09.12.2013

Danos que o verão causa nos cabelos

O verão tá chegando (aqui ele nunca foi embora! rs) e tenho recebido um monte de perguntas sobre como cuidar dos fios nessa estação, sobre os danos que o verão causa nos cabelos e coisas do tipo. Daí resolvi fazer alguns posts sobre o assunto, porque é bem melhor cuidar agora que chegar com o cabelo detonado no carnaval, né?

Essa é a época em que o cabelo mais sofre, porque eles ficam muito mais expostos aos raios solares, ao vento, ao cloro da piscina e ao sal do mar.

Quais Danos que o verão causa nos cabelos?

Sim, mas qual o problema disso? O problema é que isso é uma guerra declarada aos cabelos porque os raios solares são praticamente tanques de guerra que vão atingir a queratina, que é a matéria base dos fios, e a melanina, causando o enfraquecimento, o ressecamento e a oxidação da cor.

Danos que o verão causa nos cabelos

Mas não é só isso, porque pra completar, o sal do mar vai piorar a desidratação, o cloro vai deixar os fios ainda mais ásperos e pode causar alterações na cor, e o vento vai embaraçar os fios e formar pequenos nós que podem causar a quebra dos fios.

Pra manter o cabelo protegido de tudo isso a gente vai precisar cuidar dos cabelo antes do verão chegar e mantê-los protegidos durante a estação mais quente pra evitar o desastre que pode vir depois.

Danos Causados Pelos Raios Solares

O produto mais importante do verão é o protetor solar capilar, porque além de atingir a queratina, os raios ultravioleta afetam diretamente as propriedades físicas e mecânicas da fibra capilar, vez que causam a degradação das ligações de enxofre, responsáveis pela formação das cutículas, o que resulta em ressecamento, perda do brilho, porosidade e comprometimento da elasticidade.

Danos que o verão causa nos cabelos

Nessa época os fios também ficam “mais claros”, mas esse “mais claro” é, na verdade, resultado do desbotamento, pois a radiação solar faz com que a cutícula não “segure” os pigmentos naturais e artificiais (coloração).

Pra evitar esse problema, é só investir no protetor solar capilar, coisa que já falei nesses posts:

No mais, o uso de chapéu, lenços, bonés e similares também ajudam.

Danos Causados Pela Água do Mar e da Piscina

Começando pela piscina, o problema é que pra que a água seja utilizada por mais tempo são necessários vários produtos químicos que são muito agressivos para o cabelo, já que o pH deles é alcalino.

Em contato com os fios, essa água acaba gerando o enfraquecimento do cabelo, um ressecamento maior e, em caso de cabelos quimicamente tratados a coisa pode ser ainda pior. É que o ativo usado na química capilar (principalmente em casos de relaxamento ou alisamento)  pode reagir com o  ativo usado na água, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer daí uma incompatibilidade química que acaba detonando o cabelo.

Quem tem cabelo loiro sofre mais ainda, porque o cabelo pode ficar verde. A culpa disso, contudo, não é do cloro, é do sulfato de cobre, um ativo utilizado pra tratar a água da piscina.

Danos que o verão causa nos cabelos

Acontece que o sulfato de cobre fica  azul quando em contato com a água, e como ele faz um determinado tipo de ligação química com a queratina, o resultado disso no cabelo loiro é a pigmentação esverdeada Lembram da teoria das cores? Quando a gente misturava tinta amarela com tinta azul acontecia o que? A tinta ficava verde! Por com o cabelo loiro acontece a mesma coisa!

Já o sal do mar acaba ressecando ainda mais os fios, e como no verão o cabelo fica mais ressecado, é comum o surgimento de pontas duplas, daqueles “pontinhos” brancos  e também da quebra dos fios.

Entenderam tudo o que pode acontecer? No próximo post explico como evitar que isso aconteça! E se tiverem mais alguma dúvida sobre os danos que o verão causa nos cabelos é só deixar nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Bruna Bussular  09/12/2013 - 18h41

    Indique produtinhos para usar para não deixar o cabelo verde flooooor csdasadas

  2. Amanda Kreves  15/12/2013 - 08h15

    Você também pode utilizar a nova linha Precisou Oil Tradition da Alfaparf, à base de ÓLEOS e sem SULFATOS, PARABENOS, PARAFINAS, CORANTES ARTIFICIAIS, ALERGENOS. Com os ativos de óleo de Figo da Índia é 100% biológico que tem uma excelente ação antioxidante, regenerativa e hidratante e o óleo de Pequi conhecido pela concentração elevada de vitamina A, dotado de propriedades antioxidantes e protetoras, que alisa as cutículas e reduz as asperezas superficiais da fibra, torna o cabelo mais fácil de manusear e manter e penetra rapidamente e proporciona uma proteção natural e duradoura contra a umidade e as agressões atmosféricas. Ou seja ele vai proteger seus fios das agressões do sol e da piscina.

  3. […] nesse post aqui, mas não custa lembrar: ativos utilizados em químicas capilares, principalmente em casos de […]

  4. […] Quais danos o verão causa nos fios? […]

  5. […] Quais os danos que o verão causa nos fios? […]

O que você acha do JV?
Acompanho há anos, é meu blog queridinho, com certeza ! <3 Não compro nada para cabelos ou pele sem antes ver se a Jú já…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Das minhas vizinhas vaidosas, quem aí já usou o Vichy mineral 89 ?😍 @vichybrasil 🌼
.

A textura dele parece um gel super fluido e bem levinho. O ideal é usar 2 gotinhas pela manhã e duas à noite, com a Pele limpa. .

EU estou amando! 💙 ele deixa a pele incrível. É ótimo para pele oleosa, absorve super rápido e a pele respira tranquilamente. .

É bom usar antes do protetor solar. E ele substitui um hidratante fácil. .

Já usaram? Tem alguma sugestão de produto ?? Vocês são vaidosas ?? Me contem! Não me deixem no vácuo hahaha 🙌🏼🙌🏼😂😅
  • Bolo com creme de microondas e uvinhas congeladas... pode seguir a receitinha q fica perfeito de gostoso 😁😁 #meachando #jurovalendo #dessert #cremedelacreme #delicious
  • #Repost @jurovalendo (@get_repost)
・・・
Já falei desse finalizador aqui e no blog, é o Nutri Cachos, e ele foi meu escolhido pro #PapoNaPiscina! ☀️ Ah, e a escova verde foi junto pra fazer par! Hahaha (ela é super boa, desembaraça sem quebrar, e tem pra fios mais finos, normais e mais grossos). Pra se expor ao sol tem que usar finalizador com proteção solar, não tem pra onde correr, gente! O sol danifica demais os fios, e isso inclui muito mais que desbotamento, são danos na estrutura do fio mesmo.

E, ó que coisa boa, todos os finalizadores @bioextratus têm proteção solar!🙌🏻 E pra cada cabelo tem um finalizador adequado, é só procurar o que se adeque mais ao seu. ☺️ Já testou esse? Conta aí o que achou! Quer resenha de algum outro? É só dizer! 💗

#PorUmFio #BioExtratus #JuroValendo | Publicidade ✨
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo