O verão tá chegando (aqui ele nunca foi embora! rs) e tenho recebido um monte de perguntas sobre como cuidar dos fios nessa estação, sobre os danos que o verão causa nos cabelos e coisas do tipo. Daí resolvi fazer alguns posts sobre o assunto, porque é bem melhor cuidar agora que chegar com o cabelo detonado no carnaval, né?
Essa é a época em que o cabelo mais sofre, porque eles ficam muito mais expostos aos raios solares, ao vento, ao cloro da piscina e ao sal do mar.
Quais Danos que o verão causa nos cabelos?
Sim, mas qual o problema disso? O problema é que isso é uma guerra declarada aos cabelos porque os raios solares são praticamente tanques de guerra que vão atingir a queratina, que é a matéria base dos fios, e a melanina, causando o enfraquecimento, o ressecamento e a oxidação da cor.
Mas não é só isso, porque pra completar, o sal do mar vai piorar a desidratação, o cloro vai deixar os fios ainda mais ásperos e pode causar alterações na cor, e o vento vai embaraçar os fios e formar pequenos nós que podem causar a quebra dos fios.
Pra manter o cabelo protegido de tudo isso a gente vai precisar cuidar dos cabelo antes do verão chegar e mantê-los protegidos durante a estação mais quente pra evitar o desastre que pode vir depois.
Danos Causados Pelos Raios Solares
O produto mais importante do verão é o protetor solar capilar, porque além de atingir a queratina, os raios ultravioleta afetam diretamente as propriedades físicas e mecânicas da fibra capilar, vez que causam a degradação das ligações de enxofre, responsáveis pela formação das cutículas, o que resulta em ressecamento, perda do brilho, porosidade e comprometimento da elasticidade.
Nessa época os fios também ficam “mais claros”, mas esse “mais claro” é, na verdade, resultado do desbotamento, pois a radiação solar faz com que a cutícula não “segure” os pigmentos naturais e artificiais (coloração).
Pra evitar esse problema, é só investir no protetor solar capilar, coisa que já falei nesses posts:
No mais, o uso de chapéu, lenços, bonés e similares também ajudam.
Danos Causados Pela Água do Mar e da Piscina
Começando pela piscina, o problema é que pra que a água seja utilizada por mais tempo são necessários vários produtos químicos que são muito agressivos para o cabelo, já que o pH deles é alcalino.
Em contato com os fios, essa água acaba gerando o enfraquecimento do cabelo, um ressecamento maior e, em caso de cabelos quimicamente tratados a coisa pode ser ainda pior. É que o ativo usado na química capilar (principalmente em casos de relaxamento ou alisamento) pode reagir com o ativo usado na água, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer daí uma incompatibilidade química que acaba detonando o cabelo.
Quem tem cabelo loiro sofre mais ainda, porque o cabelo pode ficar verde. A culpa disso, contudo, não é do cloro, é do sulfato de cobre, um ativo utilizado pra tratar a água da piscina.
Acontece que o sulfato de cobre fica azul quando em contato com a água, e como ele faz um determinado tipo de ligação química com a queratina, o resultado disso no cabelo loiro é a pigmentação esverdeada Lembram da teoria das cores? Quando a gente misturava tinta amarela com tinta azul acontecia o que? A tinta ficava verde! Por com o cabelo loiro acontece a mesma coisa!
Já o sal do mar acaba ressecando ainda mais os fios, e como no verão o cabelo fica mais ressecado, é comum o surgimento de pontas duplas, daqueles “pontinhos” brancos e também da quebra dos fios.
Entenderam tudo o que pode acontecer? No próximo post explico como evitar que isso aconteça! E se tiverem mais alguma dúvida sobre os danos que o verão causa nos cabelos é só deixar nos comentários!
Beijos, Ju♥
Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Indique produtinhos para usar para não deixar o cabelo verde flooooor csdasadas
Pode deixar Bru, sai amanhã!
Você também pode utilizar a nova linha Precisou Oil Tradition da Alfaparf, à base de ÓLEOS e sem SULFATOS, PARABENOS, PARAFINAS, CORANTES ARTIFICIAIS, ALERGENOS. Com os ativos de óleo de Figo da Índia é 100% biológico que tem uma excelente ação antioxidante, regenerativa e hidratante e o óleo de Pequi conhecido pela concentração elevada de vitamina A, dotado de propriedades antioxidantes e protetoras, que alisa as cutículas e reduz as asperezas superficiais da fibra, torna o cabelo mais fácil de manusear e manter e penetra rapidamente e proporciona uma proteção natural e duradoura contra a umidade e as agressões atmosféricas. Ou seja ele vai proteger seus fios das agressões do sol e da piscina.