Tenho notado muitas reclamações sobre a queda de cabelo e notei que falei pouco sobre isso aqui no blog, daí pensei em fazer alguns posts sobre o assunto.
A queda dos fios pode ter muitas causas, e é essencial que assim que notar o problema você procure um médico, porque quanto antes iniciar o tratamento, menos desgaste, menos desespero e mais rápido o problema é contornado.
Ao procurar o médico dezenas de perguntas serão feitas e é preciso identificar se a queda é localizada ou difusa, se existe história de calvície na família, se existem outros sintomas (alterações nas unhas, na pele, etc) e coisas do tipo, então anote tudo que você acha que pode estar relacionado.
Causas de Queda de Cabelo
O médico também vai verificar o histórico de medicamentos, pois vários (mais de 350) podem causar a queda capilar.
E não é só isso, pois existem relatos de queda capilar causada pelo minoxidil (sim, um ativo muito usado pra tratar a queda capilar), por shampoos a base de sulfeto de selênio (muito usado por quem tem caspa), pelo uso de colírios contendo betaxolol, timolol e levobunolol, bem como o uso de produtos enriquecidos com ácido bórico, como o Listerine (enxaguatório bucal), por exemplo.
Outra substância que está relacionada a queda capilar é o L-triptofano, muito usado pra insônia e para a tensão pré-menstrual.
Isso sem falar nos anticoncepcionais, no captopril (reduz os níveis de zinco sérico), na amantadina, no lítio, no cetoconazol, nos anticoagulantes e em muitos outros medicamentos de uso relativamente comum, como expliquei nesse post aqui.
Alguns hábitos também podem influenciar e até causar a queda dos fios, e é comum que se faça o exame físico, pra avaliar o estado do cabelo e do couro cabeludo, o teste de tração e também exames de laboratório.
Em muitos casos a queda dos fios está relacionada com dietas, com restrição proteica, com o estresse, com doenças cutâneas ou sistêmicas e com dermatites, mas existem casos em que não existe nenhuma causa aparente, e por isso é tão importante procurar um médico especialista, porque pra cada causa existe um medicamento (ou medicamentos) mais indicado.
No próximo post a gente fala sobre os vários remédios que existem pra combater o problema, tá? Quis só dar “uma geral” porque vejo que tem muita gente sem saber o que realmente pode causar a queda.
Para ver indicações de remédios, produtos e tratamento para queda de cabelo clique aqui.
Beijos, Ju
Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒ @jurovalendo
Já faz alguns anos que estou com uma queda de cabelo terrivel, já me consultei com vááários médicos, já fiz uma bateria de exames (tamanho é o desespero, que sempre repito os mesmos exames para me certificar que está tudo em ordem). Já tomei pill food e pantogar e usei um tônico a base de minoxidil, quando achei que tudo estava se resolvendo… a minha queda parece que piorou nesses últimos meses. E se não bastasse a queda, meu fio ainda está mudando, e pra pior. Estou muito triste e abalada com tudo isso, já não sei mais o que fazer, as vezes prefiro que desse alguma alteração nos exames, pelo menos saberia o que está acontecendo e teria como cuidar certinho :(
Ju é com o dermatologista mesmo que faço o exame para avaliar o estado do couro cabeludo e do cabelo? Será que existe um outro especialista que possa me ajudar?
Beijo!
Erica, na sua cidade tem algum tricologista? É a melhor opção!
Beijos
Aki em Jee tem tricologista Ju?
Geo, que eu saiba não, mas uma das minhas melhores amigas é, daí abuso ela quase todo dia! hahaha
Eu nem sei Ju, vou procurar! Obrigada!
Tá rolando uns boatos na Net que muitas pessoas que usaram produtos da linha Tresemeé tiveram sérios problemas de queda de cabelo.
Eu estou usando produtos da Tresemeé faz 4 meses e to perdendo muito cabelo há 1 mês e meio. Será que tem fundamento isso?
Karin, eu vi isso, vou averiguar direitinho! Estranho, né?
Passei por isto,mas procurei a minha dermato,que me prescreveu vários exames e comecei a tomar vários complexos vitamínico e tônico,fiz tratamento com luzes e oxigênio na clínica,é um tratamento caro mas que está sendo resolvido,e não é nada físico.
Ju, gostaria de saber por quanto tempo posso tomar o pill food sem fazer a pausa? Vi que vc toma 3 meses e para 1. posso prolongar por mais tempo?
Li, pode sim!
Ju, lembrando que além do uso de anticoncepcionais, a interrupção deles também provoca a queda, já que o organismo procura se readaptar aos novos níveis hormonais. Digo por experiência própria, aconteceu comigo.
Beijos
Bem lembrado Vivi!
Ju…
Eu me apavorei hoje, quando acordei e notei que estava perdendo muito cabelo mesmo, vou procurar um medico para fazer um algum tratamento, se não vou ficar careca.
Oi Diva!
Eu tive uma queda de cabelo acentuada qndo parei com o anticoncepcional! Fui na dermatologista e na ginecologista e elas disseram que era normal e que passaria! Agora o cabelo está voltando ao seu normal e caindo bem menos, graças a Deus! A pele tb ficou um horror! O azelan, que já falou aqui no blog, e a dermatologista me receitou está ajudando muitooooo! Adoro suas dicas! Mil bjs!