Vizcaya
14.07.2014

Queda de Cabelo: O Que Você Precisa Saber

Tenho notado muitas reclamações sobre a queda de cabelo e notei que falei pouco sobre isso aqui no blog, daí pensei em fazer alguns posts sobre o assunto.

A queda dos fios pode ter muitas causas, e é essencial que assim que notar o problema você procure um médico, porque quanto antes iniciar o tratamento, menos desgaste, menos desespero e mais rápido o problema é contornado.

Ao procurar o médico dezenas de perguntas serão feitas e é preciso identificar se a queda é localizada ou difusa,  se existe história de calvície na família, se existem outros sintomas (alterações nas unhas, na pele, etc) e coisas do tipo, então anote tudo que você acha que pode estar relacionado.

queda de cabelo

Causas de Queda de Cabelo

O médico também vai verificar o histórico de medicamentos, pois vários (mais de 350) podem causar a queda capilar.

E não é só isso, pois existem relatos de queda capilar causada pelo minoxidil (sim, um ativo muito usado pra tratar a queda capilar),  por shampoos a base de sulfeto de selênio (muito usado por quem tem caspa), pelo uso de colírios contendo betaxolol, timolol e levobunolol, bem como o uso de produtos enriquecidos com ácido bórico, como o Listerine (enxaguatório bucal), por exemplo.

Outra substância que está relacionada a queda capilar é o L-triptofano, muito usado pra insônia e para a tensão pré-menstrual.

Isso sem falar nos anticoncepcionais, no captopril (reduz os níveis de zinco sérico), na amantadina, no lítio, no cetoconazol, nos anticoagulantes e em muitos outros medicamentos de uso relativamente comum, como expliquei nesse post aqui.

Queda de Cabelo: O Que Você Precisa Saber

Alguns hábitos também podem influenciar e até causar a queda dos fios, e é comum que se faça o exame físico, pra avaliar o estado do cabelo e do couro cabeludo, o teste de tração e também exames de laboratório.

Em muitos casos a queda dos fios está relacionada com dietas, com restrição proteica, com o estresse, com doenças cutâneas ou sistêmicas e com dermatites, mas existem casos em que não existe nenhuma causa aparente, e por isso é tão importante procurar um médico especialista, porque pra cada causa existe um medicamento (ou medicamentos) mais indicado.

No próximo post a gente fala sobre os vários remédios que existem pra combater o problema, tá? Quis só dar “uma geral” porque vejo que tem muita gente sem saber o que realmente pode causar a queda.

Para ver indicações de remédios, produtos e  tratamento para queda de cabelo clique aqui.

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Vamos papear nas redes sociais⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Vizcaya
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
15 comentários
  1. Erica  14/07/2014 - 15h05

    Já faz alguns anos que estou com uma queda de cabelo terrivel, já me consultei com vááários médicos, já fiz uma bateria de exames (tamanho é o desespero, que sempre repito os mesmos exames para me certificar que está tudo em ordem). Já tomei pill food e pantogar e usei um tônico a base de minoxidil, quando achei que tudo estava se resolvendo… a minha queda parece que piorou nesses últimos meses. E se não bastasse a queda, meu fio ainda está mudando, e pra pior. Estou muito triste e abalada com tudo isso, já não sei mais o que fazer, as vezes prefiro que desse alguma alteração nos exames, pelo menos saberia o que está acontecendo e teria como cuidar certinho :(
    Ju é com o dermatologista mesmo que faço o exame para avaliar o estado do couro cabeludo e do cabelo? Será que existe um outro especialista que possa me ajudar?

    Beijo!

    • Ju Lopes  14/07/2014 - 16h38

      Erica, na sua cidade tem algum tricologista? É a melhor opção!
      Beijos

      • Geovana  09/03/2015 - 11h29

        Aki em Jee tem tricologista Ju?

      • Ju  10/03/2015 - 10h03

        Geo, que eu saiba não, mas uma das minhas melhores amigas é, daí abuso ela quase todo dia! hahaha

  2. Erica  17/07/2014 - 18h46

    Eu nem sei Ju, vou procurar! Obrigada!

  3. Kariin  12/02/2015 - 14h08

    Tá rolando uns boatos na Net que muitas pessoas que usaram produtos da linha Tresemeé tiveram sérios problemas de queda de cabelo.
    Eu estou usando produtos da Tresemeé faz 4 meses e to perdendo muito cabelo há 1 mês e meio. Será que tem fundamento isso?

    • Ju  14/02/2015 - 12h00

      Karin, eu vi isso, vou averiguar direitinho! Estranho, né?

  4. Sandra  09/03/2015 - 11h39

    Passei por isto,mas procurei a minha dermato,que me prescreveu vários exames e comecei a tomar vários complexos vitamínico e tônico,fiz tratamento com luzes e oxigênio na clínica,é um tratamento caro mas que está sendo resolvido,e não é nada físico.

  5. Lilian  09/03/2015 - 12h35

    Ju, gostaria de saber por quanto tempo posso tomar o pill food sem fazer a pausa? Vi que vc toma 3 meses e para 1. posso prolongar por mais tempo?

  6. Vivi  10/03/2015 - 15h15

    Ju, lembrando que além do uso de anticoncepcionais, a interrupção deles também provoca a queda, já que o organismo procura se readaptar aos novos níveis hormonais. Digo por experiência própria, aconteceu comigo.
    Beijos

    • Ju  10/03/2015 - 15h30

      Bem lembrado Vivi!

  7. ANA VARGAS  03/12/2015 - 19h42

    Ju…
    Eu me apavorei hoje, quando acordei e notei que estava perdendo muito cabelo mesmo, vou procurar um medico para fazer um algum tratamento, se não vou ficar careca.

  8. Érika  22/07/2016 - 10h42

    Oi Diva!

    Eu tive uma queda de cabelo acentuada qndo parei com o anticoncepcional! Fui na dermatologista e na ginecologista e elas disseram que era normal e que passaria! Agora o cabelo está voltando ao seu normal e caindo bem menos, graças a Deus! A pele tb ficou um horror! O azelan, que já falou aqui no blog, e a dermatologista me receitou está ajudando muitooooo! Adoro suas dicas! Mil bjs!

  9. […] Queda de cabelo: o que você precisa saber! […]

O que você acha do JV?
Bom dia , eu não conhecia o blog mais entrei hoje e adorei , tem muitas dicas , orientações, e as explicações não são pela…