Vizcaya
11.07.2013

Quando e Como Cauterizar o Cabelo?

Gosto bastante de cauterização, já falei outras vezes por aqui e sempre perguntam quando cauterizar o cabelo, quem pode e coisas do tipo. Então hoje vamos falar sobre isso!

Cauterizar o cabelo: o que é isso?

A cauterização é um tipo de reconstrução capilar profunda com fonte de calor, um tratamento que age internamente, do córtex à cutícula, selando-a  e recuperando a  elasticidade do cabelo.

Já expliquei antes que o cabelo é  composto basicamente por queratina, e o que a cauterização faz é repor essa queratina que foi perdida, queratina essa que penetra na cutícula do cabelo e restaura os fios.

Ou seja, a queratina salva, mas não deve ser utilizada em excesso senão os resultados serão exatamente inversos, como expliquei nesse post AQUI.

 cauterizar o cabelo

O momento certo de cauterizar

É necessário lembrar que se o cabelo estiver muito danificado, elástico ou com corte químico, o primeiro tratamento a ser feito não deve ser a cauterização, mas sim a reconstrução (depois da hidratação, claro!), porque a tração provocada pelo uso da escova, bem como o excesso de calor, só piora o estado dos fios, que podem não aguentar e partir.

O correto é que a cauterização seja feita uma vez a cada mês e, após a cauterização, os cabelos precisam ficar sem lavar por 48 horas para que a queratina penetre e fixe bastante no interior dos fios. Pra quem quiser entender melhor, recomendo esse post: O que é e quando fazer a cauterização capilar.

Feita a cauterização, na lavagem seguinte, use uma máscara bem emoliente para deixar os fios macios, pois a função da queratina e da cauterização não é amaciar o cabelo, e muitas vezes ela deixa o cabelo mais “durinho”.

Vocês podem fazer a cauterização no salão ou em casa mesmo, e a nossa  Cauterização Caseira é maravilhosa, pode testar e volta pra contar o que achou, tá?

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
12 comentários
  1. Juliana  11/07/2013 - 17h45

    Jú dá uma forcinha ai mesmo para esse meu bendito cabelo… uma cautera caseira…bj

  2. Daline  11/07/2013 - 20h41

    Ju, pode fazer no cabelo virgem normal né? Ele tá com umas pontinhas feias que preciso cortar, mas é liso e sem quimicas…

  3. Amanda Kreves  15/07/2013 - 09h47

    Para uma boa restauração/cauterização a linha Midollo de Bamboo da Alfaparf é fantástica, pois possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

  4. Tamires  27/03/2014 - 16h32

    Ju, tô deixando o cabelo crescer, porque quero tirar a progressiva… Faço luzes tbm e minhas pontas estão horríveis… Minha raiz não precisa de cauterização pois está bem linda hidratada e cacheada, mas o que faço com essas pontas? Não quero cortar.
    Help me
    Beijo

  5. Rejane Greco  02/12/2014 - 17h07

    Oi Ju! existe alguma cauterização a frio q n seja da redken? pois preço é salgado… estou adorando as suas dicas maravilhosas. bjs

  6. […] fiz um post aqui explicando direitinho quando cauterizar, e eu indico que se tenha muito cuidado pra evitar que o […]

  7. Natália Ferreira  17/03/2015 - 19h39

    Juuuuuu!
    Uma mega dúvida…
    Após a reconstrução depois de quanto tempo posso fazer a cauterização?
    Isso em um cabelo danificado por coloração e chapinha.
    Beigadinha, to amando o blog!!! s2

  8. Júlia Macedo  27/05/2015 - 14h44

    Poderia tirar uma duvida? Qual a diferença de “cauterização” e “selagem” ?

  9. […] post AQUI expliquei quando usar a […]

  10. Dallyla  18/11/2015 - 17h31

    oi eu estou precisando muito de uma cauterização devido a um corte quimico e queria saber se eh necessario fazer a reconstrução primeira..alguem sabe mais ou menos quanto custam esses tratamentos?
    (meu cabelo eh medio) aguardo a resposta

  11. Ana Claudia Sena  23/03/2016 - 14h25

    Ju, quais são os melhores produtos de cauterização do mercado? Beijos!

O que você acha do JV?
Ju, amo seu blog!!! suas dicas!!! vc é maravilhosa com sua opinião honesta!!! Sempre quando quero comprar algum produto venho aqui pra ver o que…