06.10.2014

Foliculite: 10 Dicas Salvadoras!

A foliculite, aquelas “bolinhas” inflamadas que parecem pequenas espinhas e surgem, via de regra, quando depilamos, é uma praga que afeta a grande maioria das mulheres (pelo encravado, conhece?Pois é…). Ela pode ser de vários tipos e é conceituada como uma infecção dos folículos pilosos. Traduzindo: ela acontece quando um “exército de bactérias” invade o local onde o pelo está nascendo e causa uma inflamação.

Existem várias coisas que ajudam a amenizar o problema, mas o melhor é sempre prevenir! Olha só o que costuma funcionar:

1. Depilação: Higiene é tudo!

O método mais seguro pra evitar que os pelos encravem é a depilação a laser, que ainda não é acessível ($$$) pra todo mundo. Contudo, seja qual for o seu método depilatório, higiene é fundamental pra evitar a proliferação de bactérias. Portanto, jamais use cera reaproveitada, verifique se os utensílios usados na clínica estética ou salão são descartáveis ou esterilizados, olhe as condições de higiene do local, e, caso depile com lâmina, após o uso lave o aparelho, preferencialmente com um sabonete antisséptico, e conserve-o longe da umidade.

foliculite

2. Pele limpa!

Se você costuma ter esse tipo de problema, experimente lavar a região com o mesmo tipo de sabonete usado pra acne, preferencialmente que tenha ácido salicílico e/ou enxofre. E não esqueça: jamais depile com a pele suja! Tem que lavar bem antes de depilar!

3. Esfoliação é “de lei”!

É preciso esfoliar a pele 1 vez por semana, e se o esfoliante tiver ácido salicílico é melhor ainda! Aqui vale lembrar que a esfoliação sempre vem antes da depilação, e caso não tenha um esfoliante em casa vale usar bucha vegetal (eu uso desde sempre e amo, viu?).

A esfoliação deixa a pele lisinha e livre das células mortas, e isso ajuda nesses casos porque uma das principais causas da foliculite é o excesso de queratinização.

4. Tratamento caseiro para foliculite

Esse truque eu aprendi com uma amiga minha, a Lulu, que sofria horrores com pelo encravado. Ela pega 3 comprimidos de ácido acetilsalicílico e machuca bem, depois mistura com 10 ml de sabonete líquido neutro e usa essa mistureba pra esfoliar a região a ser depilada 1 dia antes.

Aí, antes de depilar, ela “faz” um sabonete com 10 ml de sabonete líquido e 1 comprimido de ácido  acetilsalicílico e aplica na região a ser depilada, enxaguando em seguida.

Já fiz isso várias vezes e funciona muito bem!

foliculite

5. Esqueça as roupas apertadas!

Roupas apertadas, sobretudo de tecidos sintéticos, devem ser evitadas. Os tecidos sintéticos, simplificando, não deixam a pele respirar, e com isso o local fica quente e úmido, e quando a roupa é apertada isso gera um atrito que machuca a pele, uma mistura que resulta num palco perfeito pras bactérias brilharem!

6. Cuidado com cremes “pesados”!

Não vou mentir, adoro aqueles cremes mega potentes, pesadões mesmo, mas eles devem ser evitados após a depilação, principalmente por quem tem tendência a foliculite. O ideal, logo após a depilação, é usar uma loção calmante ao invés de hidratantes de qualquer tipo, já que eles tendem a ocluir os poros e isso acaba atrapalhando a saída dos pelos. Nos dias seguintes opte por hidratantes mais leves, pois quanto mais “pesado” e “grosso” for o hidratante, maior o risco de “embolar o meio de campo” e piorar a situação.

7. Depilação com lâmina: faça do jeito certo!

Já me disseram mil vezes pra mudar o método, mas  sou covarde pra dor e a única vez que tentei usar cera dei um grito tão grande na primeira “puxada” que desisti para todo o sempre.  Ou seja, uso lâmina mesmo e pra não ter problema com pelos encravados faço assim: um dia antes esfolio a pele pra remover o excesso de células mortas e no dia seguinte, antes de depilar, lavo a região com sabonete  e aplico uma espuminha de barbear (Tô adorando a Woman Bic) porque não pode “depilar no seco”. Se não tiver espuminha, use algo que ajude a lâmina a deslizar.

E agora o pulo do gato: tem que usar a lâmina no sentido do crescimento do pelo, porque isso ajuda a evitar que os pelos encravem. Acabou? Nada de usar óleos ou cremes pesados, pelos motivos explicados acima!

8. O método mais problemático

Pra quem já tem tendência a ter foliculite, a depilação com cera é o método mais problemático, o que mais leva ao surgimento dos pelos encravados, então, caso você não abra mão, ao menos tente intercalar com outros métodos pra dar um tempo maior pra que a pele se “recupere”.

foliculite

9. Produtinho salvador pra foliculite

Existe um produto chamado Tend Skin que é maravilhoso pra quem tem foliculite. Ele pode ser usado em qualquer tipo de foliculite, em qualquer parte do corpo e proporciona excelentes resultados. A parte ruim é que mesmo sendo vendido no Brasil não é tão fácil de ser encontrado nas farmácias, mas dá pra achar na loja virtual da importadora por R$125,00 (aqui), o que não é nenhuma pechincha, né?

Mas, pra quem sofre com o problema, esse produto é um curinga e vale o investimento!

10. Tratamento para foliculite

Tá aí com os pelos encravados e não sabe o que fazer? Pega 10 ml de glicerina, mistura com 5 comprimidos de ácido acetilsalicílico machucadinhos, faz uma “papinha” e guarda em um potinho pequeno. Daí é só aplicar essa misturinha na região 3 vezes ao dia que rapidinho a coisa melhora!

Ah, se você for alérgico ao ácido acetilsalicílico não use de jeito nenhum!

Conhece alguma outra dica que possa ajudar? Avisa aí!

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.
48 comentários
  1. Evenny  06/10/2014 - 10h47

    Bom dia, Ju!
    Adorei as dicas… Sofro muuuito com foliculite, e tenho mania de ficar cutucando essas bolinhas, hehehe ^^ A região da minha pele onde mais se concentra, é nos joelhos na parte interna. E até mesmo em locais que não depilo aparecem essas bolinhas chatas, acredita ?! >.<
    Queria muito usar aquela receitinha, mas infelizmente pena tenho alergia a esse ácido, Já fui parar no hospital parecendo um baiacu por que tomei esse troço!.Vou tentar pelo menos a esfoliação, e caprichar na limpeza.

    Beijos!

    • Ju  06/10/2014 - 11h52

      Bom dia Eve!
      Que bom que gostou!
      Não machuca não que piora! rs
      Nossa, aí não pode usar mesmo! Mas tente o sabonete de enxofre! Tem um da Granado que e ótimo e vende em farmácias.
      Beijos

      • Evenny  07/10/2014 - 08h43

        Ta certo Ju! Mas o sabonete de enxofre, uso antes e depois da depilação ??

      • Ju  07/10/2014 - 11h24

        Antes de esfoliar e depois que depilar!

  2. Melissa Arantes  06/10/2014 - 10h56

    Juh, vc leu meu pensamento, eu hein! :D
    Muito bom, vou seguir as dicas.
    Bjs, boa semana

    • Ju  06/10/2014 - 11h50

      Mel, tô trabalhando com isso agora! kkkkkkk

  3. Érika  06/10/2014 - 11h47

    Muito legais as dicas Ju! Sofri bastante com foliculite na virilha nas axilas, no meu caso, só resolveu com a fotodepilação. Embora ela não tenha servido para eliminar total mente os pelos, eliminou totalmente a foliculite e deixou a pele super clarinha, agora minhas depilações tem um intervalo muito grande o que ajuda a não retornar o problema!!

    • Ju  06/10/2014 - 11h50

      Érika, que bom que melhorou! Tenho pensado muitooooo na fotodepilação!
      Beijos

      • Barbara  24/09/2015 - 16h05

        Boa tarde, estou com sérios problemas não sei mais o que fazer, dermatologista disse que é um foliculite mas sempre aparece no mesmo local e nunca cura. Me ajude por favor

  4. Victoria Okubo  06/10/2014 - 11h52

    Juuuuu, para combater a foliculite uso sabonete de enxofre, da marca Granado ou o da Salder S, que além do enxofre tem ácido salicílico. Além disso, passo pomada a base de sulfato de neomicida com bacitracina.
    E para prevenir faço esfoliação, e diariamente uso bucho vegetal. Embora os dermatologistas não indiquem o uso com tanta frequência…rs.

    Ju, nunca tinha ouvido falar desse Tend Skin. Poderia fazer um post especifico sobre este produto?

    Beijooos

  5. Eliana  06/10/2014 - 13h23

    oi Ju,
    Sempre com dicas muito legais!
    Fotodepilação deve ser dos deuses,pena que seja tão caro(ao menos pra mim).Eu tenho dado intervalos maiores entre as depilações e usado condicionador(sim,de cabelo) para que a lâmina deslize pela pele sem atrito – não depilo mais as coxas.Não tenho exatamente foliculite,mas com as pernas cor de fantasma ficam os pontinhos de onde nascem os pelos bem aparentes – e olha que já melhorou muito,tinha muito mais pelos.Ô carma que espero não levar para a outra encarnação,rsssss

  6. Sabrina Cattaneo  06/10/2014 - 13h26

    Amando as dicas Ju, sofro com foliculite e achava que não tinha jeito hihihihi vou experimentar as receitinhas. Tenho o hábito de esfoliar a pele mas tem umas semanas que não faço… bjs

  7. aline castro  06/10/2014 - 13h28

    Adorei suas dicas Ju! Como sou depiladora sempre indiquei a esfoliação e a hidratação, mas vc sabe como é, a gente ensina mas nem sempre fazem o indicado, depilação não deixa de ser uma agressão a pele por isso temos que trata-la com carinho antes e depois.Beijos

  8. Michelle  06/10/2014 - 14h10

    Ju, muito boas as dicas!
    Qual é a loção que você usa após a depilação?
    Bjs

    • Ju  07/10/2014 - 07h53

      Mi, uso uma manipulada com azuleno!

  9. Lainara Medina  06/10/2014 - 15h37

    Ju, amei o post! Tbm tenho um pouco de foliculite, é chato demais!
    Quanto a depilação eu tbm uso a Gillette, e tbm já ouvu que temos que depilar no sentido que os pêlos crescem,
    mas acho que não fica bem depilado e que cresce mto rápido, com você tbm é assim?!
    Bjos :)

    • Ju  07/10/2014 - 07h54

      É sim, com certeza Lai, mas se for do outro jeito encrava mais fácil! :(

  10. Bárbara Sant'Anna  06/10/2014 - 15h57

    Ju amei a matéria!! É muito bom saber que não sou a única “medrosa” pra encarar depilação com cera. Pra fujir da dor (que eu tenho pavor) eu faço a fotodepilação e sinceramente, não troco por nada!! Faltam algumas sessões e é incrível como facilita a depilação com a lâmina. O mais vantajoso é que os pêlos vão perdendo a força e logo falham no crescimento, e depois de concluída as sessões é necessário apenas manutenção pra preservar a perna lisinha…. Super indico!!

    • Ju  07/10/2014 - 11h26

      Barbie, eu morro de medo, corro da dor! hahaha
      Tô pensando seriamente em fazer, e urgente!

  11. Helo  07/10/2014 - 09h58

    Ju, falou falar dos aparelhos depilatórios, como os Satinelle’s da Phillips. Eu uso há uma década e, na minha pele, é o método que menos encrava os pelos. E mais: ao longo dos anos percebi que a quantidade de pelos vem diminuindo bastante, e hj tem partes da minha perna q nem tem mais.

    Beijos!

    • Ju  07/10/2014 - 11h24

      Sério Helo? Super acho que dói! rsrs
      Mas é ótimo saber disso!
      Beijos

      • Helo  07/10/2014 - 11h33

        Ju! Dói sim, mas ainda dói menos que fazer com cera, que é um montão de pelos de uma vez! Beijo!

  12. Carol Almeida  07/10/2014 - 13h24

    Ju, vou testar essas receitinhas. Já me disseram que uma buchinha daquelas de lavar prato com 2 cores funciona bem tb, é verdade? bj

  13. Millena Brandão  07/10/2014 - 17h52

    Ju sofro muito com foliculite. Ju já ouvi falar de passar a lamina no sentido de crescimento do mesmo, mas os pelos não saem completamente, como fazer então?

  14. Nathalia  08/10/2014 - 15h09

    Comigo ja testei de toda maneira, não vai, os pelos encravam coça que é uma desgrama forma feridas horríveis, eu não uso shorts, nem saia nem nada que mostre minhas pernas :(, ai de tanto pesquisar minha unica solução é a depilação a laser, que vou começar semana mes que vem.. se Deus quiser vou me ver livre dessa porcariada de pelos….heuheuheuhe

  15. AnaLú  08/10/2014 - 19h47

    Caraca, MUITO obrigada pelas dicas, sempre procuro esclarecer este mal que me assola! E achei dicas que tenho certeza que vão funcionar, achei alguns esfoliantes que ajudavam um pouco, mas nada eficaz. Minha foliculite é forte e meu namorado tbm sofre (na barba). Usamos uma pomatinha que ajuda bastante na inflamação, e com relação a cera… é o que me salva, se passar lâmina piora, falta so cair as pernas :(
    Agradecida!!

  16. Paula  15/10/2014 - 15h04

    Oi Ju !
    Antes de comentar sobre o post preciso falar que o seu blog é o meu favorito, super confio na sua opinião e impressões sobre os produtos. Sempre sigo seus conselhos haha
    Eu sofro muito com foliculite e sabe o que me salva muito ? O polvilho antisséptico da Granado. Como não é indicado passar hidratante na área afetada, eu tenho passado ele e ajuda muito ! Seus principais componentes são ácido salicílico e enxofre. Se puder experimenta depois, realmente funciona.
    Beijoos

  17. Camila  24/10/2014 - 10h08

    Oi Jú, adorei as dicas, principalmente da mistura de sabonete e AAS, a do Bepantol e o Cicaplast Baume eu já uso. Eu já sofri muito, hoje está melhor, mas eu uso o Tend Skin nas axilas e virilhas, é carinho, mas ele rende bem e resolve mesmo, ó único problema é que se você parar de usar volta tudo. Nas pernas o que ajudou foi a loção hidratante Lactrex, uso uma vez ao dia. Eu tenho sérios problemas com dor, depilação a cera não consigo rsrs, e no meu caso é pior, pois como arranca pela raiz quando cresce o pelo, vem tudo encravado. Eu planejo fazer a depilação a laser, só estou guardando o dinheiro, rsrs. Bjs

  18. Juliana  09/11/2014 - 12h59

    Olá Ju!! Conheci sua página a pouco tempo, mas adoro suas dicas. Eu ainda utilizo a laminas na virilha, mas como vc morro de medo de sentir dor. Mas nas pernas e nas axilas utilizo creme depilatório. Ja fiz depilação a laser nas pernas achando q seria a solução dos meus problemas(20 sessões e o recomendado para as pernas eram 10), so resolveu na questão do crescimento dos pêlos, demoram a crescer e crescem mais finos, ralos.Na clinica q fiz o procedimento foi explicado q para eliminar os pêlos completamente depende de muitos fatores, que envolve até a questão hormonal. No meu caso não foi 100%, minhas questões hormonais são sérias, mas já ouvi dizer de pessoas q tiveram sucesso no procedimento.

  19. Raudielen  30/12/2014 - 18h30

    Ju, esses dias fui na farmácia e reclamei desse problema. A moça me disse: “usa condicionador de cabelo, tu vai ver que não cria nenhuma bolinha”. Pensei: vou usar, mal não vai fazer. Acabei com meus problemas, realmente funciona. Ah, outra coisa que eu já tinha usado e funciona também é espuma de barbear masculina. Beijos! Feliz ano novo!!!

  20. fabiana maria do nascimento  26/03/2015 - 12h35

    Amei as suas digas.

  21. Nicole  30/04/2015 - 21h23

    Oi, Ju!
    O ácido tem alguma contraindicação, como não se expôr ao sol? É que tenho dúvidas se é só enquanto estiver na pele, ou se depois de lavar também. Mesma coisa o sabonete de enxofre…
    Aguardo.
    E parabéns pelas dicas!

  22. Débora  18/07/2015 - 15h11

    Gostaria de saber qual pomada que posso ta usando para acabar com as marquinhas que fica na pele ?

  23. Tamires Souza  21/08/2015 - 13h33

    Ju, essas pílulas de ácido compro direto na farmácia?

  24. Lary  15/03/2016 - 14h42

    Se eu toma esse ácido citado a cima tbm funciona?

  25. Amanda  01/08/2016 - 14h16

    Legal o post, mas vc poderia escrever mais claramente, oq é um comprimido machucado? Jesus! É pra esmagar o comprimido? E esse comprimido? É aspirina? Sabe escreve o nome correto das coisas, a intenção é ajudar mas quem lê tem que decifrar oq vc escreveu!

    • Ju  01/08/2016 - 16h38

      Oi Amanda, tudo bem?
      Olha, acho que é impossível ser mais clara, viu? Sério que você não sabe o que é um comprimido machucado, linda? E o nome do comprimido também está lá, ácido acetilsalicílico, não entendo qual é a dificuldade, de verdade! :)
      Um beijo

  26. Nayara  24/08/2016 - 10h48

    Ju, achei esse tend skin em roll-on por um preço bem acessível, 38,80 dinheiros, você sabe se ele funciona tão bem quanto o liquido? Porque sofro com foliculite e infelizmente não dá pra pagar isso tudo em um produtinho!! Vou tentar todas essas receitinhas também, obrigada pela dica!! Beijão.

  27. Daniela  18/10/2016 - 10h55

    Gostaria de saber onde a Nayara achou o Tend Skin pelo valor de 38,00! amiga tem q divulgar essas coisas! Obrigada.

  28. Breno Silva  11/11/2016 - 05h55

    Olá, tenho foliculite na área do pescoço devido à depilação da barba já tentei vários métodos, mas o único Q resolveu foi o tendskin, eita produtinho ótimo, na primeira passada vc sente a diferença e de quebra ele tira a mancha da pele produzido pela foliculite

  29. Daise  18/11/2016 - 18h24

    Nossa Ju, sempre sofri com foliculite e por ter a pele morena ainda mais, tanto que as minhas virilhas são um pouco escuras e tenho até um pouco de receio com isso, será que alguma dessa dica pode me ajudar ou você me indicaria outra solução??

  30. eduardo  07/02/2017 - 20h22

    Boa noite Ju, há pouco descocbri q tenho foliculite a minha é na região da nuca falaram q é devido ao meu corte de cabelo q é bem baixo nessa região.
    Minha duvida é; posso usar essas dicas q vc falou na nuca?
    Desde ja agradeço

  31. camila  08/02/2017 - 23h00

    Estou gestante oq faço estou com foliculite na axila?

  32. ANNA AMELIA SOUZA  16/03/2017 - 09h07

    BOM DIA JU,
    VOU USAR O Tend Skin DEPOIS DA DEPILACAO A LASER?
    VOU COMECAR SEMANA QUE VEM

  33. Luiza  04/04/2017 - 09h54

    Esse Tend Skin é TOPPP meninas!! Podem comprar sem medo de ser feliz!! Esse produto salvou a minha vida, fico sem comer, mas não fico sem o Tend Skin!!!

  34. Amanda Tupini Miranda  07/04/2017 - 22h23

    Oiii flor
    Então, eu usei o creme depilatório veet no queixo há uns 5 meses e depois disso comecei a ter inflamações no queixo, parecem espinhas, e comecei a ter muitos cravos no local também(nunca tive problemas com acne). Tá ficando marcadinho e bem feio. Pelo que li, me parece ser foliculite mesmo. Posso usar essa receitinha?

  35. Lidy Pinheiro  19/06/2018 - 07h29

    Tô sofrendo com isso Ju, pensei em recorrer a cera, mas já vi que não vai me ajudar.

  36. Barbara  17/09/2020 - 02h45

    Durante minha gestação apareceu muitas bolinhas no bumbum e não some nunca, não faço ideia do q fazer, pois estou amamentando e nem td posso usar, e vem o verão, não vou conseguir usar biquíni bom essas coisas na bunda queria uma dica de algo a eu possa fazer mas q não vai fazer mau para o meu bebê.

O que você acha do JV?
Fiz a escova da Marie Luise e amei. Só faço ela.
Ano novo 2023: como se preparar para a virada! Preparando a casa para o ano novo 2023 Superstições de ano novo: um 2023 de muita sorte! Ceia de ano novo pra ter muita sorte! Não dorme bem? Para você que não consegue dormir! Numerologia da casa 6: A casa da harmonia! Numerologia da casa 5: A casa das mudanças!