23.08.2014

Livro da Semana: Me Ajude a Chorar – Carpinejar

 

 carpinejar

Essa semana eu ganhei um livro, mas não foi só um livro, foi um universo inteiro, um universo chamado Carpinejar.

E como assim que eu ainda não conhecia? Em que planeta eu tava vivendo gente? Pois é, mas eu tenho a sorte de ter leitoras incríveis, e foi uma dessas leitoras, a Dany, que me “apresentou” ao Carpinejar. Gratidão eterna, viu Dany? ♥

 carpinejar

Me Ajude a Chorar é um livro de crônicas com temas variados que  tem um “fio condutor” em comum: uma certa melancolia. Mas não, não é só e nem apenas isso. É mais o sentimento de “sobrevivência”. Sobrevivência “apesar de”. Sobrevivência “além de”. Sobrevivência “acima de”.

 carpinejar

Aliás, falando nisso, a crônica da página 35 me deixou sentadinha no tapete da sala chorando, porque, não sei vocês, mas eu sobrevivi a tanta, tanta coisa (Quem não? Quem nunca?) que repito facilmente as palavras dele:  ” Não morro de uma única vez. Não desisto. Não me entrego mesmo que não veja saída. Quando não há porta, eu espero no escuro até ser a porta (…) Não há perda que seja total. Alguém pode me machucar terrivelmente, mas não me leva. Posso permanecer sequelado, mas sei cavar a terra por dentro da terra (…) Cambalear ainda é caminhar.”

 carpinejar

É impossível não se identificar com cada palavra, com o que está por trás de cada palavra, com a carga enorme de sentimentos que existe em cada frase, em cada parágrafo, em cada crônica.

E eu chorei. Choreiiiiiiiiiiiii de ficar com os olhos inchados e o coração aliviado. Mas  também sorri e me peguei pensando que, com certeza, “esse moço” lê almas. Lê não, decifra, e depois transforma tudo em prosa.

 carpinejar

É um daqueles livros que ficam pra sempre na minha cabeceira pra ler, reler e sentir… Recomendo muito!

Custa, em média, 22 Dinheiros (tem na Cultura), é da  Bertrand Brasil e eu já quero, com certeza, todos os livros do Carpinejar !  Pra conhecer um pouco mais, sugiro a Fan page dele (aqui).

Beijos

Ju

*O blog não possui nenhum tipo de vínculo com a loja citada no post.

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
21 comentários
  1. Daniany Mendes  23/08/2014 - 11h17

    Ju, flor, que bom que gostou! Eu sempre disse que ele despi a alma feminina, mas vc o traduziu de melhor forma, “Lê almas e transforma em prosa”, sou viciada mesmo em tudo que ele escreve. Essa semana comecei a ler outro dele: “Perdigueira” e na primeira página a frase:”Se uma mulher faz um barraco, pode ter certeza que foi o homem que trouxe a favela!” Rachei de rir

    • Ju  24/08/2014 - 11h02

      Dany, sua linda, eu amei! <3
      huahuahuahauhau Adorei!
      Já tô aqui pesquisando todos os livros dele, quero todos!rsrs
      Beijos

  2. Elita  23/08/2014 - 12h15

    Precisando ler tbm!! Valeu pela dica!!

  3. ADRIANA BENITES  23/08/2014 - 12h59

    OLÁ,JU
    Quero te parabenizar pelo seu lindo Blog que possui e agradecer SEMPRE POR TODAS AS SUAS DICAS, inclusive de leitura TODAS ÓTIMASSS. Você mostra aqui, que nem toda Blogueira é Elitista E Metida. PARABÉNS e SUCESSO SEMPRE NO SEU LINDO BLOG!!! BJSSS

    • Ju  24/08/2014 - 11h01

      Oi Adri!
      Obrigada você pelo carinho flor! <3 <3 <3

  4. Suerlane  23/08/2014 - 20h46

    Ju,ele tem um programa de entrevista,na TV GAZETA,às terças 23h30.
    O pai dele,também escritor,o influenciou lindamente!

    Uma das entrevistas que eu mais gostei,inclusive,foi a realizada com seu pai,sobretudo quando ele disse:”-O senhor faz poesia até de uma coisa aparentemente feia,de onde tira a beleza?E analisando a obra do Fabrício,vemos que ele,assim como muitos de nós,eu inclusive,extraímos essa elã vital,da necessidade de plenitude,de se ampliar,de sobreviver num momento e de se “agigantar” nos demais,ao chamado da própria vida,da fé,da esperança,do auto-amor.É por isso que gosto tanto do teu blog,tendo em vista que a maioria é um apelo ao consumismo,esse espaço aqui,uma ode ao amor próprio!

    • Ju  24/08/2014 - 11h03

      Su, ele é mesmo incrível, tô boba de só ter conhecido agora, um absurdo! rs
      Aiiiiiii, que bom ler isso, que bom que consigo transmitir exatamente o que queria… <3
      Beijos

  5. Suerlane  23/08/2014 - 20h58

    AH!Achei tão interessante uma entrevista dele no programa sem censura.Disse que pintava as unhas porque sua mulher o explorava
    na hora de lavar a louça,para não descascar o esmalte dela,rsrs,
    Ele tem outro livro ótimo:Ai meu Deus,ai meu Jesus!Relacionado a situações de amor e sexo.
    Boa noite,ju.

    • Ju  24/08/2014 - 11h00

      Su, será que acho no YouTube? Vou procurar! rsrs
      Já anotei aqui, obrigada, viu?
      Beijos

  6. RAQUEL LEMOS  23/08/2014 - 23h13

    Ju, obrigada sua linda, amei♥ sua dica e digo mais vou comprar Me Ajude a Chorar – Carpinejar.Beijos!!!

    • Ju  24/08/2014 - 10h13

      :) Quel, pode comprar sem medo! E me conta depois!
      Beijos

  7. Kelly Christiane  24/08/2014 - 20h01

    Ju Lopes, descobri teu blog faz um mês, e confesso que amei,principalmente a parte de livros. Adorei as dicas,revirei todo teu blog, li cada post. A dica deste livro me deixou super interessada, mas vou anotar para ler depois pois já estou lendo outros que você indicou. Parabéns, sucesso no teu blog e na tua vida. Se tiver mais dicas de livros post sempre, amo ler, sentir o cheiro e viajar na leitura. Bjs

    • Ju  25/08/2014 - 11h03

      Oi Kelly!
      Fiquei felizona em saber disso, viu?
      Muito, muito, muito obrigadaaaa! :)

  8. Camila Silva  24/08/2014 - 20h30

    Ju… mais uma indicaçao maravilhosa, vai pra minha lista de leitura. Conheci os livros do Osho por sua causa e virou uma preciosidade na minha vida! Obrigada pelas indicaçoes linda :)

    • Ju  25/08/2014 - 11h02

      Mila, que bom saber disso, fico tãooo feliz! E eu amooo o Osho, amo… Ele “clareia” as coisas, né?
      Beijos e boa semana!

  9. Marta Carvalho  26/08/2014 - 08h39

    Oi Ju…Faz uns 2 meses que encontrei o teu blog e desde então não começo a trabalhar sem antes dar uma bisbilhotada nele.
    Ontem eu estava lendo as crônicas sobre a vida, relacionamentos e etc, que o Carpinejar faz no nosso jornal local (ele é muito admirado aqui no sul) e hj me deparei com esse post do livro…
    Realmente estamos em dois lados bem diferentes no mapa (eu sou de Novo Hamburgo – RS) mas mesmo assim nossos pensamentos e vidas não são tão diferentes.
    Te desejo sucesso e que esse blog possa por mt tempo ser o nosso refúgio de idéias, dicas e ajudas….
    Muitos beijos!

    • Ju  30/08/2014 - 20h36

      Oi Martinha, tudo bem? Aiii,que bom saber disso, é sinal de que estás gostando!
      Muito, muito, muito obrigada, viu? E ele é incrível!
      Beijo enorme

  10. luciana Salviati  08/10/2014 - 15h00

    oi |Ju adoro seu blog queria te indicar um livro que amei ,nao sei se vc ja leu 13 mulheres e um colar de diamante .achei a sua cara ,pois fala do valor da amizade .se nao leu leia vale a pena ,bjs Lu

  11. Michelle R S Xavier  12/04/2015 - 19h17

    Estou amando a dicas de leituras do blog, mas essa foi perfeita, amei o livro.

  12. Gisele  31/07/2015 - 10h23

    Ju (se é que posso te chamar assim), acabei de conhecer o teu blog e já estou adorando! Menina onde encontro esse lápis de cor de tronco de árvore? Amei esses lápis.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!