09.12.2014

3 Cuidados Que Salvam o Cabelo no Verão!

Vocês estão animadas pro verão? Eu tô, como nunca estive, aliás! Ansiosa pra passar dias e mais dias “jogada” na praia, “tomando” sol, mergulhando, me deliciando com umas roskas e vendo o dia nascer feliz… Vem verão, vem!

Mas, claro, já tô preparando o cabelo (vale um post sobre isso? Avisem!) pra temporada de sol/calor/praia, e nisso tive a ideia de fazer um post com as coisas que salvam o cabelo no verão, mas que a gente quase nunca presta atenção!

cabelo no verão

1. Use protetor solar capilar!

Eu sei que parece conversa pra boi dormir, mas é verdade: o sol acaba com o cabelo! Como expliquei nesse post aqui, um dos maiores problemas da ação dos raios solares nos fios é que eles atingem justamente dois aminoácidos essenciais para a resistência da queratina: a tirosina e a fenilalanina. Se isso, por si, já é um problema, a coisa fica maior quando se sabe que a radiação solar também vai atingir a chamada matriz, que é quem dá “liga” nas células do córtex capilar, o que significa que a fibra capilar encontrará dificuldade pra reter a água e a umidade, e quando isso ocorre os fios ficam porosos, ressecados, opacos, ásperos, sem brilho e sem vida.

É por esse motivo que, no fim do verão, o cabelo tá uma palha! A solução? Usar protetor solar capilar! Falei sobre isso nesse post aqui, e se você quiser opções boas e baratas tem um post recheado aqui.

cabelo no verão

2. Molhe os fios com água doce após mergulho no mar ou na piscina

A cada mergulho no mar ou na piscina é preciso “enxaguar” o cabelo com água “doce” e reaplicar o protetor solar capilar. É que o sal da água do mar piora a desidratação dos fios, o que significa mais ressecamento e fragilidade, enquanto  o cloro e demais produtos químicos usados na água da piscina deixam os fios mais ásperos e porosos, causam alterações na cor e podem danificar MUITO o cabelo de quem faz química.

Expliquei nesse post aqui, mas não custa lembrar: ativos utilizados em químicas capilares, principalmente em casos de relaxamento e alisamento, podem reagir com os produtos usados pra tratar a água da piscina, sendo que, em alguns casos, pode ocorrer inclusive incompatibilidade química, o que arrebenta com o cabelo.

Então, a solução é estar sempre com um “filme de proteção” nos fios (protetor solar capilar, leave-in com proteção, etc) e sempre que sair do mar ou da piscina enxaguar os fios pra que aquela água não fique mais tempo em contato com o cabelo. E se o cabelo ficar verde, é só dar uma olhadinha nesse post aqui.

cabelo no verão

3. Hidrate!

Mesmo que a gente proteja, mesmo com todos os cuidados é fato que o cabelo vai ressecar mais quando estivermos na praia, então tem que caprichar – e muito – na hidratação! Quando estou na praia substituo o condicionador (de pH mais baixo) pela máscara ou por uma ampola pra conseguir hidratar os fios todos os dias, e pra mim funciona muito bem.

Procurem as máscaras que tenham um poder maior de “amolecer” o cabelo, que sejam mais nutritivas, porque são as que mais costumam funcionar no verão!

Já fiz um post aqui sobre como cuidar do cabelo verão, e quem quiser pode ler aqui. E seguindo esses cuidados garanto que todo mundo chega ao carnaval com o cabelo bem menos detonado!

Beijos

Ju

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Fabiana Branco  09/12/2014 - 13h00

    Oooi Ju, me da os parabéns lá no face, meu níver hoje rsrs… Mas enfim, to num vício danado nesse seu blog, é o meu preferido, e quando crescer quero ser igual a você kk.. Aprendi a dar valor ao meu cabelo, o que é bom e a importancia de te-los lindos faz toda a diferença.. Porém ele ta muito danificado por causa das químicas, só cortando mesmo, espero que até ano que crie coragem pra isso, pq a moça do salao sempre tira mais do que eu peço :( , ai fica aquela insegurança
    Bjs

    • Ju  09/12/2014 - 14h49

      Fabi, vou te achar lá, pode deixar! E parabéns minha flor, tudooooo de melhor pra você sempre! :)
      Aiiii, que bom ler isso, fico tão feliz! <3
      Hum, sei como é... Chega num ponto que o melhor é dar uma cortada mesmo, mas conversa com ela, explica que são 3 dedinhos, não é a mão toda pow! rs
      Beijos Fabi!

      • Fabiana Branco  09/12/2014 - 15h35

        Pois é, como cuido bem deles agora, ele crescerá mais forte e bonito, mas por enquanto vou fazendo e usando tudo que vejo aqui no seu blog.. Mês que vem tiro as pontas, e vou me informar pra procurar um salao de confiança

  2. katiana  09/12/2014 - 15h44

    Boa tarde Ju, seu blog faz parte do meu dia a dia, eu to super na dúvida, eu comprei o moisture da Joico, mas to precisando de uma mascara hidratante, meu cabelo é grosso e volumoso, me indica uma boa mascara Ju por favor.
    Beijos.

    • Ju  09/12/2014 - 19h53

      Kati, que bom saber disso!
      Kati, essa é bem hidratante, viu? Mas tem uma da Matrix também que é ótima, vou pegar no nome e te falo!
      Beijos

      • katiana  10/12/2014 - 10h12

        Obrigada Ju, fico no aguardo. Bjos.

  3. Millena Brandão  09/12/2014 - 18h45

    Ju eu sempre uso máscara no lugar de condicionador, já ouvi o Marcos Antonio de Biaggi falando que seria bom fazer essa troca. O que vc acha???

    • Ju  09/12/2014 - 19h53

      Mi, se o pH delas for baixo tá ótimooo!

  4. Larissa  09/12/2014 - 19h37

    Oi Ju. Quais ampolas você costuma usar ?

    • Ju  09/12/2014 - 19h52

      Lari, as que achar no mercado! rs
      Tenho gostado MUITO da BB Cream da Pantene, já testou?
      Beijos

      • Larissa  09/12/2014 - 23h44

        Ainda não Ju. Mais obrigada pela dica. Amo seu blog, é o único que tenho gosto de acompanhar sempre!!! Bjos

  5. Rafaelli  09/12/2014 - 21h43

    Ju do céu, tu acredita que eu não faço nada disso? preciso cuidar dos meus cabelos com urgência, ainda mais agora que tá enooorme!

  6. Lidia  10/12/2014 - 10h11

    Oi Ju!!! Amo o seu blog, é o único que sigo e faço todas suas receitinhas pro cabelo, mas queria ver um post com seus cuidados diários com a pele do rosto: quais produtos está usando no momento, qual a sua rotina de cuidados de manhã e de noite…enfim, tudo rsrsrs
    As vezes fico meio perdida na ordem dos produtos, como usar a vitamina C, se é antes ou depois do hidratante.
    O que acha da sugestão??

    Bjooo

  7. Marcela  10/12/2014 - 18h52

    Ju, amo seu blog e suas dicas. A pouco tempo atrás meu cabelo ficou elástico devido à descoloração e progressiva.
    Graças a você fui salva, pois, comecei o cronograma capilar e de quebra consegui a melhor reconstrução que já conheci na minha vida, a Extreme Up. Já utilizei várias reconstruções em cabeleireiros, que cobravam verdadeiras fortunas, e nada resolvia. Obrigada mesmo!
    Aproveito ainda para deixar uma dica de produto, após o corte químico com progressiva, tinha verdadeiro pavor de Selagens devido ao que li aqui, mas após várias conversas com minha cabeleireira, quem ajudou a salvar meu cabelo depois que a outra detonou, ela fez um teste de mecha comigo com a Selagem Vegetal da Acquaflora, a qual já utilizo vários produtos por indicação da mesma. Essa selagem reagiu de forma extraordinária no cabelo e ela já diz na embalagem que não serve para alisamento, o que me chamou a atenção e acabou dando coragem de testar. Meu cabelo é praticamente 85% com luzes platinadas e por mais que faça cronograma, sempre será um cabelo mais frágil por ser fino desde criança. O resultado no meu cabelo: está sedoso, macio, com um brilho incrível, menos frizz e cabelo encorpado sem pesar.
    Sei que isso deve-se também ao cronograma, mas nunca esteve tão bonito e gostoso como está agora.
    Achei legal contar essa experiência, pois, nenhuma selagem é igual à outra e essa me surpreendeu muito devido ao preço e ao resultado obtido.
    Bjs e desculpe o comentário enorme!

  8. Edilaine Freitas  11/12/2014 - 08h34

    eu tbm preciso de um protetor solar para os meus fios bela dica,meu cabelo é castanho claro natural,mas com o sol vira e mexe aparece uns fios queimados estranhos rsrsrs adorei esse post

  9. Livia  11/12/2014 - 13h17

    Oi Ju, sou nova por aqui e achei bem legal seu blog.
    Quero saber sua opinião sobre a selagem ST Ativo protector da Truss.
    Ela tem formol ou algum outro produto proibido?
    Obrigada!
    bjs

  10. bia  11/12/2014 - 18h23

    oi ju como assim vc usa a maascara ou ampola todo dia n faz mal pro cabelo? e como vc usa bota massageia e tira ou bota deixa agir e tal

  11. Débora Feitosa  12/12/2014 - 10h35

    Ameii!!!! Até pq aqui onde moro (Pará) vivemos o calor o ano inteiro, então protetor solar é a base.
    Bjus

  12. Evelyn Souza  12/12/2014 - 14h40

    Postagem mais que completa rs

    Amei a dica do azeite de oliva e água de coco, até porque sofro só de pensar em praia.. nunca dá pra levar nosso kit completo de tratamento e o cabelo é o que mais sofre.

    Beijos!

  13. Jenifer  12/12/2014 - 15h12

    Vou colocar na minha lista de desejos (como você mesma diz) pelo menos o leave-in com protetor. Adorei a dica. Bj

  14. […] 3 Cuidados Que Salvam o Cabelo no Verão! […]

O que você acha do JV?
A primeira vez que li o blog, foi minha prima que me marcou numa postagem de resenha de algum produto de cabelo. O que chamou…
As leitoras mais incríveis da vida
  • Uma parede de cheiros, cheiros cheios de histórias. Cheiros que contam histórias...Cheiro de alegria. De coragem. De aventuras. De conquistas. De força. De amor. De festa. De celebração da Casa de Perfumaria do Brasil, uma festa linda e cheia de magia que a @naturabrasil preparou e que foi incrível em cada detalhe!❤️ Qual seu perfume preferido da marca? Eu amo todos de Ekos, tenho amor profundo pelos produtos da linha, não tem jeito! E o vermelhinho (nunca sei o nome!) bem docinho é o preferido de Deide, cês lembram que ela contou no blog? Garanti o dela pra não tomar bronca!🙈😂 #PerfumaNatura #acasadeperfunariadobrasil  #JuroValendo #JuViaja #PressTrip
  • Tem dias que São Pedro não colabora, né?🤔🙄 Tão fazendo o que aí? Eu aproveitei esse dia cheio de nuvens pra tentar colocar em palavras o que tá aqui, no coração. Passa lá no blog, o post é pra você, vai!❤️
#JuroValendo
  • Meu #tbt de hoje é do pôr-do-sol mais incrível da minha Bahia, na Ponta do Mutá, com a melhor pessoa (depois de mim, claro 😎💃🏻! Leonina na veia, migas!✨😂), um espumante gelado e paz, muita paz... 🙌🏻 Essa cordinha aí é feita de rolhas, nada mais apropriado...😂 Saudades, férias antes das férias! Chega logo, férias!🙌🏻🎉 #peninsulademarau #barragrande #pontadomuta #sunset #obomdabahia #Bahia #JuroValendo
Quer ver a sua foto publicada aqui no blog?
Poste no instagram uma foto com a hashtag
#JuroValendo