17.04.2014

Chocolate na Páscoa: Quem Disse Que Não Pode?

Beneficios-do-chocolate-amargo-pascoa-Solunni

Ontem fui comprar os ovos de páscoa do pessoal aqui de casa e vi, lá na Cacau Show, uma menina linda, com o corpo lindo, pedindo uma barrinha de chocolate diet, porque, segundo ela, ovo de páscoa era praticamente um crime contra a boa forma.

Não sei se sou cuca fresca demais, mas não consigo conceber uma vida sem prazer, e comer chocolate na páscoa é um prazer que eu não abro mão, quero nem saber. Vai engordar 1 kg? Uai, perde depois, qual o problema? Não julgo ninguém, jamais, mas não caio nesses radicalismos, sabe?  Prefiro levar a vida de forma mais leve e prazerosa, e se um chocolatezinho me faz feliz, me dá prazer, eu é que não vou me privar disso por causa de uma celulite .

Tava pensando nisso ontem de noite e a Nat, minha amiga médica mais linda do mundo, me enviou uma mensagem dizendo que tinha escrito um texto pra vocês sobre o consumo de chocolate, e eu adorei a ideia, porque a Nat sempre foi sensata e  sem radicalismos . Olha o que a Nat escreveu:

1 Nathália

” Chegou a Páscoa, vamos ter “foco na dieta” e “foco na saúde”! Ovos de Whey, ovos de chocolate light, ovos de chocolate diet… Será mesmo que pelo menos uma vez ao ano não podemos nos permitir recordar o tempo de infância, onde esperávamos ansiosos pela Páscoa, para ganhar nossos chocolates e comê-los sem culpa? Será mesmo que comer o ovo de Páscoa da sua preferência vai jogar uma vida de dieta e exercício na lata do lixo? Será mesmo que para obter o “corpo perfeito” temos que nos privar de comer o que gostamos e desejamos nas comemorações com nossos amigos e familiares?

O chocolate apresenta propriedades saudáveis e nutritivas. Lógico que não devemos exagerar no seu consumo, afinal é uma fonte rica em gorduras. Mas além de propriedades antioxidantes, o chocolate é uma excelente fonte de catequinas e sais minerais como o fósforo, magnésio, cálcio e potássio, que são importantes para quem faz exercícios físicos com regularidade. Imagine agora o bem que comer um chocolate pode fazer a quem o adora e está com “foco na dieta” e não se permite colocar nem um pedacinho na boca há mais de meses ou anos…  O chocolate é capaz de estimular a produção de alguns neurotransmissores como a endorfina, a dopamina e a serotonina, o hormônio que atua regulando sono, humor, ansiedade, saciedade, e tem propriedades anti-depressivas , portanto comê-los não vai tirar o seu “foco na saúde”… O grande responsável por esta característica do chocolate é o cacau, então quanto maior o seu teor, mais saudável fica a sua Páscoa.

Lembre-se: não é para matar a fome comendo chocolate, e sim degustá-los, sem culpa, em porções menores, sabendo que nos próximos dias vai continuar a sua prática de exercícios e sua alimentação menos calórica. Sendo assim, “tá tudo certo!” Você vai continuar feliz e satisfeito(a) com o seu corpo e sua dieta, sem ter se privado de um dos prazeres da Páscoa!

Feliz Páscoa a todos!!”

Nathália Figueirêdo

Médica do Esporte com  especialização em Nutrição Esportiva/ Instagram: @NathFigueiredo_ /E-mail:dranathaliafigueiredo@ecvitoria.com.br

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
8 comentários
  1. Érica  17/04/2014 - 14h55

    E da pra viver sem chocolate ????

  2. Priscila  17/04/2014 - 15h02

    Adorei o post!!! e viva o chocolate!!!! rsrsrs….

  3. Vanessa  17/04/2014 - 15h13

    Nuss… Verdade… Vi esses dias uma materia com a graciane, ela estava fazendo ovo de Whey.. sinceramente achei um exagero…

  4. Ana Claudia  17/04/2014 - 15h49

    Issoooooo ai Ju e Nat!!!!!

    E convenhamos, o chocolate é um dos melhores prazeres da vida!!! Estava a quase 2 meses sem por um pedacinho na boca, e ganhei uma barrinha do laka, não podia negar né?! kkkkk

    Feliz Pascoa, e vamos comer uns pedacinhos que não irão nos fazer mal, e sim melhores do que já somos!!! ;)

  5. Lusaches  18/04/2014 - 00h27

    Todo exagero beira locura. Um chocolatinho lindo na páscoa não mata ninguém, só traz felicidade! Mas eu me recuso é de comprar ovo, compro chocolate mesmo. Ovo de páscoa tá um absurdo de caro!!! É lindo,mas tudo é gostoso ovo de chocolate ou barra.

  6. jessica esteves  21/04/2014 - 09h06

    Oi Ju,
    Concordo plenamente com voce!!! Sou totalmente desse jeito, pois o que eh levar a vida sem nenhum prazer, um chocolate de vez em quando não mata ninguem nem acaba com u a vida toda regrada!!
    Sou super a favor de viver uma vida leve sem frescuras, mas com a saude e o peso em dia!!
    Adoro o blog!!

    Bjuxx

    • Ju Lopes  21/04/2014 - 10h34

      Oi Jessi!
      Né? Acho tão mais lógico, mais natural…
      Que bom que gostas flor! :)

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!