Eu passei grande parte da minha vida irritada com a oleosidade da minha pele e envergonhada com o brilho excessivo, até que entendi que não existe mágica, que o que existe é rotina de tratamento e ponto final.
Como vejo que existem muitas dúvidas, resolvi fazer um post que explique as coisas de forma simples.
1. Pele Oleosa Não Tem Cura
Não existe até o momento nenhum produto que acabe com a oleosidade da pele, porque esse é um fator genético. É dizer, nada, nenhum produto fazer a sua pele deixar de ser oleosa pra sempre. Mas, larga de drama que a coisa é simples e tem como controlar. Como? Com uma rotina de cuidados constante.
É chato, dá preguiça, mas não existe outra solução! Já falei sobre esses cuidados nesse post aqui.
2. Algumas Coisas Pioram o Problema
São muitas as coisas que podem piorar a oleosidade da pele, mas vou citar as mais comuns, certo?
1. Uso de cosméticos e maquiagens inadequados: cremes, sabonetes, filtro solar, maquiagem ou qualquer coisa que você coloque na pele precisam ser específicos para pele oleosa, pois eles são, via de regra, isentos de óleo e possuem ativos que ajudam a controlar o problema ou, em último caso, a não piorar. Simplificando: só use produtos para peles oleosas!
2. O Calor: Quem vive em lugares quentes sofre mais com o problema, e no verão a coisa piora pra todo mundo, porque quanto maior o calor, maior a transpiração, maior a produção de sebo e maior a oleosidade da pele.
3. Lavar a pele em excesso: já falei sobre isso nesse post aqui, e esse é um erro comum! É que quanto mais a gente lava pra remover a a oleosidade, mais ressecada a pele fica, e aí acontece o efeito rebote, já que o organismo entende que o normal é que a pele seja oleosa, e se você remove essa oleosidade ele vai trabalhar mais pra fazer com que ela volte ao “normal”. O resultado disso é uma pele ainda mais oleosa. Ou seja: lave a pele duas, no máximo três vezes ao dia!
3. Aposte em um Bom Sabonete!
Um bom sabonete pra peles oleosas faz muita diferença e é, pra mim, o produto mais importante. Os que contém enxofre são excelentes, mas fedidos, e dá pra encontrar muitas opções boas e baratas. Os de ácido salicílico e argila também são boas pedidas, e já falei de alguns aqui no blog.
4. Produtos Seborreguladores
Quando a oleosidade não é tão grave, o uso de produtos com ação seborreguladora, ou seja, que regulam a produção de sebo (oleosidade), é bem indicado, já que eles ajudam a minimizar o problema, reduzir a produção de sebo e a pele fica, consequentemente, menos oleosa.
5. Os Retinoides
Os retinoides são bem vindos pra controlar a produção de sebo, mas, no caso dos medicamentos retinoides, são indicados para casos onde a oleosidade é mais intensa e por isso precisam ser receitados por um dermatologista.
Eu sou dependente do ácido retinoico (falei dele aqui) e é a melhor coisa pra minha pele, porque além de controlar a oleosidade, refina a pele, ajuda a uniformizar, a clarear pequenas manchas, deixa a pele mais viçosa e bonita.
Se a sua pele for muito oleosa, se você não consegue controlar o problema com as dicas mais básicas, converse com um dermatologista sobre a possibilidade de usar um retinoide tópico ou por via oral.
Dica Final: “Não é o Dinheiro Que Está Saindo, É a Beleza Que Está Entrando!”
Esse é o maior conselho da vida quando se trata de bons produtos pra pele (vale pra tudo) e de consultas dermatológicas. Não tem que ter canguinhagem, tem que ir no melhor médico que você puder pagar e comprar o que ele receitar. A minha dermato receita quase tudo manipulado, então acaba saindo mais barato que comprar produtos avulsos, sabe?
Não tenha dó de pagar, por que é um investimento em você, na sua autoestima, e leve sempre esse mantra com você: “não é o dinheiro que está saindo, é a beleza que está entrando”. Aliás, gosto tanto desse mantra que já faço um post sobre isso!
Beijos
Ju
Bom dia Jú, por acaso já usou ou usa aquela escova de limpeza facial D’Clean Plus??? O que vc acha???
Bjus…
Usei não Fabi!
Ju, nem precisa falar que amei o post! Então Ju, tenho uma dúvida sobre o ácido: agente passa só onde tem espinha e manchas, ou no rosto todo? Bjos Ju
Ah, outra coisa…cmu fica a maquiagem qd está se usando o ácido? Tem que parar de usar? E a limpeza da pele? Demaquilante, sabonte, essas coisas…devem continuar sendo de limpeza profunda? Agora sim, bjo bjo
Ju, qual produto seborregulador vc indica?
Ju boa tarde te conheci hoje e adorei suas dicas de pele oleosa,tenho 46 anos e sofro com esse problema. Nao posso usar nenhum produto no rosto e oleosidade dobra, mas vou na dermatologista ver isso. Adorei te conhecer tudo de bom.