07/2015 - 00h20

    Eu tambem tenho ceratose pilar nos bracos eu chego ate chorar de tristeza e muito feio isso mas eu tenho rinite alergica.Eu uso cremes nivea e creme da victoria mas nao adianta nada,gostaria de ajuda qual creme que devo usar para melhorar essas bolinhas

  16. wania  22/07/2015 - 00h24

    Eu tenho ceratose pilar eu ate choro e fico triste com isso ,eu uso creme nivea e o creme da victoria minha pele e seca mas nao resolve nada alguem pode me ajudar por favor.Agradeco muito

  17. Luciana Damares  22/07/2015 - 15h01

    Ju, amei suas dicas!!! Ótima explicação, sofro com esse problema desde que nasci rs, e pior minha filha tem nas bochechas, será que posso usar Vitanol A nela? Ela tem 12 anos apenas.
    Bjossss e está de parabéns

  18. Ísis Câmera  02/12/2015 - 18h07

    Oi Ju.

    Fui pesquisar sobre essas malditas bolinhas q tenho e cheguei no seu blog. Gostei bastante das informações.
    Há alguns anos fui numa dermatologista q me passou varios exames e não deu nada, no fim das contas ela passou uma formula de um hidratante p tratar os sintomas sem descobrir a causa, não soube o q era. Mas depois não tive como continuar o tratamento e agr percebi q piorou, antes era só na canela e batata da perna, agr subiu para as coxas. Ta bem feio. Vou voltar num dermatologista, mas ja tenho uma previa do q pode ser.
    Obrigada. Bjo

  19. Laís  19/01/2016 - 14h42

    Oláa gostei das dicas rsrs tenho essas malditas bolinhas, sabe e este LACTREX realmente funciona? bjs

  20. Aninha Rodrigues  25/12/2016 - 16h22

    Adorei, obrigada!

  21. estou com bolhas na perna como eu posso tirar  25/04/2017 - 11h55

    qual cha que eu posso botar me de uma dica o que eu posso fazer ja nao aguento mais com essas bolhas

  22. Electra  11/05/2017 - 14h50

    Oi, Ju!

    Obrigada por este post! Vai me ajudar muito.
    Teu blog está top :)

    Bjos!

  23. Eduarda  15/07/2017 - 11h48

    Tenho muitas bolinhas nas colchas me encomodo muito

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…