09.12.2013

Danos que o verão causa nos cabelos

O verão tá chegando (aqui ele nunca foi embora! rs) e tenho recebido um monte de perguntas sobre como cuidar dos fios nessa estação, sobre os danos que o verão causa nos cabelos e coisas do tipo. Daí resolvi fazer alguns posts sobre o assunto, porque é bem melhor cuidar agora que chegar com o cabelo detonado no carnaval, né?

Essa é a época em que o cabelo mais sofre, porque eles ficam muito mais expostos aos raios solares, ao vento, ao cloro da piscina e ao sal do mar.

Quais Danos que o verão causa nos cabelos?

Sim, mas qual o problema disso? O problema é que isso é uma guerra declarada aos cabelos porque os raios solares são praticamente tanques de guerra que vão atingir a queratina, que é a matéria base dos fios, e a melanina, causando o enfraquecimento, o ressecamento e a oxidação da cor.

Danos que o verão causa nos cabelos

Mas não é só isso, porque pra completar, o sal do mar vai piorar a desidratação, o cloro vai deixar os fios ainda mais ásperos e pode causar alterações na cor, e o vento vai embaraçar os fios e formar pequenos nós que podem causar a quebra dos fios.

Pra manter o cabelo protegido de tudo isso a gente vai precisar cuidar dos cabelo antes do verão chegar e mantê-los protegidos durante a estação mais quente pra evitar o desastre que pode vir depois.

Danos Causados Pelos Raios Solares

O produto mais importante do verão é o protetor solar capilar, porque além de atingir a queratina, os raios ultravioleta afetam diretamente as propriedades físicas e mecânicas da fibra capilar, vez que causam a degradação das ligações de enxofre, responsáveis pela formação das cutículas, o que resulta em ressecamento, perda do brilho, porosidade e comprometimento da elasticidade.

Danos que o verão causa nos cabelos

Nessa época os fios também ficam “mais claros”, mas esse “mais claro” é, na verdade, resultado do desbotamento, pois a radiação solar faz com que a cutícula não “segure” os pigmentos naturais e artificiais (coloração).

Pra evitar esse problema, é só investir no protetor solar capilar, coisa que já falei nesses posts:

No mais, o uso de chapéu, lenços, bonés e similares também ajudam.

Danos Causados Pela Água do Mar e da Piscina

Começando pela piscina, o problema é que pra que a água seja utilizada por mais tempo são necessários vários produtos químicos que são muito agressivos para o cabelo, já que o pH deles é alcalino.

Em contato com os fios, essa água acaba gerando o enfraquecimento do cabelo, um ressecamento maior e, em caso de cabelos quimicamente tratados a coisa pode ser ainda pior. É que o ativo usado na química capilar (principalmente em casos de relaxamento ou alisamento)  pode reagir com o  ativo usado na água, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer daí uma incompatibilidade química que acaba detonando o cabelo.

Quem tem cabelo loiro sofre mais ainda, porque o cabelo pode ficar verde. A culpa disso, contudo, não é do cloro, é do sulfato de cobre, um ativo utilizado pra tratar a água da piscina.

Danos que o verão causa nos cabelos

Acontece que o sulfato de cobre fica  azul quando em contato com a água, e como ele faz um determinado tipo de ligação química com a queratina, o resultado disso no cabelo loiro é a pigmentação esverdeada Lembram da teoria das cores? Quando a gente misturava tinta amarela com tinta azul acontecia o que? A tinta ficava verde! Por com o cabelo loiro acontece a mesma coisa!

Já o sal do mar acaba ressecando ainda mais os fios, e como no verão o cabelo fica mais ressecado, é comum o surgimento de pontas duplas, daqueles “pontinhos” brancos  e também da quebra dos fios.

Entenderam tudo o que pode acontecer? No próximo post explico como evitar que isso aconteça! E se tiverem mais alguma dúvida sobre os danos que o verão causa nos cabelos é só deixar nos comentários!

Beijos, Ju♥

Quer mais dicas de cabelo como essas? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
6 comentários
  1. Bruna Bussular  09/12/2013 - 18h41

    Indique produtinhos para usar para não deixar o cabelo verde flooooor csdasadas

  2. Amanda Kreves  15/12/2013 - 08h15

    Você também pode utilizar a nova linha Precisou Oil Tradition da Alfaparf, à base de ÓLEOS e sem SULFATOS, PARABENOS, PARAFINAS, CORANTES ARTIFICIAIS, ALERGENOS. Com os ativos de óleo de Figo da Índia é 100% biológico que tem uma excelente ação antioxidante, regenerativa e hidratante e o óleo de Pequi conhecido pela concentração elevada de vitamina A, dotado de propriedades antioxidantes e protetoras, que alisa as cutículas e reduz as asperezas superficiais da fibra, torna o cabelo mais fácil de manusear e manter e penetra rapidamente e proporciona uma proteção natural e duradoura contra a umidade e as agressões atmosféricas. Ou seja ele vai proteger seus fios das agressões do sol e da piscina.

  3. […] nesse post aqui, mas não custa lembrar: ativos utilizados em químicas capilares, principalmente em casos de […]

  4. […] Quais danos o verão causa nos fios? […]

  5. […] Quais os danos que o verão causa nos fios? […]

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo