30.11.2013

Como Saber Se o Cabelo Precisa de Hidratação?

Você sabe identificar quando o seu cabelo precisa de hidratação? Pois vai aprender hoje!

Existem muitas dúvidas sobre as reais necessidades de cada cabelo, e a grande maioria, por não saber do que o cabelo precisa, acaba gastando muito em produtos que, naquele momento, não têm serventia para os fios, como expliquei nesse post aqui.

Conforme prometi, tô fazendo um guia de cada “cuidado” pra que vocês possam identificar do que o cabelo precisa e, mais que isso, pra que saibam escolher os produtos certos, aqueles que tenham potencial pra dar aos fios o que eles precisam.

Vou começar pela hidratação, mas abordarei tudo, tá? Garanto que no final dessa semana  todo mundo vai saber diagnosticar o próprio cabelo!

Todo cabelo Precisa de Hidratação

Como Saber Se o Cabelo Precisa de Hidratação?

Todo cabelo precisa de hidratação, e sempre. Não importa qual seja o tipo de cabelo, a hidratação é sempre o básico, e não adianta nutrir e reconstruir sem hidratar, porque o que “dá liga” é a água.

Só pra comparar: todo mundo precisa de comida (nutrientes), certo? Mas não tem nutriente, não tem comida que consiga suprir a falta de água, porque sem ela o corpo para de funcionar. Pois com o cabelo é a mesma coisa, porque o cabelo, assim como tudo no nosso organismo, precisa de água.

A reposição hídrica (hidratação) deve ser feita regularmente e com máscaras simples mesmo, já que repor água não é lá tarefa muito difícil, né? É muito importante que essa reposição seja feita, e pode ser no banho mesmo, pra que o cabelo não desidrate, não fique ressecado e não fique opaco, que são os sinais de um cabelo que precisa de hidratação.

Como Identificar que o cabelo precisa de hidratação?

Mas, como saber que um cabelo precisa de hidratação? É simples! Primeiro, olhe pra ele. Tá ressecado e sem brilho? Tem que repor água!

Depois, toque no cabelo e ouça o “som” que ele emite. Quando  você toca um cabelo ressecado, quando você esfrega ele entre os dedos, o som é “áspero”, é como se você tivesse esfregando uma palha, e quanto mais ressecado o cabelo estiver, mais intenso será o som. Quando o cabelo, ao contrário, está hidratado, o som é suave, quase imperceptível.

Como Saber Se o Cabelo Precisa de Hidratação?

Outra coisa que é diferente é a textura, que no cabelo ressecado é áspera, os fios ficam ásperos, enquanto que no cabelo hidratado a textura é suave e os fios parecem deslizar.

Quanto às características, observa-se que o cabelo hidratado não é rígido, ou seja, ele possui flexibilidade, sendo facilmente manuseado sem que ocorram rompimentos (quebra). A flexibilidade tem muito a ver com a reconstrução, pois um cabelo carente de reconstrução fica parecendo chiclete, mas quando é de hidratação que o cabelo precisa o efeito é outro, já que os fios  não “esticam”, ficam “duros e tesos”.

Qual a razão disso? Bom, imaginem que  o cabelo é uma casa sendo construída. A reconstrução é o cimento, a nutrição são os tijolos e a hidratação é a água. Pra que o cimento possa ser usado pra “colar” os tijolos, ele tem que ser hidratado antes, caso contrário fica duro (é por isso que antes de toda reconstrução deve ser feita uma hidratação), fica “sem liga”. Pois aqui acontece a mesma coisa!

Assim, é essencial, pra que o cabelo fique forte e bonito, que usemos produtos que reponham, retenham e absorvam água pra que a umidade fique retida no interior da fibra capilar.

Frequência da hidratação

Agora que já expliquei como identificar a necessidade de hidratação, vamos pra próxima etapa: com que frequência o cabelo deve ser hidratado?

Como Saber Se o Cabelo Precisa de Hidratação?

A regra geral é de que o cabelo precisa ser hidratado semanalmente, mas isso pode variar em razão da intensidade dos danos, já que, por exemplo, um cabelo muito danificado vai precisar intercalar essa hidratação com reconstrução e nutrição, e um cabelo que não tem danos vai precisar de menos hidratação, de menos nutrição e só ocasionalmente de reconstrução.

Meu “cronograma” é dividido em dois, mas vou adequando isso de acordo com as necessidades e respostas do meu cabelo, e é isso que vocês precisam fazer. Como fazer isso? Observando como seu cabelo reage  a cada tratamento!

cronograma básico

* Cabelos Danificados

Semana 1: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 3: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 4: 1 Hidratação + 1 Nutrição

*Cabelos Muito Danificados

Semana 1 : 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 2: 1 Nutrição + 1 Reconstrução
Semana 3: 1 Hidratação + 1 Nutrição
Semana 4: 1 Hidratação+ 1 Reconstrução

Se o cabelo não tiver  muito danificado, não precisa fazer essa quantidade de procedimentos porque o cabelo acaba “pesado”, já que estamos dando mais do que ele precisa. Da mesma forma, se o cabelo estiver mais do que “muito danificado”, como no caso de um corte químico, a coisa muda, já que, em alguns casos, a reconstrução tem que ser semanal (sempre precedida de uma hidratação) até que o cabelo comece a se recuperar.

Outra coisa que vale salientar é que quando o cabelo começar a melhorar, a intensidade do tratamento precisa ser reduzida, senão o cabelo acaba piorando novamente, já que vai ocorrer uma sobrecarga, entende? Vou explicar em um post específico como montar um “cronograma” específico pra cada cabelo, tá?

Ah, e só pra finalizar: identificar que o cabelo precisa de hidratação não significa que ele precise só disso, pois ele pode, ao mesmo tempo, precisar de hidratação e nutrição, hidratação e reconstrução ou  de hidratação, nutrição e reconstrução.

No próximo post vou explicar como identificar os produtos hidratantes.

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
22 comentários
  1. Daniele Rodrigues  30/11/2013 - 16h09

    Oi Ju! Ótimas dicas, mas eu ainda tenho uma dúvida. Meu cabelo e bem cacheado e quando eu lavo ele seca muito rápido, apesar dele não parecer uma palha e nem ser áspero ao toque. Faço escova duas vezes por semana e faço luzes a cada quatro meses, mas sempre uso máscaras a cada lavagem, no lugar de condicionador. Bjos

    • Ju Lopes  01/12/2013 - 14h57

      Oi Dani! Que bom que gostou! É que ele não tá retende umidade no interior da fibra… Tem que usar substâncias que hidratem mesmo, e que não sejam apenas umectantes, embora seja bom usar umectante, porque ele ajuda a manter a hidratação, mas só na parte externa! Beijos

  2. Simone  01/12/2013 - 09h18

    Oi Ju!
    Faltou vc falar quais são as máscaras de hidratação que vc indica.
    Qual a melhor para usar durante o banho, bem rapidinho? e qual a melhor para usar com o auxílio de uma touca, esperando alguns minutinhos?
    Obrigada! csdasadas

    • Ju Lopes  01/12/2013 - 14h56

      Esse post sai amanhã Si! Beijos

      • Camila Palmeira  02/06/2014 - 13h25

        Oi Ju, aguardo as dicas dos produtos..

        beijos Mila

  3. Jeizy de Souza  03/12/2013 - 09h07

    Ju, a hidratação antes da reconstrução deve ser feita um dia antes ou no mesmo dia e logo em seguida a reconstrução?

  4. Lyssa  19/01/2014 - 23h52

    Oi Ju!
    Adoro suas resenhas desde o patricinha esperta! :)
    Queria uma ajuda sua se puder…
    Em junho do ano passado fiz a maior bosta no meu cabelo com uma escova da portier fine, não sei se vc conhece. Faço progressiva tem uns 7 anos, e nunca detestei tanto uma marca como essa. Simplesmente ela secou meu cabelo, afinou e so essa semana q consegui recuperar minhas pontas, depois de todo esse tempo… mas ainda to sofrendo, todos os tratamentos q eu tenho feito parece q não fixam sabe? Agora meu cabeoo está saudável, sem quebrar nem nada, mas se passa um vento o dedo nem entra de tão seco q fica, parece que a água evapora sei lá… rsrs existe algo q eu possa fazer pra ajudar? Isso pode acontecer pq minhas escamas do cabelo devem estar abertas?
    Obrigada pelas ótimas dicas e beijos!

  5. fernanda  27/08/2014 - 08h53

    Oi ju, tenho uma duvida. Meu cabelo precisa de hidratação.reconstrução e nutrição. Como funciona dai? eu tenho que comprar uma mascara de cada coisa ou existem mascaras que tem tudo em um só? nunca fiz essas coisas em casa por meu cabelo ser muito oleoso e liso, mas andei reparando e ele anda muito quebradiço, cheio de frizz, parecendo palha e com aspecto de ressecado, então venho pedir a sua ajuda, me socorre juuuu…

  6. Luciana  11/10/2014 - 19h21

    Ju, pra mim quando o cabelo seca muito rápido, é porque está saudável. E quando está ressecado e poroso, ele demora a secar, por causa das cutículas abertas.O fio consegue absorver a água que está depositada sobre os fios só que não consegue manter lá dentro da fibra capilar (o que o saudável consegue) porque as cutículas estão excessivamente abertas e se não consegue manter, o que acontece? Volta pra parte externa do fio. Pelo menos esse é meu raciocínio.:) beijão, mulher!!

  7. Polyanna  11/10/2014 - 19h40

    Meu erro foi usar fazer minhas hidratações com máscaras com queratina! Todas!Meu cabelo ficou áspero.Investi agora em uma máscara sem queratina,e melhorou bastante.

  8. vanuza  25/02/2015 - 22h20

    oi, tenho um duvida que não consigo esclarecer. meu cabelo é todo liso natural porém de uns tempos pra CA a parte de baixo do meu cabelo ta tipo enrolada. (isso acontece em baixo da cabeça, tipo perto do pescoço) é estranho. meu cabelo todo liso e essa parte enrolada arrepiada. me ajudaaaaa!

  9. simone andrea p.santos  08/06/2015 - 13h18

    usando bb Novex e jaborandi+pracaxi da Origem e os cachinhos estão mais resistentes e macios ;)

  10. ROSANGELA  15/06/2015 - 11h45

    Bom dia.
    Oi tenho uma duvida estou fazendo o cronograma capilar meu cabelo é crespo e fino, faco progressiva e tenho mechas e pinto o cabelo de loiro.no começo do CC meu cabelo ficava lindo agora quando faço as hidrataçoes e nutrição so fica bonito o primeiro dia no segundo fica com as pontas muita seca o q estou fazendo de errado.

  11. Raquel  14/08/2015 - 03h18

    Oi Ju … então passei anos e anos passando muita chapinha em meu cabelo, então esse ano resolvi corta e fazer mechas … além das mechas resolvi deixa meu cabelo natural e ele cacheou bem pra minha surpresa ! mais na frente ainda esta meio liso slá :(
    enfiim eu tenho muita caspa muita mesmo mais não sei indentificar qual é o tipo dela só sei que coça e descama e tals … nesse caso revolvi lava 3 vezes na semana segunda, quarta e sexta dai surgi a duvida eu devo fazer algo nele além de lava ? nutrição leva oleo e será que oleo não vai piorar minha caspa ? PRECISO DE AJUDA BJS :*

  12. Deiviane Souza  30/11/2015 - 10h34

    Ju, bom dia! Seu blog é maravilhoso. E sem ele simplesmente não dá pra viver! Gostaria de tirar uma dúvida que está me incomodando há anos e gostaria muito, muito mesmo que você me respondesse, iria me ajudar DEMAIS. Olha só, eu tinha um cabelo muito volumoso, com muitos fios e quase não tinha queda. Daí resolvi fazer uma progressiva. E como meu cabelo é só ondulado, repito o processo a cada 1 ano e meio. Mesmo fazendo com pouca frequência meu cabelo foi começando a cair muito, ficar fino, ralo, minguado nas pontas. Conversei no salão que faço e me explicaram que não tem como a culpa ser da progressiva, pois o espaço de tempo que dou até fazer outra é enorme em relação ao normal, ou que a maioria das pessoas dão que é em torno de 03 meses. A profissional me explicou que depois de mais ou menos três meses o produto não está mais no cabelo, ele vai saindo , portanto como eu fazia a cada um ano e meio , a queda e a diminuição dos meus fios não tinham relação nenhuma com a progressiva. Mas não consigo acreditar! Pior que fiquei dependente e não consigo mais ficar sem a escova. O cabelo fica com um aspecto feio. Agora não sei o que faço se paro de vez ou continuo porque realmente não tem nada a ver. Você pode me ajudar? Você acha que é a progressiva?

  13. ayla  30/01/2016 - 23h26

    oi juh…. adoro seus posts e gostaria de pedir dicas de produtos p hidratação e tbm como vc matiza seu cabeloooo xeroooo loira topp

  14. livia  31/08/2016 - 20h06

    ju indica cremes com preços bons para hidratação? a maioria dos cremes hj no mercado são todos com óleos, todos de nutrição.. ta difícil achar um sô com hidratação.

  15. Sandrinha  07/11/2016 - 11h56

    Ju, adorei suas dicas, estava procurando sobre CC e achei o seu, gostei muito. Só não entendi q vc fala q temos sempre q fazer uma hidratação antes da reconstrução mas na tabela do CC tem sempre uma nutrição antes da reconstrução. Por favor me responda linda, é hidratação mesmo ou nutrição antes da R. Bjs linda sucesso.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!