20.05.2013

Como Lavar o Cabelo Corretamente?

Vocês já observaram que quando a gente lava o cabelo no salão ele fica mais bonito, mais brilhoso e com mais balanço?

Isso acontece porque no salão, via de regra, são usados os  produtos adequados e da maneira correta. É isso mesmo, não basta jogar o shampoo e o condicionador, existem vários segredinhos que garantem uma lavagem perfeita, e é isso que vou ensinar agora para vocês!

É preciso explicar que lavar o cabelo frequentemente não estraga  e nem é causa de queda capilar. Lavar vai eliminar a sujeira da superfície, mas não vai alterar a estrutura da fibra capilar. Pode estragar se a gente usar, por exemplo, shampoo anti-resíduos todos os dias, aí estraga porque esse shampoo é feito para ser usado ocasionalmente, mas, fora isso, não existe essa possibilidade.

Lavar cabelos, Juro Valendo

Quanto à queda, é normal que caiam até 100 fios de cabelo por dia, sendo que a perda de fios durante a lavagem é absolutamente normal e não tem nenhuma relação com a frequência de lavagem.

A primeira coisa é escolher os produtos adequados para as necessidades dos nossos cabelos, que variam bastante. O produto específico deverá conter as substâncias necessárias para cada situação.

A temperatura da água deve ser “ambiente”, pois a água quente resseca os fios. A água em temperatura ambiente, meio morninha, reduz a quantidade de eletricidade estática do cabelo, deixando-o mais solto e mais fácil de pentear.

A quantidade de shampoo varia de acordo com o tamanho e o volume dos cabelos, então não existe uma medida padrão. O shampoo deve ser aplicado massageando-se suavemente o couro cabeludo em movimentos circulares e com a ponta dos dedos. A massagem em movimentos circulares ajuda o shampoo a entrar em contato com a superfície dos fios.

Como lavar o cabelo

Temos a tendência de acreditar que o shampoo só é bom se espumar bastante, mas essa crença é falsa, pois não existe relação entre qualidade a do shampoo e a quantidade de espuma produzida por ele. O bom shampoo vai retirar as impurezas e deixar o cabelo limpo sem agredir os fios, mas isso não tem relação nenhuma com a quantidade de espuma produzida.

O cabelo precisa ser enxaguado abundantemente e com a cabeça ligeiramente voltada para trás. Todo e qualquer resíduo de shampoo deve ser retirado, pois  isso que garante o brilho e a leveza dos fios.

Aplicar o shampoo duas vezes garante uma maior remoção de resíduos. Mas caso os cabelos sejam lavados todos os dias, não existe a necessidade de “repetir o shampoo”.

 Antes de aplicar o condicionador, é preciso retirar o excesso de água dos fios para que os ativos presentes no condicionador não se diluam e se tornem menos efetivos.

O condicionador deve ser espalhado no comprimento dos fios, evitando contato com a raiz para não deixar o couro cabeludo oleoso. Com o condicionador nos fios, utilizem um pente de dentes largos, preferencialmente de madeira, e penteie todo o cabelo de baixo para cima, para evitar que os fios quebrem.

lavar o cabelo

Não se deve abrir mão do condicionador, já que é o shampoo abre as escamas dos fios e cabe ao condicionador fechá-las (fazer o “selamento”)  para que o cabelo não fique ressecado e opaco.

Após pentear, os fios devem ser bem enxaguados para evitar que fiquem resíduos no cabelo. Esses resíduos, ao contrário do que a gente costuma acreditar, não deixam os fios mais hidratados, e sim mais pesados.

Retirem o excesso de água sem torcer os fios. A toalha deve ser usada, no máximo, para pressionar os fios, mas jamais para torcê-los. Jamais façam turbantes com a toalha, pois isso quebra o cabelo.

Fazendo tudo como foi ensinado aqui, o cabelo fica limpo, macio e com muito mais brilho e balanço!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
3 comentários
  1. Mayra  20/05/2013 - 09h22

    Putzz o difícil é não fazer o turbante com a toalha rsrs
    Como sempre, ótimas dicas, adoro o blog!!
    Bjss

    • Michelle  20/05/2013 - 10h14

      @Mayra, concordo, muito difícil não fazer o tradicional turbante..rsrs..mas adorei as dicas!

  2. Karine  20/05/2013 - 10h19

    Lembrando que o shampoo é só no couro cabeludo, só a espuma feita irá para as pontas; já é o suficiente para a limpeza do mesmo! Dessa forma não irá agredir mais as pontas; que naturalmente estarão mais ressecadas. Diferente da raiz as pontas tende a perderem sua oleosidade natural, por isso não é necessário aplicar o shampoo diretamente nas pontas e nem fazer nenhum tipo de atrito; somente deslizar as mãos! testem essa forma e veram melhor resultado!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…